Comentários para:

Verdades e mentiras

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dayo Guiyami

    É interessante que com a evolução do comportamento da sociedade, as pessoas acabam desenvolvendo tipos de comportamentos denominados como doentios. Um bom exemplo é o da depressão. Com toda a instabilidade do mundo moderno, tendemos a cada vez mais a não acreditar, já que a qualquer momento as coisas podem mudar. E também com o excesso de informação que possuimos, acabamos nos tornando muito realista perante os eventos da vida, logo, podemos ceder a depressão. Interessante!

    Responda
  2. Remy

    "Num de seus experimentos, Feldman demonstrou uma correlação positivaentre a capacidade de adolescentes de mentir de forma convincente e asua popularidade na escola. De jovens populares a políticos é só umpulinho. " Eu mudaria a última frase.... De jovens populares a JORNALISTAS é só um pulinho"...hehe Pra vc ver Hélio, que o mesmo texto se presta à várias concepções...né? rs

    Responda
  3. TonnyPaul

    O helio adora citar autores irrelevangtes para suportar suas ideias hehe ... obviamente que todos estao errados, e qualquer tipo de mentira é pernicioso para qualquer sociedade .. e existem sim pessoas verdadeiras e sinceras e de boa sanidade mental ... me refiro a gente de Fé e Comunhão com Deus .. coisa que nem o Helio, nem os que leem essa coluna sabem o que significa ...

    Responda
  4. Antonio Catigeró Oliveira

    É ótimo pensar sobre isso. Mas conforme o próprio texto, não sei se estas "experiencias" são realmente verdade... Todo raciocínio, seja ele coerente ou um dogma, está condicionado a um interesse ou ideologia. No ambiente social brasileiro a regra implícita é esconder as ambições, sob pena de ser taxado de "arrogante", "não-humilde"... Parabé ns por tocar nestes assuntos tão complexos.

    Responda
  5. Maria Malu

    O artigo é muito bonito, poético até, porém é uma tentativa camaleoa do caro jornalista se eximir da responsabilidade da imprensa sobre este pleito eleitoral. Quem determinou a guinada às questões morais e a produção interminável de "factóides", às mentiras mais graves e relevantes, acuando os candidatos, principalmente a candidata DILMA, foi a IMPRENSA. Parabéns! Os Srs. são responsáveis, dentre outras coisas, pela provável derrota do "queridinho" Serra.

    Responda
  6. Professor

    Hélio, é a segunda vez que leio um texto seu. Está muitíssimo boa esta resenha. Certamente que não contém toda a verdade. Neste caso é mentira ou inverdade? Mas, mesmo assim seu texto está brilhante. E faria um retoque. Não confundamos reações cerebrais em certos contextos como causa do que fazemos neles. Mas isto é só uma opção pela verdade (ou mentira) funcional e contextualmente relativa (útil) e não a versão realista ditata pelo cérebro ou por entidades religiosas e políticas.

    Responda
  7. edilene teotonio

    "Verdade e mentiras". Muito oportuno para você, não Hélio?

    Responda
  8. Christiana Fausto

    Pago R$3,00 satisfeita! Abraço! c.

    Responda
  9. Willians dos Santos

    Creio que anular, votar em branco ou se abster é deixar de se divertir. É como aquele garoto que fica de fora vendo a partida de futebol na rua, sem torcer, sem querer entrar. Vale mais participar, ir jogar, tomar uma caneta, um rolinho, um chapéu, dar uma canelada, fazer gol feio, de bico. Ter história para contar e mostrar que participou ativamente da história. Se tiver medo de perder, nunca vai disputar nada. Se tiver medo de levar um não, jamais mais cantar mulher alguma. Participar é me

    Responda
    1. Pietro

      Willians, se o individuo vai ate' a secao eleitoral, vota nulo ou em branco, tambem participa. So' nao valida este estado de coisas que ai' esta'. Nao e' medo de perder, pegando carona na sua metafora, e' como cantar mulher da vida.

