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  1. MGodoy

    Toda e qualquer propaganda de bebida alcoolica deveria ser banida da televisão, assim como foi feito com o cigarro. Não existe limites "saudáveis" para esse tipo de publicidade assim como não há limites razoáveis para o consumo, partindo do pressuposto que raríssimas pessoas se contentam com uma dose ou uma latinha. Lógico, isso é uma utopia, devido ao o lobby da industria de bebidas e das próprias agências de publicidade que embolsam milhões com os comercias. Normas deveriam cercear a

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  2. Marcelo Moreto

    Nossas atrizes que o digam. Por conta de sua campanhas de pouca roupa, bar cheio e gente animada, quantos adolescentes e marmanjos ignorantes provocaram acidentes, passaram noites no xilindró e se tornaram viciados nessa droga que tem por diferença a tributação?

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  3. FERNANDORDM

    NÃO HOUVE CENSURA? KKKK...A CENSURA FOI VOLTANDO DEVAGARINHO, DEVAGARINHO..E JÁ ESTÁ AÍ DE NOVO! CADA VEZ MAIS FORTE. UM JORNALISTA DE 52 ANOS DIZER QUE NÃO HOUVE CENSURA É UM ABSURDO. DIZER QUE A CAMAPNHA É SEXISTA??? HÁ POUCO TEMPO PROIBIRAM UMA MÚSICA QUE DIZIA: "LANÇA, LANÇA, LANÇA, LANÇA SEU PERFUME EM MIM...." (APOLOGIA AS DROGAS). A RITA LEE JÁ CANTOU MAIS DESCARADAMENTE O LANÇA PEREFUME. NO SUL CONDENARAM A EMPRESA FURACAO 200 POR CAUSA DA MUDSICA "UM TAPINHA NÃO DÓI" NÃO PODE NEM CHA

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  4. murilo trapat

    mais umdono da verdade! falar de PARIS HILTON tambem da ibope!o que foi que ela fez de tão indecoroso? quem nãogosta de ver mulher bonita,chique, elegante e rica pra mim tem outro nome! quem não gosta de uma cerveja gelada antes de ter uma mulher quente junto? isto é falta do que escrever ou criticar!

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  5. Bob

    Hipocrisia... Juliana Paes (a amo), biquininho, biquinão, cervejinha, cervejão, Zeca Pagodinho (gosto dele tb), e tantas outras coisas e personalidades... tudo tão abusivo, tudo tão permissivo. Sr. Dimenstein não seja tão corporativo, admita o "excesso" de seus colegas, afinal de contas a os profissionais da mídia tem lá seus interesses e também erram, que o digam os garis do alto de suas vassouras.

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  6. Sergio P

    Hipocrisia! Se apela em propagandas de automovel em alta velocidade, de mulheres de biquini na praia tomando outras cervejas, etc.

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  7. Tom

    Parabéns ao Gilberto pelo brilhante texto, espero que ao menos seus colegas de jornal leiam e entendam o que é censura e parem de usar qualquer coisa para seu trabalho de acusar o governo, que como disse a material - não tem nada a ver com o Conar, para tentar chamar o Lula de ditador. E para os que querem comparar as propagandas da Anterctica com essa é só procurar noi dicionário o sentido da palavra Devassa e associar sua esposa, mãe e filha ao termo.

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  8. PlinioMarcosMR

    Prezados, Alguns, que não Eu, acreditam que seja possível consumir bebida alcoólica com responsabilidade... Outros, como Eum acreditam que o consumo de bebida alcoólica reflete a própria IRRESPONSABILIDADE... Para que não aja qualquer falha no entendimento do acima colocado, apresento os documentos, acessáveis pelo Google: - Peticao Reflexao Embriaguez ao Volante, onde estamos tentando agregar reflexões ao contexto da "Tole

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  9. William Ashbless

    Então censura pelo governo é ruim. Censura por organizações "sociais" são desejáveis. É esse o raciocínio Gilberto? Quer dizer, no seu mundo perfeito, uma dessas organizações, digamos "Associação das Senhoras pela Moral e Bons Costumes" poderia requerer a remoção de Paris Hilton dos meios de comunicação, para que ela não nos ofendesse com sua vida "medíocre", como vc coloca. Entendi direito?

