Ciência > "Punir usuário de maconha não ajuda", dizem especialistas e ativistas em debate Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Julio Veiga

    Engano deles. Ajuda sim, pois, só existem os vendedores porque existem os usuários. Um usuário é tão culpado quanto o vendedor. Diante da acessibilidade da comunicação, o usuário não pode alegar ignorância sobre a gravidade do uso. Sejamos racionais, pois, os maiores culpados pela proriferação da existência da droga são os usuários.

    Responda
  2. AlterEgo

    O Brasil foi o último império nas Américas e um dos últimos a libertar (!) seus escravos; agrupou-se aos Aliados quando a segunda guerra ia longe e foi o último a dar fim à ditadura. Se a história se repete, haverá de ser o último a legalizar o uso da canabis e a descriminalizar o aborto. Enquanto o mundo tem procurado banir os carros, o país se orgulha de seus recordes de vendas. Este é mesmo o "país do futuro": enquanto ele passa, a gente corre atrás!

    Responda
  3. Elídio Guimarães

    O usuário de mac onha não favorece o tráfico de drogas, o que favorece o tráfico é a própria lei. Ninguém vai querer entrar numa favela para comprar se tiver um pezinho em casa, mas se tiver um pezinho em casa e for pego, responde por tráfico. Como comparar ma conha com outras drogas como crack, cocaína ou mesmo o álcool? Todas estas estão associadas com comportamentos violentos, o contrário do efeito da erva.

    Responda
  4. Edperim

    Ok... Se legalizarem algumas drogas, que vai arcar com os gastos resultantes de eventuais intenações desses usuários "legais" ??? Nós ????

    Responda
  5. Sem fe na humanidade

    Parece que esses especialistas de plantão ñ sabem que o "pobre coitado usuário" assalta e mata para comprar mais drogas (sejam elas legalizadas ou ñ). Qdo usou pela 1º vez sabia que era ilegal, então que arque com o peso de suas escolhas e seja preso como qq outro infrator da lei. Como os pais podem orientar seus filhos dizendo que droga é uma droga se esses caras defendem que usuário é santo, é coitadinho, é doente, como se não fosse o responsável pela manutenção do

    Responda
  6. silva honesto

    Nem sempre o usuario é um elemento problematico,mas para conseguir a droga as vezes tem que se envolver com pessoas disfuncionais ou desonestas.É melhor liberar,taxar e explicar as propriedades boas e negativas que se pode conseguir usando a planta.O dinheiro da taxação pode ser usado em educação e pesquisas.Muitos presos por causa do uso custam fortunas aos cofres publicos e são forçados a conviver com bandidos na cadeia.A classe medica deveria ter um papel mais ativo visando a liberação.

    Responda
  7. pocotó

    Que punir o usuário não resolve qualquer leigo sabe disso. Tenta prender todos os tomadores de pinga pra ver se resolve. É preciso investir em orientação das crianças e dos jovens nas escolas, principalmente e combater o tráfico e a produção de drogas com mais rigor, o usuário é apenas uma vítima de um vício difícil de superar. O usuário precisa de tratamento e não de punição.

    Responda
  8. Marcelo Silvestre

    Nessa questão, estão envolvidos os filhos dos ricos e os filhos dos pobres. Para os filhos dos pobres mandamos o BOPE. Já o filho do rico, tadinho, é doente. Ou assume que é crime e pune os dois ou libera logo de uma vez que o tráfico deixa de existir. Agora essa proibição "parcial", que libera a posse para uso, e essa punição parcial, que fuzila só os filhos dos pobres, isso é que eu não concordo.

    Responda
  9. Ricardo 77

    Sou a favor da liberação. Nunca usei qualquer outra droga a não ser bebidas alcoólicas, das quais não abuso. Mas acho que a proibição da mac onha não causa qualquer vantagem à sociedade e sua discriminalização, se não trouxer ganhos, creio que também não trará prejuízos.

    Responda
  10. rfmoretti

    Esse pessoal deveria tomar vergonha na cara e levar palmadas no bumbum por divulgar e fazer apologia as drogas.

    Responda
  11. Andre

    Especialista em economia como Steven Levitt dizem exatamente o contrario . Punir o usuario diminue a criminalidade e a sociedade agradeçe.