    2. Caio Márcio Rodrigues

      De acôrdo. Mas, mais interessante do que participar da farsa, é participar do combate à farsa. E os instrumentos para êsse outro jôgo não está nas maquininhas do embuste eleitoral, tem gatilho e coronha e, se trabalharmos bem, ficam cheios daquelas castanhas nervosinhas.

  10. Mosquim, João

    Caro Helio, belo artigo. Por principio, toda mentira deve ser evitada. Verdade relativa ou mentira relativa, não devem existir. Agora, propor anulação do voto, é preocupante. Só com o exercício do voto e da cobraça pós voto, nos faz evoluir. Quanto a mentira nesta eleição, o partido das elites, baixou demais o nível e infelizmente, com apoio de empresas jornalisticas de mentira. Deve ser muito difícil para as elites admitirem que vivemos quase 500 anos sob a tutela de governos

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      E você notou que, desde que as eleições foram re-inventadas no Brasil, a cada eleição o padrão piorou? Isso é fato. Agora explique para o panaca aqui, porque é que vocês estão dizendo que "amadurecemos", que o povo está "ficando mais consciente da democracia" e outras do tipo. Por favor, explique. Para mim, o que acontece é que gente de baixo nível só elege alguem parecido com ela, que por sua vez vai estimular criar mais daqueles que a elegeram. E aí o circulo vicioso.

  11. Gonzaga

    PERFIL PSICANALÍTICO O Lula reproduz o perfil comum aos recalcados. Trata a todos como seestivesse conversando com companheiros de pinga: "o Obama", "o Bento","o Mandela". Esse comportamento tenta disfarçar seus sentimentos deinferioridade ao se dirigir a pessoas éticamente e intelectualmente maisdotados do que ele. Inconscientemente sabe que seu maior talento é odisfarce, que não o deixa em paz mesmo tendo conseguido o cargo depresidente. Daí os ataques ao FHC e aoSERRA.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Sim, provavelmente mais dotados. As pessoas são diferentes, viu? Uns mais talentosos, outros menos. Não são iguais. Quer ver? Vou dizer que você é igualzinha a "aquela" pessoinha "zinha" (vc sabe quem é...). Tenho certeza que vc achará minha afirmação um insulto, e que eu a ofendi. De fato, Malu, com todo respeito à sua reação normal, lembre-se de que mesmo pessoas menos talentosas para presidente podem ser excelente profissionais em outras áreas. E é isso que o ensino deveria proporcionar!

    2. Maria Malu

      ..."pessoas éticamente e intelectualmente maisdotados do que ele". Deus nos acuda! Esta é uma das afirmações mais preconceituosas e arrogantes que tive o desprazer ler nesta internet! Pra começar: afirmar que o Bento é bem dotado intelectualmente já é uma tremenda falta de originalidade e conhecimento sobre a Igreja e sobre a humanidade.

    3. Willians dos Santos

      Mandou, bem. Como ele não consegue subir na escala evolutiva, rebaixa todo mundo, para tentar diminuir seu complexo de inferioridade. Como se fossem todos torneiros mecânicos reunidos no pátio da montadora. O Vicentinho, que era sindicalista teve coragem de estudar e fazer faculdade de direito. O Lulla prefere continuar sendo tratado como "semianalfa.beto", para valorizar o que faz (ou o que deixa de fazer, copiando e seguindo a fórmula do que já foi feito). Teme estudar e se descobrir medio

    4. Márcio

      Que papo é esse? O que manda é bola na rede. O bama, o Bento e o Mandela, são companheiros sim. Se tomam uma eu não sei. Quanto a sentimento de inferioridade, são dos PHDS e não do Sr. Lula, que constituiu uma boa equipe, que soube dialogar e ouvir, coisa pouco vista em intelectuais metidos a besta. Foi o caso do Príncipe BHC, que tinha uma porcaria de equipe econômica, embora tivesse a mídia toda a seu lado, deu no que deu. E até hoje se considera bom governo, é o cúmulo.