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    1. Bakunin

      Não, Guy, devemos é dificultar a venda da Devassa. Um boicote, assim como já fazemos há tempos com os postos de combustível BR, na base do agua mole em pedra dura. Você não imagina o que o cara do supermercado, aquele que põe a mercadoria nas gôndolas é capaz de fazer por 10 reais. Experimente ! Peça discretamente para ele dar preferência na exposição de outras marcas em detrimento da devassa.

  10. SERGIO CORREA

    A questão central é que não se deve propagar campanha a favor de qualquer droga seja ela lícita ou não. Cabe neste caso proibição e não censura. Cerveja é droga lícita, causa dependência e mata. Gilberto, o que acha de uma marca alcoolica patrocinar a seleção brasileira de futebol?

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  11. Zeca Pinto

    Gostei do comercial, deu o recado e a conocrrência ficou surpresa, por isso querem tirar do ar, é sempre assim quando uma marca com verba pequena com relação aos grandes e faz esse estardalhaço na mídia os demais ficam nervosos. Parabéns a agência pela criação das peças, o cliente tem que estar satisfeito. As demais têm mais é aplaudir e com o tempo reverem os seus conceitos.

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  12. cabeca

    já que se está falando de entidades de classe como o CONAR quero mesmo é ver a OAB comprar briga com uma igreja evãngelica que hoje por acidente ao mudar de canal na parabólica vi chamando as pessoas que tem causa na justica a participarem de um culto em que a tal igreja promete resolver as questões pendentes, quero ver a OAB se manistar em defesa de seus filiados e de seus clientes(consumidores) pois a julgar pela chamada logo logo vão transformar os advogados em coisa supérflua, vão levar o

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  13. Iranilton Marcolino

    Sinceramente, é querer tapar o sol com a peneira. Vi o comercial e não vejo outra explicação para a polêmica que não seja a pressão da concorrência. O comercial é muito mais comedido do que vários outros que se vê na TV. Absurdo o que o Conar fez.

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  14. Aderson Marcus Rozani

    Na minha opinião, o comercial retirado de veiculação não foi um problema, porque o principal objetivo da ação foi alcançado: gerar propaganda direta (boca-a-boca) a custo zero. Um clássico.

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    1. Bakunin

      Engana-se Aderson. O tiro está saindo pela culatra. Agora vem o inverno e eu já preparei um bonequinho vudú para que a temperatura chegue a -3 graus no Rio e Bahia, de forma que a última coisa que os induviduos* vão querer é cerveja. *O Futuro Dilbert

  15. Analu

    Será que tudo isso por conta de ser uma SCHINCARIOL, e nao uma Skol, Ambev, entre as outras? Afinal.... Quando surgio o EXPERIMENTA, a midia caiu matando da mesma forma... achando que seria uma forma de induzir as pessoas a experimentar a bebida, sendo que cada um é responsável pelas suas escolhas, agora se a propagando é tao boa e o consumidor se sente na vontade de experimentar, talvez o trabalho dos publicitarios tenha dado o retorno esperado.. Agora com a DEVASSA, novamente a mídia, as pe

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  16. Henrique

    Não há dúvidas que não houve censura por parte do governo, e que, num pais heterogeneo assim, o fato de a sociedade regulamentar o que deve ou não ser visto é uma coisa importante. Mas isto não quer dizer que não houve censura. Há um censor na Conar e ele decidiu, com base em algumas reclamações (que podem ou não representar o pensamento da maioria), que a propaganda feria algum princípio e deveria sair do ar. O ideal seria a sociedade simplesmente deixar de comprar aquilo que lhe é of

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  17. Marcelo Silvestre

    Uma propaganda responsável sobre cerveja seria uma que enfatizasse a qualidade da água utilizada na fabricação, a qualidade da cevada, a tecnologia do processo, a latinha higiênica, etc. Qualquer propaganda que vincule cerveja com praia, noitada, festa, churrasco, amigos, mulheres gostosas, diversão, sexo está se utilizando de "papo de traficante" para tentar vender o produto. Porque tenta justamente desviar a atenção do produto, como droga legalizada que ele é. E o alvo, sempre, são os adole

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    1. willy

      Eu so bebo heineken!! (Agua, malte e lupulo; totalmente natural de acordo com o Reinheitsgebot.)

