-
Ringgo
Eu desejo que os legisladores nos protejam dos ateus, e dos fanáticos religiosos! Ambos são, extremamente, repito, extremamente, perigosos para qualquer sociedade. Ambos são dogmáticos. Nenhum dos dois possui condições de analisar filosófica, científica, e moralmente, questões de ordem mais transpessoal. Que necessidade é essa de "lutar", ferrenhamente, pelo aborto, Hélio? É algum tipo de personalidade infanticida? Um abraço fraterno!
-
cidao
bom no tocante ao estado proibir uso de drogas e aborto me parece sensato uma vez que tais costumes oneram os cofres publicos sem contar com a violencia no caso das drogas
-
Francisco Fagundes
Meu caro Hélio, o estado americano da Califórnia votará em poucos dias um plebiscito sobre o uso recreativo da cannabis sativa. Talvez fosse uma boa ideia a abordagem deste tema em uma próxima coluna. Abraços.
-
Ringgo
Que tal discutirmos sobre como melhorarmos a distribuição de renda, no Brasil? Que tal discutirmos sobre como contribuirmos para que o país tenha uma educação de alto nível? Que tal fazermos algo para darmos condições de vida digna aos que moram na rua? Que tal plantarmos Cannabis sativa para fazermos roupa, e sapatos para quem não tem? Que tal colocarmos os presos para trabalharem e estudarem? Que tal procurarmos instituições de caridade para sermos volunt
-
-
Alex Peres
Mais uma vez excelente análise. O problema é a fúria crente (o termo não é pejorativo) que não aceita mais qualquer coluna do Hélio, simplismente por ser ateu. Odeiam, sem razão substancial. Se houvesse pelo menos meia dúzia de cérebros assim entre os dirigentes desse país, digo intelectualizados e com poder suficiente para fazer a diferença, tenho certeza que estaríamos melhores! Mais avançados, menos medievais...
-
Alex Peres
Péssimo o exemplo da Alemanha Nazista...não quer dizer absolutamente nada já que se toma o todo pela parte. Podemos então contra argumentar através das atrocidades praticadas pela Inquisição, concorda? Era tudo em nome de Deus! Vc precisa de mais e melhores exemplos meu caro. Se as análises do Hélio não são equilibradas, já que são recheadas de argumentos comprovados e verificáveis, então a definição de equilíbrio mudou e não estamos sabendo.
-
Ringgo
Na Alemanha nazista, havia muito mais de meia dúzia de cérebros, assim, e olha no que deu. Se ninguém é brilhante por ser crente (e o termo é muito mais amplo do que você pressupõe), ninguém, também o é, por ser ateu. O brilhantismo surge quando se é capaz de ser equilibrado. Ser capaz de transitar entre os extremos: ateismo e fanatismo religioso. É preciso ser mais profundo. Nem tanto ao pragmatismo, nem ao dogmatismo. Um abraço fraterno!
-
-
edilene teotonio
PARA DE OLHAR PARA O TEU PRÓPRIO UMBIGO, CARA !
-
CARLOS ROBERTO SILVA
HELIO para que o estado possa nos servir é preciso que sejamos cidadãos em toda plenitude , com a consciência de nossos deveres e direitos , agora quando nos defrontamos com a realidade brasileira do salve quem puder [ausência de massa crítica], somos obrigados a receber a tutela de um estado que não nos representa, uma vez que ele se preocupa exclusivamente com os projetos dos partidos que estão no poder ,e o congresso ratifica essa pratica nos virando as costas para nossas aspiraçoes.
-
Antonio José
Carta aberta à FHC por Theotonio dos Santos Fim de alguns mitos sobre o Plano Real h ttp://w ww.cartamaior.com.br/templates /materiaMostrar.cfm?materia_id =17113 Leiam e tirem as suas conclusões...
-
Bernardo Barros
Finalmente um artigo OK da folha. Vocês ainda vão jogar o nome desse jornal no esgoto com essa histeria leviana pró-Serra.
-
Juarez
Esqueceu de uma coisa:A democracia é um engodo.
