Comentários para:

Dá para piorar

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jacqueline Fontes

    Muito bom, excelente texto. Você realmente dá espaço a temas de opinião pública, e não a opinião publicada que é o que vemos diariamente nos veículos de comunicação deste país. No seu caso, dou viva a liberdade de imprensa!

    Responda
  2. Alexandre Cheque

    Hélio, li seu texto, e muito obrigado por agregar conhecimento na minha vida, mas uma pra nós brasileiros nos sentirmos passados pra trás......

    Responda
  3. Eduardo Schubert

    Há 4 anos divulgo esta matéria e não me esgoto de divulgá-la. As classificações que temos hoje de drogas está errada, e é óbvio que cigarro e bebida alcóolica prejudica mais a saude mais que muitas drogas proibidas. Agradeçam a Science Select Committee pelo estudo. Retirem os espaços da url; htt p:// news. bbc. co. uk/2/ hi/uk_news/ politics /5230006.stm

    Responda
  4. CMorais

    Quase sempre que eu escrevo alguma coisa é para criticar. Agora, no entanto, é para elogiar. Muito bom o artigo acima.

    Responda
  5. Pólux

    Como é bom ler um texto assim, dá um orgulho danado saber que temos talentos dessa magnitude, nesse país tão carente de gente que pensa.

    Responda
  6. saulof

    Comparar a Lei do Ato Médico a todo esse corporativismo citado foi uma escolha infeliz. A profissão médica não é devidamente regulamentada até hoje. Que mal pode haver em definir o que é ou não ato médico? Isso protege o paciente. Ah, acaso acham que os médicos estão tirando espaço dos outros profissionais de saúde? Acho que não. Regulamentar o fato de que neurocirurgias e prescrições de medicamentos para um infartado são Atos Médicos não tem nada a ver com corporativismo.

    Responda
  7. Antonio José

    A verdade sobre a confusão de ontem envolvendo Jose Serra e militantes petist@s.. h ttp://w ww.youtube.com/watch?v=nrvEHJB 9c-8&feature=youtu.be A reportagem do SBT, diferentemente da Globo, não deixa dúvidas.. Evidentemente ninguém é a favor da violência... Mas uma bolinha de papel... O que faz sentido, pois normalmente, as bolinhas de papel, PROCURAM as carecas..

    Responda
  8. Gordo Rabugento

    No caso dos advogados, por conta da incompetencia do Judiciário em não valorizar seus profissionais, o que resultou em inúmeras greves que atrasaram os processos, unido a demora em informatizar e juntando com a falta de profissionais, todas as soluções para facilitar os procedimentos prejudicam os advogado. Um Advogado que estudou 5 anos (e nao aprendeu nada na faculdade), teve que fazer cursos, passar por uma prova dificil e paga uma anuidade imensa, merece respeito e condições de trabalho.

    Responda
  9. Osmar F. P.

    Tem razão! Pode piorar. É só colocar um ateu na presidência e fazer aprovar todos os valores que ele defende, tipo, aborto, casamento gay, divórcio, liberação das drogas etc., e torcer para um bebum drogado não vir dirigindo uma carreta e acertar em cheio e mattar o pobre ateu que dirigia sóbrio, com a família, sua linda limousine, obedecendo civilizadamente as leis do trânsito. O Estado laico ficaria órfão e tristinho...

    Responda
  10. Osmar F. P.

    Tem razão! Pode piorar. É só colocar um ateu na presidência e fazer aprovar todos os valores que ele defende, tipo, aborto, casamento gay, divórcio, liberação das drogas etc., e torcer para um bebum drogado não vir dirigindo uma carreta e acertar em cheio o pobre ateu que dirigia sóbrio, com a família, sua linda limousine, obedecendo civilizadamente as leis do trânsito. O Estado laico seria ficaria órfão e tristinho...

    Responda
    1. Osmar F. P.

      Vc tem certeza que faz parte deste planeta ou caiu de astronave pilotada por ateu? Melhor se informar um pouco mais sobre, por exemplo, até onde vai a cultura de um religioso como Ratzinger, para citar apenas um.