    Responda
  12. M1TO

    E o álcool? Ambas são drogas leves. Porque então só o álcool é legalizado? Pessoas que defendem cadeia pra quem fuma deveriam defender cadeia pra quem bebe, já que álcool é droga também, deixa doidão e faz mal pro fígado. Mas é evidente que a proibição do álcool geraria uma violência e uma sequencia de mor.tes que no fim sua proibição causaria mais danos que a legalização. O mesmo vale pra maco.nha, sua proibição gera muito mais danos a sociedade do que sua legalização.

    Responda
    1. Ricardo 77

      A criminalização do álcool fomentou a máfia norte-americana. A posterior legalização tirou essa fonte de renda dos criminosos.

    2. Andre

      Eu sou a favor da criminalização do alcool .

  13. M1TO

    Sou a favor da legalização. O trafico mata muito mais do que o consumo. Na verdade não temos sequer nenhuma noticia de alguém que morreu de ma.conh.a, mas agora pegue quantas pessoas morreram em virtude do trafico? Pessoas que nunca fumaram nada tomam tiro na cara por conta do trafico de drogas. A frase inicial da reportagem resume bem: PROIBIR É CONTRAPRODUTIVO, proibir é ruim para a própria sociedade, mesmo pra quem não usa ma.conh.a. Legalizar acabaria com a violencia gerada pelo trafico.

    Responda
  14. MARIA INES LEIS

    Eu concordo legalização ditada pela neurocientista Sidarta Ribeiro eo biologo Renato M. Lopes. Desde que acompanhados por medicos administrantodo a dosagem, tendo um psicologo em seu tratamento, quem sabe ajudaria aos poucos deixar o vicio, pois acredito após descobrir o motivo na psique no ser humano, ele não deixara que o vicio não o controle mais.

    Responda
  15. claudemir

    É verdadE. Não ajuda. O que deveríamos fazer é dar um carro e uma moto para cada um, um quarto num hotel cinco estrelas para que eles possam se drogar à vontade, sais de fruta e umas três ou quatro gueixas, afinal, nem só de droga vive o homem.

    Responda
  16. Luiza Macumba

    Acredito que há tanta coisa a ser punida e não é. A mim me parece que o problema com as drogas ilícitas tem mais a ver com a incapacidade do Governo Federal de arrecadar impostos com a venda de certas substâncias.

    Responda
  17. Thiago Marques

    Lembrando que dia 02 de novembro a California vota a liberação do uso recreativo da canna.bis, pois o uso medicinal já é liberado a tempos. Enquanto países como EUA, Suiça, Portugal, Espanha e Holanda flexibilizam a legislação a caminham para a legalização, alguns preferem usar o exemplo da China e Irã....difícil entender, parece faltar estudo e informação

    Responda
  18. Thiago Marques

    Quem apoia a proibição quer ver o dinheiro na mão de traficantes para poder comprar armas. Quem proibe dá o monopólio da venda da droga para o traficante, é isso que quem apoia a proibição quer ver né?? Só pode ser.... Pq alguns acham mais fácil fazer uma pessoa maior de idade seguir sua cartilha (proibição) do que aceitar a idéia de q cada um faz e responde pelos seus atos??? Se vc nao tá contente com o uso de drogas, não use ué, deixa quem quer usar livre pra isso sem financiar o trafico

    Responda
  19. Zenas Rossi Jr

    Quem compra mercadoria roubada é tão criminoso quanto aquele que rouba, de forma análoga, quem compra drogas ( independentemente de ser para consumo próprio ou não ) é responsável támbém ( não existe mercado sem consumidor ), então, entendo que o consumo de drogas deve ser combatido como crime. A lógia me parece bem simples, enquanto a produzir e comercializar drogas são consideras atividades criminosas, comprar também deveria ser.

    Responda
  20. Jac

    Aiaiai, no dia que Estados Unidos e China forem exemplo de comportamento, me avisa! Hahahaha... Sinceramente, viu, essas pessoas presas no passado... Sim, m.orte é a solução do século XXI mesmo!!! Aí não, né? Tenho 18 anos, nunca usei drogas e, mesmo assim, defendo a legalização. Assim, não tem como nem porquê o traficante ir lá na frente da escola oferecer drogas às crianças/jovens. Já pensou em quantas crianças experimentam? E se fosse SEU filho? Ia querer ajudar ou ia preferir que mat

    Responda
    1. D - OBZERVER .

      Usar drogas n~ao contraria a legisla'c~ao. S'o vender. Informe-se.

