Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. virgilio

    Bem Hélio ... nem todos podem estar no lugar certo, na hoa certa não?????Aonde esta a ideia de causuismo neste seu artigo bixo!!!!!Vc não acha q é precisoir um pouco mais fundo neste seu artigo. E o contexto historico fica aonde?????

    Responda
  2. Náufrago da Web®

    Resumindo: "Apesar de sermos pagos pra isso, não entendemos como vcs, plebe, não enxergam que o grande responsável por tudo que hj acontece é o governo dos três empréstimos do FMI, das três crises brasileiras, do real a R$ 4,00, da prudência de manter o salário mínimo abaixo de U$ 100 e, principalmente, pela feliz idéia da reeleição de um presidente no país, mesmo que agora os integrantes desse governo sejam contra essa idéia oito anos depois"

    Responda
  3. Mario Zavarese

    Criou-se esta lenda de que o PT só fez administrar o que o PSDB fez,como se na economia,bastasse o controle da politica monetária e um estado enxuto.Alias este é realmente o pensamento do PSDB. Politicas de desenvolvimento economico são igualmente importantes e foi nisso que o PT se destacou. Mas alguns ficam arrepiados ao ouvirem as palavras:politica de desenvolvimento economico. Economia não se limita a não deixar que o estado atrapalhe o mercado e a crise economica nos mostr

    Responda
  4. Val

    Apesar de ser pe-tista tenho em meus ideais que todos Partidos Políticos não tem muita diferença, se estão fora do poder fazem oposição radical a quem está no Poder para ganharem eleições futuras e se estão dentro do Poder querem segurá-lo. Porém, acho que Lula é diferente de Partido Político, pensa muito na sociedade mais pobre. Foi o que aconteceu com o projeto de transposição do rio São Francisco para levar água para os mais pobres do Nordeste, coisa que muitos falavam mas não cumpriam!

    Responda
  5. Sr

    Sucesso.

    Responda
  6. Ponchio

    Você fala do PT e seus aliados e esquece totalmente dos parceiros da oposição eleitoral. Qual alternativa temos? PSDB e DEM? DEM que ariga todos os oriundos da antiga ARENA, elite autoritária e preconceituosa do Brasil arcaico? O mensalão do DEM e José Roberto Arruda? Convenhamos, não podemos partir para discussão de ética em bases comparativas. O que é mais "republicano" e democrático que trazer ao mercado de consumo e a universidade milhões de brasileiros, antes alijados de tudo? Mudemos.

    Responda
    1. alquimista

      Falou bem, com poucas palavras. Mas os jornalistas vêem de outra forma: eles parecem ter medo, preconceito e vergonha de enxergar os acertos do governo do presidente operário.

    2. Nihil

      Seu discurso, se mudássemos as palavras "PT" por Partido Nazista", "PSDB e DEM" por "liberais, socialistas, trotkistas e comunistas", "ARENA" por "Social Democracia", "brasileiros" por "alemães" e mudássemos o contexto para os anos 30, poderia muito bem ter saído da boca do Führer. Descontadas as referências ao escândalo do mensãlão e ao político Arruda, é claro.

  7. Jocimar Inuma Ferreira

    Eu concordo em numero, gênero e grau, com a analise dojornalista, mas em respeito à opinião de 95% de pessoas cegas, eu prefiroesperar o passar do tempo. Nãotenho duvidas de que a Historia encontrará mas acertos na gestão do Collor do que nesta fantasiacriada pelo PT do lula.

    Responda
    1. alquimista

      Cego é você e História já mostrou. Não se apegue a conclusões equivocadas para justificar o voto que deu para o candidato fabricado pela Globo e pela Veja em 1989.

  8. tatinho

    Pena que a grande maioria fala com a emoção

    Responda
  9. Bocó

    Parabéns garoto, voce soube conduzir bem a sua narrativa; principalmente, no parágrafo, onde é dito que faltou uma mudança estrutural. Como já votei no PT algumas vezes, fiquei à lamentar essa bela oportunidade que eles tiveram para mudar a mentalidade pequena da concepção política do povo em relação a política e os políticos; e creio que os companheiros sinceros pensem dessa maneira. Cuidaram muito mais deles mesmos, infelizmente!

