Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sr

    Mas quando tivemos o plebiscito de 1993 entre Monarquia x Republica deu Republica, Gilberto. Por isso Don Fernando não pôde ficar no trono até o fim da vida como você gostaria. Se Lula surfou na onda de FHC, como você afirma, isso aconteceu no primeiro mandato. Já estamos no fim do segundo mandato e será que o mérito da situação do país não cabe nem um pouco ao governo Lula? Será que daqui 20, 30 anos ainda vamos ter que aguentar essa conversinha?

    Responda
  2. RAIMUNDO ALMEIDA VIANA

    A algum tempo atrás o sr FHC disse que o Presidente LULA surfava e ele criava ondas , mais eu digo o que adianta criar as ondas se nao sabe surfar , LULA tb cria ondas a diferença é que ele é um bom surfista por isso o BRASIL funciona .

    Responda
  3. Mosquim, João

    Caro Gilberto Vc defende tanto o F.H.C e o candidato atual das elites, o Sr. Serra. Não passou pela sua cabeça que, caso o Serra vença e por um infortunio, venha a ter problema de saúde e seja obrigado a deixar o governo, quem assume é o vice. É bom nem imaginar, da até arrepio.

    Responda
    1. Luan Nogueira

      TEMER E SARNEY VICES, CRUZ CREDO. Dá ATé mortte. Hiiii, DEU.

  4. Logan

    Acredito que nossa sociedade tem memória fraca, inclusive o colunista.Qual foi o presidente que passou oito anos no poder prometendo que o salário mínimo seria de U$ 100,00 antes de terminar seu governo ?! É isso mesmo US 100,00.Continuo com a intuição que todos nós somos hipócritas, reclamões, chorões entre outras coisas mais. Mas o que espanta mesmo é a falta de caráter, honra, justiça, lealdade e principalmente sinceridade. Isso falta em todos nós .... Isto tudo pelo controle do p

    Responda
  5. ruth freitas

    Nossa Gilberto!!! Que pena achei que você era imparcial, mas me enganei FHC teve oportunidade de fazer alguma coisa e não fez nada. Você também é adepto dessa política deles, de que tem que fechar empresas públicas para economizar, fechar escola porque tem poucos alunos, o FHC é um sociólogo decadente metido a ser celebridade, é como o Serra bem fraquinho. Eles não tiveram pulso nem competência para fazer este país avançar. São incompetentes demais.

    Responda
  6. mineirinho

    Tem certeza sobre "democracia" ? Democracia não é só eleição; é respeito ao periodo eleitoral, coisa que o presidente Lula não tem; é independência do Judiciário, coisa que também não há; é a não partidarização do governo, com certeza é um governo que sufoca a carreira pública pelo excesso de nomeações políticas.

    Responda
  7. Joloma

    Segundo economistas de renome,como Afonso Celso Pastore,Delfim Neto,Maria da Conceição Tavares e varios outros,"o plano real acabou no dia que FHC,desvalorizou a moeda,puxando o dolar,de 1,15 para 1,85.O dolar que no Plano Real deveria flutuar de acordo com o mercado,depois de uma semana já estava de 2,10,e não parou mais de subir,chegando a 3,20,e disparando durante o efeito Lula,que estava subindo nas pesquisas,devido o desemprego e a situação caotica que

    Responda
  8. Ismael Gal

    A única coisa em que concordo nessa reportagem é que o maior eleitor de Dilma não é Lula. Acho que o maior eleitor de Dilma é o Serra. Explico: Com tantas bobagens que o Serra vem fazendo em sua campanha, com o jogo rasteiro e as baixarias, agora quer transformar uma bolinha de papel em petardo. Mesmo os mais lentos de raciocínio estão percebendo que ele não é qualificado para ocupar o posto de presidente. Se fosse uma criança, o chamaríamos de dodói.

    Responda
  9. Santista 2

    A verdade é que vcs não gostam mesmo do Lula, não tem essa de que o FHC arrumou a casa não, isso é conversa p boi dormir, eles estavam tão acostumados a levar a coisa coma barriga até que uma parcela da população se encheu, uma pequena parcela capaz de fazer um juizo próprio des coisas,pq a gde maioria ainda é maria vai com as outras, mas a coisa tá mudando.

