Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ronan Ricardo

    Fala sério. Esse Gilberto é professor de alguma coisa? Ao menos é licenciado?

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Mocinho: bom senso não é privilégio de professor, tá? Eu sou professor e conheço bem as cabecinhas de muitos colegas... Algo como cabecinhas só para fins ornamentais (separar as orelhas).

  2. ivanjotta

    O q a diretoria(ordem q vem da secretaria) repassa para o professor é simples: PASSE TODO MUNDO. Professor não pode reprovar, não pode dar castigo, não pode expulsar, o q acaba acontecendo é q os alunos não tem mais uma autoridade para respeitar. Os alunos sabem q não irão repetir, nem ser expulsos nem sofrer qualquer tipo de punição, ai eles viram a sala pelo avesso, todo professor sabe disso, mas onde está a imprensa para ouvir a voz do professor?

    Responda
  3. ivanjotta

    Esse mundo da fantasia de escolas cheias de recursos não existe, só no país das maravilhas das campanhas políticas. O grande problema é q o professor não tem autoridade na sala de aula, esta foi retirada pelo Estado, em nome de índices de escolaridade maquiados e pela imprensa q nunca apoia os professores em nada, só critica, qdo vcs vão criticar o estado por retirar a autoridade do professor dentro da sala de aula? Se o professor não tem respeito nada anda para frente em sala

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Perfeito, Ivan. Devolva a autoridade ao professor que 90% do problema estará resolvido. Lembre-se também de fazer da escola pública uma escola para os melhores, não para jogar nossos impostos sustentando a vaggabwndagem de muitos jovens. Jóvem que quer diploma sem saber nada, pode comprar na rêde de ensino privada.

  4. jomar

    Como já disse um escritor americano: o competitividade desperta o que há de melhor nos produtos e o que há de pior nas pessoas.

    Responda
  5. chiquinhão

    Ele não consegue segurar sua predileção.

    Responda
  6. jomar

    É tão raso o entendimento que o Serra tentou implantar a meritocracia na educação que não resisto em comentar esse artigo outra vez. Se o objetivo fosse esse, deveria ser definido um patamar acima do qual os professores receberiam o aumeneto. Como o objetivo é coonestar o arrojo salarial estipula-se que apenas os 20% melhores colocados receberão o aumento. Isso é ,dependendo da disponibilidade financeira do estado.

    Responda
  7. cremilda

    Erika Atira No Japão vão na casa do aluno para saber o motivo dele não querer voltar na escola. O objetivo é resolver, é ouvir a familia. Aqui no Brasil, mais especialmente em Fernandopolis as mães são obrigadas a frequentar a escola com seus filhos, por força judicial. Condenam a mãe e a criança a tortura sem qeu elas tenham cometido nenhum crime. Aliás os pais e alunos pagam pelos crimes de uma escola desinteressante, hostil agressiva e inócua.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Isso mesmo, Erika: quem é que pode dar o que não tem? Professor "tampão" vai despertar interêsse em algum aluno? Interêsse em quê, se nem o professor conhece quase nada?

  8. Paulo Izidoro

    Esse tipo de sistema educacional é típico de quem quer se preocupar apenas com as estatísticas de evasão escolar e não está comprometido com a melhoria da qualidade da escola pública e a mudança estrutural do ensino de base. Não vejo nenhuma escola particular de qualidade ou mesmo as escolas de excelência de ensino federais aplica-lo, somente quem quer continuar com o grande gargalo educacional pode concordar com isso, um absurdo.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Os equívocos no enfoque são dois: o primeiro é que escola é processo de seleção de competência e talentos na sociedade, e não, como se diz hoje, sistema de "inclusão social" (expressão eufemística ou políticamente correta para "viabilizar incompetência"). O segundo é que escola pública isto é: paga com nossos impostos, é para os melhores talentos, não é para jóvens medíocres, para desinteressados ou para filhos de pais desinteressados. E nem é sistema de assistência a desvalidos.

  9. cremilda

    Carlos Bernardes. O que você fez com seu filho foi uma bobagem, uma covardia. Devia era cobrar da escola e não punir o seu filho, tendo que assistir de novo tudo Já está provado que repetir de ano não resolve nada. O aluno repetente não adianta mais que os outros. Vamos começar a cobrar dos professores a sua responsabilidade de ensinar o aluno Professor merece a nota que dá.

