Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. clenilda cunha

    Presidenta acidental e incremental. Incrementando o texto acidental acima , lembro que Dilma é a primeira mulher na Presidência do Brasil! Não é a faxineira do seu condomínio, meu caro, muito menos a síndica que você gostaria que fosse, pelo seu pensamento machista e preconceituoso! É preciso, caro jornalista, aprender a respeitar as pessoas, independente de s e x o , cor , religião, ou qualquer outro preconceito. DILMA É PRESIDENTE SIM, e Brasil está longe de ser uma construção acaba

    Responda
    1. Igor Martins

      Anderson... O Serra em 2002 estava na mesma situação de Dilma: era o ungido do FHC. Caso tivesse sido eleito, seria ele um oportunista?

    2. Andy Campos

      Dilma pode ser a SUA presidenta, mas pra mim, que não votei nela, é só uma oportunista que assumiu o poder. Respeito se conquista, não se ganha de graça por ordem do chefe

  2. praluma

    Já que o colunista brinca de engenheiro, vou brincar também: Sergio: o prédio nãoestá construído não, tem até que mexer nos alicerces! Tem que construir muitas coisas e erradicar outras. dilma não será síndica,não.Será Presidenta doBrasil, cargo para o qual foi eleita, artífice dessa grande construção em que estamos nos transformando. E os eleitores estamos aquí para apoiar, criticar e colaborar ativamente nesse esforço comum.Obrasil não émuseu morto, onde tudo es

    Responda
  3. João Marques

    Se preconceito e parcialidade fossem tamanho, sei de um jornalista que teria os pés na terra e a cabeça na lua.

    Responda
  4. Tiago

    Diagnóstico do PSDB sobre Dilma: inábil, confusa, sem preparo, não talhada para o debate político. Serra, soberbo, achou que humilharia sua adversária nos debates. O que aconteceu? Dilma surpreendeu todos, mostrou-se bem nos debates e entrevistas antes e depois das eleições. FHC tbm não tinha e não tem carisma algum, venceu pelo que fez na Fazenda, e não por sua carreira política. Dilma não foi eleita para ser outro Lula, mas para despersonificar a política do governo Lula e dar continuidade

    Responda
    1. Tiago

      Não, Aurea. Dar continuidade a política econômica e social que vem transformando o Brasil em um país autônomo, que cresce, gera empregos e melhora a vida dos brasileiros.

    2. Aurea Garcia

      dar continuidade aos escandalos da casa civil?

  5. Euni Santos - DF

    A fúria dirigida ao articulista é tamanha que fiquei com a impressão de ter apanhado o bonde andando, já que a matéria nem de longe justifica tanta agressão. Afinal, estão comentando o artigo ou a idéia é por o jornalista na berlinda?

    Responda
  6. PauloGio

    Somos um país pobre de políticos, e por isso acho que a Dilmona ganhou com facilidade. Não temos uma oposição inteligente e certamente vamos demorar a ter. Gostei do texto, gosto do Lulla, mas a Dilmona é uma mistura do nada com coisa alguma... E o Palocci heinm?!!!

    Responda
  7. Enocram

    É por gostarem tanto de todas essas frescuras que não nos levam a lugar nenhum, como por exemplo o uso de termos como "fake" e "LooK", que o povo se cansou de vocês. Se bem que em seu texto o significado do uso é mais, digamos, manipulador.

    Responda
  8. Elizabete Oliveira

    EFICIENTE SÍNDICA???? ACHO QUE VOCÊ DEVERIA SE INFORMAR MELHOR SENHOR JORNALISTA. VEJA O QIE A VEJA TEVE DE PUBLICAR: "A presidente eleita Dilma Rousseff foi considerada pela revista Forbes a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Em lista divulgada na quarta-feira, a brasileira aparece à frente de nomes como Steve Jobs, o chefão da Apple, que ocupa a 17ª colocação, e Nicolas Sarkozy, presidente da França, que aparece em 19º."