    2. José Alfonso

      Um ateu é nada além de uma pessoa que não acredita em nenhuma divindade. Ponto. Quaisquer outras semelhanças de pensamentos e ideias são meramente coincidência. Há ateus contra e favor de aborto, legalização de drogas e etc, etc. Talvez a única grande diferença entre qualquer um 'desses' ateus e (alguns) religiosos apenas que, em relação a essas e outras questões, o posicionamento do ateu se baseia em determinados argumentos - errôneos ou não, enquanto o religioso apenas diz "Deus não

  11. lambreta

    Hélio, parabéns. Como bacharel de direito, achei esclarecedor e fantástico teu artigo.

    Responda
  12. Roberto Gilnei Jr.

    O problema sobre esta frase "É factível, razoável ou desejável que o Estado proíba um cidadão de usar drogas ou praticar aborto?" é o seguinte: ambos os casos afetam mais de uma pessoa. Se alguém quer acabar com sua vida usando drogas, ninguém nada a ver com isso. Mas quem se responsabilizaria pelos atos de um drogado? Um usário de droga não tem controle de si mesmo. Vimos há pouco um drogado sequestrar um onibus em BH e pôr vidas em risco. Não devem ser vistos como de interesse individual.

    Responda
  13. Carlos Gabriel

    Texto primoroso, claro, lúcido. Primor. Proveniente de uma inteligência brilhante. Melhor deixar assim, aqui na UOL. Ao menos, não terei de passar pelo constrangimento de comprar um jornal partidário como tem se mostrado, para meu desencanto, a folha de São Paulo. Jornal que já assinei e cancelei, assim que ficaram claras as suas ligações com o tucanato.

    Responda
  14. emerson de faria

    Cidadania e paternalismo caminham em direções diametralmente opostas e por definição são excludentes. O paternalismo e a glória dos corruptos, populistas e demagogos e horror dos mais esclarecidos. E uma coisa que vou pregar até a mor.te: pelo voto facultativo já. E como sabiamente disse o Hélio Schwartsman, é o Estado que vive em função do cidadão, e não o contrário.

    Responda
  15. noelia alves pessoa

    Voce e mais alguns poucos levantam a bola da discussão séria e a midia em geral o que faz? não repercute. Pessoalmente acho que há uma espécie de conluio entre a midia e os candidatos, para manter apenas a superficialidade. A internt sim, pauta coisas abomináveis, envolvendo os candidatos e seus familares e isto sim, a midia entra em transe e como repercute... Determinad as manchetes dos mais " respeitáveis jornais" dizem uma coisa, quando lemos o texto, não é o que está estampado na

    Responda
  16. Eddie

    Mas como fazer para que a população perceba isso e pressione para mudar/melhorar?Primeiro, tem que votar melhor. Segundo, tem que ser educada.para os mais "iluminados" está bom assim.acho que ainda vamos 'pastar' muito para que consigamos chegar a um ponto minimamente decente.parabéns pela coluna.AbrsEddie Moraes - Itajaí - SC

    Responda
  17. noelia alves pessoa

    Ainda acho que na verdade são as repercussões nos meios de comunicação que pautam a campanha. Os dois candidatos, simplesmente se submetem, não se impõem, nâo impõem a sua agenda à exaustão. A internet pauta, ou reforça questões abomináveis para ambos os candidatos. E os jornalistas perguntam o que? aquilo que corre solto na internet. Seu artigo, um fermento, suculento, traz a base do que a midia deveria fazer: pautar a campanha por uma questão de interesse publico. Perguntar ao candidato aq

    Responda
  18. Tarcisio Tavares

    Você fez a indagação: Estas são algumas das questões que eu gostaria de ver discutidas na campanha eleitoral: Que tipo de Estado os brasileiros desejam? Quanto estão dispostos a pagar em impostos para obtê-lo? E de quanta autonomia vão querer abrir mão? e etc. Respondo: os candidatos não discutem estes temas, pois não rendem votos porque o eleitor comum não pensa nessas coisas. Ele apenas pensa em consumo. Enquanto o voto for obrigatório a qualidade do debate se torn

    Responda
  19. Prof. Robson Novaes

    Muito bom texto! Esse grande jornal de São Paulo, poderia colocar seu artigo na manchete, para dessa forma chamar a atenção da sociedade para uma questão legítima, ao invés de produzir manchetes deturpadas para servirem a horários políticos. Parabéns pelo artigo!