-
ANDRE vargas
Moro no Rio e ERA assinante do Globo - eu e meu pai cancelaremos a assinatura após dia 31 - e ao ler o comentário surpreendo-me com um jornalista não comprado pelo Serra como Merval, Noblat, Miriam Leitão... PARABÉNS!
-
-
Ringgo
Desde os meus 15 anos, aproximadamente, que defendo a não obrigatoriedade do voto. Concordo, plenamente com você. Mas, incoerências não são previlégios da classe política eleita. Eleitores, e cidadãos de modo geral, também cultivam suas doses diárias de incoerência. Não basta cobrar. Isso qualquer um faz. É imperativo, como políticos não eleitos, mas eleitores, fazermos, também.
-
Ringgo
Um bacharel em filosofia poderia se envolver em programas educacionais, em áreas carentes, com palestras e cursos que valorizassem a vida. Pode ser algo maior. É muito fácil, repito, defender soluções simplistas. Cobrar dos políticos, ainda que seja, uma obrigação nossa de eleitor, não nos exime da responsabilidade moral de ajudarmos a resolver problemas, de acordo com as nossas condições. Cada vez mais, o discurso ateu cai no vazio. Nada mais lógico! O vazio é o seu lug
-
Alex Peres
Todos os bárbaros eu presumo, inclusive os Cruzados, que dizimaram milhões em nome de Deus, a Inquisição, que matou milhões em nome de Deus, os terroritas, que dizimaram milhões em nome de Alá, e por aí vai, um sem número de exemplos. Quem disse que ser ateu é odiar o próximo ou não ter abordagem filosófica, científica e até religiosa para a vida? Sobrenatural é tudo que desafia as leis naturais de nosso mundo. A existência de espíritos desafia todas as leis naturais, então é sobrenatural.
-
Ringgo
Sim, o meu tom é irônico. Mas, onde está o embasamento de vocês? Aceito pontos de vista diferentes dos meus. Desde que eles apontem para o amor ao próximo. Ser Espírita não é crer no sobrenatural, e de modo infantil. É buscar uma abordagem filosófica, científica, e religiosa da vida. Algo que o ateismo não oferece. Infantilidade, imaturidade psicológica é achar que o homicídio, em múltiplas formas é solução para os problemas das sociedades. Os bárbaros já agiam assim, tolinho? Um abra
-
Ringgo
Não tenho problemas com ateus, mas com o ateismo. A diferença é sutil, mas existe. Não é necessário transformar o Brasil em um centro espírita. Basta uma vela para iluminar a escuridão. A solução é investir em educação, segurança, saúde, geração de renda, e emprego. Sem falar em uma ampla e contínua reflexão espiritualizada sobre questões fundamentais: De onde viemos, para onde vamos, quem somos nós? Quando soubermos, poderemos falar em aborto, eutanásia, e tolices tais.
-
Alex Peres
....e mais: seu tom irônico mostra bem o tipo que é! Apedreja por prazer, não contesta com embasamento, não aceita pontos de vista diferentes do seu! Sabe porque? Por que suas crenças sobrenaturais infantis permaneceram em seu subconsciente depois de adulto e ainda estão guiando seu raciocínio. Para vc, não é possível outra realidade além da mística! Por final e mais importante: Praticar moral e ética não tem nada a ver com espiritualização, seja ela de qualquer sorte!
-
Alex Peres
Armistrong, fico pensando qual seria seu problema com ateus e principalmente, o que teria isso a ver com a coluna! Amigo, se a legalização do aborto, eutanásia e etc não afetam vc, relaxe...ninguém vai te obrigar a abortar, ou cometer suícidio assistido. Qual seria a sua solução embasada e cheia de conteúdo? Transformar o Brasil em um centro espírita enorme? Ou sair procurando o Nosso Lar?
-
-
Ringgo
Para os que desconhecem as realidades que vão além da pura matéria, é fácil falar em soluções simplistas: aborto, eutanásia, e pena de morte. O difícil é defender o direito à vida de vítimas indefesas; o difícil é pensar e realizar programas de assistência social, e espiritual (difícil, para um ateu) para os que enfretam problemas de ordem emocional; difícil é procurar trabalhar nos bolsões de miséria para reduzir o ingresso de menores no mundo do crime.