  12. Gonzaga

    Talvez a tentativa do autor da matéria seja a de transformaras fraudes em comportamentos normais e, portanto, mais palatáveis. Chega desofismas!

    Responda
  13. Gonzaga

    Dizerque a mentira está praticamente inscrita em nosso DNA é uma desonestidadeintelectual. Onde se prova a existência de gens ligados a mentira? Darexemplo de mimetismo animal e compará-lo à mentira é outra desonestidadeintelectual. Sendo o mimetismo uma condição instintual ligada à defesa e sobrevivência,jamais poderia ser variável comparativa.

    Responda
    1. Alex Peres

      Mimetismo animal, assim como a mentira podem ser sim, tanto um como o outro, condições instintuais fruto da evoluçâo, tanto dos animais como a nossa, pois tb somos animais. Se isso dá ao indivíduo vantagem competitiva para se defender e sobreviver, isso pode e deve estar no DNA. Desonestidade intelectual é comentar sem se informar!

  14. Paulo

    Quem EFETIVAMENTE MENTIU NESSA ELEIÇÃO FOI A CAMPANHA DA DILMA. Isso é INEGÁVEL. SEU TEXTO PRATICAMENTE JUSTIFICA A MENTIRA. Afinal, O PT É HUMANO, DEMASIADAMENTE HUMANO!

    Responda
  15. Marcos Rodrigues Noleto

    Hélio! Deus e a religião, falo do cristianismo, não fazem parte "das mentiras que precisamos e queremos crer"! Você estragou um excelente artigo com sua teofobia paranóica da negação de Deus. A humanidade seria tola se permitisse sua história está dividida em "antes e depois" de uma mentira: o nascimento de Jesus Cristo no ano 4 A.D.Desista desta militância ! A "palha não pode extinguir o fogo". DEUS TE AMA!

    Responda
    1. Alex Peres

      Caro Marcos, Deus e a religiâo são suas crenças infantis potencializadas e mantidas em seu cérebro até sua idade adulta. Vc tem uma predisposição biológica para acreditar e nunca vai aceitar que Deus e religião são mentiras criadas para controlar e doutrinar. São mentiras necessárias e sua opinião/fé não muda isso! Outra coisa, o articulista pode e deve comentar sobre o que quiser. Se sua verdade é mesmo verdade, vc não tem com o que se preocupar, apenas ignore-o.

    2. Caio Márcio Rodrigues

      Teofobia paranóica! Genial. A ficção que acabou virando excelente negócio (o das religiões ocidentais) ganhou protetores ferrenhos. Deves estar faturando alto, meu amigo, com a virulência de sua manifestação, a boa recitação do brocardo e a evocação ao seu mito totêmico. Sucesso, e espero que sua igreja pague os impostos em dia. Os nossos, na área da produção, da engenharia e da arquitetura são tão altos!...

  16. norsonbotrel

    Não há maior autoengano do que a religião.

    Responda
  17. Guilherme Torres Godoy

    Sr. Hélio Schwartsman, interessante seu comentario, lastima que o sr nu vai ler o meu, ao final eu soi eu, mais o Sr nu é fraco não. Bom queria falar que tudo o que vc diz, esta certo, só um pequeno detalhe; O Sr, para fazer seu analise sobre a mintira o fez de la cima, por isso nu deu para olhar mais para baixo, é dizer olhar alguns colegas seus que contaram algumas mintirilhas, pouca coisa porem são mentiras, procure a verdade e encontrara muitos mentirosos, nos dois lados./STRON

    Responda
  18. josydinorah

    Somos mentirosos natos,isso eu já sabia!rs... Brasileiro reclama de q? O Brasileiro é assim:- Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas;Estaciona nas calçadas, mtas vzes debaixo de placas proibitivas;Suborna ou tenta subornar qdo é pego cometendo infração;troca voto por qualquer coisa:areia,cimento,tijolo,bol sa,e até dentadura;Fala no celular enquanto dirige;trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento;pára em fil

    Responda
    1. josydinorah

      ...Dirige após consumir bebida alcoólica;Fura filas nos bancos,utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas;Espalha mesas,churrasqueira nas calçadas;Pega atestados médicos sem estar doente,só para faltar ao trabalho;Faz "gato" de luz,de água e de tv a cabo;Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.;Compra recibo para abater n ir para pg menos imposto; e etc...

