Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renan Olivier

    Caro Gilberto:Pelo visto o senhor jamais deu aulas ao ensino fundamental.Como você chegou ao seu nível intelectual?Com progressão continuada?De que forma atuam as melhores escolas privadas do Estado?Com progressão continuada?Seu filho(acaso tenha)estuda em uma escola pública?Como ele aprendeu a ler e escrever?Brincando de amarelinha?Cara!Nesta vida só se conquistam as coisas com sacrifícios.Vestibular,emprego ,tudo nesta vida nos é cobrado.Então não se espelhe por maus exemplos e pense no fu

    Responda
  2. rinaldo ribeiro

    Gilberto, tome tento, pare de querer ser mais esperto que o leitor.

    Responda
  3. flavia dias

    Caro Gilberto, quero falar que concordo com você quando diz que, noís alunos ou ex-alunos da rede pública ,somos vitímas de tudo isso, porém só percebemos a maguinitude de tudo quando tentamos ingressar em uma universidade, só ai vemos a pessíma base que tivemos , sempre fui uma aluna dedicada e nunca repeti de ano,e com tudo isso nao entrei na universidade, achei interessante comentar , espero que meu relato seja de grande ajuda para você,parabéns pelo seu trabalho.

    Responda
  4. Guimarães Lobo

    Sr. Gilberto, A progressão por ciclos não obtém resultados por uma questão que é inerente à pessoa humana. Não obtém resultados porque nenhuma pessoa demonstra interesse em "lutar", em esforçar-se para conseguir aquilo que já possui. Meu pragmatismo se dá devido ao fato de reconhecer no aluno um pragmatismo ainda maior. O sistema de avaliação faz-se necessário. O que precisa é elaborar métodos de reforço no apredizado e que valorizem as habilidades de cada aluno, respeitando a cultura

    Responda
  5. alquimista

    Dimenstein, Difícil falar de educação em poucas linhas. A escola plural, com sist. de ciclos e prog. continuada, começou na PBH, qdo Patruz era prefeito. Não deu certo pq o modelo é europeu (Piaget), pensado p/ outra realidade sócio-histórico-cultural. Estranhamente o modelo foi adotado pela rede estadual mineira e depois por outros estados, como SP. A esc. tem que ser boa, mas a vítima não é só o aluno. Aluno não é esse coitadinho; ele precisa ser cobrado e ter responsabilidade.

    Responda
  6. INC

    Estribucha Gilberto O dia 31 esta chegando. O fim do Serra, PSDB e as suas expectativas de virar reporte oficial de um possivel governo bicudo. I.D.I.O.T.A.

    Responda
  7. Wasantos

    Com todo seu currículo Dimenstein mostra ser um iletrado no que se refere a sistemas educacionais. Como médico pediatra e professor universitário, cansei de receber adolescentes de 13 anos que eram não alfabetizados e cursavam a atual nona série no sistema de promoção automática. A escola os considerava doentes e os encaminhava ao médico. Covas e Alckmin são os autores da façanha com participação de Rose Neubauer. Progressão continuada tem metas mínimas, pontos de avaliação e intervenção. OK

    Responda
  8. Alexandre Melo

    Repetir de ano não representa crime. Na verdade mostra que alguma coisa encontra-se errada,seja: Educadores ; Aluno; Ambient e escolar; Ambiente familiar;

    Responda
  9. Darcy Figueira dos Santos Junio

    A vitima é o partido que o eminente jornalista apóia e pede votos quem fez e que o povo de São Paulo por ser ignorante também vota. Não seja cínico senhor jornalista, o senhor odeia professor e quer jogar nos profesores toda a culpa e isentar dela o seu governo do Estado de São Paulo

    Responda
  10. marcelo gomes

    SP E PR OS MELHORES ENSINOS PÚBLICOS OU PARTICULARES...FONTE IDEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.. VILMA E AGORA! FALAR O QUE??? PF liga quebra de sigilo fiscal de tuc.ano à pré-campanha de Dilma

    Responda
    1. alquimista

      De São Paulo, o mais rico estado da federação, o mínimo que se espera é a liderança na educação pública. Se isso não ocorrer é porque há coisas erradas no método e no gerenciamento. Os destaques da educação no estado são as esc. particulares (ens. fund. e médio) e as universidades de excelência, sejam elas públicas (USP, UNICAMP, UFSCar) ou privadas (PUC, Mackenzie). O ens. básico infelizmente vai mal; não adianta disfarçar.