-
Ringgo
Concordo que assuntos polêmicos deveriam receber uma apreciação pública, no que concerne à classe política. Refiro-me à uma reflexão em vários sentidos. Mas, acho estranha essa necessidade extrema, e obsessiva, do Hélio Schwartsman, de tornar legal o aborto. É como se a felicidade só fosse possível, em uma sociedade, se o homicídio contra fetos (aborto), a eutanásia, a pena de morte fossem legalizados, e amplamente, realizados. É uma ideia meio hitlerista de povo, nação, país. Será normal?
-
smbsouza
Amigos de MInas Gerais: Não podemos esquecer de FHC e $erra que impediram a realização de prévias para a escolha do candidato à presidência pelo PSDB (com certeza, Aécio Neves ganharia fácil!). Vocês acham que se fosse eleito, $erra abriria o caminho para Aécio em 2014? Nunca, jamais! Portanto, AMIGOS DE MINAS GERAIS: Vamos dar uma lição nesses que acham que só o que importa é o estado de São Paulo! AÉCIO NEVES 2014, DILMA 2010, FORA $ERRA!
-
Tito Oliv
Mais um excelente texto. O voto obrigatório, em minha opinião só serve para obrigar os meios-cidadãos desse pais a homologar, de tempos em tempos, tudo aquilo do que ele quer si livrar. O voto precisa ser realmente livre, legislação eleitoral tem que ser toda modificada por pessoas não beneficiárias - por constituinte exclusiva composta por não políticos -voltando ao principio de cada cidadão, um voto. Paroxismo é bem o estado de nossa política.
-
Victor Castro
Hélio, tenho a proposta de que as alterações legais sejam feitas em uma única leva, anual, confrontando-se um projeto do governo e outro da oposição. Pode parecer mais arriscado tentações autoritárias, mas ao menos submete essas propostas a um único e mais visível debate, onde o crivo do ridículo e do bom senso poderá ser provido pela imprensa e pela sociedade civil. Ainda assim, não se exalte nem se espante: na Europa, até a receita de pizza virou motivo de projeto de lei. Não estamo
-
Eleitor_Atento
Esse senhor é defensor do aborto, e também dos atos de violência das forças armadas de Israel contra crianças, mulheres e velhos palestinos, devido à sua ascendência... não gosto do que ele escreve... uma vez o questionei sobre a brutalidade israelense que mata 10 palestinos para cada israelense morto, e ele respondeu que "eles só conseguem morrer 10 vezes mais...", demonstrando bem seu modo de pensar.
-
Ana Carolina
Sr.: Alfredo Teixeira... Eu sou contra a brutalidade dos esraelenses, ainda mais depois de tomar o navio da frota naval de ajuda humanitária para Gaza. Mas sou a favor a descriminalização do aborto. Sei que mais cedo ou mais tarde o Brasil vai evoluir e vai aceitar a discriminalização. Entr etanto, não será apenas por estas duas razões que vou discordar de tudo que ele produz ou pensa. Porque prova que não somos todos iguais e conversando, discutindo conseguimos chegar a
-
-
Tisa
Hélio, é sempre um prazer enorme ler suas colunas. Quem dera todos tivessem sua clareza de pensamentos. E mais, expor suas idéias, tão iguais às minhas, de maneira aberta e sincera, num país onde não ter religião, ou "pior", na visão da sociedade, ser ateu é um predicado desqualificador da moral de um ser humano. Um dia, talvez, o Brasil consiga, de fato e de direito, ser um país laico, no qual a religião predominante dite o destino de todos, principalmente daqueles que nela não acred
-
Voto Facultativo Já
Corporativismo da Justiça para tirar dinheiro do cidadão, Lobistas, Taxa de sucesso feito por parentes e assessores de confiança dos administradores publicos, cartão corporativo e etc.....esse é o país que esta longe de ser discutido.