  19. nick decker

    É bom ler o texto de alguém que tem o pensamento arejado e consegue olhar além das aparências... o artigo é altamente relevante, não só em relação à eleição. E gostaria de registrar que considero excelentes os textos escritos pelo colunista sobre religião.

    Responda
  20. Claudemar Bombem

    é utopico pensar no "meu" representante perfeito, nem o "meu" clone o seria. a sociedade criada para nos (nao por nos) nos oferece elementos que se oferecem como sintetizadores da nossa vontade coletiva que na realidade usam de semantica para relacionar o seu interesse pessoal ou partidario a optica do eleitor por uma sociedade mais justa, com o unico proposito de obter o voto.

    Responda
  21. Pietro

    Helio, concordo que anular o voto ou abster-se sejam alternativas validas. Eu mesmo estou adotando a abstencao. No meu caso, pela simples razao que nao gosto de nenhum dos dois e portanto nao voto neles. O voto obrigatorio e a imposicao partidaria devem ser enfrentados com os poucos mecanismos que temos. Enquanto a classe politica constroi seus castelos apoiada no voto da maioria eu durmo tranquilo com a certeza que nao contribuo, ainda mais, para esse estado de coisas.

    Responda
  22. Ismael

    Poisé. Belo texto.A mentira, no meu ponto de vista amador, destrói muitas coisas, a começar pela honra.Mas convenhamos, essas eleições de 2010 foram as piores que eu já vi.Devo acrescentar também que o princípio disso tudo veio das primeiras campnhas do PSDB, ao afirmarem que Dilma "matava criancinhas", entre outras coisas horríveis. Acho que uma fofoca obriga o candidato a ter determinada postura. E foi o que aconteceu: um candidato acusa, o outro se defende e vice-versa.

    Responda
  23. Márcio

    Mentir pode ser necessário em algumas situações. Se há alguém violento tentando matar um indefeso, não convém dizer que este alguém indefeso está escondido embaixo da mesa.Porém a mentira consciente para obter ganho, para explorar e etc, enfim a mentira como modo de vida, obviamente cria conflitos e faz escola.Obviamente que ninguém quer ser enganado, e o pior engano é o engano de si mesmo, quando o sujeito não se enxerga como é, tem uma boa imagem de si,  ou está preso a alguma crença

    Responda
  24. Silvio Hoffmann

    p { margin-bottom: 0.21cm; }Prezado Hélio, não posso resistir atentação de perguntar se você cogitou a possibilidade dasconclusões acerca da mentira não serem verdades...Talvez não!Afinal de contas você tem uma fé inquestionável em qualquerpesquisa científica e mostra-se sedento para crer nelas. Ficofeliz em saber que é um homem de fé e que também não gosta dasmentiras hipócritas, isto é, das incoerências, dos políticos...(...só as deles?) Um abraço.

    Responda
  25. Salvador Daqui

    QUOD EST VERITAS???? EGO SUN! DAÍ A ANULAR O VOTO, FAÇA-ME O FAVOR. AS FAVAS COM ESSE PAPO DE OPÇÕES OUTRAS QUE NÃO A ESCOLHA DAS PROPOSTAS APRESENTADAS. QUEM SABE DEPOIS FICA MAIS FÁCIL A CRÍTICA, SEM SE SENTIR RESPONSÁVEL. Como bem lembrou o grande lider Martin Luther King "O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É SIM O SILÊNCIO DOS BONS" VOTAR SIM, SEMPRE.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Mais do que o silêncio dos bons, me preocupa é a sua inação.