  11. kimuti

    Mas o que mais me estranha nesse cometário é que a melhoria no ensino publico é na maioria feita com ações da sociedade através das ONGs, inclusive a deste redator. Se assim funciona, como vejo no programa Ação do Serginho, a maciça atuação da iniciativa do voluntáriado, fica uma pergunta na minha cabeça, pq o governo insiste em dizer em seus comicios que fizemos isso , vamos fazer aquilo, não seria mais proveitoso e econômico, estimular a ampliação deste organismo para um Brasil melhor? /p

    Responda
  12. elisabeth victorazzi

    Gilberto, Acho apropriado dar seu ponto de vista sobre o ensino de SP,mas para ser imparcial e esclarecedor para o BRASIL, que tal você realizar comparações com outros estados. Seria mais produtivo para comparações e podermos ter idéia do que realmente é feito na esfera estadual e, principalmente, na Federal, visto que um dos candidatos trabalha na esfera Federal.Obrigada e aguardo seu retorno de uma notícia mais completa, com fatos e estatísticas do país como um todo. Inclusive legen

    Responda
  13. Paulo Bruno

    O jornalista distorce a matéria, a tal progressão continuada não passa de uma aprovação automática. César Maia fez o mesmo aqui no Rio de Janeiro. Um desastre total, piorando o mal serviço de ensino prestado, prestado aos mais necessitados, diga-se de passagem. Isso só serve afastar cada vez mais a população menos favorecida das oportunidades. É uma espécie de genocídio praticado através da educação, a falta dela. É um crime!

    Responda
  14. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

    AS VÍTIMAS SÃO AS CRIANÇAS , QUE PASSAM DE ANO SEM SABER LER NEM ESCREVER E A SOCIEDADE QUE NÃO TERÁ TÉCNICOS PARA PROGREDIR !

    Responda
    1. kimuti

      Sr Carlos e por tabela as vitimas somos nós mesmo que pagamos um absurdo de impostos, e que futuro teremos para nossos filhos?

  15. Marcelo Caleffi

    Manchete tendenciosa, mal intensionada, cretina e por ai vai... Sr. Gilberto ser educador atrás de uma mesa de redação é fácil, vai dar aula no ensino médio da rede estadual paulista para ver a realidade. Pare de escrever sobre o que vôcê não conhece e não vivencia, seja mais brasileiro defenda uma educação que funcione, pare de ser partidário. Ou seja HOMEM e assuma que apóia o Serra abertamente.

    Responda
  16. thiago argento

    Gilberto, O dia em que você publicar algo que não seja tendenciosamente serrista nesta coluna, teremos o início do apocalipse. Caramba, este jornal não se cansa de tanta manipulação?

    Responda
    1. kimuti

      Thiago e marcelo, pra que tendência esta direcionada a matéria? Ao ler imagino que ele esta defendendo o dele.

