Comentários para:

Chamem o Tiririca

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sandao

    quando acabou a CPMF nenhum preço ficou menor, portanto a maior parte dos 40 bi que a saúde perdeu foi para o bolso dos que faziam grandes movimentações financeira, proque o assalariado pagava uma miséria. E o mesmo aconteceria se abaixasse a carga tributária, pois uma diminuição dos preços aumentaria a demanda gerando inflação, logo os preços voltariam ao normal e só ganhariam com isso os empresários. Mas sempre usam o povo como pretesto para o que querem pra si, e muitos creem na balela.

    Responda
  2. celita

    parabens gilberto! seu artigo e pertinente. só aqueles que vivem das sobras da cpmf defende seu retorno. bem lembrado pelo leitor, quando alerta que logo apos o fim da cpmf houve aumento em outra operação financeira para compensar a cpmf

    Responda
  3. celita

    É inaceitável ler alguns comentários . Duvido que um trabalhador que ganha honestamente defenda a CPMF. Um governo que diz ter dinheiro para emprestar ao FMI e anda pelo mundo a fora perdoando dívidas, fazendo doações generosas deveria ser mais competente para resolver os problemas internos sem a necessidade de criar ou aumentar impostos

    Responda
  4. João Carlos

    Esqueceu de dizer que, logo após a queda da CPMF foram elevadas as alíquotas de outros impostos 'para compensar' a perda de receita. Essas elevações renderam o dobro da antiga CPMF e essa 'arrecadação' sumiu igualmente, no caixa geral da união. Mesmo com as reduções de IPI para automóveis, linha branca e materiais de construção, a arrecadação bate recordes. Isso é um poço sem fundo, quanto mais arrecadam mais querem tirar do povo!

    Responda
  5. Toninho

    Quanto a história do retorno da CPMF, é algo que pode estar "entalada" na garganta do Presidente Lula e seu governo, que não vê a hora de aprovar sua vigência, principalmente para medir forças e querer provar de que pode tudo, já que é mais que sabido de que não há necessidade de aumento de arrecadação e principalmente que os recursos dessa contribuição não iam em sua maioria para o setor de saúde, apesar de ser essa o motivo de sua existência.

    Responda
  6. Helcio

    Achei ótima a idéia de se recriar a CPMF. Assim todos os que gozam do benefício da excelente assistencia à saúde oferecida pelo governo, darão sua contribuição com mais um pouquinho de seu salário para tão nobre causa. Como se trata de um imposto que incide sobre todas as transações bancárias, mesmo aqueles que ganham até menos de dois salários mínimos vão "colaborar", pois tem os salários creditados em conta bancárias e movimentam com cartão, sobre o que também incide o tributo. É uma boa.

    Responda
  7. Toninho

    Escolaridade creio não ser o maior problema na política brasileira, pois se o fosse, Lula não seria Presidente da República mas, no principal contexto da matéria, realmente se comprova de que não se pode escrever o que se fala em campanha. Concordo de que a generalização do funcionalismo em relação a salários é negativa, já que nem todos são aloprados amigos do Rei e tem salários privilegiados.

    Responda
  8. carlos

    tiririca,nao é o grande problema;o pior é nossa elite que tem pouca escolaridade,ou pior ainda pouco cerebro a nossa ciencia é de terceira mundo-só temos "genios brasileiros",nada à nivel mundial.nao temos pensadores.filosofia,aqui sao fabulas. tirica nao é nada em relacao a uma elite endinheirada e burra.ou pior só temos pseudo intectuais. ]nao há ninguem de destaque no brasil em todos esses anos.cesar lattes,e pouco-nao fez toda essa fisica,heitor vila-lobos,o unico co

    Responda
    1. Helcio

      Você quis dizer "burguesia endinheirada e burra", não é mesmo? Elite é outra coisa, correto?

  9. Leandro Gomes

    O cidadão comum ganha salário mínimo. Se o funcionalismo público pagar salário mínimo, ninguém vai querer ser funcionário público. Conheço engenheiros que trabalham no funcionalismo público e ganham MUITO abaixo do pis0 salarial da profissão. O autor destila ódio em relação aos funcionários públicos com total desconhecimento de causa. O problema do funcionalismo público são as indicações políticas, cargos comissionados e políticos em geral.

    Responda
  10. Celso

    Tiririca somos todos nós e especialmente aqueles lobotomizados que se comportam mais como torcida uniformizada do que como cidadãos. Enfim, como se diz, cada povo merece rigorosamente os governantes que tem.