  26. Itamar Vieira Junior

    Dilma é a melhor, é a candidata que representa um projeto de "Poder Popular"! Este projeto é que nos deu autonomia, que integrou a América Latina, que extinguiu a Alca que inverteu nossas relações com os EUA. Foi o mesmo poder popular que alavancou a economia, que deu direito aos homens do campo, as comunidades indígenas e quilombolas, emprego, acesso às universidades, às escolas técnicas. Garantiu ascensão social a todos os brasileiros. O povo brasileiro quer esse projeto! A decisão é do PO

    Responda
  27. tonzeh

    Interessante sutileza, mas acredito que a sua sutil sugestão nao será acatada em proveito de seu candidato. Anular o voto no atual momento só beneficiaria no jaguar dos inconformados opositores, a situação.

    Responda
  28. Caio Márcio Rodrigues

    Hélio: Artigo muito interessante e oportuno. Entendo o conteúdo. Mas lidar com a ambigüidade da farsa construtiva e necessária, pode ser inaccessível a pessoas despreparadas, como é o caso da maioria dos eleitores daqui. O que vejo é que precisamos de um choque de realismo, de verdade nua e crua, desmascaramentos a eito. Precisamos de uma década de "polìticamente incorreto", corrigir a falta de caráter do povo que tem sido desconstruída desde a constituição do faz-de-conta / PapaiNoel de 88.

    Responda
    1. alquimista

      Lá vem você com os comentários presunçosos, arrogantes, julgando-se mais preparado que a maioria dos eleitores. Desce do pedestal, cara! O assunto da crônica do Hélio não é a eleição em si, mas a mentira como atitude humana necessária ao processo evolutivo e civilizatório.

  29. Carlos G.Nogueira

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  30. João Batista

    Prezado Hélio, Simplismente ocê está certíssimo. Os Brasileiros (nós), temos é que pesrcrutar bem em quem estamos votando; em quem estamos confiando, ou seja, nosso voto é verdadeiro sempre!!!

    Responda
  31. Jorge Machado

    INTERESSANTE...MAS SEMPRE ME PERGUNTO...POR QUE NUNCA GANHAMOS UM NOBEL...POR QUE ? SERÁ QUE NOSSA " ELITE " , É POBRE INTELECTUALMENTE, É POBRE DE ESPÍRITO E POBRE DE CARÁTER ?

    Responda
    1. Moises Lopes

      A nossa elite é pobre de dinheiro mesmo! É uma pseudo-elite!

  32. Glauco

    Pra mim isso tudo eh mentira. Mas o pior sao as mentiras via e-mail, pq quem manda nao se da ao trabalho de checar se procedem as barbaridades que esta re-enviando.

    Responda
  33. FD

    De novo, Hélio, você se superou. Texto brilhante, permitindo aos que se sentem solitários e culpados como eu, que pretendo anular o voto, pela absoluta falta de entusiasmo com os candidatos que se apresentam como derradeiras opções à Presidência, tenham algum conforto. Grato.

    Responda
  34. giuseppebrasil

    neste contexto relativista, recomendo minha opinião: a melhor opção é a troca de comando a cada 8 anos, para desmontar a central da engodo-corrupção de Brasilia!!(@BrasilMelhorr)

    Responda
    1. artur pedro de lima neto

      Giuseppe Concordo. Desde que estendida aos Estados. São Paulo por exemplo. Lá vem esse papinho de novo ? Que coisa chata e cansativa. Vocês não saem dessa? Chega de tro ló ló (aprendi com o seu candidato) e aguenta. Eu que sou paulista e paulistano, democraticamente, aguento a ditadura de direita de São Paulo há 16 anos. não é Sr Goldman -" isso é coisa do governante e não tenho que dar satisfações a vocês (reporteres) e nem a ninguém". Concorda Sr. Giuseppe ?