  17. LUCIANE

    Gilberto, acho que suas opiniões quaisquer que sejam elas podem ser expressas, o que não concordo é tentar fazer com que pareçam imparciais, seu discurso é abertamente pró Serra, não se refere à educação no estado de São Paulo, extremamente sucateada nos seguidos mandatos do PSDB, e sim justificar o injustificável, que o governo do PSDB em São Paulo destruiu a escola pública, e a Dilma não responsabiliza de forma alguma as vítimas só

    Responda
  18. cremilda

    NÃO SOU ADVOGADA DO DIMENSTEIN MAS DESTA VEZ ELE ESTÁ CERTO Progressão Continuada deveria ser aplicada independente de quem fosse o governador. Agora o Alckimin sabe que precisa fiscalizar as escolas para a PContinuada dar certo. Pode ser até que ele reconheça que precisa dos pais para a fiscalização. Os candidados perceberam agora que os alunos não nascem em pés de repollho, que tem pais e que os pais votam, e que é importante aluno aprender e que a culpa

    Responda
    1. kimuti

      Cremilda, certo de tudo ele não esta, pois ele bem sabe que na época dele e talvez da minha, ou da nossa o ensino público era referência, e o próprio Gilberto sabe disso, tanto é que ele tem feito um belo trabalho na escola publica onde ele estudou.

  19. Djalma Querino de Carvalho

    Até a credibilidade que o Senhor tinha em relação à Educação caiu por terra. Cabinho eleitoral da pior espécie. O que não entendo mesmo é o porquê do Sr. apoiar o serra abaixo. O Sr. conhece ele muito bem. Os Demos estão virando de esquerda diante de que quem está aparecendo para apoiá-lo. Aliás, o Sr. se lembra quando foi que a TFP apoiou algum candidato à Presidência?

    Responda
  20. otto

    Progressão continuada, progressão automática. Isso tudo é balela. A estrutura escolar está muito melhor. Está disponível para o bom aluno que, corresponde dizer, precisa de um bom pai, de uma boa mãe. Criança que tem pais dedicados que realmente se importam com o que está acontecendo, acompanha o filho e sabe que depende dele o esforço na melhoria. Não falta tanta dedicação dos governos. Faltam sim pais dispostos a participar da evolução do filho na sociedade.

    Responda
    1. alquimista

      Que maravilha seriam nossa escolas se todo o conteúdo de seu comentário fosse verdadeiro! Mas não é assim. Precisamos de ótimas escolas, mesmo que os pais não sejam participativos e dedicados (como gostaríamos). A escola hoje acaba assumindo a função dos pais que, marginalizados, num ambiente de violência, crime e s/ serv. públicos não têm cond. (e boa vontade, muitas vezes) de educar os filhos. A solução não é simples; esc. em tempo integral é boa opção, mas custa caro.

  21. Ademir Marcellino

    Com todo o respeito, digníssimo Sr. Dimenstein, comparaçãozinha chinfrin, hein? Um aluno que não aprendeu, assim como alguém que contraiu uma infecção em um hospital, precisam continuar em "tratamento". Não importa de quem é a culpa pela não aprendizagem ou pela infecção. Em ambos os casos está claro que há uma prestação de serviço incompleta, que precisa ser concluída. E em ambos não se pode dizer à "vítima": "seu estado é satisfatório, pode seguir em frente".

    Responda
  22. jca

    A mediocridade do sistema educacional brasileiro so atrai elogios de profissionais como voce. Quanto pior, melhor voce se parece. Pobrezinho.

    Responda
  23. dimi

    no debate o serra se vamgloriando dos cursos de reciclagem para os desempregados,que na epoca que demotukanos estavam no poder foram ministrados mais de 14milhões pelo fat e que hoje diminuiram muito,isso porque o desimprego caiu muito,essa deveria ser a resposta de dilma e em 8 anos do governo lula se implantaram 214 novas escolas tecnicas,mais que em 100anos de republica foram apenas 140.

    Responda
  24. Fernando Ferreira

    Meu caro Gilberto, não se trata de reprovar os alunos e, em consequência disso, afastá-los da escola, mas sim de ficar claro prá eles que se não estudarem não passarão de ano. É condição.Guardando as devidas proporções seria o mesmo que tirar as cominações penais do Código. Ora, quem temeria qualquer tipo de condenação se soubesse que não há cominação de pena.Somos da mesma época e vivemos o bom "medo" da reprovação e, pelo que me conste, os resultado eram bem melhores.