    Responda
  20. meire zago

    Acredito que vivemos numa Democracia mascarada. Num país que usa a Educação para criar pessoas "não pensantes" ... o que se pode esperar???? E, quando as pessoas começam a pensar passam a ser discriminadas... Principalmente o pobre, que para a classe dominante, não tem direito a uma vida digna, de ingressar numa universidade ou de fazer parte da história deste país.

    Responda
  21. Pablo Bertrão

    Excelente texto. Foi muito bem retratado essa imagem burocrática e praticamente fascista que passamos. O Estado está para servir o povo, e não o contrário. Esse estado forte e controlador da população nada faz além de complicar, e muito, a vida de todos.E o tiririca estava mesmo errado. Com ele agora eleito, as coisas podem/vão piorar. E muito.

    Responda
  22. Festim

    Hélio, Gostaria muito de um dia ler sua opinião sobre o chamado voto de "protesto" e outras posturas do eleitor, denunciando o desconhecimento da maior parte da população sobre o funcionamento da democracia. Comentando o texto, eu não acredito ainda que o sufrágio -- quando aplicado na grande massa -- esteja em ponto de permitir voto facultativo. Pelo andar da carruagem, serão muitas décadas até lá. Quem não conhece o valor do voto, não o valoriza! É o caso do ovo e da galinha.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Bravo. Igor! Sem dúvida será muito proveitoso ler tal matéria! Apoiado.

  23. Olivá Antunes Sobral

    MY Friend! Vc. é "um cabra da peste". Valeu o seu comentário.Vc. esta apenas afirmando que vivemos num País de cidadão de papel. Vc . está afirmando que vivemos num País do faz de conta. Vc. está afirmando que o lula e seus nosferatus acéfalos são todos do QUANTO PIOR MELHOR. Parabéns my friend helio.

    Responda
  24. Didi

    Realmente Felipe Bacca, das poucas coisas que se salvam na FSP. Gosto, até pela necessidade de, vez por outra, ter que recorrer ao Aurélio.

    Responda
  25. ELIS

    Helio, seu texto é maravilhoso.. Eu sempre me perguntei por que nao discutimos que tipo de Estado queremos para o Brasil.. mas parece que isso está muito além da mentalidade dos nossos políticos comuns e da maioria da nossa população.... Parabéns pelo seu artigo

    Responda
  26. santino gonçalves

    Gostaria de parabenizá-lo pela lucidez do artigo.Em tempos de campanha eleitoral onde vemos muitos colunistas escrevendo apaixonadamente sobre este ou aquele candidato, é salutar lermos um texto com esmero e coerência.Bom trabalho!!

    Responda
  27. Eduardo Santos

    Hélio, me desculpe... você não tem lugar melhor para escrever os seus excelentes textos?

    Responda
  28. Roselene Candida Alves

    "Infelizmente, o Brasil é o país das corporações." E é verdade, concordo com Hélio. Agora, se o povo formasse uma única corporação capaz de barrar abusos dos três Poderes, como o aumento abusivo de impostos e tarifas e a corrupção epidêmica, eu entraria de fundo nesta corporação. Parabéns pelo artigo, Hélio!

    Responda
  29. Antonio José

    Os dois projetos em disputam são definidos.. O Brasil como potência econômica e política global, socialmente justo, militarmente forte, defendido pela candidata do PT, Dilma Roussef; O outro, representado por José Serra candidato do PSDB-DEM, é o do Brasil submisso às diretrizes dos Estados Unidos, com sua economia privatizada e alienada aos interesses aos estrangeiros.