    2. Bakunin

      O que você não sabe, Sergio, é que a quantidade de nitritos e outras substâncias contidas na cerveja causam câncer de próstata; mas antes causam impotência.

    3. willy

      "Nenhum homem de 50 anos acredita na idéia de que cerveja atrai mulher." Bem... depende quem toma a cerveja; o homem de 50 ou a mulher. Cerveja foi a primeira bebida, inventada há mais de 5000 anos. Bebida dourada para os deuses. O que os deuses n'ao tomam, a gente toma. Slainte!!

  18. JOÃO OLIVEIRA FILHO

    A verdade é uma só:Todas a empresas que se veêm ameaçadas pelo crescimento da concorrente, procura logo derruba-lá inventando o que não existe...se passando por correta--o que está errado é uma só empresa de bebidas ser dona de 5 marcas expressivas no mercado (AMBEV) sendo responsável por 78% do mercado de cerveja...isso ninguém questiona, inclusive o CADE. Quando a DOLLY entrou no mercado a COCA-COLA se sentiu ameaçada com o crescimento e logo queria tirar a empresa do ar. A SCHINCARIOL semp

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  19. MdX

    E o pior de tudo e existirem celebridades que jurao de pe junto que nao consomem alcool e fazer abertamente propaganda de cerveja como se soubesse do que se trata como a Sra. Ivete Sangalo. Um absurdo os artistas fazerem isso. Me revolta

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  20. Cranio

    Esta idéia de "Mulher X Cerveja" já vem de longa data, quando as próprias pesquisas dos publicitários revelaram que os brasileiros fazem essa associação. Todas as cervejarias, sem exceção, sempre usaram esta associação "mulher x cerveja" em suas peças publicitárias, alguns de forma mais leve e outros mais agressivos. O que eu vejo no caso da Schin é que eles usaram o conceito, apelando para essa relação "mulher x cerveja" de uma forma mais agressiva (marketing sujo), mas que todos já v

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  21. Nino

    DEVERIAM PROIBIR TAMBÉM AS CANTORAS DE AXÉ-MUSIC QUE INDUZEM OS ADOLESCENTES E JOVENS AO CONSUMO DE ÁLCOOL.

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  22. SZ

    Concordo com a opinião de Dimenstein de não se tratar de censura. Mas seríamos puritanos se admitíssemos que o Conar ordenou a suspensão da veiculação da propaganda unicamente buscando frear a utilização da imagem ofensiva da mulher objeto e a propaganda de bebidas alcóolicas direcionadas ao público juvenil. Ora, muita hipocrisia para um Conselho que sempre se calou perante as demais louras falsas utilizadas na concorrência. Não podemos deixar de agradecer o fato de ter acabado com a propagan

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    1. Bakunin

      É isso mesmo Stanislaw. Apoiado. Outra coisa que o CONAR deveria cuidar é com aquele prethão gordão debochando da mulher de biquini. Se fosse um brancão gordão debochando de uma neghra, ele já estaria preso por crime inafiançavel. Pretho pode debochar de branco. A reciproca não é verdadeira. Isso não é justo nem perfeito.

  23. Alevir Assis

    Fiquei decepcionado com essa coluna. Esperava criticas em relação a postura parcial do CONAR com a Schincariol, diferentemente da postura que tem mantido com outras cervejarias. Também acho lamentável dizer que se trata de um manifestação livre da sociedade, como se o CONAR representasse a sociedade brasileira. Alguém sabe quem compõe esse conselho? O CONAR perde a oportunidade de demonstrar seriedade à sociedade e agir de forma transparente e imparcial em suas decisões. A partir agora

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  24. Ricardo Perim

    As progagandas com a Juliana Paes e a ultima com o ator Sérgio Loroza que dá para uma modelo o lacre da latinha como se fosse roupa não á apelativa? Se isso não for, sinceramente tudo o que aprendi até hoje na minha vida sobre este tema está errado. Isso é simplesmente jogo forte de bastidores. Quem pode mais, paga mais e manda. Simples assim.