    Responda
  10. cremilda

    J A Dilma não ganhou ainda, peraí gente... Essa de já ganhou tirou a vitoria de muita gente que se achava dono da situação. Vocês também achavam que ela ia ganhar no primeiro turno, deu no que deu.... Hora de parar com a arrogância, que tem muita agua ainda para r.o.la.r embaixo dessa ponte. No primeiro turno não adiantou nem impedir a pesquisa de boca de urna. Não adiantou as pesquisas divulgarem a vitoria da Dilma. Acorda gente, e vê se aman

    Responda
  11. cremilda

    Haremhab Não, negativo O aluno não aprendeu o professor deve ensinar de novo. O professor ganha para ensinar. Se o aluno não aprendeu deve ter aula de reforço logo que apareça a dificuldade. Se aluno recebe no momento da duvida, aula de reforço,só não aprende se tiver problema Se tiver problema então é caso de medico e não de professor.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Não na escola pública, paga com o dinheiro dos impostos que pago. Essa escola é para os melhores cérebros e que irão conduzir o país no futuro. Ou você quer que quem vá conduzir sejam só os riquinhos que tenham saído da rêde privada da elite?

  12. cremilda

    Maria Reprovação é coisa de país atrasado. Reprovação não resolve o problema é prejuizo para o estado e covardia para o aluno. Aluno é obrigado a repetir tudo quando só teve dificuldade em uma matéria. Reprovação muitas vêzes é um mecanismo de vingança do mau professor.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Não, amiga: reprovação é só o resultado de aluno que não estuda ou não tem capacidade biológica e fisiológica. Encare assim e as coisas funcionam melhor. Aluno com dificuldade? então estude em dôbro. Só isso. Agora, para saber se o professor é bom ou ruim, ponha dentro da sala de aula o coordenador pedagógico que êle ou ela sabe avaliar o método do professor. Nunca pergunte ao aluno se o professor é bom: pergunte ao coordenador pedagógico. Aluno está lá para gramar, não sabejulgar professor!

  13. cremilda

    Brito Junior O GD, não precisa de defesa, mas se é uma coisa que ele conhece bem é a Progressão Continuada, e nunca escondeu sua simpatia pelo PSDB, coisa que aliás não é crime nenhum, é natural, por ser jornalista ele não pode como cidadão ter simpatia por um ou outro partido ?? Como tem professor que acha a Dilma a oitava maravilha do mundo, tem jornalista não concorda e tem o direito de opinar sim. Jornalista é formador de opinião...

    Responda
  14. cremilda

    Partidarizar a luta pela educação é apequenar a causa. Desta vez o Alckimin teve coragem e hombridade suficiente para defender a Progressão Continuada, que só não deu certo ainda por falta de fiscalizar o trabalho dos professores. Progressão Continuada nunca impediu professor de ensinar. Para a Progressão Continuada dar certo tem que dar aula de reforço tão logo o professor identifique a dificuldade do aluno, assim ele não leva a dúvida para frente. Se professor nem dá aula como vai s

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Mas seria bom que o aluno pagasse do seu bolso as tais aulas de refôrço, viu? Meus impostos que pago são para os alunos que estudam. Aquêles alunos "fracassados", que vão para a rêde privada vendedora de diplomas.

  15. cremilda

    José Miranda. Pena de m.o.r.t.e, só se for para mau professor também, que pedir pena de m... para aluno é mole.Pena de m.o.r.t.e também para quem solapa os cofres públicos em aulas mediocres.Pena de m.o.r.t.e tambem para mau professor que impede o Brasil de deslanchar desrespeitando os alunos e pais e dando os piores exemplos.Nunca punindo os maus, estaremos todos cometendo injustiça com os educadores, aqueles professores que tem a exata noção de sua importancia na formação do cidadão

    Responda
  16. cremilda

    Nem repetencia e nem pena de morte.Só se for pena de morte também para professor que mata a esperança de aluno aprender.Pena de morte para professores que aniquilam com a possibilidade do pais ir para frente.Pena de morte para quem solapa os cofres públicosSeparar definitivamente os maus professores dos educadores.Nunca punindo os maus estaremos cometendo injustiça com os educadores.