-
Voto Facultativo Já
Perfeito, claro e transparente. Bravo
-
Sr
Muito bom o artigo. Mas como sempre digo: aqui não é a Suécia e, pasmem, percebi que a maioria dos que comentaram o seu texto não são suecos...
-
alfonso tarallo
gostei do texto do dr Helio.Mas a imprensa, no proprio dia-dia, informa o cidadão p/ que ele possa ficar mais atento a este trabalho subterraneo das corporaçoes- mesmo legitimas-?
-
santos
vai piorar
-
santos
dá não,vai piorar se o serra ganhar.vc já pensou o que os movimentos sociais vão aprontar.o mst a cut e etc...temo por uma guerra cívil
-
Meunome (não trenho)
CHAPLIN:"Não sois máquina...homem é que sóis".Na medida em que avançamos na excessiva regulamentação, não se pode deixar de compreender que alguém poderá ser beneficiado (como se diz no varejo),mas na maioria dos cidadãos (como se diz no atacado) haverá perdas irreparáveis e significativas ao ponto de se questionar os regulamentos.A maioria das ciências (entre elas as econômicas e jurídicas) sofrem o viés de outros componentes não alcançados pela letra morta, porisso não se pode prever respo
-
Meunome (não trenho)
A excessiva regulamentação reduz até mesmo a própria contribuição jurídica.Existem programas em que os computadores apontam sem erro o que está ou não de acordo com o quanto se tem de NORMAS, LEIS, PORTARIAS, RESOLUÇÕES e etc. Com o mais absoluto respeito aos nossos Juristas, Advogados e até Juízes, eu pergunto: A excessiva regulamentação não vem junto com o a falta de outros valores não alcançados pela máquina (computador), e que melhor seriam decididos por um JUÍZ ? C/excesso REG. todos pe
-
VITOR PASSOS CAMARGOS
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
-
Otavio Ernesto
Sr. Schwartsman, seja qual for sua fé ou falta dela, creio que o Sr. deveria "filosoficamente" respeitar as crenças e valores de todos os componentes da nossa sociedade, a maioria dos quais é cristão, isto é, crêem nos ideais e valores transmitidos há milênios por espíritos evoluidos e sintetizados magistralmente por Jesus em suas prédicas, atos e exemplos. Criticar o direito das pessoas de professarem sua fé e de desejarem ter representantes em sintonia com elas não é democrático. /
-
Alex Peres
Ateus expõem idéias baseadas em evidências verificáveis. Tudo que se escreve aqui por nossa parte pode ser verificado!!! Se isso é ser presunçoso, então é isso...fazer o quê! A iluminação do seu espírito e sua verdade espiritual é verificável ou apresenta evidências que possam nos convencer? Se sim, apresente-as e podemos ser convencidos. Mas se são apenas SUAS impressões e verdades pessoais, lamento.
-
Ringgo
Com advogados assim, quem precisa se preocupar em defender-se? É verdade, o Hélio não ataca, ninguém, explicitamente. O ataque é sutil, a ironia é fina, e não sou, Alex, apenas, quem usa. Mas, devo concordar com os advogados do Hélio. O espaço, embora limitado (500 caracteres) é livre. Interessante que as ideias tolas são apenas nossas. Jamais dele ou de seus advogados! Não, isso nunca. Ateus não expõem ideias tolas. São o supra sumo da inteligência, da lógica, e da ciência. Pr
-
Alex Peres
Nunca li nenhuma coluna do Hélio que desrespeitasse ninguém. Como ele mesmo disse, pessoas merecem respeito, idéias tolas não! Toda a crítica feita ao misticismo, seja ele baseado em que dogma ou livro for, foi feita embasada em verdades científicas comprovadas, validadas e acessíveis para qualquer um na literatura. Também não criticou o direito das pesoas. Qualquer pessoa pode defender seu ponto de vista, por mais absurdo que seja. Basta se cadastrar...