    Responda
  10. BobMauro

    Mais uma víuva do marquês... O cara é outro!

    Responda
  11. Orizon Alves

    nao adianta gilberto vai perder assim mesmo

    Responda
  12. mauricio barbosa

    Claro Dimenstein, o povo não sabe de nada, não entende nada, FHC deveriater altíssimos índices de popularidade, o apagão que paralizou e deixouo país no escuro foi apenas um pequeno acidente de percurso, os t...u...c...a...n...o...s...sã o ótimos gestores, os jornalistas da grande imprensa sabem disso. Opovo brasileiro além de não entender nada de política é muito ingratomesmo.

    Responda
  13. CHARLES PEREIRA PENNAFORTE

    Meu Deus! O cara só repete a mesma coisa: "Só Brasil só melhorou (sic) por causa do FHC"... Isso é patológico. Os dados não mostram isso. Não fez? Já era. Muda o disco. FHC morreu! Não existe! Olhe para o presente e o futuro! Vocês deveriam fundar o Partido das Viúvas do FHC (PV do FHC).

    Responda
  14. Joãozinho

    Meu caro Dimestein, coincidentemente, se você não tivesse escrito essas "jóias" eu não teria tido o desprazer de contestá-lo. Qualquer pessoa razoavelmente bem informada apostaria de olhos fechados na vitória da Dilma sim. Ou você comunga com as opiniões do Sergio Guerra

    Responda
  15. historiador

    Para quem é honesto intelectualmente sabe muito bem que os governos do PT e PSDB foram bastante diferentes. Um privatizou tudo que pode e praticamente triplicou a divida externa, o outro manteve algumas privatizações, segurou estatais estratégicas e quitou a dívida. Com um detalhe a favor para o atual governo: enfrentaram a pior crise financeira desde 1929 e nem sentiram. Eles foram semelhantes apenas no que tange a corrupção (compra de votos, caixa dois)

    Responda
  16. historiador

    Alguns mistérios ainda pairam no ar. FHC leva a fama do plano real, mas sabemos que os dois economistas que criaram o Real foram André Lara Resende e Pérsio Arida baseados nas experiências da Argentina e México. O roubo que estes caras cometeram foi algo assustador. Após terem criado a moeda nova, valorizaram o Real para até 0,70 centavos, comparado ao dólar, o que gerou um déficit para o povo pagar. André Lara Resende monta o banco Matrix especificamente para se aproveitar daquele momento.

    Responda
  17. zeros

    O povo é imediatista.FHC e outros ficaram tantas décadas no poder e não distribuiram renda. Por que Serra não ganhou as Eleições quando foi candidato, depois do término do mandato de FHC?Muitos brasileiros querem o Brasil independente dos EUA,tanto economicamente como na política externa.Os interesses nucleares do Irã são os mesmo do Brasil no que tange ao desenvolvimento de tecnologia nuclear,por exemplo.Menor desemprego, economia crescendo com de 8 anos de Lula no poder.A obra não é só de

    Responda
  18. historiador

    A privatização da Anatel foi importante, mas é má fé dizer que o serviço de telefonia não ia melhorar. A própria globalização, o mercado propiciaria esta melhora, talvez com um ritmo menos acelerado. Agora é preciso levar para o debate que os serviços de telefonia é um dos mais caros do mundo. É preciso lembrar também na época da privatização o escândalo que hove em que o governo FHC privilegiou grupos como o Oportunity, promovendo tráfico de influência.

    Responda
  19. Emilia Silva

    Elizabeth, onde você estava há uns 10, 15 anos atrás. Na Inglaterra?

    Responda
  20. historiador

    Não dá para dizer que Lula manteve as mesmas políticas de FHC. São propostas diferenciadas. Uma é privatizante, enxugar o Estado o outro, ao contrário, aumentou o número de funcionários públicos. Só na faculdade federal de História onde faço doutorado, houve no governo Lula a contratação de mais de 20 professores doutores. No governo FHC este número não chegou a 3 e ainda tendo que ouvir do ministro da educação na era FHC, Paulo Renato que a universidade pública não duraria mais 5 anos. É fa

    Responda
  21. João System

    Ainda bem que Lula não assumiu depois de FHC, caso ele tivesse hoje estariamos usando orelhão, sem internet; com uma inflação galopante e usando o Cruzeiro como moeda. Lula aproveita de seu alto indice de aprovação para gravar propagndas eleitorais para a Dilma, em todo comicio que ela vai lá está ele; ela não consegue fazer nada sem ele. Tudo no governo dele não passa de um jogo de marketing.