    Responda
    1. Uilson

      Amigo o jornalista esta elogiando sua canditada e voce esta nervoso? tudo bem se ela é melhor que o dono da aple,menhor que o papa o rubens barrichelo opinião sua,mas para de encher e vamos torcer pra tudo dar certo para o bem do Brasil.

  9. Absalão Bussamra

    Torço para que a Dilma faça um bom governo, pois senão muito bajulador vai se enforcar num pé de salsa.

    Responda
  10. Gsp

    Tá maluco, meu? De qual Dilma voce está falando? Certamente não é da Dilma, décima sexta pessoa mais influente do mundo, segundo a Forbes.

    Responda
  11. José Prioste

    Texto burocrático, enfandonho, sem personalidade enfatizando mais aspectos negativos do que positivos, o que revela uma certa parcialidade para se pretender supostamente neutro, o que lhe dá um aspecto insosso, sem grandes qualidades, ou seja, não cheira nem fede!

    Responda
    1. Uilson

      vindo de vc a opiniao nao poderia ser outra.

  12. marcos

    NA FALTA DE ASSUNTO O QUE LEMOS É APENAS MAIS UM DO JORNALÃO AGORA O QUE TEMOS DE VERDADE NO BRASIL NÃO É IMPRENSA E SIM UM TR.AVE.CO!

    Responda
  13. Elizabete Oliveira

    Acho que alguém precisa lembrar ao jornalista que Dilma não se candidatou para Síndica, mas para Chefe do Estado Brasileiro. Pudera, ele parece ter acompanhado bem pouco a trajetória política de Dilma. Dilma será uma Presidenta extraordinária. Ela nunca foi sombra de nada e de ninguém. Essa é a razão pelo qual o Lula a escolheu. Ela sabe andar com as próprias pernas. Quem viver verá. Sem conhecê-la pessoalmente, mas conhecendo seu passado e presente, trabalhei para você

    Responda
    1. Ronaldo Simões

      Elizabety, igual ao passado de Dilma, o termo "presidenta" não existe em nossa língua. Trata-se de um erro primário, igual à sua visão política.

    2. emily

      Elizabeth se vc conhece o presente dessa senhora nao sei ao certo porque todo o tempo estava com Lula a tiracolo onde estivesse e le discursando para ela e quanto ao seu passado se vc o conhece e lamentavel que concorde o que difere da opiniao de muitos brasileiros que leram sua historia e com direito a processo arquivado guerrilha sequestro de embaixador americano entre outras coisas Elizabeth mas acho que a presidenta eleita vai ter muita coisa a explicar ao longo do tempo quem viver vera

    3. Aurea Garcia

      Pois eh, nao foi ela quem faliu uma loja de 1,99? Convenhamos, ela eh a Frankenstein de Lula, tanto que nao da um passo sem te-lo atras sussurando o que fazer.

    4. PEDRO MAGALHAES HUMBET

      Gostaria de saber qual foi a trajetória política de uma candidata que nunca concorreu a um cargo eletivo...

    5. Elizabete Oliveira

      É preciso deixar claro: trabalhei sem ganhar nada. Fiz sozinha e voluntariamente o meu trabalho de cidadã, e leitora crítica deste jornal, preocupada com os rumos de meu país. A política é algo precioso que deve ser praticada no dia-a-dia.

  14. Augusto Cesar

    Percebe-se que os jornalistas Brasileiros não fazem críticas construtivas e sim destrutivas ou dene.gras, não sabem reconhecer a competência de outras pessoas eles se julgam acima de todos e pensar que esses "jornalistas" são considerados "formadores de opinião".

    Responda
  15. Rui Granjinho

    É verdade Sérgio, o bom é que a roda está a girar e vai continuar a girar independentemente do que você e a folha acham ou achem.

    Responda
  16. rinaldo ribeiro

    Acidental foi a queda de partes do rodoanel sobre carros e pessoas; acidental foi o doosiê tu ka no feito por tu ka nos contra tuka nos. Dilma é a presidenta escolhida pelo povo, talhada pelos anos de atuação política e de administração pública. Acidental, registre-se, é o surgimento de colunistas que, por falta do que fazer e escrever, se dedicam a denegrir a imagem de mulheres como Dilma.