-
Caio Márcio Rodrigues
Parece que o Sr. Otávio está misturando as coisas: a coluna é do Hélio, êle tem tôda liberdade de (e deve mesmo) escrever seu ponto de vista. Agora, caso o Sr. pense diferente, escreva seus argumentos. Faça mais do que, simplesmente, espernear! Gostaríamos mesmo de conhecer pontos de vista opostos. Isso faria crescer nosso conhecimento do tema e melhoraríamos pessoalmente. Agora, sugestão: pegue seu teclado e digite... agradeço antecipadamente, com licença do nobre Hélio!
-
-
tonzeh
Hélio, não é conselho, pois, filosofo é voce, ainda que jornalista, cujo , o informar deveria ser o lema, a isençao do partidarismo, mas, aqui, com indiferença a deformçao, seria mais facil e conveniente bater contra o poder do voto, assim como,, o seu valer muito mais que o meu.. O que acha. Assim perpetuariam. Na suas convicçoes, eleigerismos um Chaves, o dos miseráveis...
-
tonzeh
Interessante raciocinio Hèlio, vai de encontro com o partidarismo dos seus pareas....Tiririca é sim, produto do meio, mas, do meio que voce, seus pareas sempre defenderam. Enganam com informaçoes demagógicas milhoes de brasileiros, e no final, criam destas artimanhas de mentira, sustentáculo de poder para uma minoria que sempre usufruiu e usufrui das riquezas deste imenso brasil. Tiririca é sem duvida, fruto dos doutores filosofos deste estreitamente piramidal que sempre defenderam.
-
BJSG
"Que tipo de Estado os brasileiros desejam? Quanto estão dispostos a pagar em impostos para obtê-lo? E de quanta autonomia vão querer abrir mão?" Este é o centro da discussão em torno do estado. Muita gente trata o estado como um ser "abstrato" que deve suprir suas necessidades, com recursos milagrosamente surgidos, por que ninguém se dispõe a pagar impostos de bom grado. Querem autonomia e ausência de impostos, ao mesmo tempo que cobram do estado ações para proteger seus direitos. /
-
BJSG
É este tipo de "contrato social" de araque que prolifera em nosso país, em grande parte com ajuda dos governos que preferem ser vistos como "grandes pais" do que como executores da vontade pública. Acredito que falte principalmente virtude cívica e conhecimento político, coisas que ajudarão no tão necessário debate para saber se queremos uma sociedade mais individualista ou mais próxima da social democracia ( que não é a PSDB, que só a tem no nome)
-
-
Eurico Zimbres
Tem sentido o que você fala sobre o descasamento. Mas reclamar dos candidatos sobre o baixo nível da campanha? Você tem é que reclamar da imprensa onde você trabalha que insiste em manter este baixo nível, insistindo nas mentiras. Porque não publicam a verdade sobre o depoimento deste Amaury? Porque não dizem que este senhor trabalhava a soldo de um jornal de Minas? Você sabe ler? Então leia a íntegra do depoimento do saafado, disponível na internete. Você é bobo ou só parece?
-
Caio Márcio Rodrigues
Hélio: foi ótimo e, para mim, uma redenção, ver alguem de pêso lançando a discussão sôbre êsses temas de corporativismo entre nós. É mesmo um absurdo que, em pleno Séc. XXI, no Brasil, ainda prospera a prática dos tempos imperiais (?) de "criar dificuldades para vender facilidades". Agora epítome do opróbrio, da vergonha nacional, é, sem dúvida, a indecente tsunami de exigências de advogado para todo lado. INDECENTE, IMORAL.
-
josydinorah
Tornei-me fã de carteirinha de sua coluna.Pena q o povo brasileiro ainda não tenha maturidade para discutir estes assuntos com seus candidatos e votar com consciência.Votar neste segundo turno é um martírio, me recuso a votar nos dois candidatos... devíamos implantar o método americano, mas como vc mesmo diz...só criamos as coisas pra dificultar e o cooperativismo, isso não será mudado,pois a sociedade brasileira é atrasada,gosta de ganhar sem esforço e privada de massa cefálica.