    Responda
  10. SANINHA

    Achei a reportagem muito boa. A verdade é que a carniça é a mesma no Planalto só mudam os urubus.

    Responda
  11. deminha

    Brilhante análise HELIO. Pena que uns 90% dos petóides não vão entender ou não vão querer entender. Muitos nem siquer vão ler porque já tem posição assumida e não mudam de jeito nenhum.`Por melhores que sejam seu argumentos esses pessoal não aceita e pronto.

    Responda
    1. alquimista

      Os argumentos do Hélio são bons, mas não perfeitos. Ele acerta mais quando analisa o comportamento humano; política nunca foi o fortr dele. Péssimos são os teus argumentos: preconceituosos e recionários como os que foram derrotados nas urnas. A ti falta conteúdo e, sobretudo, humildade para aceitar a derrota e a opinião da maioria.

  12. tatinho

    Excelente Analise do governo Lula,eu diria mais:A Historia vai mostrar pois sabemos que ninguem consegue fugir dela que o governo lula sera lembrado mais pelo continuismo do governo FHC e que os avanços foram mais pela conjuntura economica que o mundo viveu nesse periodo do que por mudanças estruturais.

    Responda
    1. alquimista

      Os tu-canos não se cansam de repetir esse argumento vazio. O fato de respeitar contratos não significa continuísmo, apenas responsabilidade. Visite as universidades federais, converse com professores e alunos e pergunte se o governo Lula foi a continuação de FH. Não se engane nem tente enganar os outros.

  13. cid fayão

    EM TEMPO...NÃO É PRECONCEITO, MAS O QUE FAZ UM FILÓSOFO COMENTANDO ECONOMIA ? kkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  14. Lucio Lopes

    o autor erra ao querer "arrumar as melancias" no andar do caminhão. O projeto político econômico de Lula não tem nada a ver com aquele desenhado por FHC. FHC com sua política econômica teria nos levado ao caos total com nossa ida à ALCA, o que por pouco não aconteceu. O FMI ditava as regras internas por aqui sim, aliás o Plano Real, custou caro aos brasileiros com impostos e recortes consideráveis em torno de 30% nas áreas de educação, saúde e infraestrutura... Sábio novo destino dado pelo P

    Responda
  15. cid fayão

    O ILUSTRE FILÓSOFO CONCLUI SEU ARTIGO CULINÁRIO FALANDO O OBVIO. POMBAS ! É CLARO QUE NOS MOMENTOS PROPÍCIOS QUALQUER ECONOMIA ´É MUITO MAIS FÁCIL GOVERNAR, E POR CERTO COM ESSA MUDANÇA DE CÂMBIO NOS PAISES RICOS VENHAMOS A TER DIFICULDADES. DEPENDE DAS MEDIDAS QUE SEJAM TOMADAS NO GOVERNO DILMA. QUANTO A LULA, COM TODO RESPEITO AO ILUSTRE FILÓSOFO, ELE SAI PELA PORTA DA FRENTE, NO PATAMAR DE SUA POPULARIDADE. NÃO SEI COMO SERÁ AINDA O GOVERNO DILMA, MAS TEMOS GRANDE CONFIANÇA NELA.

    Responda
  16. adal

    Hélio, em teu comentário, tu tem que considerar a seguinte realidade de momento: para 4% da população brasileira, a gestão Lula foi péssima. Agora foca o seguinte, mas, foca mesmo e reflete, mas, reflete mesmo, e depois comenta: para 95% da população brasileira a gestão Lula foi um SUCESSO.

