Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fábio Nogueira

    Como um "estadico" como o Distrito Federal tem um dívida assim tão grande ? Porque será ?

    Responda
  2. Freud explica

    Creio que política não deva ser profissão ...Não deve ter salário e sim ajuda de custo,utilizar hospitais , escolas e transporte públicos. O homem publico tem de ter comprometimento com a gestão publica pelo bem do País, Estado ou Município em que vive e não para se locupletar da coisa publica para enriquecer!!...Nosso País esta tomado por quadrilhas que querem hereditariamente se perpetuarem no poder!

    Responda
  3. Galdino

    Crises, se bem aproveitadas, também servem para correção de falhas. Alguns tópicos: Atenção maior do eleitor para não eleger pessoas incompetentes e aproveitadoras; rever o destino de verbas como a da educação, p.ex., que mesmo com maior volume nada trouxe de melhora; salários e mordomias de determinados servidores públicos, incluindo principalmente políticos; fazer as reformas, muito propaladas mas não levadas adiante por covardia do executivo e resistências do legislativo corrupto; etc.

    Responda
  4. Freud explica

    Infelizmente nosso País só vai mudar com uma reforma política verdadeira! Quando o administrador publico for eleito para apenas no máximo dois mandatos NÃO consecutivos, quando forem obrigados a se utilizarem dos serviços públicos como todos nós ....enquanto a vida e realidade deles não for igual a nossa não haverá mudanças....Infelizmente essas mudanças não virão nunca de poderes viciados ,corrompidos e podres como os que estão ai...somente o povo pode realizar estas mudanças necessárias!!

    Responda
  5. vera

    A partir desta trágica situação, fundo de poço, é que devemos dar início à grande transformação, afastando corruptos, delineando nossos rumos .elegendo lideres que mereçam nossa confiança.Temos para isto, as redes sociais, que pode eleger ou destituir.quem quer que seja.

    Responda
  6. Arnaldo

    Estatais. Além de fantástico cabide de empregos para aqueles que lambuzam com o “puder”. É o ninho da promiscuidade publico / privado. Isso em qualquer país principalmente na América Latina.

    Responda
  7. Arnaldo

    Sistemas incompetentes e ineficientes e corrupção. Projetos medíocres e execuções viciadas, as causas. Levantamentos por entidades constataram de mais de 30 obras públicas importantes (estradas, pontes e espaços públicos). ..... levariam 50 anos caso fossem financiados apenas com recursos públicos. A relação custo / beneficio é altamente negativa.

    Responda
  8. Arnaldo

    É da cultura latina americano, herdeira da colonização predatória da Ibéria, realizar certas obras publica que poderiam ser feitas pela iniciativa privada mediante contrato e fiscalização eficaz. O recurso público não é um saco sem fundo. O Estado deve privilegiar, educação publica cultura, saúde publica segurança, principalmente.

    Responda
  9. Rei Doda

    calamidade total, afundaram o Brasil....sem chance, é aguardar pra confirmar...

    Responda
  10. Rei Doda

    sem comentários,...faliram o Brasil

    Responda
  11. Rei Doda

    qtas demissões e desemprego por conta disso.......a conta não fecha

    Responda
  12. Cidadao Comum

    O povão quer sim mudanças, mas que comecem por eles mesmos e já ! Queremos fazer ajuste com todos os políticos JÁ ! Reforma Política já ! Políticos somente por 2 mandatos consecutivos e/ou alternados. Fim da Aposentadoria para políticos. Plano medico do SUS para todos os políticos. Redução do número de parlamentares a nível federal, estadual e municipal. Povo nas Ruas já !

    Responda
  13. Rei Doda

    tragédia administrativa

    Responda
  14. Rei Doda

    é uma tragédia, e é uma cadeia ......não pagam o fornecedor, que não paga os seus fornecedores , que não pagam seus funcionários , que não pagam o Zé do Botequim.............

    Responda
  15. PensadorUfanista

    O ex-governador Sergio Cabral sumiu depois que começaram a divulgar a relação próxima dele com o dono da Construtora DELTA(Cendish).. O Cabral enriqueceu e quebrou o Rio de Janeiro e foi responsável pela maior FARSA da história do estado conhecida como UPP.

    Responda
  16. kobalski

    Brasil,republica falída,nestes treze anos de golpe dado pela ultima gestão que esta afastada deixou o país um caos,lamentável mas o Brasil esta na UTI,e provavelmente só um milagre para devolver a estabilidade para este país.