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    1. Bakunin

      Quem é este Sergio Laroza ? É aquele neghrão gordão ?

  25. Elan

    Todas as propagandas de cerveja associam a bebida ao sexo, com o que eu (e todas as pessoas esclarecidas, arre!) discordo. Mas, francamente, no caso dessa infeliz propaganda, o foco foi quase totalmente dirigido apenas ao apelo sexual e não à publicidade do próprio produto. Mas, sejamos justos ao reconhecer o acerto da perfeita associação feita da palavra - devassa - entre o produto (como droga que é) e a protagonista em questão.

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  26. Eduardo Gabriel Cardoso

    O Brasil é um país PUDICO ou HIPÓCRITA? Vamos todos refletir sobre isso!

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  27. carmo

    Acho ridículo essa proibição... afinal quantas mulheres semi-nua fazem propaganda de cervejas... Juliana Paes e outras . Isso é coisa das concorrentes q acham q são as únicas q podem contratar mulheres bonitas e famosas... Espero q depois dessa os orgãos competente proibam também as marcas de cerevejas famosas como a boa e a redonda ... direitos iguais.

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  28. Rebeca Amancio

    Tenho 24 anos e achei todo essa agitação em relação a esse comercial uma grande besteira e perda de tempo. Dos comerciais de cerveja que me lembro, todos possuem uma alusão de que a bebida é aquilo que te traz felicidade, amigos (e mulheres) e diversão. Acho então que o conceito da midia do produto é que está errado - de uma maneira ou outra ele induz o consumo (na medida ou não). E mais especificamente em relação ao comercial da Devassa, acho que viramos todos politicamente chatos. Sou mulhe

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  29. Marco Aurélio Cordeiro

    Entendo que essa decisão foi estritamente política, certamente fortalecida por lobby da concorrência. É uma indevida interferência na livre concorrência sob o argumento da defesa de um moralismo barato. Afinal, em momento algum se dirige qualquer crítica ou cria-se qualquer estereótipo em relação às mulheres em geral. Uma mulher, claramente definida e conhecida do público, é que foi associada nesta campanha à marca da cerveja. O dinheiro público estaria sendo melhor empregado se

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  30. Alan Alex

    Eu não acredito em "avanço". Acredito em lobby e acho que foi isso que aconteceu. Esta não é primeira vez que a Schincariol é alvo da concorrência. O Conar deveria proibir QUALQUER propaganda que associe mulheres a cerveja. Vide os comerciais da Skol, onde tudo é alegria e as mulheres são maravilhosas. Além do mais, se fosse um avanço como diz o articulista, caberia a um cidadão ou entidade recorrer a Justiça para que o comercial fosse vetado.

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  31. jacson dias

    Me poupe Dimenstein, mas essa discução é ridícula!!!

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  32. Helena Sch

    Ah, finalmente uma opinião mais equilibrada sobre isso aqui na folha!Sugiro ler meu comentário ao texto do Sérgio Malbergier de ontem.Aliás, curiosamente, percebi que, ao contrário de outros jornais que aceitam comentários de leitores, em que estes aparecem em ordem cronológica, na coluna do SM de ontem ficavam na primeira página apenas os comentários positivos... Alguns feitos 2 horas antes do meu apareciam no topo.Meu comentário nada tinha a ver com Conar (ou governo, ou censura, ou Lula),

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  33. chefia

    Acredito que , em virtude da velocidade em que as informações circulam, o público alvo das campanhas, assim como os analistas em comunicação, terão que ser reciclados em sua visão quanto ao nível em que as atuais campanhas estão sendo apresentadas. As regras sociais estão estabelecidas para coibir abusos, porém, a análise do objetivo da peça deverá ser julgado dentro dos preceitos estabelecidos, sem interferênias de conceitos pessoais. Quanto a contratada , está dentro dos parametros o

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  34. JACarvalho

    Comparada às novelas e BBBs, esta peça publicitária parece até um programa educativo.