    Responda
  11. gustavo teixeira

    O jornalista não Gilberto Dimenstein deve ganhar mesmo muito menos do que a maioria dos funcionários públicos, não é? Pelo menos deveria, quem sabe teria mais bom senso na hora de escrever. "TODA GENERALIZAÇÃO É BURRA".

    Responda
  12. gustavo teixeira

    O jornalista erra e demonstra o seu preconceito e desconhecimento ao generalizar, como elite, a classe dos funcionários públicos. A maioria dos funconários públicos, de todos os entes federativos, além de ter enfrentado imensas dificuldades e se esforçado para passar em um consurso público está longe de ser elite. Só para citar um exemplo: Os professores de escolas públicas. Preciso dizer mais? O nº de caracteres não deixa!

    Responda
  13. Allan Freitas

    Caro Dimenstein, Como educador que creio que és, sabes que a generalização é um recurso primário de argumentação. Legislativo e Judiciário possuem médias salariais altas, mas no Executivo os salários são em geral bem ajustados. A imensa maioria dos funcionários públicos federais do Executivo possuem salários na faixa de 2 mil reais, ainda na maioria dos Estados e Municípios os salários são infinitamente menores que os do Governo Federal.

    Responda
    1. Allan Freitas

      Finalizando... Uma coisa que não falas é que pago INTEGRALMENTE 11% sobre meu contracheque, ao contrário da iniciativa privada que contribui com 11% até um teto. E aposentarei somente por idade considerando 80% das maiores contribuições de forma similar a iniciativa privada. Me é exigida dedicação integral e não há FGTS que possa ser usado pra habitação.

    2. Allan Freitas

      Continuando... Salários altos no Executivo são em geral carreiras ditas de Estado: diplomatas, auditores, fiscais, policia federal, corregedores etc. Carreiras estas que pelo montante de recursos, responsabilidade e qualificação necessários fazem pleno jus aos salários obtidos. Outra falácia é a da aposentadoria. Sou professor com experiência anterior na iniciativa privada e hoje na pública. Não ganho extremamente bem de modo a justificar mais de 25 anos de estudos seguidos...

  14. Albero Gonzalez

    Pra começo de conversa a cpmf deixou de ser usada pra saúde faz muito tempo.O governo não quer ter responsabilidade com coisa nenhuma e fica sugando nosso suado dinheirinho por que não faz nem idéia do esforço que temos que fazer para ganhá-lo. AOS POBRES, O VERBO ; AOS RICOS, A VERBA E À CLASSE MÉDIA, A CONTA !!!!

    Responda
  15. Luiz Felipe

    O que o PPSDEMB fez com a derruba da CPMF que eles mesmos criaram,é a mesma coisa que construir uma ponte com o dinheiro do povo, usá-la à larga, e, anos depois, após perder o comando do governo para outra agremiação partidária, implode a ponte feita com o dinheiro do povo,que já havia se tornado indispensável à passagem do povo,apenas por emulação,para prejudicar o trabalho dos governantes sucessores. Não seria isso prevaricação legislativa ? Outra coisa é o mau uso dos impostos.

    Responda
  16. jomar

    Pelo comentários de alguns, a iniciativa privada é o paraíso da honestidade e do mérito. Não são corruptores, pagam seus impostos sem buscar formas de "elisão fiscal".Quando em dificuldade financeira não recorrem a empréstimos públicos a juros subsidiados e , nos casos de falência, privilegiam o pagamentos dos impostos e dos encargos trabalhistas.

    Responda
  17. Celio

    O trabalhador já é sacrificado pagando em impostos o correspondente a cerca de cinco meses de salário por ano e não é justo aumentar os impostos ainda mais. O Lula, a Dilma, o Sarney e todos os políticos favoraveis a crianção da nova CPMF não gostam do povo e de seus eleitores. O governo precisa é de desonerar o povo de tantos impostos. Não aguentamos mais essa alta carga tributária.

    Responda
  18. Igor Martins

    A grande massa de servidores públicos nunca ganhou, o suficiente para ser chamada de elite. No Executivo(disparado o pior pagador dos 3 poderes) servidores de mais de 20 anos de carreira que mal ganham R$ 2000,00. E muitos daqueles que ganham quantias superiores atingem tais valores com gratificações, que NÃO se integram à aposentadoria. O que significa que muitos que ganham 5 mil hj, terminam c/menos de mil. Quem acha que servidor público é elite nunca tentou viver como

    Responda
  19. Djalma Querino de Carvalho

    Vai passear um pouco. A eleição já terminou. Fazer companhia pro serra abaixo, quem sabe ele e o Sr. acalmem tanto rancor.