    Responda
    1. Santista 2

      Puxa saco sem conhecimento de causa

    2. Joloma

      Caro João FHC publicou um livro se dizendo autor do Plano Real,desagradando Itamar Franco, que o criticou publicamente."Não foi ele que criou o Real" e jamais seria Presidente se não fosse Itamar.A vaidade de FHC é famosa.Se julga o maximo.Mudou a constituição para poder ganhar mais 4 anos.Houve,acertos,mensalão para conseguir que o Congesso atendesse seu desejo.Se fosse Lula que tivesse proposto essa mudança a grande midia cairía sobre ele.Como mais esses

  22. historiador

    Existe sem dúvida um legado advindo do Plano Real, mas com toda sinceridade, é preciso colocar também o desastre que foi a política de FHC. O PSDB defende cortar gastos, enxugar o Estado, o PT assumiu outra postura que foi criar novos postos de trabalhos no serviço público; mais vagas para universidades;bolsa familia, etc. Com grana as pessoas irão consumir. Por isso não sentimos a crise. Isto beneficia os empresários e ainda fazem discurso de privatização. Veja o qto as empresas lucraram.

    Responda
    1. pires

      Raphael, note que estes aprox. 100.000 cargos públicos, por indicação e não concursados não geram nada em termos econômicos para o país e muito menos para a população em termos de melhor qualidade no serviço publico, apenas se beneficiaram os apadrinhados politicos como o filho da Erenice. Note também que se este dinheiro fosse colocado em investimentos, isto geraria muito mais empregos e também seria um indutor de mais crescimento econômico. Do jeito que esta, teremos problemas muito em bre

  23. pires

    Como diria meu avô, "falou pouco, mas falou tudo". A maior contribuição de Lula foi não ter alterado as principais politicas econômicas de FHC e isto associado a um grande período de crescimento mundial impulsionou o Brasil. Estamos bem, porém crescemos menos que a média do mundo, o que mostra que poderiamos estar melhor, principalmente se o governo utilizasse nosso suado dinheiro de forma adequada.

    Responda
    1. Tomaselli

      Prezado Emerson, concordo plenamente. O que mais me apavora é não reconhecerem os avanços feito na "era FHC". Sei que ele não foi perfeito, assim como Lula não foi e não é! Vejam a dívida interna. O governo simplesmente parou com as metas de superávit primário. No momento em que a União Européia não conseguir mais financiar seu défict e começar a quebradeira por lá, terão que sacar os investimentos em títulos da dívida brasileira. Aí o bicho vai pegar. Até pra nós que aplicamos em renda fixa

  24. TIBERIO AUGUSTO

    O eleitor de Dilma é o que experimentou a classe média e gostou. O eleitor de Dilma é o que sai da informalidade para o emprego fixo. O eleitor de Dilma é o que sai do puxadinho e vai para uma casa decente. O eleitor de Dilma é o que sai do arrocho salarial para ter aumentos reais. O eleitor de Dilma tem mil razões para ser LULA.

    Responda
    1. TIBERIO AUGUSTO

      ps. sr. Dimenstein, sou um leitor que tenta ter o máximo, e não o mínimo, de informação possível , inclusive, para não ter a visão distorcida dos fatos, buscando a imparcialidade na notícia. Imparcialidade,por sinal, está cada dia mais distante deste jornal.

  25. Claudio costa

    Ola amigos Concordo com o texto e digo mais o nosso maior problema, o que parecia que não tinha solução e que foram tentados varios pacotes, alguns mirabolantes, era sem dúvida nenhuma a INFLAÇÃO. Esta fera foi domada, e não reconhecer o papel de FHC é no minimo falta de boa vontade ou cegueira politica. O Pais ficou pronto para crescer e o mundo nunca antes tinha passado por um momento tão bom, com tanto progresso, será que nós realmente soubemos tirar o máximo??