    Responda
  17. wilson flores

    Acontece que antes do governo lula que fez uma a tudo que o FHC fazia nada prestava e jogava no quanto pior melhor, depois que ganhou a eleição, foi aconselhado a não mexer em nada e seguir a política economica anterior até as privatizações que tanto foram contestado eles viram quanto benificios truxeram,e tambem copitou os políticos com cargos , a une e mst e sindicato para que neste periodo Lula não houvessem balhuro.

    Responda
  18. miguel vilela

    Poxa, parece que estão contratando os colunistas da Veja. Como assim falar que quem era a favor do PT achou o governo de Lula um desastre? Muito errado isso meu...

    Responda
  19. Guilherme Torres Godoy

    Hélio, porque vocês jornalista não são objetivos em seus comentarios, falam muitas besteirolandias,,,exemplo...NÃ O FOI A CANDIDATA QUE OS MARQUETEIROS QUERIAM, na proxima vamos fazer uma previa entre os marqueteiros, errado..concorda? Falar dos que passarão pelo planalto, não adianta, porque se vc que é bom de analise, deve saber que após os Generales, começamos a aprender a administrar o pais, Lembra, Funaro, Celia, Malam, Ricupero, C.Gomez, vamos parar por ai, eles não deixa

    Responda
  20. José Costa

    Parabéns Helio! Você conseguiu sintetizar num belo artigo, aquilo que muitos pensam a respeito da atual gestão e particularmente do chefe de governo, que despreza completamente tudo que governos anteriores fizeram de bom e que ele deu continuidade.

    Responda
  21. Jorge Machado

    8 ANOS...UM OPERÁRIO E UMA MULHER...E ACHAM POUCO, FINAL DE MANDATO COM ÍNDICES ALTÍSSIMOS E ACHAM POUCO...COPA DO MUNDO, OLIMPÍADAS, PRÉ-SAL, BRASIL NA OPEP E ACHAM POUCO... UM DETALHE OS QUE ACHAM POUCO SÃO OS MESMOS QUE MANTIVERAM O BRASIL NAQUELE "ETERNO" OSTRACISMO, AGORA SOMOS ALTIVOS E TEREMOS, ASSIM, FINALMENTE, EM BREVE, NOSSO TÃO SONHADO NOBEL !!!PQ COM ESTA " ELITE " RUIM DE CORAÇÃO, PRECONCEITUOSA, SABEDORIA CURTA, É RUIM HEM!

    Responda
    1. deminha

      Jorge machado, parece que você não entendeu nada do que leu (se leu), ou não quer entender. Mais claro do que esse testo do Hélio impossivel.

  22. Nihil

    Deve ter chovido mensagens malcriadas dos adoradores do Lulla. Como já cansei dos comentários dos seguidores dele, cujas maiores qualidades não parecem ser a autocrítica nem a ponderação, entendo que seu artigo não provoca reflexões em nenhum dos dois lados dos eleitores, que saem divididos e antagônicos como nunca desta eleição. No caso do eleitor do Serra, este não votou no P.T. por ter concluído tudo isto que você disse, há tempos. E não porque era o candidato ideal. Não era.

    Responda
  23. paca

    Não li o artigo, porém me dou o direito de opinar, mesmo sem ter lido. Para voces, articulistas da FSP(sabe tudo) deve ter sido umn desastre pois com todos os avanços sociais e econômicos voces não tiveram como eleger o condidato de vocês. É bem verdade que tentaram e muito.

    Responda
    1. deminha

      WEMERSON MARINHO, parece que você não gosta de ler. Assuma. Não sou tukanalha nem de esquera, como vocês dizem. Sou a favor do meu país. Por esta razão vou torcer muito para que Dilma seja muito, mas muito melhor do que Lula. Em uma coisa o Lula foi bom :. deu continuidade á politica economica de FHC. Porisso está colhendo os frutos. Lula foi m uito superior ao seu partido e aos aliados, na época em que recebeu o poder de FHC, felismente.

