Ciência > Projeto pode recriar kit "Os Cientistas" para estimular interesse de jovens pela pesquisa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Renato

    Bom demais para ser verdade. Eu comprei todos os que me interessaram quando era criança. Tambem tinha Engenheiro Eletrônico, Pequeno Construtor, MecBras, Pequeno Químico. Resultado? Me formei em Física na Unicamp, tirei um Mestrado em Física no IFT, um doutorado em Física no CBPF - aquele fundado pelo Prof. Jayme Tiomno e que morreu anteontem - e fiz pós-doc em Inteligência Artificial na Alemanha e na Ãustria. Valeu a pena.

    Responda
  2. Patricia Almeida

    Eu mesma tive alguns dos kits de Os Cientistas. Lembro-me de um para extração de clorofila e outro de crescimento de cristais. Eu adora aquilo. Por anos guardei as caixinhas de isopor, que vinham com tubos de ensaio, produtos químicos em envelopes e demais material necessário à realização do experimento Meu pai, farmaceutico que era, me incentivava. Foi uma tristeza quando pararam com os kits. Para o bem desse Brasil, espero que voltem e cumpram sua misssão de estimular o conhecimento.

    Responda
  3. LeoB

    Brilhante iniciativa, num país onde não existe ensino de ciências de fato, isso pode ser uma ferramente fascinante. Lembro dos kits, dos livrinhos com a história sobre como aconteceu o fato e muito mais. PS. agora, falta combinar com os professores. Será que todos tem condições de utilizá-los? Será que vão usá-los?

    Responda
  4. Paulo Andrade

    Excelente iniciativa Na adolescencia usei muito os kits do IBEC (Instituto Brasileiro de Educação e Cultura) e também material de laboratório fornecido pela USIS. Mostravam os fundamentes da óptica, eletromagnetismo, eletrostática, biologia etc. O material tinha preço acessível. Sinto falta deste tipo de material na educação dos meus filhos. Espero que o projeto tenha sucesso.

    Responda
  5. lucadealmeida

    Segundo Albert Einstein, Boris Podolsky e Nathan Rosen (EPR):

    Responda
  6. lucadealmeida

    A ciência caminha para decifrar cada vez mais o Universo, entendendo cada vez mais as suas particularidades, porém, conjecturas científicas baseadas em teorias que, por ventura, estiverem equivocadas ou mal interpre.tadas, poderiam dar como resultado uma compreensão do Universo ao sabor dessas conjecturas. Ocorrendo mudanças no entendimento da composição nuclear será necessário mudar completamente vários paradigmas estabelecidos. E isto tudo passa por novas visões e o brasileiro pode ajudar.

    Responda
  7. Akhenathon Akhton

    Tenho muitas saudades desta série. Apesar de ser pequeno na época, me divertia com alguns exemplares, como o de Newton (carrinhos que colidiam para demonstrar conservação e momento), Einstein (efeito fotoelétrico), e alguns outros. Se for reeditado certamente comprarei de novo. Mas se vai depender de verba governamental, BNDES, e do Lula, podem esquecer...

    Responda
  8. Ricardo

    Muito bom esse kit. Colecionei todos no meu tempo. Pena que enviaram o protótipo para o Lula, logo ele que se gaba de nunca ter lido um livro. No pior dos casos, como o Tiririca, alguém pode ler pra o Lula... De qualquer forma a idéia em si é ótima. Me lembro de infernizar o meu pai pra comprar os kits. O que na época mais me immpresionou foi a experiência da pilha de Volta. De umas lâminas de cobre e zinco se fez a luz! Fantástico!

    Responda
  9. IPramos

    Tinha Os Cientistas. O Pequeno Químico. Engenheiro Eletrônico.

    Responda
  10. Renas

    Conheci esses kits na infância e, mesmo incompletos (2a. mão), eram ótimos nas explicações e aprofundamentos dados. Hoje, como professor, não teria dúvida de utilizados em sala de aula/laboratório para ilustrar os experimentos mais relevantes da ciência básica. Os pesquisadores por trás deste projeto têm uma excelente bagagem de conhecimento, sabem exatamente o que estão propondo. Pena que só nos resta agora torcer pra que dê certo. Obrigado

    Responda
  11. Jim Kirk

    O brasil está muito mal em educação científica. Os jovens torcem o nariz e chamam de "nerd" todo mundo que se interessa por alguma coisa. País sem futuro, exporta um navio de soja pra poder comprar meia dúzia de computadores... Como sou da velha guarda, sempre quis ter essa coleção!! Lancem logo! Pode ser a mesma antiga re-editada.

    Responda
  12. ejrmonteiro

    É inacreditável como o estudo de ciencias em especial Quimica e Fisica perdeu importância nos curriculos escolares. Como há dificuldade em encontrar professores para tais matérias o nível caiu assustadoramente. Tenho muitas saudades da época do MAPOFEI.

    Responda
  13. Wilson Santos Luz

    Na minha infância eu assistia os programas da TV cultura quefalavam de ciências, eu gostava de Astronomia, que me estimulou querer serCosmologo e Engenheiro Aero espacial, já so Técnico Mecatrônica, espero queeles consigam.

    Responda
  14. kleberson amaral

    Idéia fantastica !! Guardo ainda todos meus Kits de " Os Cientistas " . Meu filho ficou alucinado com o nível de informações !!

    Responda
  15. Samuel

    Mea culpa. Paguei mico e errei o nome do ilustre: Beakman, não Beekman.

    Responda
  16. Samuel

    Dinheiro muito bem gasto. Há 15 anos minha forma de pensar mudou quando passei a ver diariamente O Mundo de Beekman e tentar reproduzir as experiências em casa. Mesmo tendo me formado em humanas, a mentalidade científica persistiu e foi crucial. Despertar o interesse e respeito pela ciência é uma forma prática e barata de colocar crianças e jovens em caminho promissor. Ainda é preciso investir em escolas, claro, mas a mudança na mente já é meio caminho andado.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.