Comentários para:

Chamem o Tiririca

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Coury

    Admiro-o pela defesa da educação. Mas você solta torpedos, que carecem de base factual. Porque essa demonização do funcionalismo? Tapar o buraco da aposentadoria dos func. públicos? Enquanto a inic. privada contribui sobre um teto salarial, o funcionário o faz sobre seu salário total, e por um tempo em média maior, pois tem limite mínimo de idade. O funcion. de fato financia sua aposentadoria e não merece a pecha de esbanjador de recursos públicos.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Sr. Coury: o problema a que referimos, quando falamos de funcionario público, é o absoluto descontrôle. E você sabe bem do que estou falando: quantos de seus colegas nem aparecem para trabalhar? Quantos cargos inúteis existem onde vc trabalha? É certo que muitos funcionários públicos são muito trabalhadores, mas êste são quantos %? Na emprêsa privada, isso não existe ou ela vai à falência!

  2. José Coury

    Admiro-o pela defesa da educação. Mas você solta torpedos

    Responda
  3. LAURO FARIA MATOS

    É com muito pesar que leio matérias versando sobre provável retorno CPMF. Antes das campanhas políticas, todos candidatos se calaram, bastou a eleição para a vela se reacender...Sinto-me traído, principalmente pelo ANASTASIA, que defendia redução de cargas tributárias e agora vem com este papo ! E Dilma dando uma de santinha, "que não vai recriar CPMF, mas os governadores a querem - conta esta pra outro. LAURO/MG

    Responda
  4. Arnaldo Lopes Siqueira

    Incrível como o Dimenstein não pode escrever nada que já o acusam disso ou daquilo! Não importa os partidos, mas não é verdade que o funcionalismo público tem regalias que alguem paga? Quem paga essas regalias? Pra qual lado a corda arrebenta?

    Responda
  5. Fernando Schweitzer

    Pooooooooooooo... prime ira vez que leio um artigo coerente de vossa senhoria, o que houve? Andou comendo côco?

    Responda
  6. arnobioluiz nunes

    Estão felizes agora...?Bem feito...!!! kkkkk, rsrsrsrs, hehehehe....!Isso é só o começo...! O MST ainda não cobrou a fatura! Estradas interrompidas,propriedades invadidas,saqueadas,queimadas, destruídas!O seu apartamento vazio,para alugar...,a sua casa espaçosa,o seu terreninho...,tudo vai ser tomado...! Tens 02 carros..? não pode!"Seu direito sagrado de ir e vir,vai para o espaço"! Acorde...!"Só uma guerra civil colocará as coisas nos seus devidos lugares"Vocês não acreditam...?Então aguard

    Responda
    1. LAURO FARIA MATOS

      Pior que acredito no seu "palpite" - muito coisa ruim ainda vem por aí. LAURO/MG

  7. Carlos Colorado

    Sr. Francisco Guerra, é louvável sua preocupação com o saúde no Brasil. Mas é muito importante que todos saibam que apenas 1% da extinta CPMF era utilizada para a saúde. O saldo (99%) era utilizado pelo tesouro, para pagar despesas correntes. Até quando o povo brasileiro será escrachado, pagando pelos mesmo produtos até 3 vezes mais do que pagariam em países do primeiro mundo.

    Responda
  8. Yussef

    ... essa burguesia decadente, carcomida, preconceituosa e recalcada é engraçada. Ora, são eles, devido a concentração dos poderes, os principais responsáveis pela ignorância do povo, que de vítimas ainda são trasformados, por seus agentes, em réus. Votar no Tiririca é fazer graça, protesto etc. Que tipo de voto é dado ao Maluf, Delfin Neto, Dr. Enéias, Marcelo Azeredo, Tasso Jereissati, Arthur Vírgilio, ACM, Jader Barbalho e tantos outros, muitos mais pernicioso para o Brasil do que o Tiriri

    Responda
    1. Sergio daCruz de Almeida

      Pelo que sei, mais da metade dos citados acima fazem parte de base de apoio do governo que você parece aprovar. E que apoio popular e pelo povo heinnnnn.