    Responda
  20. Elizabete Oliveira

    Esse jornalista não tem um mínimo senso do que fala. Dizer que nós funcionários públicos somos uma elite do país é uma coisa de direita mais do que reacionária. Sou professora de escola pública e, portanto, funcionária pública. Será que ele sabe quanto ganha um professor da rede pública? Eu quero saber quanto ele ganha para falar mal dos professores, médicos e demais funcionários públicos. Claro que ele não deve saber, com certeza, só usa os serviços privados, pudera com o salário que

    Responda
  21. Luiz Felipe

    A única fórmula capaz de derrubar, drasticamente, a carga tributária, e resolver a velha herança maldita, é o PNBC. O resto é só palanquismo eleitoral vazio, e aumento da carga tributária, eleição após as eleição, inclusive por conta dos novos penduricalhos a serem agregados ao sistema exaurido por conta das novas e renovadas promessas e compromissos de campanha eleitoral.

    Responda
  22. jomar

    Como sempre , algumas comparações estapafúrdias. O governo é um prestador de serviços qualificados ( saúde, educação etc) , logicamente a média salarial do funcionalismo público tem que ser maior que a da iniciativa privada. Com relação aos impostos, concordo com o articulistas .Acho que a sociedade civil tem que se organizar contra o aumento da forma que se mobilizou para o projeto "Ficha Limpa". Está na hora de mandarmos emails para os congressistas eleitos, entre outras formas de p

    Responda
    1. Busa

      O Sr. deve ser funcionário publico na Suécia, ou Dinamarca. Aqui no Brasil, os serviços públicos prestados não são nada bom não. E a média, dos salários de funcionários publicos aposentados, daqui do Brasil, são 10 meses mais, que os da iniciativa privada. Então, continue aí, porque aqui, a coisa não é tão boa.

  23. Luiz Felipe

    A verdade como Ela é.Em sã consciência não se pode negar que o berço da CPMF é a caixa de pandora do demotukanismo, sob o comando de FHC/Serra, sendo certo que, em seus 8 anos de governo, usaram e abusaram da mesma e depois,apenas com a intençao de ferrar o governo Lula, derrubaram a dita cuja no senado. Ora essa,se a mesma era desncessária, porquê então o demotukanismo a criou,usou e abusou? O que não pega bem é a visão caolha e o sistema ban-dido de dois pesos iguais e duas medidas diferen

    Responda
  24. drigoeira

    Comentário preconceituoso sobre o Titirica.O problema do funcionalismo público não são os altos ou baixos salários...E sim a estabilidade do emprego. Sou servidor público e acharia que deveria ter uma forma de avaliar o servidor a cada 5 anos, neste momento se o profissional não atingir certa pontuação será demitido automaticamente. Se aprovado continua empregado.A avaliação seria feita por profissionais da iniciativa privada ou servidores de outro setor.

    Responda
    1. jomar

      Fácil de propor, impossível de executar. A estabilidade do serviço foi criada para defender a continuidade e qualidade da administração pública. Mesmo com esse instituto já sabemos o que ocorre, principalmente nas administrações municipais.

  25. Guilherme Torres Godoy

    Quando a oposição corto a CPMF, falaram que o preço da leite, do pão e do feijão, ia cair...se alguem mostrar que isso aconteceu...tiro o chapeu pra ele.O problema desse imposto e de todos os outros não é pelo tamanho e sim como é usado.a) Salarios dos 83 senadores e 503 deputados,,,não é uma V.E.R.G.O.N.H.A. olha ai..só pra comentar Tiririca vai ganhar 114 mil por mes. nada contra porem...nu é facil ne...

    Responda
  26. Roger

    Plínio de Arruda Sampaio já! Calote nas dívidas,confisco de terras,casas,apartamentos,poup ança... Salário mínimo de 2.000,00 já!! rsrsrs

    Responda
  27. GERALDO MAJELA PRIMO

    O PIG só vê desgraças e calamidades neste país. PIG, PIG, PIG.