    Responda
    1. Claudio Lopes

      Ensosso as palavras de Rinaldo e acrescento: lamentàvelmente há uma tendência por parte de um grande número de colunistas inconformados com a derrota de José Serra (que equivocadamente disse "até logo" quando deveria dizer "adeus"), em continuar o processo de demonização da Presidente Dilma negando-lhe o perfil próprio que tem demonstrado através de seus pronunciamentos.

    2. Ricardo Delfim

      Seu comentário é bem tipico de Pê tista ardidinho: Sem embasamento, mediocre e partindo para o pessoal. O senhor, seu Rinaldo perdeu e muito uma grande oportunidade de se manter calado ante o texto do senhor Sérgio.

    3. Júnior

      Muito bom o texto!!! imparcial como deve ser e reconhecendo as fragilidades e potenciais de uma presidente desconhecida que "teve" votos de Lula, na verdade.

    4. Fernando Souza

      Acidental foi voce nascer , seu infeliz...nem leu direito o texto , que na verdade elogia a Dilma e fica colocando besteiras contra o PSDB.Vai trabalhar animal...

    5. praluma

      A mulher nem comuçou a governar e já lhe penduraram etiquetas:> é talhada para isso, não é para aquilo... Vamos dar ao menos os 100 dias de praxe após a posse, para depois começar a falar. Lembrem do Obama,recebeu um foguetório festeiro no mundo inteiro e depois o pacote bonito estava praticamente vazio, o conteúdo era escasso e fraco. Prometeu e não entregou. Espero o contrário da nossa futura Presidente. Para o bem de nós todos. Boa sorte Dilma!!

    6. Euni Santos - DF

      Não entendi por quê você acha que a matéria denigre Dilma, já que não há nenhuma novidade ou exagero no que o articulista escreveu. Votei em Dilma, mas sei, como você sabe, que ela não é política de carreira e que sua candidatura, bem como sua eleição, são obra do presidente Lula. Isso não é demérito: se o Brasil a elegeu, mesmo sabendo disso (todos sabemos disso), está provada a confiança que seus atributos administrativos (e não políticos) inspiram na população.

  17. Carambola Atômica

    "Coluna" pouco comentada. Imagino que também pouco lida. Aliás, merecidamente, por acrescentar igualmente pouco.

    Responda
  18. Jose Milton

    É impressionante o ódio da PT.zada, ganharam a eleição, agora parece que se viraram contra a imprensa, parece ser a próxima meta deles, combater e criar factóide contra a imprensa até atingir os objetivos: colocar esparadrapo na boca de todos. São um ban.do de arrogantes, não aceitam oposição, ninguém tem o direito a manifestação. Voces elegeram, agora tem que bancar a eficiencia e mostrar a que veio, parem de odiar todos, é hora de mostrar serviço se é que sabem e querem trabalhar !

    Responda
  19. Carambola Atômica

    Bem... Falou pouco e não acrescentou nada.

    Responda
  20. Remy

    Uau! Pelo menos vc foi um pouco mais moderado que seus coleguinhas enfurecidos...que tomaram a derrota do Serra como pessoal. Mas ainda continuam "achando", é achando... porque o que vai ocorrer só a História dirá, a não ser que vcs aí na Folh@ ganharam do editor executivo um cursinho rápido de vidente e de como antever o futuro ..hehe...(ligue Djá) Podem fazer prognósticos, como todos nós, mas não podem afirmar nada.

    Responda
  21. valquiria silva

    O QUE ME SURPREENDE... É A CAPACIDADE DA I.M.P.R-E.N.S.A DE VIRAR A CASACA.GOSTAM DE PREGAR A ÉTICA MAS, SE MOSTRARAM O PRINCIPAL MEIO DE DI-VUL-GA-ÇÃO DE FUXICOS, FOFOCAS E CRIAÇÃO DE TABUS, UMA FÁBRICA DE PRECONCEITOS CONTRA OS POBRES, AS MULHERES,AOS GAYS E A QUEM MAIS FOSSE CONTRA O PSDB.AGORA AGUENTA ESSES PU-XA-SA-COS.