    2. Alvaro Risso-CE

      Bom, como se vê, esse cara é ptista e votou no 13 desde q nasceu. Aliás ele é cópia do presidente, não lê nada (ele mesmo diz) e dá pitaco em tudo. Como administrar um país desse jeito?

    3. wmarinho

      "Não li o artigo, porém me dou o direito de opinar, mesmo sem ter lido." Não sei porque ainda perco meu tempo lendo comentários assim...

    4. diego costa

      Pera aí... você comentou algo que nem leu e nem sabe do que se trata? Esse é o típico brasileirinho, tem preguiça de ler, mas adora fazer críticas vazias e fora de contexto. Deixo um conselho: vá estudar, deixe de moleza!

  24. Jorge Machado

    Sr. Hélio, dá-se voltas e voltas e vamos tentar simplificar as coisas...? Querem a mudança em 8 anos o que não foi feito há séculos...O PT tb é fruto daquele tempo desastroso de classes dominantes e inéptas...Houve erros, sim houveram mas, é inegável que se existe um grupo, uma classe que avançou e muito nestes tempos é o Partido dos Trabalhadores...aprendeu a enfrentar, com sabedoria e não com ódio, os baluartes das velhas e arcaicas " elites " dominantes...mídia entre eles!

    Responda
    1. Anna Ivanovna

      Até o Fidel deve estar (no fundo) cansado dessa ladainha. Coisa dos anos 60...

    2. deminha

      "classes dominantes e inéptas, "elites dominantes"......... nós estamos no Brasil ou numa sala de aula de Cuba ou da Coreia do Norte?

  25. lago

    ''LULA APENAS SURFOU COM UMA PROPAGANDA MONUMENTAL DE SI PRÓPRIO E DE SEU PARTIDO SOBRE AS ONDAS POSITIVAS CRIADAS PELOS GOVERNOS ANTERIORES, SOBRETUDO PELO PLANO REAL E PROGRAMAS SOCIAIS IMPLANTADOS POR FHC''. QUANTO À CRISE ECONOMICA, ela só atingiu de fato, os países ricos, como os USA., A COMUNIDADE EUROPÉIA E O JAPÃO, PORTANTO, NÃO HÁ NENHUM MÉRITO DE LULA PELO FATO DE NÃO NOS ATINGIR, POIS TODOS OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS OU EM DESENVOLVIMENTO, COMO OS DA América Latina, da Áfri

    Responda
  26. sandra oliveira

    HELIO,COM ESSE TEXTO EM CIMA DO MURO,PARA PEGAR OS MENOS INFORMADOS, EU ENTENDO O PORQUE DESTA VOTAÇÃO: Por 8 votos a 1, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na sessão desta quarta-feira (17) que o diploma de jornalismo não é obrigatório para exercer a profissão.

    Responda
  27. Gennarini

    Em no máximo 5 anos iremos sentir na pele o que o governo LULA deu da nossa grana para "GIRAR A ECONOMIA"!!! Muita grana sem critérios técnicos porém, com muita comissão na jogada. AGUARDEM!!!! E TEREMOS QUE CAPITALIZAR NOVAMENTE O BB, CAIXA E BNDES, devido a inadimplência!!!!!!!!!!!!!!! O BB, TEM O MAIOR ESTOQUE DE COLHEDEIRAS E TRATORES DO MUNDO.A CAIXA, É A MAIOR DETENTORA DE HIPOTÉCAS DUVIDOSAS E O BNDES O MAIOR PROPRI "OTÁRIO" DE

    Responda
  28. Armando Neto

    Enquanto nossa população achar que está tudo indo muito bem, nunca iremos evoluir para uma sociedade melhor. Temos que saber criticar!! Falta muita coisa para tornarmos melhores e estarmos caminhando muito mal, muito devagar!

    Responda
  29. vencetudo

    o Lula oportunista revelou por inteiro seu mau caráter nas campanha destas eleições. o bolsa família foi a expansão de um programa que ele condenou. lula não esconde seu propósito de achacar as instituições, de bancar o caudilho. cas urnas eletrônicas pensamos ser o fim dos coronéis do nordeste. isso não aconteceu porque lula ocupou o lugar deles, bem como wagner que é apenas um neoACM. Dilma se elegeu com bolsa-família, pelegagem e ilusão.