    Responda
  17. Brito Júnior

    É deprimente ler uma máteria editada dessa forma, o senhor jornalista é inteligente o suficiente para entender o que a candidata Dilma afirmou em relação ao tema. Será que o senhor jornalista é mais um integrante do PIG, ou está sendo obrigado por seu editor a escrever um texto tão tendencioso quanto o que escreveu? Se esta sendo obrigado demonstra a falta de personalidade do senhor, caso não esteja, precisa urgente voltar para o banco da universidade para aprender a fazer jornalismo

    Responda
  18. MAIS UMA VEZ O COLUNISTA QUER PUNIR O PT PELOS DESMANDOS DO PSDB. O JOSÉ SERRA É O CULPADO PELO MAU ENSINO PÚBLICO NO ESTADO DE SÃO PAULO, E O RESTANTE DA CULPA É DO PSDB. QUERER JOGAR ESTA CULPA NO PT É ""DE LASCAR"" ALIAS, PSDB É O CULPADO PELA GUERRA DAS POLICIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO, PELO MAU SALARIO DOS POLICIAIS, PELO AUMENTO DA CRIMINALIDADE E DO FAMIGERADO "PCC" QUE NASCEU E CRESCEU NO GOVERNO DO PSDB, ETC, ETC, ETC.

    Responda
  19. maria coerin

    não acho castigo, muito pelo contrário, isso fará com que o aluno se esforce mais para aprender. pelo menos era assim na minha época. repeti a sétima série do ensino fundamental e isso não fez de mim uma pessoa revoltada ao ponto de não mais voltar para a escola. enfim, refiz o período e aprendi muito mais.

    Responda
  20. José Francisco Miranda

    A educacao precisa de uma revolucao ao estilo fome ZERO. Repetencia e pena de m.o.r.t.e; e passar sem saber e passar fome de conhecimento.

    Responda
  21. Giovana Baruffi

    Por que nenhum jornalista pode criticar qualquer atitude da Dilma que logo recriminam dizendo que está fazendo campanha? Depois o Serra é que é soberbo!

    Responda
  22. Giovana Baruffi

    Alguém se lembra das escolas de lata do PT?

    Responda
  23. Lucia Helena

    Para começar, a Constituição Federal não fala em "méritos" mas sim em direitos e garantias individuais; educação inclusa, como, aliás, nem poderia deixar de ser. Pedagogia boa na minha opinião, é aquela que funciona; é a da tabuada, da leitura, da interpretação de textos, com todas as adaptações curriculares atualizadas e ministradas com boa didática, respeitada a maturidade de cada faixa etária. A partir daí,a repetência quando e se o caso, faz parte ,e

    Responda
  24. chico

    O única conclusão que dá prá tirar de tudo isso é que não têm sistema educacional possível em tornar o Serra menos soberbo,o cara não nunca perde, o cara nunca erra, ôh raça!

    Responda
  25. Tiago

    Olhem a proposta do Serra para o ens. técnico: Criar um milhão de vagas pelo Protec, que seria o Proune do ens. téc. Ora, não existe um milhão de vagas no setor privado! O que ele vai fazer? Vai seguir a receita do FHC, financiar a ampliação de uma rede privada de baixa qualidade com dinheiro público. O gov. Lula construiu 214 Inst. Fed. de Educ. Tecnológica onde os prof. são também pesquisadores, formam desde o ensino médio até a pos-graduação, não sao escolas de cursinhos de um ano e meio.

    Responda
  26. gpedrosa

    nossa, dimenstein, desse jeito vão acabar pensando que você está engajado em uma das campanhas... será que está?

    Responda
  27. CELSO da SILVA Júnior

    Gilberto já assisti diversas palestras suas e achei ótimas!!!!O que está acontecendo?????O PT é a favor da Progressão Continuada!!!!!O partido é contra a Aprovação Automática!!!Em suas palestras vc sempre defendeu a Progressão Continuada e deixava claro que era contra Aprovação Automática!!!!!!