    2. Jac

      "Querida" Cansei de ver crianças sendo influenciadas a usarem drogas, se o problema é da criação, o pai tem que dar conta, não a polícia. E você tem noção que eu estava comentando sobre um cara que disse que tinha que m.atar o usuário? Eu nunca usei porque minha mãe me criou com uma consciência, cara... Se a pessoa é influenciável, o problema é da família, não da polícia!! Concordo 100% que os pais tem que punir, mas m.atar?? Sorry, eu não sou a favor disso...

    3. se tirar eu volto

      "Carissima"!!!!! filhos tem que serem educados e orientados a se manterem longe de pessoas assim!! Se os mesmos fizerem algo que contrarie a legislação sou o primeiro a denuncia-los!!! Pois pais bons são aqueles que punem os filhos na hora que merecem e não aqueles que são coniventes ou tem compaixão por comportamento inadequado!!!

  21. Hugo

    A VERDADE É QUE ENQUANTO EXISTIREM USUARIOS EXISTIRÃO TRAFICANTES E VICE-VERSA, SE A DROGA FOR LEGALIZADA APENAS AUMENTARà O NUMERO DE USUARIOS E TRAFICANTES.

    Responda
    1. M1TO

      Esta equivocado, com a legalização acaba o trafico. Na decada de 30 se não me engano o alcool era proibido, e logicamente haviam traficantes, por que nada pode superar a vontade da população, se ela quer consumir irá consumir de uma forma ou de outra. Porem, com a legalização do alcool, evidentemente acabaram os traficantes, porque nenhum usuario vai na "boca" se ele pode comprar a cerveja dele no bar com todo o conforto. É uma questão de mercado. Quer poupar vidas? Legalize já.

    2. Thiago Marques

      Se sempre existiram usuários e traficantes, o que te faz pensar que eles vão acabar?? Já q sempre exisitiram, pq não deixar continuar existindo, ao invés de ficar dando murro em ponta de faca??? E só uma correção lógica, traficante só existe pq é proibido, se for legalizado existirão comerciantes de drogas, assim como existem de bebidas, cigarros, comida, etc. A figura do traficante acaba, pense nisso

  22. se tirar eu volto

    Eles não querem a punição, por que é comodo!! O correto é que haja prevenção e reeprensão ao Trafico e Consumo de Entorpecentes/Drogas!! Pois peca quem vende e mais ainda quem procura este tipo de diversão para si. Veja um exemplo: se uma pessoa vai a uma loja de armas e compra um revolver sai de lá e começa a atirar para todo lado e mata varias pessoas e a si mesmo posteriormente, quem é o maior culpado???? O viciado em drogas age da mesma forma primeiro destroi a familia depo

    Responda
  23. Adriana MM

    Segundo Marcos Susskind, voluntário que trabalha com dependentes químicos da comunidade judaica, afirmou que, "na sua experiência", o álcool é menos nocivo do que a ma.co.nha. Me diz uma coisa, algume já viu ou conheceu alguem que foi internado por usar ma.co.nha, mas somente a ma.co.nha? E o alcool? Desde quando o alcool é o menos nocivo...pra mim é um dos piores e é licito. Não sou usuária e nem faço apologia e também acho um absurdo comparar usuários de crack com usuá

    Responda
    1. Andre

      Cara Adriana MM. Vc se ilude achando que o alccol é mais nocivo,pq os beb.ados te incomodam e os chapados não. Mas se vc comparar a saude dos dois verá que os usuarios de mac.onha estão com a saude mais debilitada .

    2. M1TO

      Evidente que drogas não são tudo a mesma coisa, a propria OMS define drogas leves, medias e pesadas. Fumar cra.ck é infinitamente mais danoso que fumar maco.nha, a questão não é o "efeito", e sim os danos a saude. Maco.nha está no mesmo pacote de cerveja, caipirinha, vinho, drogas leves. O alcool é legalizado, não sei porque, já que a longo prazo causa mais danos a saúde que a maco.nha. A Mac.onha deve ser legalizada assim como o alcool, o trafico ma.ta muito mais do que o consumo em sí. /p

    3. se tirar eu volto

      usuarios de drogas, são usuarios não importa o efeito que uma droga ou outra, o traficante vive porque a pessoas que se sujeitam a sustentar esses cra.pulas!!! C.rack, Cocaina, M.aconha, Haxixe, LSD, Ice/Merla/Cristal, Ectase, Alcool,tabaco, drogas afins, São todas nocivas algumas com efeitos rapidos outros lentos mas do mesmo modo devastadoras.