    Responda
    1. Érico Pontes

      Vamos ser realistas. Aqui no nordeste tem-se a impressão de que paulista tem preconceito contra nordestino. Isso não é bom para o nordeste nem para São Paulo. Acho que a sociedade não deve mais ser conivente com atitudes que corroborem esse impasse. Serra não se mostrou acima da questão, nem convenceu o eleitor nordestino da sua imparcialidade.

    2. Anna Ivanovna

      Nossa, tocar o gado de moto é a cara do Governo Lula!

    3. CARLINHOS TERESINA

      Aí vc esta errado sr. VICENTINHO SILVA . Dilma ganharia por mais 1 milhão de votos de Serra excluind-se a votação do NE que foi de 10 milhões. Então para com essa de bolsa-familia. Dilma ganhou no RJ, MG - terra do AÉCIO - agora que no NE Serra levou uma sapatada de votos isso LEVOU! Mas vou explicar o porquê disso: nossa região foi a que mais se beneficiou do governo Lula. Cresceu a TAXAS CHINESAS nesses 8 anos. Pobre que do interior agora vai pra ROÇA e toca o gado de MOTO. [É MOLE OU ..

    4. lago

      Vicentinho, tanto voce está certo, Lula, corrupto, inescrupuloso, estúpido, que inundou a república com sua ignorância arrogante, autoritária, populista, que só é popular pela mediocridade moral e intelectual da maioria dos brasileiros e do oportunismo de alguns. ''BASTA OLHAR PARA O MAPA DAS ELEIÇÕES NO BRASIL E A DIVISÃO QUE O NEFASTO LULA IMPÔS AO PAÍS É ASSUSTADORA: AS REGIÕES MENOS ESCOLARIZADAS E SUBDESENVOLVIDAS VOTARAM EM DILMA, AS REGIÕES MAIS ESCOLARIZADAS E DESENVOLV.VOTARA

  30. Armando Neto

    O único dado que os ptistas usam é o fato da popularidade do Lula. Não sejamos simplistas. Hitler com uma ideia maluca conseguiu diversos seguidores e a maioria da população. Pergunto, ele foi bom? Qual o critério que é adotado para realizar essa conta e brotar com esse número? Posso criar um dado do tipo: Popularidade de FHC foi de 95%, basta escolher as perguntas que irei realizar que manipulo o dado da forma q quiser. Sejamos críticos por favor! Vamos evoluir!!

    Responda
    1. lago

      ARMANDO, PARA ESTES XIITAS, A POPULARIDADE DE LULA, SEGUNDO ELES, JUSTIFICA TODA A CORRUPÇÃO MONUMENTAL, TODAS AS FALCRATUAS, TODA A SUJEIRA PETIS.TA. ''CURIOSO, FHC, FOI ELEITO DUAS VEZES NO PRIMEIRO TURNO, GANHOU EM TODAS AS REGIÕES E CLASSES SOCIAIS'', LULA JAMAIS GANHOU NOS ESTADOS MAIS DESENVOLVIDOS, JAMAIS GANHOU NA CLASSE A, E ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS E MUITO MENOS NO PRIMEIRO TURNO'' Será tão popular assim?

  31. Érico Pontes

    Os fatos seguem um tipo de escada cronológica do plano real até agora. Ainda em uma escala lenta e pontual. Acredito que o fator que vai iniciar a reação em cadeia é a participação popular. Não se trata de iniciativas isoladas tipo ¨fiscais do Sarney¨, que por iniciativa própria conferiam os preços das tabelas do governo com os preços dos supermercados; mas iniciativas organizadas da sociedade com o objetivo de fiscalizar e reagir à toda forma de mal-atendimento promovido pela gestão do gove

    Responda
    1. Anna Ivanovna

      Bravo, Érico! É disso que o Brasil precisa! Político que trabalha bem não faz mais que a obrigação, está sendo pago para isso!!