    Responda
  26. Rodolfo Xavier Junior

    O maior eleitor de Dilma é o crédito fácil. É a maravilhosa sensação que o consumidor alienado atual sente quando vai ao "shopping" e efetua uma compra. Automóvel, televisão de lcd, Ipod, Ipad, tablet, tênis de marca, roupas, viajens, bebidas, futebol, laptop etc. Uau!!!!!!! o que mais posso querer? Viva Lula e sua turma!!!!!

    Responda
  27. edilene teotonio

    O FHC fez um péssimo Governo. Por quê ninguém gosta desse pavão?! É detestado pela maioria dos brasileiros...e o Lulinha paz e amor? Vamos morrer de saudades dele, dimenstein !!!! Ainda bem que a Dilma vai seguir sua política !!!!

    Responda
    1. Tomaselli

      FHC fez o que tinha que ser feito para estabilizar a economia e iniciar as reformas de baase deste país. O Lula fez um bom governo e melhorou muito. Mas não se esqueça que ele pegou uma onda de crescimento da economia mundial. Acredito que o país poderia estar muito melhor se alguns assuntos do governo tivessem sido tratados de forma mais profissional. Olhem como está a dívida interna. Preparem-se para o que está por vir!

  28. Jânio Barbosa

    Na verdade, maior eleitor de DILMA é o povo brasileiro!!!

    Responda
  29. Valdemar Miranda

    Se 2 + 2 sao 5, conforme as contas do PSDB, por que FHC nao conseguiu eleger o seu sucessor. Nem sempre a menor distancia entre 2 pontos eh uma reta, conforme a teoria da relatividade. O FHC como ministro da Fazenda e a ajuda principalmente dos tecnicos e do BACEN na implantacao do Plano Real. Nada foi criado pelo FHC apenas implantou aquilo que os tecnicos recomendavam. Ate parece que FHC criou, Ninguem cria, apena copia. O unico criador que conheco eh Deus e o FHC mesmo disse que eh ateu.

    Responda
  30. Roberto Rocha

    Tudo bem que com o senhor Lula as coisas tenham melhorado um pouco. Mas a estabilidade econômica foi um ganho do govêrno FHC. Quanto a democracia, tenho dúvidas se ela será mantida com Dilma. Lula tinha a obrigação de conquistar seu lugar como democrata, mas Dila não. Ela está mais para Hugo Chaves, Evo Morales e outros do que para praticantes da democracia verdadeira. R.Rocha

    Responda
  31. Baltazar

    Na verdade o presidente que mais protegeu os salários na história foi José Sarney, com o gatilho salarial. Outro Presidente que protegeu trabalhadores e trabalho foi Getulio Vargas. O pior salário mínimo, em dólares foi o de FHC. Foi também o FHC que extinguiu, na sua gestão, a classe média. FH entregou o governo ao Lula com todas as estradas federais aos pandarecos, com um buraco dentro do outro. E o dólar a R$4,00? Apesar de tudo ainda existem viúvas de F

    Responda
  32. Leandro Machado

    Essa coisa de "o eleitor com o mínimo de informação sabe..." não cola pra mim, desculpe-me, Gilberto. Quer dizer que todos os eleitores que não têm essa percepção são pessoas desinformadas? Não sei, acho perigoso um jornalista afirmar isso. Eu poderia até levantar uma discussão sobre o que é ser bem informado, mas não farei isso. O espaço é curto. Abraços!

    Responda
  33. Fernando Ferreira

    Na verdade Dilma/Lula /PT estão dando o maior show nestas eleições. Estão próximos de um dos maiores feitos deste país, derrotar a imprensa Serrista aliada ao que existe de mais conservador neste país, uma elite que há muito não qyer largar o osso. Dilma representa a redenção dos pobres e humilhados deste país. Lula deu ao povo o que ele precisava e que FHC jamais "soube" dar: d ignidade .