  24. Yasmim Violeta

    Pelo que vejo, os seres 'humanos' estão àfim é d exterminar logo o 'problema' e mata.r quem é usuário. Devem ser pessoas c/ uma vida maravilhosa e ñ tem idéia de como seja a mente d'um ser humano 'em caos'. Ñ adiantaria prender usuários d droga.s pesadas (pq maconh.a ñ faz ninguém ser assassin.o, no maximo lesado), pois o mal só irá crescer. Por que ao invés de quererem jogar uma vida no buraco, não apoiem a salvá-la? Acho que deveriam analisar suas vidas p/ perceberem os quanto são D

    Responda
  25. Fabricio Pamplona

    Estou quase convencido de que a argumentação verbal é impossível, pois as discussões sobre este assunto tendem a ser pouco racionais, na verdade exageradamente emocionais, quase tanto quanto futebol ou religião (campos nos quais a tolerância também deveria ser praticada). Faço a tentativa de discutir com a arte, quem sabe seja mais efetiva. Espero que reflitam sobre o assunto com esta animação

    Responda
  26. PROFETAELETRONICO

    gostaria de poder transmitir minha cara de perplexidade ao ler afirmacoes desse tipo,e ainda sao chamados de ESPECIALISTAS.e o fim da pic.ada,e o rabo abanando o cachorro..por acaso ..ontem executaram uma pessoa sem mais nem menos em um ponto de onibuis perto de minha casa...por que sera ne???? quem usa maco.nha e tao criminoso quanto quem vende e quanto quem defende seu uso,seja pesssoas comuns,sejam apresentadores de televisao,sejam cantores,etc....tudo ban.dido sem vergonha cadeia neles..

    Responda
    1. M1TO

      verdade ailton ,tenho certeza que alguem fumou maco.nha e num impeto inexplicavel foi lá e matou alguem no ponto de onibus. Tudo a ver rsrsrs

  27. José Brasileiro Sem Esperança

    Vou estender mais um pouco o comentário: a proposta do debate do jornal foi externada para abranger todos os aspectos do uso da canabis sativa! Ele não foi dirigido unicamente para os usuários que querem um "barato" pelo uso e sim ao uso medicinal já comprovado pela ciência dos princípios ativos contidos na planta e que poderão ser usados como remédio! Os próprios envolvidos no debate não perceberam a sutileza que o assunto abarca! Lamentável! ET: sou contra o uso da maneira como está!

    Responda
  28. Vladimir Tzonev

    legalizando, no primeiro momento eh normal q haja algum aumento. mas com uma propaganda competente, vc consegue reverter este interesse inicial rapidamente. alem disso, vc tera o apoio generalizado de todas as esferas sociais - familia, escola, midia, governos... nao tem como nao dar certo. se durante 50 anos o atual modelo de "combate" as drogas deu so errado, tem que experimentar outro modelo. insistir no mesmo eh estupidez ou continuar cedendo aos intere

    Responda
  29. José Brasileiro Sem Esperança

    Gostaria de comentar um aspecto não levantado no debate do jornal: a tênue linha que separa os conceitos de "usuário" e "traficante"! Por acaso, o usuário da erva não é também um traficante em potencial? O usuário adquire a droga e a repassa aos amigos mais chegados nas rodinhas de uso, e, na maioria das vezes, não só o "baseado" da vez ou da roda, mas quantidades pequenas que servirão para o consumo posterior em outra situação. Isso o coloca como traficante também!

    Responda
    1. D - OBZERVER .

      A legislacao define a quantidade de trafico e de uso pessoal. Ha um marco juridico que regulamente e difere usuario de traficante. Nao confunda os dois justificando com sua propria ignorancia.