-
josydinorah
Tornei-me fã de carteirinha de sua coluna. Pena q o povo brasileiro ainda não tenha maturidade para discutir estes assuntos com seus candidatos e votar com consciência. Sr obrigada a votar neste segundo turno é um martírio, me recuso a votar nos dois candidatos... devíamos implantar o método americano, mas como vc mesmo diz...só criamos as coisas pra dificultar e o cooperativismo, isso não será mudado,pois a sociedade brasileira é atrasada,gosta de ganhar sem esforço e privada de massa cefál
-
josesitojr
Eu tenho dito a amigos e colegas que, sim, sempre a coisa pode piorar (está certo, Hélio, o Tiririca falou mais uma besteira). Pode piorar porque, como dizia Albert Einstein, só existem duas coisas ilimitadas: o Universo e a imbecilidade humana. Só que Einstein dizia que tinha dúvidas de que o Universo fosse ilimitado (mas não sobre a segunda coisa). O grande dilema em uma democracia é como proteger o indivíduo do imbecil coletivo, esse sim, um perigo massificado.
-
Crau
Parafraseando o leitor abaixo, os artigos do Hélio são os únicos que se salvam na imprensa brasileira.
-
Ringgo
Sim, eles se salvam. Mas, não sabemos bem para quê. Parece aquele náufrago que conseguiu se salvar, mas vai parar em uma ilha deserta, e de lá não sai nunca mais. Seria isso um salvamento, ou uma morte prorrogada?
-
-
alves
Sempre dá para piorar, ainda mais se a Dilma vencer as eleições. Imaginem esse governo no comando por mais 4 anos. A ditadura militar foi 20 anos, mas com a diferença de que não sabíamos da corrupção, mas a imprensa era... .Portatno, não nos iludamos e vamos varrer essa turma do comando.
-
Caio Márcio Rodrigues
Oi Elias, gostei do seu brado! Vamos varrer mesmo, à moda do Jânio Quadros (lembra-se?). Só que a gente varre político dos galhos com outras armas, não com leis nem vassouras! Quais são as armas que vc propõe?
-
-
Marcos Rodrigues Noleto
Pior do que o voto obrigatório, só o serviço militar obrigatório. Quer dizer: o brasileiro é "patriota" e exerce a "cidadania " por "livre e expontânea pressão". Salvem-nos "Tiradentes" hodiernos! "Libertas Que Sera Tamen"!!!
-
Caio Márcio Rodrigues
Serviço militar deveria ser obrigatório. Tôdas as grandes nações têm FFAA fortes. E o povo apoia as FFAA dêles. Em vez de dar $ como "bolsa", recrute os jóvens e dêm instrução militar a êles. Depois solte-os na sociedade e verão como teremos outro tipo de gente nas ruas, escolas bares, restaurantes, repartições públicas e outros locais!
-
-
pires
Muito bom.
-
tombsb
Sugestão de leitura afim ao tema do lobby das profissões: As Profissões Imperiais Edmund o Campos Coelho
-
descrente
O Brasil teve vários intelectuais a frente do governo, o mais recente foi FHC, Sociólogo. Um paradoxo, porque nada fez pelo social. Ficou provado que para governar o povo só mesmo quem conhece os sofrimentos de perto, e não essa "elitezinha" de filósofos, sociólogos, cientistas políticos e jornalistas que defendem a democracia dos ricos dominando os pobres. Sabemos que este grupo jornalístico recebe, e bem, contribuições para tentar derrubar o melhor Presidente da história d
-
Ricardo
O capim um dia morrerá. O autor um dia morrerá. O autor é capim. Não é verdade que todo corporativismo é ruim. Ruim são as idéias geradas . Assim como dá para piorar também dá para melhorar. Quanto ao voto obrigatório , imagine a situação: Apenas 40% dos eleitores participam em um determinado pleito. Em uma democracia participativa, o resultado seria representativo do país ? É válido o voto obrigatório. O voto facultativo é parte da evolução da democracia, assim c
-
Caio Márcio Rodrigues
Nossa democracia é uma farsa. Essa instituição não está forte: acontece que o povo reduziu suas ambições e ñ sabe mais formular uma sua vontade perante o estado. A assim dita "vontade do povo", obnubilada pela ignorância das opções possíveis, transmudou em "vontade da elite oligárquica e fanfarrona do Direito". Por isso é que Hélio enxerga "estabilidade democrática" de 25 anos. Do meu posto de observação, o que êle vê é o sinal de povo de cabeça vazia ou sob anestesia mental, ñ democracia fo
-
-
marcelo dias
Penso ser a família, enquanto instituição outorgada pelo Estado, um dos mais absurdos processos de socialização já instituidos. Há muito que sofrem os lares com uma concurda convalescência proporcionada pelo peso em demasia -que não são distribuidos em outras esferas sociais. O casamento acabou? Também pudera, quem seria capaz de desenvolver alguma réstia de potencialidade individual, quando o casamento no Brasil sacramenta a união da miséria e privação?