    Responda
    1. Olivá Antunes Sobral

      MY FRIEND! Vc. "pisou na bola". O Brasil já é uma potencia global,só que no tal desgoverno o Brasil se tornou uma republiqueta de comunistas inglórios que com suas mentiras deslavadas induz erros aos menos esclarecidos[tática de comunistas para enganar os bobos].Quanto ao Serra,esse é do "ACHISMO",por em é o menos ruim.Quanto a imbecilidade e teimosia de economia estatal[só serve para cabides de empregos e fomentar a CORRUPÇÃO de gov

  30. GIL

    Bom dia povo Brasileiro; alguem pode falar para o Zé promessa que a vox pode ate trabalhar para o PT, o que diria da Sensus, entao empatou, ficamos entao com os outro dois maiores que provavelmente sao independente viva a Democracia bye bye Zé tchau tchau Zé; oh Zé o a pesquisa aióoooooooooooooo......

    Responda
    1. Olivá Antunes Sobral

      My friend! Essa tal pesquisa não existe, e se existir é manipulada a favor de A ou B. Tenha a certeza que o dinheiro da maldita CORRUPÇÃO compra tudo e a tados.Pergunto:Vc. é do PT? Do PSDB? Ou outro Partido? Ou vc. é um dos tantos comunistas inglórios que sofreu lavagem cerebral? Vc.é um verdadeiro trabalhador e honesto ou vive às custas de cabides de empregos?Vc. sabe quais cr.imes a dilma cometeu?Sabe qual é o verdadeiro nome da nosferata? Pergunt

  31. Antonio

    Parabéns Hélio!

    Responda
  32. jomar

    Marvilhoso o artigo. Esses assuntos deveriam ser discutidos pelos candidatos à deputado federal e senador.

    Responda
  33. Antonio José

    Testemunha ocular A reportagem do JB entrevistou um jornaleiro, frente ao qual, ocorreu a confusão.. "Tudo aconteceu em frente à minha barraca. O pessoal do Serra veio forçando a passagem para cima do pessoal da Dilma - garante Ricardo. O que eu ouvi de quem estava na confusão foi que o primeiro a apartir para a agressão foi um dos filhos da vereadora tuc@na Lucinha." O JB entrou em contato com a assessoria da vereadora Lucinha, que não conseguiu localizá-la

    Responda
    1. Olivá Antunes Sobral

      PURA ANARQUIA DE SOCIALISTAS E COMUNISTAS INGLÓRIOS! De um extremos tem-se pessoas que se intitula socialistas e do outro extremos tem-se extreminstas comunistas do QUANTO PIOR MELHOR! Até parece que o BRASIL voltou aos tempos de países de tribos rivais.Culpa de ambas partes tribais. Este é o Brasil que tem um desgoverno voltado para as malditas mentiras do engana que os eleitores cabretistas gostam.

  34. francisco das chagas

    Excelente artigo, é uma pena que os jornais, as revistas sensacionalistas, os noticiários de televisão que é um veículo poderosíssimo não levem ao conhecimento do grande público, ficando restrita a pequena parcela que tem acesso a internet. Parabéns Sr. Hélio.

    Responda
    1. Ringgo

      Fiquei perdido! Até bem pouco tempo atrás, o termo EXCELENTE era usado para qualificar coisas que estivessem muito acima da média. Mas, quando você o utiliza para adjetivar este artigo, eu não sei mais o que significa. As músicas do CALYPSO? Os livros do Paulo Coelho? O Programa do Faustão? Os comentários do Leão Lobo? O Serra dando uma de simpático? Faz-me rir!

    2. Malheiros

      Francisco, Perdoe, mas o Hélio não publica seus textos na folha impressa? Estou lendo agora a edição virtual, não tenho o jornal aqui, mas acho que é o mesmo texto... Portanto, nada a ver - os leitores da folha, ao menos, virtual e impressa, têm acesso. Quanto às revistas sensacionalistas, elas trazem textos de outros bons colunistas. E quanto aos "noticiários da TV", aí acho que você viajou mesmo...Carlos

  35. Felipe Bacca

    Eu vou repetir até o possível fim do universo: os textos do Hélio são os únicas que salvam a fo.lha.

    Responda
    1. Ringgo

      De duas, uma: ou universo vai acabar, em poucos anos, ou você não entende nada de textos. Eu aposto na segunda. Um abraço fraterno!

  36. Daniel Bragante

    Finalmente um artigo decente, oportuno e conveniênte. Parabéns.

    Responda