  30. Vladimir Tzonev

    a foia coloca na boca dos "especialistas" o q quer divulgar... reprimir a oferta (trafico) e deixar a procura (usuario) livre eh nao querer fazer nada. eh a lei do mercado - a lei da procura e oferta. se rastrear no tempo, atras de cada usuario ha um traficante e atras do traficante, la no inicio da linha, ha alguem que tem a lingua inglesa como materna. 80% da criminalidade tem algo com as drogas. se legalizar, vc tira o poder financeiro do traficante e po

    Responda
  31. De Nada

    Imaginem a sena: Todo mundo locão, brigando, se ofendendo, causando acidentes e se matando. Imaginou a sena. Pois isso é comum, basta sair de uma festa regada a bebida e onde tiver bastante gente (exemplo: um show de uma banda). Agora imaginem por exemplo se liberar geral o uso de drogas pesadas e etc. Que tal você trabalhando que nem um louco e o seu amigo do lado doidão. Alguém já viu uma pessoa doidona por causa de drogas? Existe as q ficam calmas e as agressivas... Já vi as duas c

    Responda
    1. M1TO

      André, seu argumento na verdade é argumento a nosso favor. Você falou tudo... Já existe uma drogada legalizada, que é o alcool, e mesmo assim nunca vi ninguém doidão no meu escritório, quando saio pra almoçar todas as pessoas na rua estão normais, andando em linha reta, não vejo nenhum caos generalizado por aí.. então porque com a maco.nha seria diferente? Assim como o álcool, o uso consciente depende do usuário, depende dele não sair por aí doidão causando confusão.

    2. guilherme furlan

      Você não sabe nem de que drogas tá falando.

    3. José Brasileiro Sem Esperança

      "CENA" André! Mas só prá lembrar, o foco do debate proposto pelo jornal era sobre a descriminalização do uso da CANABIS SATIVA, e não das drogas em geral - as mais pesadas, como diz vc.

  32. Nicézio Ribeiro Borges Junior

    Para esses "ESPECIALISTAS" vou fazer umas perguntinha;-vocês sabem porque o "Vaga.bun.do" rouba Carros,não?.É porque tem um "Vaga.bun.do maior", o RECPTADOR,e na droga é a mesma coisa,só tem o "Famigerado traficante" porque existe a "praga do usuário", o que vcs estão defendendo na realidade é; o quanto mais usuários mais "LUCRO DESCONTROLADO",lucro esse que está sustentanto também o trá.fico de armas, Gue.rrilhas,prosti.tuição etc.!O que precisamos é dar uma Geral nessa ONgs.fajutas.

    Responda
  33. carlos costa

    duvidais?! a ignorância, ainda é a pior droga; seguido da arma de fogo e do totalitarismo - o grande problema do homem é a falta de proposito - tudo tem um proposito de ser -ex: eu nasci pra ser mastim; vou ter a casa arrumada, limpinha, tudo zelozo em meu redor; esse será o meu sentido de ser, o meu estilo de vida que a natureza me proporcionou dada por Deus que não existe.( deus morreu quem o matou?' deus fez o homem livre, mas este inventa mil grilhões o que seria do homem s

    Responda
  34. Celestino Almada

    Há uns dois meses, no RJ, um jovem de 20 anos, de classe média, viciado em cocaína, esfaqueou os pais porque não deram dinheiro a ele para comprar a droga. Preso em flagrante, completamente fora de si, deu, mais tarde, depoimento dramático, mostrando-se arrasado, preocupado e arrependido, afirmando que perdeu tudo, carro, vida tranquila, amigos, faculdade, e que começou pela porta de entrada: a droga acima, que tantos defensores apaixonados juram, poeticamente, ser algo benéfico.

    Responda
    1. M1TO

      Por essa logica de "porta de entrada" deveriamos proibir o alcool também. Pois é sabido e notorio que a primeira droga de todos é a boa velha cervejinha, ou então aquele vinho com os amigos em frente a escada. Na verdade esse conceito "porta" é equivocado, o sujeito usou cocaina porque asssim ele quis. Até porque a maco.nha é uma droga depressiva, que desacelera o sistema nervoso, ao contrario da cocaina, que é uma droga que acelera o seu cerebro. São efeitos contrarios, são drogas opostas.

    2. D - OBZERVER .

      Nao estou calado. Uso m.aconha a 10 anos e nunca perdi nada, so ganhei. Cada vez ganho mais, sou um profissional realizado e extremamente bem sucedido. Possuo varias empresas, um mestrado pela USP, amigos, familia. A m.aconha nunca me fez perder nada.

    3. Celestino Almada

      "Comecei a fumar *m..nha com 14, aí cocaína com 16. A vida é um degrau que sobe, a droga é um degrau que desce. Vai descendo, primeiro você perde seu dinheiro, depois você perde suas coisas, aí perde sua dignidade, passa a pegar dinheiro emprestado com os outros. Teu salário não rende mais. Parei com tudo, esporte, amigos. Eu preciso me tratar, cara. Eu só queria que um dia isso acabasse", disse ele. Os defensores da legalizaçõ ficaram caladinhos. Deviam estar viajando...