    Responda
  28. Matsumoto

    Pouco se discute sobre os métodos e os resultados do ensino básico. O se que leio bastante são as críticas. Também não leio muito sobre os métodos do Brasil afora, então é tudo maios ou menos igual. Li também pela unificação de metodologias de todas as unidades escolares básica no Brasil. Mas, vejo nas diversas localidades, necessidades diferentes, e pergunto-me: uma preparação tipicamente urbana não afetaria de modo a criar uma maior afluência aos centros urbanos, esvaziando mais o c

    Responda
  29. nãotenhoapelido

    Caro Gilberto. Há hoje um grande desinteresse dos jovens, que não encontram no currículo escolar matérias mais antenadas com a realidade do dia a dia. O que é visto e ouvido na mídia tem uma distância abissal do que são obrigados à aprender. Há também uma cultura paralela que influencia os jovens no falar, vestir, se comportar, como se fossem tribais. No que tange à matéria em sí, muito bem elaborada por sinal, admiro sua preocupação com os rumos do nosso ensino. Um abra

    Responda
  30. marlene saito

    O comentarista deveria se informar mais sobre educação, pois os alunos estão saindo do segundo grau com conhecimentos de matemática e portugues no nivel de término do ciclo em todo o Brasil, e, isto não sou que diz, mas sim o MEC. Portanto os ataques ao estado de São Paulo são infundados. E tomara que o(a) próximo presidente atenda o professor em seus anseios, que muitas vezes não se traduz sómente em salários; mas respeito, dignidade e reconhecimento, entre outros.

    Responda
  31. Claudemar Bombem

    Gilberto Dimenstein - Conselho editorial da foilha Setembro 2010 Dilma Rousseff está vencendo as eleições porque Lula fez um bom governo, marcado pela redução da miséria, em meio a crescimento econômico e inflação sob controle. Simples assim. Soube manter as conquistas econômicas do seu antecessor e aprofundar programas sociais. Não conheço nenhum período da nossa história em que estivéssemos tão bem, apesar de muito longe de uma nação civilizada e precisarmos ainda de reforma

    Responda
    1. Claudemar Bombem

      NAO PARECE A MESMA PESSOA QUE ESCREVEU ISTO EM SETEMBRO E ESTE ARTIGO DE HOJE. O QUE ESTA ACONTECENDO? AMEAÇA DE DEMISSÃO OU FALTA DE VERBA PARA A ONG OU BOQUINHA NO GOV ALCKIMIN OU FALTA DE ETICA OU MUITA GRANA OU .....

  32. maria martins

    É difícil para um partido onde tem um presente que não é favorável, pois teve todas as chances de estudar e naõ o fez! Onde faz apologia que não precisou estudar para chegar ao cargo. O exemplo tem que vir de cima....agora pergunto o que dizer de pais que não respeitam professores inclusive agridem! Acredito que não trata-se de educação continuada ou automática, e sim a falta de moralidade e ética, onde se não tem respeito por Instituições poderemos ser uma Brasil com educação séria?

    Responda
  33. Claudemar Bombem

    Gilberto Dimenstein - Conselho editorial da foilha Set 2010 "Dilma Rousseff está vencendo as eleições porque Lula fez um bom governo, marcado pela redução da miséria, em meio a crescimento econômico e inflação sob controle. Simples assim. Soube manter as conquistas econômicas do seu antecessor e aprofundar programas sociais. Não conheço nenhum período da nossa história em que estivéssemos tão bem, apesar de muito longe de uma nação civilizada e precisarmos ainda de reformas ou

    Responda
    1. Claudemar Bombem

      QUAL SERA A MANCHA NO CURRICULUN DE AMANHÃ ? SOBRE EDUCAÇÃO FALE SOBRE EDUCADORES E SEUS PROVENTOS OU SOBRE 2 PROFESSORES, ESTA INVENÇÃO MARAVILHOSA DO ZE PEDAGIO, TALVES ELE PROMETA AUMENTAR EM 50% A MERENDA E O VALE PORR@D@ PARA O PROFESSOR QUE VERGONHA GILBERTO, QUE DECEPÇÃO!

  34. descrente

    Se a criança avança as séries mesmo não obtendo aproveitamento nos testes, pouco importa o nome: continuada ou automática. Serão an.al.fa.be.tos funcionais.