  35. Antonio

    Não creio que fugir do problema não seja o caminho para a solução do mesmo. E se a mentira faz parte da própria natureza do homem, então devemos procurar aquela que menos danos pode causar no processo. O cidadão consciente das suas resposabilidades não anulará seu voto e saberá escolher aqueles que melhor representa os seus ideais e os seus interesses. A democracia se fortalece quando o cidadão se manifesta, vota e cobra dos eleitos aquilo que lhes foi confiado. O País precisa

    Responda
    1. artur pedro de lima neto

      Antonio, É isso. Com você eu concordo totalmente. É isso mesmo. Parabéns

  36. Cara Limpa

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. rexel

      rONI VOCE SE PRENDE A ALGUM TIPO DE PROBLEMA OCORRIDO NO METRO , MAS JA PENSOU QUANTOS PROBLEMAS TEM O PT NA JUSTIÇA PARA SER RESOLVIDO E ACONTECE TODOS OS DIAS. SÃO ABERRAÇÕES DIÁRIAS COM UM PRESIDENTE QUE MAIS PARECE COM CHACRIHA QUE OUTRA COISA. UM ABSURDO .

  37. Cara Limpa

    VOTEI MARINA ,agora voto em branco. aloprados do PT X demagogos do PSDB ERENICE X PAULO PRETTO Esta guerra suja não é minha.

    Responda
  38. Osmar F. P.

    Algumas amebas evoluídas e atoas também parecem sedentas para crer naquilo que dizem ser mentira. Pobres diabas... Kyrie eleison!

    Responda
  39. Osmar F. P.

    Algumas amebas evoluídas e atoas também parecem sedentas para crer naquilo que dizem ser mentira. Pobre diabas... Kyrie eleison!

    Responda
  40. Osmar F. P.

    Em muitas das situações, somos cúmplices voluntários da mentira que nos contam, pois estamos sedentos para crer nela. (Deus e a religião, evidentemente, encontram-se nessa categoria).

    Responda
  41. Tito Oliv

    É seria bom que filosofia começasse a ser ensinada mais cedo. Mas, filosofia mesmo aquela que ensina a pensar, a tornar realmente o ensino um fator de libertação mais que a visão anglo-saxônica de que a educação disciplina. Tem que disciplinar o raciocínio, não a vontade. Sempre boa essa coluna.

    Responda
  42. Tatiana Magrini

    O voto nulo como protesto, como demonstração da insatisfação, como forma de se fazer ouvir. Para que o eleitor se conecte com seu universo pessoal de verdade é necessário que ele tenha acesso às "variações do tema"; aquilo que a Educação e o Conhecimento oferecem e do qual carece a grande maioria. Esta, ainda vota na verdade que compreende que Estado e Igreja devem controlar decisões pessoais, a exemplo da questão do aborto.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Voto nulo, não: abstenção. Vá à cidade vizinha e justifique. Com isso mostra seu protesto contra a social-embustocracia do folhetim de 88.

  43. Tatiana Magrini

    Adorei a matéria! Impossível não pensar sobre o " Mito Da Caverna" de Platão.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Bem lembrado. Alguem aí, poderia acender as luzes e abrir a porta para ventilar um pouco?

  44. Zé Lucio

    Será... Que a f@lha tem coragem de fazer isso com DILMA???????????? O material - tentando envolvê-la emcasos de sangue, não posso afirmar se direta ou indiretamente- estápronto para ser publicado de forma a não ser respondido. Sexta-feira,calam-se os horários eleitorais. No final de semana das eleições, não hápossibilidade razoável de contestação. Impera o silêncio, e falarãosozinhos o Jornal Nacional, a Veja, O Globo Será que os jornalista vão compactuar com o golpe!!!

    Responda
  45. Francisco Fagundes

    Meu caríssimo Hélio, não seria a tão propalada liberdade talvez a maior das mentiras a embalar-nos os sonhos? Rememoremos Pirandello - "assim é se lhe parece". Impossível, no mais das vezes, não mentir a nós mesmos. Você é livre?

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      A OAB, do alto de sua proficiência, já tascou: "Contrate sempre um adevográdego." Êles confundem, convenientemente para seus negócios: Liberdade, respeito e justiça, e à sopa de letrinhas resultante chamam "Direito". Essa é, de fato, a instituição mais sólida e próspera do país: democracia, não: "social-embustocracia do direito". Justiça? ora, pessoal, deixa disso! Tão antigo...