  35. Marcio

    Usuário de drogas não é nenhum pobre coitado, aliás é um nome bonito que deram a eles, eles são os financiadores das drogas, os banqueiros do tráfico, incentivando os roubos, os assaltos, as armas pesadas, os assassinatos e a violência nos grandes centros. Se ninguém consumisse essa porcaria, como é que ficaria? Eles estão pagando para os traficantes agirem e a se organizarem, são sócios capitalistas do tráfico e precisam ser punidos sim.

    Responda
    1. Andre

      Se a drogas fossem legalizadas ,Surgiria uma nova forma de escravidão. Onde os viciados seriam escravos dos comerciantes legais de drogas .

    2. M1TO

      Os usuários de drogas só financiam o trafico porque é proibido. Se fosse legalizado, financiariam, através dos impostos, a educação, a segurança, a saúde.

  36. olivio polato

    É necessário acabar com a impunidade.Nenhum tipo de punição ao usuário de drogas é o mesmo que consentir com o erro e puní-lo da pior forma possível, permitindo que continue doente e se drogando.Correto seria transformar em crime o uso de drogas e a pena ser internação em clínicas de tratamento só liberando o mesmo após sua total desintoxicação. Só existe o traficante porque existe usuário, da mesma forma que só existe o ladrao porque existe o receptador e nesse caso o receptador também é p

    Responda
  37. Adauto Nogueira

    O loco meu! o D-OBSERVER é arrogante pra caramba Diz estar bem empregado, ganhando R$ 250 mil por ano, é consumidor da verdinha e tal. Agora, será que ele topa se identificar e dizer em que empresa ou órgão público onde trabalha, para que possamos, educadamente levar à diretoria que ele é puxador e ainda humilha os comentaristas aqui neste jornal?

    Responda
    1. D - OBZERVER .

      Nao falei em momento nenhum que trabalho no setor publico. Vejo que parece extremamente dificil pra muita gente ler e assimilar informacoes. Sou empresario e proprietario de diversas empresas. O Estado nao pode me punir de forma alguma, pq nao sou criminoso. Planto minha propria erva e nao devo nada pra ngm. So estou usando meu exemplo pra provar que ha sim usuarios de m.aconha com vidas estaveis e bem sucedidos.

  38. Adauto Nogueira

    O Helcio Toth é daquele que chega em casa, de cabeça feita, vai direto para a geladeira, come todos os doces e toma todo o leite e os refrigerantes da mamãe. Então, a mamãe tem de dar "tiraconha" para ele. É um produto natural e está a venda em todas as farmácias. Não se esqueça, Tiraconha é a solução!

    Responda
  39. Adauto Nogueira

    Se proibidas e mesmo descriminalizadas para o usuário as drogas ilícitas já causam um estrago irrecuperável, imaginem se liberadas! A sociedade precisa fazer pressão para tornar também o álcool como uma droga ilícita. Sem dúvida ele é a porta de entrada para as drogas pesadas e ilícitas. O ser humano não precisa de nenhuma substância que altere seu raciocínio para viver. De cabeça limpa é sempre melhor. Dizer que a droga é boa, só mesmo para quem diz isso, e que certamente está sobre o efeit

    Responda
  40. Julio Veiga

    Sim, ajuda. Tanto ajuda como seria a arma mais eficaz contra o tráfico. Não havendo consumidor, não há vendedor e, não havendo vendedor não há como o produto subsistir. Mais importante que punir é não deixar acontecer o delito. O usuário deve ser punido tanto quanto, como o mesmo peso ao traficante.

    Responda
  41. SPACE

    quem escreveu a matéria deve ter um ou mais filhos envolvidos em droga.... tem que prender os usuários e ma.tar os traficantes... tolerancia "0"; esse país esta um caos... tem que ma.tar no ninho!!! como faz os USA e a China... senão logo começa a parecer normal e fazer parte do cotidiano!!!

    Responda
    1. guilherme furlan

      Seu retardado, o anti depressivo que a tua mulher usa pra te aturar, e a cachaça que você toma são drogas piores. Quem devia morrer é tua mãe que te botou no mundo.

    2. ka andrade

      Voce ja saiu do BRasil alguma vez?

    3. SPACE

      porque os politicos estão envolvidos... como aqui... ou não???