    Responda
  35. Fabsss

    Dimenstein, que tal você comentar o resultado do IDEB nos Estados governados pelo PSDB e nos Estados governados pelo PT? Apenas 1 estado governado pelo PT atingiu a meta.

    Responda
    1. descrente

      Como a criança "burra" não é reprovada em São Paulo, fica fácil obter 50% da nota no IDEB.

  36. CarlosBernardes

    Gilberto, mais uma só... A doze anos atrás, quando meu filho mais velho estava no ensino médio, fui até a escola e pedi para que ele fosse REPROVADO, pois tinha tido um aprendizado muito fraco, com péssimas notas. A resposta que tive é que não podiam fazer isso. Insisti, mas saí de lá vencido. O resultado na vida dele hoje...nem te conto...

    Responda
  37. FSG

    Aqui no Rio o prefeito do PMDB fez campanha baseada no ataque a Progressão.   Agora, que acabou com o sistema por razões eleitoreiras, vai ter que lidar com as famílias pobres que terão seus filhos completando a maioridade no 1º grau.   Ou, o que é mais provável, abandonando a escola pra trabalhar.

    Responda
  38. CarlosBernardes

    Gilberto, Depois que ouvi alguns comentários seus a favor de ações do prefeito Kassab, como por exemplo, a abertura dos calçadões da cidade de SP aos carros (veja que ridículo ficaram), esta deseducação AUTOMÁTICA que aí está...você desabou no meu conceito e de minha esposa professora de faculdades tambémq ue não se conforma com o índice de alunos mal formados que chegam ao terceiro grau. Quando você aparece na CBN nosso rádio passa quase que AUTOMATICAMENTE para a Rádio Nova Brasil F

    Responda
  39. cremilda

    GD, parabéns Agora falta você explicar para esse pessoal que Progressão Continuada é ótima e que os maus professores transformaram em promoção automática. Reforço assim como a aula normal precisa mesmo é de fiscalização, não tem outro jeito Progressão Continuada era para o professor perceber a dificuldade do aluno e envia-lo para o reforço especifico, as professoras passaram a embolsas as aulas de reforço, dar qualquer atividadezinha e então o aluno não aprendia, elas os

    Responda
  40. robertomnunes

    Creio que a intenção do texto é resaltar que independe se continuada ou não, a questão do aluno sair mais preparado da escola publica não é meramente so ensino. Vai além da pedagogia do estado,pois varios fatores influenciam o aprendizado(como a questão social) do aluno. O PT como um governo "social",ao inves de resaltar isto,procurou fazer a tatica do oponente de somente apontar erros. Ora,se o seu governo é melhor e diferente,aponte isto.Cuba faz mais pela educação com

    Responda
  41. aldo stuchi

    Sobre o ensino, professores e métodos...se o JOSÉ SERRA PARAR DE MANDAR BATER NOS PROFESSORES..JÁ É UM AVANÇO ! NO MAIS ... O DE SEMPRE...A MÍDIA ALIADA DEFENDENDO O PSDB... O ESTADO DE SP...RICO COMO É...E SOB A BATUTA DO TUCANATO...ESTÁ SOFRÍVEL ! E NÃO É SÓ NA EDUCAÇÃO NÃO...MAS, EM TUDO !

    Responda
  42. ribeiro

    Na verdade Dilma fez o debate que ela mais queria, primeiro afastou o tema abordo, nada se falou de igreja, afastou o tema Erenice, focou no tema que mais perturba o tu cano as privatizações, direcionou todo debate no governo Serra em São Paulo, ao ponto do Serra dizer que Dilma era candidata ao governo de São Paulo, a candidata do PT com muita habilidade prendeu Serra as questões de São Paulo, colocou ele de volta ao governo do estado e procurou afastá-lo do restante do Brasil. Perfeita

    Responda
  43. praiana santista

    o que existe em sampa é progressão continuada eu tenho um filho em escola estadual e sei inclusive na primeira reunião e país isso foi muito debatido porque alguns país passam achavam que o filho naum iria repetir de ano mesmo com baixas notas mas a direito deixo bem clara que isso naum existe aluno faltar e naum se dedicar as materias ele repete de ano sim.. meu filho estuda na escola estadual ablas em santos sp

    Responda
  44. marcelo araujo

    Gilberto perdeu a oportunidade de ficar calado. Gastou "tinta" em vão. Esta FO LHA sairá dessa eleição bem arranhada no que diz respeito a isenção. Pergunta inócua: O ombusdsman está em férias?