    Responda
  22. Geraldinho Farias

    Um texto primoroso. Lula acertou mais que errou. Seu ultimo acerto foi Dilma. Precisamos, nesta hora, de um gerente, uma administradora. O tempo dira se esta gestora nao sera engolida pela fome insana do PMDB.

    Responda
  23. Sandro Santana

    Dilma está numa enrascadas daquelas, isto sim! De um lado a oposição, que desta vez não irá deixar folga como deixou com Lula. Do outro, o PT e Lula, que farão dela a marionete jamais vista na história deste país. Está literalmente fe.rra.da!

    Responda
    1. ALBARRAN

      Sandro Santana: Que pobre de espírito seu comêntario. Como pode afirmar tamanhas barbaridades sem ter os elementos para demonstrá-las? Pense bem a oposição deve e tem que participar porque é fundamental no jogo democrático.

  24. Esperança

    Uma incompetencia premeditada, revela-se um facismo nojento nessa matéria, o preconceito é tão notório que o imbecíl rouba na cara-de-pau um mil de votos da competente Presidente Dilma Rousseffe, eleita com mais de cinquente e seis milhões de votos. Pois é Mané, só pangarés de seu feitio, evidencia tanta boçalidade nutrida de uma incompetência jornaleca sem precedente!

    Responda
    1. Luiz Mesquita

      Tão ruim quanto não saber perder é não saber ganhar. Mas passemos a dados objetivos, que não comportam argumentações. A Dilma foi eleita com 55.752.529 votos (menos, portanto, que 56 milhões). Serra teve 43.711.388. O Brasil teve 135.804.043 de eleitores aptos a votar em 2010. Fazendo as contas, 24.610.296 não votaram. Dentre o total de eleitores aptos, a eleita teve apenas 41% dos votos. Em outras palavras, 59% dos eleitores, por um motivo ou outro, NÃO VOTOU NELA. Então baixa a bola mané !

    2. Nanda

      Acredito que ela irá continuar a política de Lula de combinar a erradicação da miséria com o crescimento econômico, mas entregando o comando de cargos estratégicos a políticos com formação ou entendimento da pasta que gerenciam. Ela já repetiu várias vezes que pretende compor um Ministério com perfil técnico, além de político. Ótima notícia!. talvez não faça isso no primeiro ano de governo (PMDB, PSB, PP!!!), mas, com certeza trabalhará com metas e indicadores de gestão.

    3. Nanda

      Apesar de não ter gostado do título do artigo, sou obrigada a concordar com o comentário de Euni Santos. O autor foi até brando na sua análise. Sou eleitora da Dilma, lutei, à meu modo, para que ela fosse eleita e acho que uma de suas maiores qualidades é justamente a capacidade gerencial, sim, a tecnocracia ou burocracia especializada, como diria Weber. Votei nela justamente por estar cansada de políticos profissionais, dotados de ótimo discurso, porém péssimos gerentes

    4. Euni Santos - DF

      A análise foi sóbria e até pró-Dilma, apontando as qualidades da presidente eleita e mostrando por quê elas são oportunas. O articulista não merecia tamanha agressão. É muito fácil esbravejar e insultar de graça, escondendo-se atrás de um pseudônimo na internet. Malbergier usa o próprio nome, seu endereço é conhecido e tem até foto dele na coluna. Tenha coragem: identifique-se e vá repetir esse seu discurso hidrofóbico na presença dele, com testemunhas.

  25. BRUNO MOURA MENEZES

    Vejo que pouco a pouco vcs estao se resignando, mas ainda mantem um ar de ressentimento e despeito contro o operário presidente. Lula demorou de sair na apresentaçao de Dilma na entrevista coletiva, e como você diz, mais de 20 min. pq os repórteres ficaram puxando o papo com perguntas, mais que mania de desfazer a figura do Lula... Falam muito do seu jeito, digamos, grosseiro de exercer a presidência, mas nao sabem que como organico do povo brasileiro que ele é, é o jeito do povo de criticar

    Responda