Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Noga Sklar

    Não entendi. A Lancet agora dá opiniões sobre política? Bem, durante a pandemia descobrimos que a Lancet sempre foi política. Sua credibilidade científica despencou como consequência. Triste.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      A destruição da ciência promovida por Bolsonaro nsó prova o quão importante é a política para ciência.

    2. Lourenço Faria Costa

      Então seu comentário é pior do que pensei. A ciência se sustenta pela política minha cara, depende dela, é movida pela política. Creio que esteja confundindo com descoberta científica, com a prática científica. Erro crasso de quem se diz leitora de periódico científico

    3. Noga Sklar

      Não entendi muito bem o comentário do leitor Lourenço Faria Costa, que julga me conhecer e saber o que leio ou deixo de ler. Sim, já fui leitora assídua da Lancet. Também sou tradutora profissional especializada em medicina e já traduzi diversos estudos clínicos publicados na Lancet. Para esclarecer a dúvida do leitor, não somente a ciência não tem nada a ver com política, como é o exato oposto da política: deve ser objetiva, desapaixonada, com experiências repetíveis e abertas à discussão.

    4. Lourenço Faria Costa

      Hummmm, não sabia que você é leitor assíduo da Lancet. Como se ciência não tivesse nada a ver com política né

    5. Noga Sklar

      Meus amigos, existem milhares, se contarmos as redes sociais, podcasts etc., milhões de publicações sobre política e opinião. O papel da Lancet é, era, publicar estudos clínicos, resultados e estatísticas. Durante a pandemia publicou um estudo sobre a covid com dados falsos, foi desmascarada e teve que se retratar. Acabou, perdeu seu lugar no panteão das revistas científicas respeitadas mundialmente. Agora está livre para publicar o que quiser, até os escândalos do Duque e da Duquesa de Sussex.

    6. Alexandre Missael Kozerski

      Quando políticos tentam desacreditar a ciência, não resta a essa se manifestar e apontar os graves problemas na política. Aliás, todos podem e devem debater política e democracia, ainda mais quando esta última estiver ameaçada. Não entendi em qual ponto a credibilidade da Lancet despencou: entre os anti vacina e defensores da cloroquina? Só se for isso.

    7. Davi Pessoa Ferraz

      Não é sobre política. É sobre o prejuízo à ciência representado por bolsonaro.