    Responda
  45. Tiago

    Caro Dimenstein A progressão em teoria permite que o aluno com dificuldades tenha aulas específicas em outro horário para suprí-las com professores especializados. Para o sistema funcionar é necessário ter professores disponíveis para atender os alunos em horários alternativos, mas faltam professores na rede em São Paulo e metade deles tem vínculos precários. O sistema de "mérito" (que o sr defende) piora ainda mais, pq obriga os professores a aprovarem os alunos para receberem bonus.

    Responda
    1. deminha

      Tiago Oliveira, então isso não é meritocracia. A meritocracia presupõe que tanto alunos quanto professores sejam avaliados, para um ganharem algo: o aluno a promoção e o professor o bônus.

  46. Silvio

    Como sempre o PT e seus cumpanheiros querendo passar a impressão de que tudo em São Paulo é péssimo. Do jeito que falam, só em SP que a educação é ruim. Só em SP há criminalidade. Só em SP há viciados em drogas. O resto do Brasil, pelo contrário, está uma maravilha. Principalmente os estados governados pelo PT e seus aliados, como Maranhão, Alagoas, Bahia, Pará... isso sim é 1º mundo! É incrível como não aceitam o fato de paulista ser esclarecido e não aceitar JAMAIS o PT aqui.

    Responda
    1. aldo stuchi

      VERDADE AMIGO...TÃO ESCLARECIDO QUE O TIRIRICA GANHOU AÍ EM SP...QUE O MESMO ESTADO ELEGEU NOMES COMO: AGNALDO TIMOTEO, ORESTES DICK VIGARISTA QUERCIA, O MAIOR LADRÃO DO BRASIL, CHAMADO PAULO MALUF, ALOYSIO ESQUEMA RODOANEL NUNES. E POR VAI...

  47. fustel coulanges

    Na verdade a imprensa, por interesses econômicos, quer privilegiar a candidatura do $erra e muda as coisas e as prioridades. O tema central é a distribuição de renda. Sem comida na mesa ninguém aprende nada! Todo país desenvolvido possui uma distribuição de renda mais uniforme. Isso é o que o psdb/dem não querem, mas é o que o PT está realizando. Para um país justo e solidário, no dia 31 é 13 DILMA / LULA para o país seguir avançando!!

    Responda
    1. FSG

      Você é daqueles que se te derem uma dentadura e um saco de farinha, você beija os pés, né!?

  48. Fernando Vanigli

    Gilberto!!! Gilberto!!!... E eu que o considerava uma pessoa inteligente e sensata. Então vc concorda com as espectativas destas crianças, futuros jovens de chegarem ao mercado de trabalho com qualificações infimas ou nenhuma. Só pode ser coisa de PSDBista mesmo, como vão estes jovens disputar uma vaga com os filhinhos de papai que estudam em escola privadas. Bem!!! considerando que o PSDB governa para a eleite, justificável né!!!, mas lamentável.

    Responda
  49. Esco

    O cara nem sabe o que é progressão continuada e automática e coloca no titulo da matéria que o pt e a Dilma querem punir a vítima, Caro Gilberto que quer punir alguem aqui é o senhor, quer punir a população com informações no minimo maliciosas o senhor como pessoa esclarecida deveria passar a verdade para o publico e não informações tendenciosas e que evidenciam sua postura tucana. A população não pode cair nessas armadilhas!! Chega de mentiras!! Chega de Pedagios, Chega de Zé Promessa.

    Responda
  50. Armando Raphael

    É muito triste perceber que a ótica a qual se enxerga a educação é ainda uma visão de uma elite falando para os mais pobres Tanto a progressão continuada ou automática é um insulto a qualquer aluno da rede pública, tirar da instituição o poder de julgar o aluno no seu aprendizado, e pior isentá-lo de qualquer culpa em relação ao seu fracasso, é criar de forma sistemica uma legião de jovens que se desinteressam pela própria educação, ignorando qual será o fim da história que estão escr

    Responda