    Responda
    1. JD P

      O ex-piloto de motovelocidade Luís Corsini afirmou na quinta-feira, em depoimento à Polícia Federal, que pagou R$ 40 mil a Israel Guerra, filho da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, para obter um patrocínio de R$ 200 mil da Eletrobras em 2008. Porque este cara foi na PF, confessou um crime e saiu pela porta da frente da delegacia? Dignidade é o que falta à justiça deste pais que não prende nem réu confesso, ainda mais se ele der uma ajudinha pra campanha do Zé

  34. flavionarezzi

    FHC: Estabilizou a moeda e acabou com a inflação; Iniciou o processo de distribuição de renda aos miseráveis. Privatizou empresas deficitárias.Lula: Consolidou a estabilidade econômica; Distribuiu a renda. Fortaleceu as instituições A percepção do povo é que estamos em tempos de fartura. Muitos sabem que isso aconteceu por meio de um processo de vários governos e instituições. Outros, acreditam que é tudo fruto do Lulismo. Pensem racionalmente, sem paixão. Verão que a discussão deveri

    Responda
    1. Jean Carlos Gomes

      Um dois comentários mais lúcidos! Parabéns!

    2. JD P

      Sr Flavio. esta estabilização aconteceu há 18 anos atras(10 de FHC e 8 do Lula). Nada adianta uma estabilização se a economia não for para o rumo certo. Quem deu rumo certo à economia foi o Pallocci, que apesar do deslize ético, deu uma grande contribuição para que o Brasil desse este passo gigantesco dentro do cenário internacional. Veja como estão a França, a Grecia e outros países Europeus que aderiram ao neoliberalismo. Hoje até o OBAMA está adotando a politica economica keynesiana p/ os

  35. Marcelo Oliveira

    Se o FHC era também como afirma esta coluna,porque somente 25% da população achavam no final do seu governo bom ou otimo.Sem levar em consideração destes 25% a grande maioria é PSDB desde criancinha,se não a percentagem seria ainda mais baixa.

    Responda
  36. RJB

    Gostaria que os prezados missivistas listassem as mudanças ou as diferenças do Governo Lula para o FHC. Passei pelo dois governos acompanhando o desenvolvimento político e econômico. Para mim, a diferença está na Economia mundial que facilitou egrandeceu o plano do FHC "oops", Lula. duas coisas não precisam explicar: - a corrupção no governo Lula e, - porque o Lula não extingüiu o famigerado Gatilho da Previdência" criado pelo abominável FHC?

    Responda
    1. Jean Carlos Gomes

      Outro comentário lúcido e que explica muito bem as diferenças entre os dois governos e também as propostas REAIS de Serra e Dilma. Quem aspira ficar na classe média expandida sabe em quem votar... Se bem que o discurso de Serra vem mudando estes dias. Será que o Serra se converterá ao Keynesianismo? Duvido muito! Abraços!

    2. JD P

      Corrupção: A VEJA vem tentando "pegar" o LULA há 8 anos. Esta é a maior prova de que o governo Lula tem muito baixa corrupção. Óbvio que vários deslizes aconteceram, e infelizmente todos os partidos tem problemas, p.ex, o mensalão do Arruda , o do Azeredo e o do Paulo Afro que não são do PT. Além disso há uma campanha de desconstrução da imagem do PT pela imprensa para abrir os caminhos para a corrupção generalizada que beneficia os grandes corruptores e isto é muito claro nestas eleições.

    3. JD P

      O governo FHC foi adepto de políticas microeconômicas e monetaristas, visando o mínimo de ação do Estado sobre o Mercado, com a "busca do Estado Mínimo", privatizações e arrocho salarial, que são os pilares da teoria neoliberal.O governo Lula ressuscitou Keynes e a macroeconomia, e assim o ressurgimento do Estado como agente econômico estratégico, seja através do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, das P PP's e o PAC. Portanto a política econômica de Lula NADA TEM A

  37. Roberto Paula

    Pode-se acabar com a pobreza, com a violência, com o desemprego, com a corrupção neste país, porém uma coisa que jamais será erradicada no Brasil é a IGNORÂNCIA.

    Responda
  38. Doctor Cris

    Que Jobs, Bill Gates... Se não fosse o inventor da roda, né Gilberto Dimenstein, eles não teriam feito o que fizeram

    Responda
  39. marcelo araujo

    Caro Gilberto, que FHC combateu a inflação todos sabemos, mas a que preço? Arrocho salarial, desemprego, falta de crédito etc. Isso vc não escreve. Tudo bem, o patrão não deixa, né?

    Responda
  40. José Roberto Mazer

    Gilberto, mesmo nao aceitando, seu FHC está morto, e dia 29 vai acabar de enterrar o SERRA. Mas vc ainda tem o Alckmin pra segurar. É DILMA 13.