  32. Domenique Lira

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. CARLINHOS TERESINA

      DOMENIQUE a eleição já passou. Agora pior era no tempo do FAROL DE ALEXANDRIA - FHC - pobre nem fiado podia comprar! Nosso NORDESTE foi a região do país que mais cresceu no gov LULA. Vocês não conheciam nossa realidade antes de 2003. Agora tudo mudou. E aqui vemos a melhora na qualidade de vida das pessoas a olhos vistos. Antes pobre so comprava bicicleta e ainda na maior dificuldade, hoje vai pra ROÇA E TOCA SEU GADINHO DE MOTOCICLETA. Tem empréstimo pra quase tudo. Criar galinha, bode etc.

  33. Beto Lopes

    Coisa de jornalista incrédulo, incapaz de tomar posição e elogiar sem criticar. Fica apenas em cima do muro.

    Responda
  34. Armando Neto

    Brilhante o texto. Pena que menos da metade da nossa população teria a cultura suficiente para entender. Parabéns!

    Responda
  35. Tyno

    Parabens pelo profundo artigo. Só assim posso entender melhor a tragetória desse governo. Lamento duas coisas que este governo, que espero acabar no dia 31.12.10: a podridão que se tornou o PT e o lulismo no qual se transformou o Brasil. Hoje, podemos dizer com tranquilidade que não temos um partido politico. Temos algumas coisas costuradas em torno de uma pessoa, mal preparada, sedento de poder e aplausos, mas que não percebeu que tudo se acaba. Seu poder também irá acabar.

    Responda
    1. chico

      Caro Tadeu, boa noite.Este artigo é uma escandalosa peça de falácia. Quem disse ao articulista que só haviam duas espectativas em torno do governo Lula/PT. Quem lhe disse que seriam aquelas as espectativas. Ele desfila varios elementos de análise, sem estabelecer razão de relevância entre eles. Se pretendia estabelecer sua análise em torno do critério "espectativa" deveria explicitar por que, mesmo terminado o governo, esse critério ainda seria relevante. Marronismo puro.

    2. Armando Neto

      Interessante comentário! Concordo com sua ideia! Um dia evoluiremos como sociedade! Espero estar aqui para ver!

    3. Armando Neto

      Interessante comentário! Concordo com sua ideia!

  36. Toni

    Penso que Lula não mudou paradigmas. Mudou o "foco" das benesses do paradígma econômico e político herdado de seu antecessor. Não fez milagres, fez uma opção feliz: ir ao "miolo da cebola", ondem escondiam os pobres e famintos do país. Isso não foi fácil. Implicou em choro pelo ácido "liberado" no ato de descascar a própria cebola. No entanto definiu duas eras: antes e depois dele! Os deuses da economia chinesa sorriram para todos. Deuses são onipresentes! Um deles deve ser brasileiro!

    Responda
  37. Aecim

    Taí um texto escrito por quem não conhece nada, repito, NADA, de políticas públicas. Nada foi avaliado sobre a ampliação da participação pública e das Conferências Nacionais no processo de construção das políticas sob o governo Lula. Nada foi dito sobre a criação de 14 novas Universidades Federais e mais de 100 Institutos tecnológicos. Nada foi dito sobre a ampliação da rede infra-estrutural do Estado através de concursos e redistribuição de renda ou políticas anticíclicas adotadas. Enfim, N

    Responda
    1. Mauricio Motta

      Não se pode falar sobre o imponderável. São medidas que não existem similares em nenhum lugar do mundo. O que parece ser muito bom, pode não resultar em nada. è preciso esperar.

