Marcelo Leite > Quimioterapia para a Terra? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gerson

    A melhor quimioterapia para a terra, seria procurar reduzir gradualmente a população mundial, até chegar futuramente a 1 bilhão de pessoas.

    Responda
  2. Zizim

    Caro Marcelo. A sua tese quimioterápica planetária, penso eu, está focada somente no que tange à vida material. - Já pensou que, antes disso, há que se considerar a necessidade primeira de uma quimioterapia mental para os seres humanos que moram neste belo planeta azul? Digo isto porque, enquanto a vida na Terra for movida apenas por interesses econômicos, o bicho homem vai continuar sendo o predador do seu próximo. A profilaxia da alma terá de vir antes, se sonhamos com um planeta melhor.

    Responda
  3. Ricardo

    "Problemas gerados pela tecnologia tratados com mais tecnologia". Isso me faz lembrar a máxima da homeopatia: "Semelhante cura semelhante". Ao final do texto o autor escreve que só um homeopata maluco seria contra a aplicação da tecnologia. ???????????

    Responda
  4. Ricardo

    Um festival de bobagens. Um artigo típico daqueles que acreditam que os problemas ambientais, mais precisamente o aquecimento global, podem ser resolvidos com a mesma lógica com que foram gerados .A proposta de "quimioterapia" ataca o efeito, não a causa. Somente uma ecoeconomia, um produzir sustentável e novas formas de organização social podem reverter o modelo. O que se faz hoje, para resolver o problema, pode ser comparado com um ser abissal procurando Júpiter no céu.

    Responda
  5. Denos Zorafield

    Aquecimento Global me parece mais que é a Terra com Febre muito alta. Imunodefiência causada pelos bichinhos que andam se proliferando em sua superfície de pele.

    Responda
  6. Carlos

    Desde quando a TERRA precisa de nossa ajuda? O problema é que as células cancerosas somos nós humanos!! e quanto mais agente fuçar, mexer e tentar "consertar" alguma coisa no mundo ou na natureza, estaremos espalhando o problema para nós mesmos. não para a TERRA. Vamos deixar de fazer esse papel de hipocritas! BASTA! Ninguem pode ajudar a TERRA. Ela não precisa de ajuda. Quem precisa de ajuda somos nós humanos que queremos "resolver" nossos problemas desesperadamente, criando a

    Responda
    1. Andre

      Caro Carlos. Basta os humanos mudarem e o problema esta resolvido.Nós não estamos criando novos problemas e sim aprendendo com os erros. Não podemos é esquecer os erros do passado para não comete-los no futuro.

  7. Fredd Oliveiras

    A solução é construir mais usinas hidroelétricas e fomentar a produção de veículos elétricos.

    Responda
    1. Andre

      Só usinas hidroeletricas não forneceriam toda a energia que precisamos. Segundo uma pesquisa que li na Scientific American ,é preciso usinas solares nos desertos , usinas eolicas nos litorais e usinas de ondas para fornecer toda a energia que precisamos. É dicifil ,mas é possivel .

  8. Osame Kinouchi

    Marcelo, Você conhece algum possivel efeito colateral das praticas de geoengenharia de pintar os telhados de branco e plantar florestas? Acho que essas seriam as primeiras opções.

    Responda
    1. Andre

      Telhados brancos vão cegar passaros ??? Tem uma casa com telhado branco próxima a minha e nunca vi passaros ficarem cegos por passar por cima dela. Nosso ciclo só estará no fim ,se nós nôs entregarmos. O Sol não vai fazer nada ,do que ele ja tem feito a bilhões de anos. Não existe este algo que o Sol esta por fazer que citou.Só algo de supresa, como um asteroide, e a explosão de uma super-nova próxima do Sol pode nôs liquidar.Para de falar sobre o que vc não sabe.

    2. Carlos

      o primeiro efeito é que vão cegar os passaros... alterar a pouca fauna que ainda tem na cidade... e outro efeito é que essa luz vai irradiar mais as nuvens (isso quando existem nuvens).... qualquer um que fizer um estudo sobre isso percebe que o problema apenas foi transferido para outro lugar / meio fisico Temos é que encarar que nosso ciclo está no fim. o Sol já está se preparando para algo que ele faz sempre a cada X mil anos, e estamos apenas contemplando o inevitável e culpando o

  9. Cranio

    O que me deixa preocupado é o prazo que o planeta precisa dessas soluções. Como o prazo é curto, as tecnologias não terão tempo para serem testadas e podem causar mais tumores ao invés de extinguí-los. Não acredito que o homem tenha conhecimento suficiente para aplicações desse tipo. As iniciativas menos elaboradas (telhados de branco) podem ter mais sucesso do que injeção de partículas no ar. Mas mais importante ainda é o engajamento das pessoas para atingirmos este objetivo.

    Responda
  10. EulerSantiago

    O problema é que as células cancerosas somos nós humanos...

    Responda
  11. tiziu

    ...Grande Marcelo...o tal "Aquecimento Gobal" tem tirado o foco das ações verdadeiramente humanas... ...a qualidade e a quantidade de água que consumimos, o lixo que geramos, a conservação dos solos agricultáveis ... estas as nossas preocupações mais imediatas. ...Enquanto as pessoas ficam comovidas(...e a mídia, esta sempre lá) com as "Tartaruguinhas" do "Projeto Tamar"... bem próximo, a "Serra do Mar", esta sendo impiedosamente devastada...pasmem...justament e o local das nas

    Responda
    1. Andre

      Só que o Aquecimento Global é uma ação verdadeiramente humana. Isso tudo que citou é importante,mas será inócuo se fecharmos os olhos para o aquecimento global. Pois mesmo que não cortemos nenhuma arvore, o aquecimento global desetificará regiões como a Amazonica.

    2. du

      Discordo da idéia de tirar o foco, o aquecimento é um problema global, que não adianta ficar tomando ações no Brasil se a China não tomar as delas, todos precisam se unir e agir, enquanto que os outros problemas são locais, não precisamos de nenhuma ação da China para conter o desmatamento da Serra do Mar, nem tão pouco uma ação da Europa para despoluir o Tietê ou nossos mananciais, para conservar o solo, limitando as pastagens ou reciclar o Lixo, que cada um pode fazer sua parte.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.