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  35. Jose Francisco Lima

    Como fã do Gilberto Dimenstein, fiquei negativamente impressionado com essa coluna.... Que sociedade é essa que a coluna tá se referindo? O Conar? Pressão pura e simples da concorrência..... O comercial é quase puritano aos mostrar a Hilton num simplório vestido, bem mais comedido que o biquinis mostrados em outras peças publicitárias ou até mesmo na falta de vestes da mulata globeleza!!!

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  36. Lemigliard

    Caro Dimenstein, desta vez discordo de você, você levantou que o pessoal de marketing discordou, mas eles não representam o povo ou a sociedade, já passou pela tua cabeça que a concorrência pode estar financiando este levante ? Afinal aqui é Brasil, quero ressaltar que nunca tomei esta cerveja e não é por causa do comercial que eu vou comprar ou começar a beber mais, nós temos que parar de achar que o povo é marionete, não vejo nada de mais no comercial da devassa, não é uma cerveja com preço

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  37. Bakunin

    Senhores, pensem. 1 - A escolha de Paris Hilton deveu-se a necessidade de lavagem de dinheiro. Da onde vocês pensam que sai a grana da cuéca e da meia ? Dos "contratos" com Paris Hilton, com Madona, das fraudes nas lotéricas, da compra de jogadores de futebol, etc. etc. Paguem pra ver o contrato assinado por estes artistas. Pensa que a grana sai da Schincariol diretamente para um banco em território norte-americano ? NÃÃÃO; vai para ilhas caimm

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  38. JULIANO LEMOS

    E o que dizer do Funk, BBB e novelas da Globo?

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  39. Marcelo Valvezon

    Caro Dimenstein, E quanto as celebridades esportivas como astros da seleção brasileira de futebol fazerem propagandas que estimulem o consumo de bebidas alcoolicas, você acha certo!! O que acha da seleção brasileira ser patrocinada por uma cervejaria, e do Dunga técnico da seleção estimular o consumo ??? Francamente, prefiro a Paris Hilton!!

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  40. Ana Spinardi

    Concordo que é um avanço que a própria sociedade esteja impondo limites às propagandas que associal álcool e sexo, mas fico me perguntando porque não há a mesma comoção quando a Juliana Paes é associada à boa (Antártica) ou quando as Sheilas do Tchan aparecem em cartazes sem a parte de cima do bíquini, cobrindo os seios com garrafas de cerveja, entre tantas outras. O fato é que as marcas de cerveja em geral utilizam da associação mulher-cerveja-sexo, mas só a Schincariol está gerando essa pol

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  41. Antonio Oreiro

    Será que houve pressão da sociedade ou da concorrência? Porque o Conar nunca se manifestou sobre os comerciais das outras cervejarias quem também possuem alto apelo sexual? Não vi nada de mais no comercial da Devassa. Existem outros comerciais com mais apelo sexual no ar.

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    1. cleber cleber

      O Conar sempre retira propagandas que vinculem o consumo de álcool à satisfação sexual ou que tornem a modelo mero objeto sexual. E isso se repete na propaganda de qualquer cerveja. Só ver as decisões do órgão, que são públicas no site.

  42. Edson Nascimento

    Esta é uma questão muito delicada. Podemos tanto acreditar que Paris nos remete ao sexo, como a Devassa cerveja. Por outro lado, o que pensar ou falar das dezenas de peças publicitárias que associam cerveja a praia, carnaval, diversão, futebol, etc. Sendo bem simplista e pragmático, sexo também não é entretenimento? Para ambas (ou mais) partes envolvidas? O Conar deveria abrir mais os olhos e não fechá-los: qualquer propaganda que venda bebidas alcoólicas deve ser bem analisada. Se pararmos p

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