    Responda
  25. cremilda

    A raiz do problema continua sendo a falta de fiscalização nas escolas e nos professores. A reprovação era a melhor forma de vingança que os maus professores tinham. Agora está tudo liberado, professor pode mandar aluno para fora da sala, para fora da escola que está tudo bem. Os educadores, os bons professores ficam de mãos atadas diante do descalabro que a escola pública se transformou. O Dimenstein sabe disso muito bem, quero ver ele resolver. O remédio e

    Responda
  26. cremilda

    Enquanto o PSDB dormia, os maus professores falavam para os pais que não podiam ensinar os alunos, por ordem do governador. Falavam da Progressão Continuada como algo que não deixava o professor ensinar e ainda eram obrigados a aprovar todo mundo. Os Secretários da Educação sabia disso e se fingiam de mortos. A progressão continuada não foi implantada como deveria e veio a promoção automática no lugar com o maior "sucesso" Não ensinavam e ainda tinham a Progressão Contin

    Responda
  27. dimi

    no debate ze pedagio que so fala abobrinha e dizem que ganhou o debate,não sabe muito bem as diferenças entre progressão continuada e automatica,ze se informa direito com a secretaria da educação do seu estado e a secretaria dira que em seu estado que governa a progressão e automatica,em pernmbuco a progressão e continuada,metodo do freire.

    Responda
  28. Elcabongy

    Dimeinstein! É verdade ou mentira que o ensino no Estado de sao Paulo obteve a melhor avaliaçao no ENEM, dentro das regras do governo federal? Se for verdade ou mentira, por que vc nao menciona isso em seu artigo para esclarecer os eleitores?????? Assim, seus artigos teriam um caráter de utilidade pública...

    Responda
    1. Elcabongy

      Nao é isso que os dados do ENEM mostram...sugiro pesquisar antes de escrever...

    2. dimi

      precisava mesmo esclarecer ao pvo paulista o porque s,paulo estar na frente,que não e no aprendizado mais na aprovação automatica,por isso que aluno acaba o ciclo fundamental sem saber ler direito.

  29. dimi

    o estado se s.paulo deveria ser um modelo em educação,mais ta longe disso,primeiro porque precariza a atividade de lecionar,dpois ultiza metodos ditos mais economicos e não produtivos,progressão automatica e uma lastima,tira a responsabilidade do aluno aprender e do professor de ensinar,dilma explicou muito bem os criterios de avaliação do enem no debate,s,paulo ta na frente porque 50% da nota do enem reside na aprovação do aluno,como aqui e automatico s,paulo ja entra com 100%.

    Responda
  30. gilberto dimenstein

    Caro Brazelino Parabéns, você é um dos poucos a saber que a progressão continuada foi implantada, durante da gestão do PT em São Paulo, pelo grande educador ( e meu amigo) Paulo Freire.Vendo muitos dos leitores deste espaço, noto como as paixões políticas dificultam um debate equilibrado sobre educação. Gilberto Dimenstein

    Responda
  31. Marina

    Olha Gilberto.A última vez que tivemos educação de qualidade foi com a Prefeita Erundina no nivel municipal e Paulo Freire como secretário.Nem no nível estadual e muito menos no nivel federal houve progressos afora alguma leve melhora com o ministro Paulo Renato no governo FHC.A progressão continuada é adotada pelo PT em todos os estados em que governa e é a melhor maneira de não punir a vítima com vc mesmo diz.Isso que a Dilma está fazendo é jogo de cena tá!!!

    Responda
  32. Mauricio Pampulini

    Parece-me que neste jornalzinho os colunistas tem uma visão deturbada das coisas, eles acham que o público não destingue o apoio que ele dá, parem com isso, vcs nunca fora, preocupados com educação e segurança em São Paulo, o PSDB esta aqui a anos e olha a mer.... que é isto!!