-
Casemiro Kovalevski
Concordo em tudo com esse comentario, e queria acrescentar o seguinte: Voce deveria colocar a imprensa tambem, nesse rol de idiotices, pois fica perdendo tempo com "bolinhas de papel" enquanto temos esses assuntos tão mais importantes. No fim , fica a pergunta : QUEM É QUE IDIOTIZA MAIS ?? Abçs
-
Toni
Sr. Hélio, gosto de seus textos, mas, pergunto. Por que somente agora você procura trazer esse debate? Poderia ter falado para o seu chefe que eles não estavam contribuíndo para a democracia ficar fazendo FOFOCAS e excitando os candidatos a ttocar "farpas" e não discutindo o Brasil real. É uma pena que somente na reta final muitos colunistas começam a querer debater uma coisa importante em meio a uma pancadaria total. Nunca vi tanta bobagem colocada pelos meios de comunição numa eleição. /p
-
Toni
Sr. Hélio, gosto de seus textos, mas, pergunto. Por que somente agora você procurar trazer esse debate? Poderia ter falado para seu chefe que eles não estavam contribuíndo para a democracia ficar fazendo FOFOCAS e excitando os candidatos a ficarem trocando "farpas" e não discutindo o Brasil. É uma pena que somente na reta final muitos articuladores começam a querer debater uma coisa importante em meio a uma pancadaria total... Nunca vi tanta bobagem colocada pelos meios de comunição como ago
-
Maria Malu
Concordo com o Sr. Hélio, porém, me parece que o "vale tudo" desta eleição foi patrocinado especialmente pela imprensa. Alguns jornalistas deixam bem claro que o importante é que o seu candidato "ganhe" a elição, mesmo que para isso minta, explore temas religiosos e tabus, como o aborto, que é praticado em todos os níveis sociais, mas que todo mundo finge que não é.
-
Mauro Budniak
a obrigatoriedade da presença do advogado chama-se reserva de mercado! e vale pra contador,médico,etc.
-
Caio Márcio Rodrigues
Pelo contrário. Subsituiram o despachante pelas vistorias. Só trocou quem paga a propina aos funcionários públicos... A mierda continua a mesma. E mais: Justiça já foi substituída pelo "direito". Os juízes hoje são reféns da máfia da OAB. Se vc quiser resolver alguma coisa nessa área, tem que fechar a OAB, enforcar quem estiver lá dentro, esquartejar e pendurar os pedaços na praça da república. No dia seguinte o Sol nascerá muito mais brilhante!
-
silvae
isso depende do tempo para acabar. lembra do detran que so autorizava os dcomentos via despachante e hoje pode ir no detran direto. ou via banco futuramente pode ser que para falar com juiz não precise mais de intermediario mas no momento e dificil pois um terço do congresso e composto por membros dos detentores da justiça
-
-
Marcos Cansado
Infelizmente, nós brasileiros, queremos ser tutelados pelo estado. Não é à toa que nesta eleição o Lula quer virar o paizinho, a Dilma é mãe do PAC, etc. Por isto a chiadeira sobre as estatizações. Ninguem duvida que as empresas privadas prestam serviços menos ruim do que as estatais, mas nos conforma saber que quem nos exploram são empresas 'nossas'. Temos orgulho da Petrobras - a gasolina mais cara do mundo, mais poluente, mas 'nossa'. Ou da Telebras, com a telefonia ruim, cara, mas 'nossa
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.