    Responda
  41. Edson Souza

    Para os pTistas esse texto do Gilberto nada tem de verdadeiro, pois quem descobriu o Brasil foi Lula, bem que poderia ter sido FHC, dessa forma a prioridade seria a educaçao e a cultura, mas como foi lula, esta ai explicita a ignorancia do homem que pensa com o figado. FHC +Plano Real=estabilidade ...RECONHEÇAM esse merito do FHC ou voces acreditam mesmo que quem descobriu o Brasil foi o Lula.

    Responda
  42. Cara Limpa

    O MAIOR ELEITOR DE DILMA É SERRA COM SUA DEMAGOGIA. SUA FALTA DE CARISMA, A ARROGÂNCIA PECULIAR . A FALTA DE UM PROGRAMA CONSISTENTE. O POVO QUER EMPREGO, SALÁRIO E OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO. E LULA OFERECE TUDO ISSO AOS BRASILEIROS.

    Responda
  43. WHITEMAN

    Mais uma prova de que brasileiro tem memória curta e individualista. Deve ser pelo alto índice de cachaça e cerveja que toma no ano todo. LULA fora mui inteligente em dar prosseguimento ao plano social, político e econômico deixado por FHC. Não é a pessoa do LULA que é detestável. O que é detestável, abominável e perigoso será a volta dos terr.oristas do PT ao poder. Espero estar enganado, mas chega a ser preocupante! Que Deus tenha misericórdia e nos ajude escolher direito.

    Responda
  44. berzek

    Chega disso "seu" Gilberto, estabilizar a moeda era obrigação de FHC, o Brasil estava na encruzilhada, mas claro, a paternidade outras pessoas reinvindicam. Agora erudito e intelectual como é FHC fez muito pouco pelo país, por isso sou cada vez mais fã do LULA!!!

    Responda
  45. Wisa

    Parabéns, Sr. Gilberto Dimenstein ! Finalmente o Sr. - "grande" pensador brasileiro - chegou a conclusão óbvia, mas que os eleitores, dada nossa habitual estreiteza mental, ainda não tinham perc ebido": o maior eleitor de Dilma é.... FHC!!! Brilhante !!!

    Responda
  46. silvio arcanjo

    Este jornalista escreve induzindo os eleitores e substimando sua capacidade de raciocinio,é tendenciosos, elitista e se acha o dono da verdade. Jornalismo deve ter imparcialidade, Dimenstein não conhece esta palavra, se a conhece não a usa,infelizmente. Fica claro que quem não quer comparação de governos são os céticos ,pois o narcisismo não o fazem enxegar a verdade.

    Responda
  47. dibo

    O jornalista insiste em afirmar que os resultados do Lula foram obtidos graças ao FHC. Como diz o gaucho, "cavalo ensilhado não passa duas vezes". O Príncipe perdeu tanto tempo se adorando no espelho que não viu o mandato passar. Quando acordou o seu tempo havia terminado de maneira melancólica. A questão do emprego e do salário influi muito, é verdade, mas o que derruba o sociólogo e seu candidato é a memória do trabalhador. A única lembrança que o pobre tem do FHC é o desemprego que ele de

    Responda
  48. Deise Góes

    É claro que o maior eleitor de Dilma não é o Lula, é o povo brasileiro que sabe que este foi melhor governo que o Brasil já teve. Governou para todos, os pobres tiveram vez, melhoram de vida, é isso que conta. Se o Lula tivesse apoiado o Serra (que isso fique só nos meus piores pesadelos!) ele estaria muito bem nas pesquisas, tanto o Serra sabe disso que não ataca diretamente o Lula, ele sempre se refere a governo do PT, ou coisas desse tipo (como se o PT e Lula fossem opostos).

    Responda
  49. pitanga

    Eu quero ver a irmã do Chugo Chaves no poder,o que gente boa, depois sentar e chorar , correr para Sun Paulu.

    Responda
  50. santos

    não,o verdadeiro trunfo é que a vida do pobre melhorou muito,e o nosso respeito internacional,só a pseudo elite da nossa sociedade os que abusam da lei do jerson é que se desespera apeasr de estarem cada vez mais ricos isso porque o pobre passou a ser consumidor

    Responda