    Responda
    1. antonio brasil

      Geraldo, deixa da tua besteira...Deus manda na mor-te,a mor-te ma-ta o homem,o homem ma-ta o boi,o boi bebe a agua ,a agua apaga o fogo ,o fogo queima o cassete ,o cassete mata o cachorro ,o cachorro ma-ta o gato ,o gato ma-ta o rato ,o rato fura a parede ,a parede apara o sol,o sol derrete a neve e a neve pega no pé de quem vai pra roça... Entendeu ?!

  28. Guilherme Silveira

    A incompetência administrativa deste governo é monstruosa. A dívida pública de 1tri e 800 bilhões terá que ser paga por alguém, é claro que não serão eles e sim nós que arcaremos com a conta. Venderam mentiras deslavadas para se reelegerem e agora vão esfregar a verdade na cara do contribuinte até sangrar, como sempre.

    Responda
    1. Roger

      Se este governo é incompetente,o que dizer do anterior que vendia empresas altamente lucrativas a preço de banana,não havia investimento,emprego etc??

  29. Luiz Felipe

    Mercê do modello de república que aí está, exaurido, com prazo de validade vencido há muito tempo, eleição após eleição, não resta aos governantes, de todos os partidos, e de todas as esferas de poder, outra saída senão agregar mais penduricalhos ao seu velho arcabouço e, por conseguinte, aumentar a carga tributária, que já custa ao contribuinte cerca de 5 meses de trabalho por ano. Imaginem então como seria a CPMF do Serra, com aquele turbilhão de promessas financeiras. S.O.S. PNBC, isto si

    Responda
  30. Roger

    Ok,ok,da próxima votamos no PSOL ou PSTU!! Vamos confiscar terras,casas desocupadas...

    Responda
  31. Eduardo Neves

    Esse cidadão é um vendido mesmo!

    Responda
  32. Celio

    O caracter de um povo é o reflexo daquilo que fazem. Por isso o Brasil é um grande país do terceiro mundo. O Zé povinho não sabe votar mesmo e nem sabem o quanto já pagam de impostos, muitos apoiam a CPMF. Ainda reclamam da elite. O que existe de melhor em um país é justamente a elite.

    Responda
  33. Caio Márcio Rodrigues

    Bravo! Isso mesmo. Mas discordo de um ponto: NENHUM mas NENHUM MESMO aumento ou criação de novo imposto é justificável. Negativo categórico. Político que fala nisso deveria ser levado à fôrca por aclamação, no velho e eficaz estilo da Idade Mëdia pelo simples fato de que êle estará ainda no regime feudal. É preciso tratar os políticos e funcionarios públicos do Brasil (ah e também os terceirizados corruptores) à moda de Rudy Giuliani (NY - "Tolerância Zero").

    Responda
    1. jomar

      Um collorido sobrevivente.

  34. Arnaldo Alves

    Vejamos como funciona esse país o PSDB/DEM/PPS/Psol entre outros politicos derrubaram a CPMF pelo simples fato politico de divulgarem a derrota do governo e fazer palanque pelo diminuição de impostos. Pois bem, agora por iniciativa dos governadores capitaneados pelos do DEM/PSDB querem reviver a CPMF, pois só agora se deram conta do castigo que deferiram contra o povo que é o pessimo serviços de saúde oferecido a população, fica aqui meus parabéns ao partidos PSDB, DEM e PSS por + essa beste

    Responda
  35. Celio

    Esses pe.tis.tas apoiam tudo de ruim do PT e do Lula. O PT deve criar uma CPMF somente para os pe.tis.tas aloprados pagarem.

    Responda
  36. Prá Frente Brasil

    Só os sonegadores têm medo da CPMF...

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      O problema não é bem a CPMF: é o que êles vão fazer com ela.

  37. GEROMINHO

    ... DILMA A MÃE DA CPMF.Se o Lula emprestou dinheiro para o Fidel castro construir hotéis em Cuba e para o Evo Morales duplicar rodovias na Bolívia é porque está sobrando o dinheiro dos nossos impostos. ... Mas o que é pior é a forma MENTIROSA e ENGANOSA como o tema está sendo encaminhado. Pedir para os governadores aliados encamparem e defenderem a criação da CPMF é LUDIBRIAR o povo mais uma vez.......

    Responda
    1. Elizabete Oliveira

      Dirceu Aprenda história. Foi o FHC quem criou a CPMF.