    Responda
  17. Bene

    Uma competente assessoria inglesa recomendava no séc. passado que ao contrair uma dívida o tesoureiro já planeja como vai pagar, o que não acontece com esses alcaides imediatistas que só pensam em seus interesses, dilapidam o erário e deixam a desgraça. Isso não é governar. Infelizmente grande parte da população não quer ver isso e continua votando mal, as vezes por uns trocados, enquanto isso o Brasil vai descendo na ladeira da decadência que leva ao abismo pela falta de responsabilidade.

    Responda
  18. Luís

    Onde estão os dados de São Paulo? Porque não forneceu a informação? Assim é fácil de camuflar...

    Responda
  19. Gutenberg

    Legado da gestão da mulher sapiens.

    Responda
  20. ze guilherme

    Existem alguns erros técnico administrativos no infográfico da matéria. A primeira etapa diz respeito à dotação orçamentária, e não ao Empenho, que se refere à terceira etapa.

    Responda
  21. jose

    Os partidos brasileiros traíram a República e se transformaram em qua dri lhas.Seus lideres tomaram o executivo ,o legislativo e influem no judiciário.Nossa democracia respira por aparelho.Curitiba e a imprensa são nossas esperanças.

    Responda
  22. Peter J

    São Paulo dando uma lição de administração para o resto de Pindorama. RJ na vanguarda oposta.

    Responda
    1. Lazzeri

      São Paulo não divulgou os dados. Pode ser o pior do país, nós é que não sabemos.

    2. Peter J

      Em termos de irresponsabilidade fiscal o Governo Federal deu o exemplo.

    3. pessoanogueira

      Lição? SP nao forneceu os dados. Sera porque? hahahah

    4. Peter J

      Completando. Mas, nenhum estado chega aos pés do Governo Federal em termos de irresponsabilidade fiscal.

    5. Nando

      Realmente poucos governos souberam administrar as finanças. O Rio com Cabral e Cia faliram o Estado infelizmente. Faltou muita capacidade técnica de administração pública. O Brasil precisa de políticos competentes e para isso precisam estudar contabilidade pública..

    6. Luís

      São Paulo dando uma lição de como não dar informações. A tabela não devia colocar o número 0,0 para os Estados que não forneceram informação. Fica parecendo que não represaram pagamentos, o que é irreal. São Paulo está pendurado também

    7. Luís

      São Paulo dando uma lição de como esconder informações. A tabela erra a colocar o número 0,0 para os Estados que não forneceram informação. Parece que não represaram pagamentos, o que é absolutamente irreal. São Paulo está pendurado também

    8. Peter J

      Os outros estados, por exemplo RJ, estão em situação bem pior. RJ não paga os salários e não tem as contas em ordem.

    9. ze guilherme

      Mas é claro que Sampa dá um "bom exemplo" fiscal. A considerar os vários anos sem reajustes de seus servidores, sem falar das obras de metro e hídricas não cumpridas, mais o fechamento de escolas, fica fácil cumprir a meta.

  23. Freinet Mascellani

    Engraçado, o salário de todo o político cai no dia certo né...

    Responda
  24. Presto

    Entre 2011 e 2014, o pete autorizou uma onda de endividamento dos governos regionais com instituições financeiras, mas a torneira foi fechada no ano passado , depois das eleições . Muitos Estados, que haviam aproveitado o dinheiro extra para ampliar despesas, acabaram asfixiados. Que política econômica ! Parabéns pela irresponsabilidade dos governos e do pete !

    Responda
    1. snunes

      Presto, que nome sujestivo, poderia colocar um não na frente. Mas vamos ao fato: Um pais se faz em varios séculos, e o nosso pais sempre foi governado por esse grupo que está hoje ai. Quem acuou Vargas foi Plinio Serpa, hoje temos Plinio Serpa filho, quem assumiu como primeiro ministro de João Goulard foi Tancredo vovô de Aecio, Sempre mandaram e o Brasilç sempre foi subdesenvolvido. Pare de culpar o PT e se culpe por sempre apoiar essa gente, que hoje está no poder. E pense mais antes de falar.

  25. Presto

    Entre 2011 e 2014, o pete autorizou uma onda de endividamento dos governos regionais com instituições financeiras, mas a torneira foi fechada no ano passado , depois das eleições . Muitos Estados, que haviam aproveitado o dinheiro extra para ampliar despesas, acabaram asfixiados. Que política econômica ! Parabéns pela irresponsabilidade dos governos e do pete !

    Responda