    4. D - OBZERVER .

      Quanta ignorância Antonio. Os EUA são uma nação das que mais sofrem com o problema do vício em entorpecentes. Possui o maior fluxo de tráfico internacional do planeta e as maiores taxas de dependência de cocaína do mundo.

    5. SPACE

      o problema que ma.tar a causa raiz consiste em aniquilar a maioria dos politicos que estão envolvidos direta ou indiretamente!! então so resta as familias eduar e disciplinar seus filhos!!! se não conseguem... não deveriam faze-los!!!

  42. Karl Schmidt Platze

    O elemento colonizador da Ãndia levava em sua "jangada" uma muda da planta; as velas das caravelas das grandes navegações eram feitas de cânhamo, até surgirem os interesses inglêses da revolução industrial querendo impor o algodão; na década de 20 foi a DuPont, cujo dono era amigo do presidente dos eua, quem fez campanha contra para favorecer a sua "química fina"; a única emenda à constituição dos eua que foi revogada foi a "lei seca" (!!!); argentinos e mexicanos já estão à nossa frente! /

    Responda
  43. tiririco

    Acho que a questão das drogas consideradas ilícitas,só poderá ser resolvida com a distribuição GRATUITA nos Postos de Saúde,assim,sem o ineresse econômico acaba a festa...

    Responda
  44. Fabiano Corrêa

    O grande problema é tratar como doente uma pessoa que buscou a droga com as próprias pernas. Na minha opinião, só ela pode deixar o vício, assim como chegou até ele. Todos os viciados tem algo em comum - não respeitam a Lei e tampouco a coletividade, isso é andar à margem da sociedade, e neste caso a punição ao usuário é uma resposta à sociedade que ele agride, o tratamento pode até ser uma resposta para si mesmo. Usuário financia o tráfico que mata.

    Responda
  45. Arthurmusical

    PRA QUEM SE ENTOPE DISSO: não me venham encher o saco que pode e que é medicinal...até porque a MARDITA é um composto oleoso que entope os axônios, causando nos neurônios os mesmos efeitos que o colesterol e a gordura em excesso no organismo provoca nas veias sanguíneas. Lutar por uma causa tola é sintoma de uma alucinação psiquica a qual quem defende nem percebe que está inserido. É inútil argumentar com insanos. Que se puna mesmo, pra ver se aprendem com a dor de serem inúteis para

    Responda
  46. ORC

    Quadradão hein após 5.000 anos da existencia da erva e ainda revoltado? Deve ter passado um tempão em clínica de recuperação por misturar tudo e ainda culpa a inocente planta. Mundão difícil.

    Responda
  47. não sou IPOCRITA

    SÓ EXISTE TRAFICANTE PORQUE EXISTE O CONSUMIDOR QUE É IMPUNE, SE FERRAR O CONSUMIDOR DA DROGA QUE É O PORTAL DE ENTRADA PARA TODAS AS DROGAS PESSADAS, COM CERTEZA ELE VAI PENSAR DUAS VEZES ANTES DE CONTINUAR COM O VICIO, E TEM MAIS TODO USUARIO DEFENDE A DROGA QUE USA OU QUE PRETENDE USAR , É A DEFESA DO SEU PROPIO VICIO, PORTANTO TODO DEFENSOR DA DISCRIMINAÇÃO DA DROGA NÃO PASSA DE UM 'MACONHEIRO'

    Responda
  48. ORC

    Tá bom! mas é difícil para mim entender mari na mesma com o crack e pó, tudo na mesma sacola. Quem fuma a mari deve plantar e colher e se for comprar que compre de outra pessoa do bem, um agricultor. Out ou in door não importa. Que só faça isso. As outras porcarias que fiquem com o alcool e o tabaco. Fim!

    Responda
  49. ORC

    A mari não vicia como o tabaco, vai ler um pouco cururú!

    Responda
  50. deminha

    Se alguem quiser aprender alguma coisa a mais sobre esse tema tão difícil deveriam procurar algum traficante regenerado e houvir suas opiniões a respeito. Infelizmente não conheço nenhum. Mas uma coisa é certa; só combater o tra´fico é combater 50% do problema os outros 50% estão no viciado e suas familias.A meu ver a legalização de drogas ilícitas não resolve o problema. O pessoal do "jeitinho brasileiro", vai encontrar caminhos para desvirtuar tudo. SEM VICIADO NAS RUAS NÃO TEM TRÃ

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.