  38. Galo_Doido_77

    Começou o policiamento ideológico neoliberal da Rolha de S. Paulo. E tá na hora de parar de tratar funcionário público como Marajá. Sou médico do serviço público federal onde, após 6 anos de graduação, duas residências de dois anos cada e mestrado, ganho 3 mil reais por mês do governo federal. E tenho de ralar nas "horas vagas" já que apenas a menor parte da minha renda vem daí e não daria para pagar as contas. Não sou marajá e não aguento mais ouvir o pessoal da Rolha dizer isso.

    Responda
    1. jomar

      Que mal existe em querer estabilidade? Ainda mais quando se busca de formas honesta submetendo-se à um concurso público. Se nínguém tivesse interesse em ocupar funções públicas, o que seria da administração pública?

    2. Caio Márcio Rodrigues

      É. Não mais como marajá, mas como pilantra (com exceções, claro). Quer ver? Peça ao IBOPE uma pesquisazinha básica nas filas dos concursos públicos de qualquer nível, com a perguntinha: "Para quê é que vc está fazendo concurso público?" e a segunda perguntinha: "Porque não procura um emprêgo na área privada?" . Depois tragam o resultado para a Pholha, e veremos o que são, de fato os barnabés e candelárias. Agora, ao médico, e nas calçadas de hospitais públicos? pode vender sem contrôle VSani

  39. liranco

    caro comentarista eu gostaria que os politicos do brasil adiministassem o Brasil como empresas privadas,assim qundo as contas apertassem eles não inventariam tantos impostos. outrossim a muitos anos chego a pensar se nos brasileiros aposentados pelo INSS, somos brasileiros marginalizados mortais e diferenciados dos demais brasileiros aposentados por outros orgãos e imortais.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Concordo mesmo. Trabalhei 48 anos em empresa privada. Não morri. Trabalho não dá câncer como pensa o pessoal do setor público. Agora, para funcionar como empresa de verdade, tem que acabar com a estabilidade e a promoção por tempo de serviço. Eles dizem que ganham pouco, mas sem risco de perder emprêgo ou salário, a remuneração tem que ser menor, não é mesmo ó financistas e operadores da BOVESPA?

  40. ADEMAR LEANDRO

    Não sei porque postam mensagem sempre denigrindo e atacando os textos do DIMENSTEIN, que acho excelentes e esclarecedores para o publico em geral, se fosse ataques ao PRESIDENTE LULA seria golpismo, me pergunto aos comentáristas: Quantos reias vocês pagam por mês de imposto de renda? O Brasil infelizmente premia a ineficiência, porque você se esforça,trabalha de dia, estuda a noite para melhorar de vida e o que o GOVERNO faz? Te tributa! O LULA DE 1989 " salario não é renda" SAUDADES.

    Responda
  41. Mark

    É bom que o Dimenstein escreva e publique. Como nós vamos saber o que essa elite conservadora e medíocre "pensa"?!

    Responda
  42. Remy

    Para Hermes Agnelli Olá, Hermes...gostei muito da sua resposta! O único senão foi vc dizer que não lê o G. Dimenstein. Tem que ler sim e responder, como nós fizemos, para ele e os p.a.u.s mandados da Folh@ saberem que tem gente que pensa diferente no Brasil. Gente que não se engana mais com esse tipo de jornalistas que ficam posando de intelectuais, tentando jogar seus preconceitos e discriminações pra cima do povo, com seu palavrório imbecilizador, dos que se julgam donos da verdade.

    Responda
    1. Nelson Semeraro

       A folha há um tempo atrás já foi comentada como 1 jornal pouco mais de esquerda. Porque colocava o "dedo na ferida" com as notícias do governo. Estranho apenas agora um cidadão vir a criticar o jornal simplesmente por este manter a mesma conduta ética pela qual sempre foi reconhecido. 

  43. Leandro Moreira

    continuando... Sou funcionário público, mais especificamente professor em uma universidade federal, e meu salário está condicionado a um trabalho de 40 horas/seman em dedicação exclusiva. És tão exclusiva que chego a trabalhar 12 a 14 horas por semana, e ganho bem menos do que um professor doutor, com pós-doutoramento deveria receber. Quando escrever querido Dimenstein, retrate e explicite o judiciário, o executivo e o legislativo, coloque nomes aos bois, não tenha medo de ser reprimi

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Professor, apesar de ser do setor público, é a única categoria que escapa das críticas. Pela importância do seu trabalho, acima de qualquer outro, realmente merece o melhor dos tratamentos. Agora, com a lei que regula o ensino hoje em dia, e que bloqueia o arejamento internacional do ramo aqui dentro, estão impedidos de cumprirem o seu mandato. (Fui professor também)

  44. Vinicius Nonato

    seu texto é extremamente infantil. Digno de um calouro de Jornalismo.