    Responda
  33. Sério

    Se até chimpanzé e cachorro, quando bem treinados, são capazes de fazer espetáculos, imagine-se o potencial humano. Quem achar que reprovar não é passar atestado de incompetência jamais deveria estar no ramo da educação.

    Responda
  34. berzek

    Acho muito feio isso que vc anda fazendo sr. Gilberto. è uma perseguição sistemática à candidata Dilma. E é uma pouca vergonha vc ainda defender o ensino de SP, onde alunos chegam a oitava série sem saber escrever. Vc deveria levantar seu bumbum dessa sua cadeira super confortável e dar uma voltinha pela zona leste de SP, Jdim da Conquista, Jdim sto andré...vai lá acariciar a molecadinha e descobrirá como anda a educação deste estado....cerrrrto mano?

    Responda
  35. zalina

    Gilberto, você já teve dias melhores. Suas matéria são parciais demais. Sempre a favor do Serra. O que é??? Está com medo de perder o emprego??? Não adianta. Dilma vai ganhar. Vox Populi: 51% pra Dilma e 39% pro atrasado do Serra.

    Responda
  36. Antonio

    Todas essas "políticas" não atende às nossas necessidades.

    Responda
  37. artur pedro de lima neto

    Quem é punido nesse caso é o nosso futuro. Enquanto esse governo não distinguit entre educação e adestramento, nada mudará. Ninguém está preocupado com formação integral onde poderiam ser desenvolvidos seres reflexivos, questionadores, inquietos e propositores. Não adianta. Esse governo está preocupado em inaugurar escolas, independentes de terem conteúdo e processos de aprendizagem adequados. Estamos ainda na idade média em matéria de educação. Ensinar é diferente de fazer aprender !

    Responda
  38. JANELA

    Ah Gilberto, não sei como alguém tão bem formado como você é capaz de cunhar acertivas tão tão equivocadas como: Repetência é, em síntese, punir a vítima. A educação pública é ruim e o aluno, em geral, não aprende, não é por culpa dele. É algo parecido a responsabilizar alguém que pegou uma infecção num hospital. Repetir o ano é jogar o aluno fora da escola.

    Responda
  39. fenix

    Convivo com a educação há anos e posso com conhecimento de causa fazer-lhe alguns esclarecimentos. O sindicato é contra o sistema de mérito por que sabe que os que o recebe nem sempre é o merecedor,conheço não uma mais várias pessoas que receberam promoção por mérito e que não pisou uma vez sequer na sala de aula,nem para dar um recado e pasmem são professores.Que raio de mérito é esse.A quantidade de alunos que chega ao sexto ano sem saber sequer escrever seu nome é absurda.O espaço

    Responda
    1. artur pedro de lima neto

      V. e o sindicalista acima deveriam aproveitaar este espaço e discutir educação e n]ao política. Gostaria de ouvir a opinião de ambos por, exemplo, sobre: vantagens/desvantagens para os ALUNOS, da prática do método heurístico e do método psicogenético. Não seria mais produtivo ? O dia em que o ALUNO for o alvo principal desse "negócio" chamado educação, talvez possamos enxergar uma luz no fim do turno.

    2. Paulino Michelazzo

      Crie vergonha em sua cara. De onde tem conhecimento de causa se não existe mérito implantado? Ou está querendo dizer que você não conseguiu sua boquinha no sindicato porque não é "amiga dos amigos"? O sindicato é contra pois com meritocracia nenhum dos pelegos que lá estão se reelegem pois ao invés de estarem educando, estão nos sindicatos fazendo jornalzinho de má qualidade e criando formas de ficar pendurado no galho pelo tempo que for possível e impossível. Um professor fala

  40. marcelo santos

    O pior é quando estes alunos que não aprenderam nada chegam a universidade por meio do pro-uni e do sistema de cotas.

    Responda
  41. Juarez

    A você, somente a máxima:Quanto?Quanto você ganha pra me enganar?