  38. chico

    A falacia se revela na própria esquiva em formular uma conclusão, deixando para que os leitores escolham entre duas espectativas absolutamente restritivas e de caráter interamente subjetivo, vagas do ponto de vista lógico, por falta de elementos que validem sua relevancia argumentativa. Quem disse que uma análise do governo teria que partir dessas duas únicas perspectivas? Niguém, muito menos o articulista porque não foca sua argumentação nelas e por isso não tem como validar seu argumento.

    Responda
  39. Esco

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  40. Rienda

    Diz a reportagem:por quê ninguém fez isso antes? Eu costumo dizer que se a receita do Lula é a mesma do FHC, das duas uma, ou não tinham farmacêuticos ou foram incompetentes e negligentes. Dólar a R4 3,60, reservas de 35 bi,dívida com FMI, desemprego alto, indústria naval sucateada. Hoje todos estes itens diferentes p/ melhor além do PROUNI, de 26 milhões saindo da pobresa, de transferência de classe.Escândalos: antes privataria,mensalão de MG,Arruda e etc.

    Responda
  41. Esco

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  42. Airton Fiorelli

    concordo plenamente com Ivan Sidney.............vamos ver qdo tiver mais pessoas pra receber (sem produzir) que para arrecadar..........ai governo!!!!!!!!

    Responda
  43. Zezinhoneiva

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  44. julimar elias

    Você esqueceu que quem crior o caixa 2 conhesido como mensalão no governo foi o PSBB? e que quando Lula chegou lá já tinha? E que deu o maior trabalha para si livra dele? Esse foi o maior mérito do PT ter acabado com o caixa 2,só o PT seria capaz de acabar com esses centenários costumes, parabéns PT.. e viva o PT Vi,,,,,,,,,,va...

    Responda
    1. deminha

      JULIMAR, VOCE TEM CERTEZA QUE NÃO EXISTE CAIXA DOIS? Quem lhe assegurou isso? O presidente do PT? Julimar.....Julimar........"co nhesido" "si livra"

  45. josydinorah

    Tbm fico no meio do caminho, já q não analiso de desastrosa a gestão Lula(Votei nele!), mas não a classifico no melhor governo q pude presenciar no Brasil, faltou o q a mais, o avanço e outras coisas mais q idelizamos no PT de antes. Não acredito no governo Dilma, por ela não ser um LULA, nem um FHC, talvez uma Getulista,espero q daqui dois anos na crise economica q teremos,possamos colocar a prova o diploma de economista da presidente e sua capacidade de gestão, o q duvido!? Mas a esperança

    Responda
    1. deminha

      José Neiva, o pagamento da dívida com o FMI obedeceu parâmetros unicamente ideológicos. Do ponto de vista econômico foi um erro brutal. Vejamos; pagamos adivida com o dolar a 2,10 reais hoje 1,67. Perdemos muito só aí. Pagavamos 4% de juros, seria melhor pagar parte da divida interna, hoje em 10,75%. Outra perda. Emprestamos 10 bilhões de dolares ao FMI a 2% ao ano, enquanto pagamos 10,75% pelos titulos do tesouro. Tremendo mau negócio.Espero que Dilma use um pouco mais de inteligencia econô

    2. Zezinhoneiva

      Josy Dinorah, pera lá, O FHC era somente um sociólogo submisso aos EUA. O Lula, nós PT acreditávamos que podereia fazer melhor que todos pela simples questão de que eles nada fizeram para melhorar a vida dos mais necessitados e nem moralisava o pais lá fora.CRECER E DISTRIBUIR RENDA, PAGAR O FMI somente no governo LULA. A Dilma sabe como não se deve proceder (FHC) e o que deve seguir (LULA). Tem tudo pra dar certo e por isso votei nela. A verdade venceu a mentira, viva o PT/PMDB E OUTROS. /

  46. chico

    Essa análise é um caso clássico de FALACIA. Como é que ele pode tentar argumentar que um governo que consegue se reeleger e eleger seu sucessor pode ter sido um desastre. O êxito politico é inegável. Do ponto de vista moral, o Brasil é hoje um país com credibilidade internacional. Antes mesmo dessa política de China e Estados Unidos de desvalorização das respectivas moedas, o Brasil já atraia investimentos estrajeiros. Falta claramente boa fé nessa análise: é forçação de barra falar em DESAS