    Responda
  45. Leandro Moreira

    Ahhhhhhh Dimenstein. Não diga isso querido, és um formador de opinião. Se tens um espaço na mídia, transforme-o em algo proveitoso e explicite o que deve ficar explícito. Ao retratar o funcionalismo público, vossa excelência esquece que existem diversificadas funções e salários, logo afeta miinha pessoa diretamente e, se não bastasse, deprecia cada vez mais o serviço público. Digo isso porque um leigo ao ler vossa reportagem só vai esboçar uma frase antiga..."estes funcionários

    Responda
  46. rinaldo ribeiro

    Chamem o Dimenstein e façam as seguintes perguntas: para quem trabalha e por que dirige uma ONG? Se a reposta vier com devaneios do tipo "por uma sociedade livre e pela formação de cidadãos conscientes", façam a inscrição dele para concorrer ao cargo de presidente do Brasil, pelo psdb em 2014. Isso porque, Serra "o mentiroso" já perdeu a graça, está na hora de escolher outro, mas com as mesmas características...

    Responda
  47. RCRUZ

    Sabe quem é o funcionário público? O seu funcionário. Sabe quanto ganha o seu engenheiro para fiscalizar obras o DER de São Paulo? Pouco mais de 2000 reais. Por isso as empresas têm muito mais facilidade para encher os bolsos de dineiro nas obras do Estado de São Paulo. Esse dinheiro que eles levam economizando onde não deve sai também do seu bolso geninho. É o mesmo que vc pedir para o seu plano de saúde contratar apenas os piores médicos. Vá pra escola.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      O problema é quem nasceu primeiro: a galinha ou o ôvo. Será que os salários são baixos porque há segurança no emprêgo e promoção por tempo de serviço, ou é porque os altos escalões acham que as propinas podem compensar o deficit? Para o Engenheiro Cabral da Regional da Vila Mariana, salário baixo na prefeitura é porque as propinas compensam. A Adm da Prefeitura conta com isso!

  48. Valquiria Nascimento

    Continuo dizendo o Brasil, não é um país sério. Nemhum partido debateu CPMF, antes das eleições, pelo contrario diziam que não iriam aumentar impostos e no tempo que havia a CPMF, a saúde não houve melhora até porque o dinheiro era empregado para outros fins que não a saúde. Porque saúde, educação, segurança, saneamento básico e transportes nunca foram levados a sério no Brasil. O que é uma vergonha.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Mas ainda não se curaram da ressaca!

    2. RCRUZ

      A CPMF é realmente um problema pra vc? Pare de levatar a bandeira dos muito rcos. Pare de ler as revistas e jornais que os muito ricos pagam pra te manipular. Tente usar sua própria cabeça. ACORDA! Os mais pobres já acordaram.

  49. ana souza

    Continuando o comentário que fiz anteriormente, lembro que os servidores, depois de aposentados, deixavam de pagar a previdência, mas agora todos pagam, continuam contribuíndo, mesmo os que já estavam aposentados. Se está faltando assunto para o articulista, que ele pegue outro para colocar na cruz. Os servidores públicos concursados, que fizeram carreira no serviço público, depois de muito estudo e horas trabalhadas, não merecem as pedras que o ora jornalistas lhes quer atirar. Procure outr

    Responda
  50. ana souza

    Jogar a culpa do rombo nas costas dos servidores aposentados é falta de conhecimento do articulista, ou querer jogar para a plateia a falta de verdade. Os servidores públicos contribuíam com 6% de seus vencimentos,aumentaram para 11%. Se há rombo, é porque há muito roubo do dinheiro público, muita viagem ao exterior custeada pelo povo brasileiro, muito dinheiro nas cuecas, muitos mensalões. Se acabar com a roubalheira do dinheiro público, acaba o rombo da previdência. Seja justo com quem pag

    Responda
    1. LAURO FARIA MATOS

      Sou funcionário público em MG e são descontados em contracheque, além da previdência, sindicato e outros encargos, 27% de imposto de renda e não posso fazer nada. Não tenho o que fazer, a não ser lamentar...LAURO/MG