    Responda
  42. Caio Márcio Rodrigues

    Discordo da proposta do ilustre jornalista: escola pública é para os melhores cérebros. Diploma de escola pública tem que ser credencial de competência. O imposto que pago é para formar os líderes em competência do país. Aluno medíocre, pouco talento ou má vontade de pegar pesado, vá ao setor privado: que pague do seu bolso sua opção ou condição. Progressão continuada é prestigiar os mais fracos. Mania de proteger incompetentes acaba estimulando a incompetência. Temos que estimular os bons!

    Responda
  43. NANO

    Então vamos fazer o seguinte: proponho punir o diretor da escola, o(a) Secretário (a) da Educação estadual e o governador, processando-os e aplicando-lhes multa pecuniária. O que acham? Não é melhor do que "punir a vítima"?

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Por favor, não meta mais advogado no meio dêsse merdier. Advogado nada entende de educação, só de extorsão dos seus clientes. O país agora pegou mania de processar todo mundo... Arre! Sr. Adriano: deves ser um dos rábulas, ou és sòmente desavisado?

  44. JJ

    /você que se diz um estudioso em educação deveria ir mais a fundo no assunto. Pelo que percebi você não sabe diferenciar Promoção Automática de Progressão Continuada, que Paulo Freire defendia. O que o Serra e o PSDB fizeram em Sâo Paulo foi distorcer esse projeto tão importante. Num paralelo foi o que a ditadura militar fez com a proposta de alfabetização do Paulo Freire quando do Mobral. Promoção automática é fazer que os alunos sejam aprovados sem aprender. É estatística pura.

    Responda
  45. Galo Velho

    Sr. Gilberto, onde estão os números que atestam que a metodologia da educação de Pernambuco é melhor que a de São Paulo? Se esta é sua opinião pessoal tenha o bom senso de dizer no texto que assim o é, fora sua opinião particular não existe um único indicador que garanta que a metodologia pernambucana galga resultados mais significativos que a metodologia paulista, a não ser o seu chutomêtro sempre pendendo para o vermelho, assuma-se pe.tis.ta, rapaz, não esconda suas preferências./

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Porque comparar com casos duvidosos? Será que pelo mundo afóra não existe sistema de educação de alto nível? Há escolas muito boas pelo planeta. Não precisa ir procurar no sertão do NE porque certamente elas não estão por lá (ao que se depreende do estágio cultural e de desenvolvimento econômico da área, e a julgar pelo nível dos políticos com sotaque). Por exemplo, se Lula e Sarney fossem competentes, com o poder que têm nas mãos, já teríam feito do NE primeira potência mundial.

  46. Nei Gonçalves Machado

    Aí Gilberto, tá perdendo o rumo...

    Responda
  47. lagarto do agreste

    Japão, Coréia e agora a China. Não há desenvolvimento sem falar em educação. Por outro lado, de nada adianta as nossas universidades continuarem a formar milhares de pseudo economistas, advogados, professores, engenheiros, se essa legião de pessoas sequer sabem traduzir um texto em inglês. A educação na vida das pessoas, sejam pobres ou ricas, somente faz algum sentido, se for um meio de elas darem o "pulo do gato" (progredirem), caso contrário, diiplomas são apenas pedaços de papel.

    Responda
  48. Wesley Silva

    A Ptezada não perde a chancede denfeder até o diabo. O PT errou, assumam!

    Responda
  49. Sr

    O que importa para os defensores desse sistema são apenas os dados estatísticos referentes a quantos concluíram o ensino médio. Não se leva em conta se estes realmente absorveram algo de produtivo da escola. O importante é o diploma.

    Responda
  50. Void main void

    gilberto sua materia equivocou-se, exigimos q vc se retrate ou tirem essa materia q confunde as coisas...

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      E você tem que tipo de poder para exigir alguma coisa de outros? Vai sair puxando a faca?