  46. Meunome (não trenho)

    Dr. Hélio, quantos de nós não precisamos buscar forças para aceitar a vida como ela se apresenta. Quantos de nós busca a continuidade dos valores que são capazes de nos trazer a necessária motivação. Por essa razão é que destaco grande importância de sua preservação. Exemplifico com os valores democráticos. A necessária reflexão num particular momento de convocação de nossos mais dignos representantes. Representantes, sim, graças a Deus somos uma nação digna e democrática, e pretende continu

    Responda
  47. canela

    Anular não é solução , é solução é simplesmente tomar a posição de poncio pilatos , lavar as mão e dizer não contribui para a sujeira que ai esta , No Idealismo da Juventude participei daquilo que achava que era a solução , construir um partido politico para ser diferente e combater tudo isto , mas não adiantou nada o PT se tornou igual a todos os que vieram antes dele , se aliou ao PMDB para poder tocar a máquina , apesar de tudo ainda voto no PT , por achar que ainda é menos corupto que ps

    Responda
    1. David

      Luiz, nunca acreditei em um partido tão puro e nunca fui pet.ista, mas com o PSDB no poder foi um desastre, pegue caso a caso só o que foi denunciado sobre corrupção nos dois governos, você vai ver que isso que o PT faz é coisa de menino. Pelas palavras do Helio parece que ele compartilha com o Padilha uma visão que acredito ser reducionista. Não é o mesmo projeto, eles não são iguais e eu não voto nulo. Nesse momento Dilma é a melhor opção.

  48. Meunome (não trenho)

    Continuando o que escreví acima: Dr. Hélio é preciso difrenciar aquela verdade que será dita e que foi substituída por uma verdade conveniente, inclusive da própria natureza humana, como bem falou v.sa. que o deprimido é o que mais tem de verdade do mundo em que vivemos absorvida implacavelmente. Há um provérbio que ouvia e que ao falar, agora, não é dirigido a ninguém: "Deus protege os alcoolizados, os inocentes e as criancinhas". Eu peço a ele que inclua, também, os brasileiros nessa eleiç

    Responda
  49. Laécio

    Nesta eleição, sem dúvida nenhuma, o P.T. sagrou-se campeão mundial da mentira...

    Responda
    1. artur pedro de lima neto

      Laércio, Estou lendo esse comentários com a máxima atenção. Aí vem você com uma bobagem dessas, com um argumento de 5ª categoria tentando estragar essa troca de idéia de pessoas, certamente, com preferências politicas diferentes, mas que estão se mostrando bem educadas, como cabe a uma povo democrático e civilizado. Deixe o fanatismo para os campos de futebol, apesar de que, no meu entender, nem lá deveria existir.

    2. canela

      Caro se voce for fazer um campenoato , infelismente creio que o PSDB ganhe. Algumas mentiras que circulam na Internet. Dilma é proibida de entrar nos USA , Dilma é sapatão , Dilma é assasina de crianchinhas , Dilma Matou torturou e sequestrou , SERRA vai vetar a Lei da Homofobia , Serra não vai privatizar empresas , Não Houve nenhum ministro do PSDB cassado por corupção , Não houve fraudes nas privatizações ,Serra é economista , Serra é contra o ABORTO

  50. Edgar Mort

    Anular o voto é uma escolha. É, portanto, uma ação. Ao contrário dos temerosos e covardes que se escondem atrás de uma escolha forçada, anular o voto é um exercício de liberdade. A liberdade de dizer: nenhum dos candidatos é bom. Ser obrigado a escolher entre o sujo e o mal lavado não me parece lá muito democrático. Anular o voto, repito, é uma escolha. Fuga é votar em X ou Y por mera obrigação eleitoral. Eu vou anular meu voto e dormir de consciência limpa, pois minha vontade foi manifesta.

    Responda