    Responda
    1. chico

      Caro Valdemar, obrigado pela atenção. Não posso concordar com porque desde 2007, o Brasil tem conseguido alongar consideravelmente os prazos de pagamento dos títulos da dívida pública, com taxas cada vez menores e não tem pra quem quer nquando o Brasil lança seus títulos no no mercado. Recentemente houve em São Paulo o aûncio de que a maior fabricante de barcos de laser de luxo está se instalando aqui. Temos mercado consumidor e estabilidade econômica. Quem vem quer ficar.

    2. deminha

      CHICO FRIAS, Existem dois tipos de investimento. Um muito bom(dolar responsavel) e o outro (dolar especulativo). Aquele ajuda a produzir, melhorar infraestrutura, etc. Já o especulativo chega, na moita compra ações, titulos do governo e na primeira oportunidade dá no pé, com uma lucratividade muito boa. No momento o que mais tem chegado por aqui é o especulativo, infelismente e precisamos adotar medidas urgentes(cortar gastos, resgatar titulos para baixar os juros).Assim os juros baixam. /p

  47. Gerson

    O triste do comentário de algums leitores, é constatar sua incapacidade de analise racional de um texto sem sucumbir a paixão ou o ódio ideológico que sentem imediatamente pelo editor, a partir das idéias expostas no texto. Um país em que os cidadãos não são capazes de racionalizar a exposição de um pensamento que não se enquadre na sua (pessoal) concepção de verdade, no qual a capacidade de autocrítica fica subordinada a ideologia, mostra que não aprendeu nada.

    Responda
  48. Almeida

    Olha o texto do Hélio resume tudo o que é de mais real no nosso país mas quem acaba pagando as contas somos nós contribuintes, o que não dar para entender é o por que que ninguém consegue diminuir a carga tributária deste país, sei que este assunto não é bem visto por nenhum governista como sabemos com tanta roubalheira que se vê não sobraria muito para ser movimentado nos bastidores do troca troca, mas voltando ao texto do Hélio está de parabéns.

    Responda
  49. marcio

    Acho que voces que vivem em SP, RJ, DF etc, nao estáo tendo a nocao exata do que está acontecendo de fato no resto do país.Sou médico, tenho 57 anos de idade, tenho uma vida estavel, pertenco a uma classe média ja a muito tempo. Nao lembro de nenhuma outra época em que o Brasil passou por tanto desenvolvimento, nao me lembro de outra epoca em que o pobre ficou menos pobre, e mais, agora estamos vendo a luz no fundo do poco. Talvez isto por si só irrita as elites, os jornalistas, etc

    Responda
    1. Alys Riveri

      Paulo, Ajudar é diferente de sustentar. Precisamos sim, ajudar os mais pobres, para que estes consigam meios de evoluir por conta própria. O bolsa-família vai durar pra sempre? Vai sustentar as famílias nele inscritas até quando? Isso ninguém comenta. E, com relação ao desenvolvimento, creio que você precise se lembrar um pouco mais do final dos anos 50, JK, por exemplo. Dar méritos ao governo Lula é uma coisa. Retirar méritos dos outros é re-escrever a história.

    2. Mauricio Motta

      O que você vê Paulo, todos vêm. A questão é saber porque isso aconteceu, como aconteceu e se podemos seguir um caminho que permita que esses ganhos sejam permanentes e não sazonais. Quando o sol e a chuva são fortes dá ótima lavoura. Por causa disso não vou colocar nenhum adubo no ano seguinte? E se não chover como deveria? É isso que se diz: Lula pode ter sido mera sazonalidade, porque não adubou a terra. A festa pode acabar de uma hora para a outra.

  50. paparugo

    E quando o investimento estrangeiro for retirado ou levado embora, como ficarão as coisas ?

    Responda