  9. hermes agnelli

    Eu não leio nada que vc escreve, mas o titulo de sua redação me deixou indignado,é um desaforo contra um cidadão, que teve a capacidade de conquistar 1.353.000, votos de patrícios seduzidos pela sua propaganda criativa, sintética, inteligente, compreendida por todos, um fenômeno de comunicação notavel. Gostaria que vc no mínimo, tivesse o bom senso de escrever um pedido de desculpas para o meu deputado, que representa uma maioria desproporcional de nosso povo. XOOO APARTHEIDVIVA TIRIR

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      É, Lauro, com muita honra para os atôres do gênero clown!

    2. hermes agnelli

      LAURO FARIA MATOS (40) - ITAUNA/MG ...Você conhece São Paulo? Convive com o povo daqui como eu? Pessoas ingênuas como vc são o elemento perfeito pra colonização cultural, são tangidos, por meios de comunicação guardiães dos colonizadores, agem como mi.cos ou papagaios amestrados. Tira a mente da tv e olha o povo nas ruasFora apartheid mixo FORÇA TIRIRICA!!!

    3. LAURO FARIA MATOS

      Cidadão, tenha bom senso...Será que só você não sabe que 90% dos votos do TIRIRICA foram de indignação com a atual conjuntura política do país. O seu voto deve ter sido o ÚNICO "consciente"...LAURO/MG

    4. arnobioluiz nunes

      Hermes Agnelli..., que horror, que coisa terrível...,triste...!Por essas e por outras, por gente como você é que o Brasil vai para o abismo...Na próxima vez, escolhe melhor cara!

  10. Carlos Colorado

    Esta questão de impostos não é nenhuma questão partidária. Mas de descalabro administrativo/financeiro. Nosso país tem a carga tributária mais alta do mundo. Mas não fornece saúde, segurança e educação ao seu povo. Porque ninguém fala em diminuir e racionalizar despesas do judiciário, legislativo e de um monte de marajás aspones distribuídos pelo executivo ? Enquanto isto, professores e policiais ganham uma miséria, e pessoas morrem nas recepções de hospital.

    Responda
  11. Remy

    Ui!! As elites brasileiras são os funcionários públicos? E, é claro que Tiririca será chamado. Pra isso ele foi legitimado e eleito pelos paulistanos para representá-los!! E, por que só chamem o Tiririca? O senhor tem preconceito por ele ser palhaço ou por ser semi alfabetizado? Quem diria, hein...justamente o senhor que tem uma ONG que supostamente trabalha pela educação do país, vir com esse tipo de conversa...Mais um jornalista da Folh@ tentando encobrir a realidade. Bah...

    Responda
    1. Osmar Alves da Silveira

      Desculpe, amigo, mas se você possui 2 (duas) graduações, é aposentado e não ganha três salários mínimos por mês é por pura falta de iniciativa. Vá vender cachorro-quente na esquina que você ganha muito mais do que isso.

  12. Vandinha

    Servidores federais . Chamem tbm o tiririca p/ resolver as micadas do ENEM lá no INEptO

    Responda
  13. Ronaldo Luis Gonçalves

    Em uma país livre e democrático, o resultado da eleição é reflexo da sociedade. Quem se abstêm da política, se abstêm do direito de reclamar depois. Você lembra em quem você votou, agora em outubro ?

    Responda
  14. Observador

    Ainda tem gente aí embaixo que discorda do texto do Dimenstein. Aliás, tem um o.t.á.r.i.o dessa turma aí, falando que "os recursos da saúde minguaram com o fim da CPMF"....Ora, cara, os recursos da saúde minguam devida a cuecas e meias cheias de grana oriunda de impostos maquiavélicos como esta m.a.l.d.i.t.a. CPMF. Tem mesmo de chamar o Tiririca, sim!

    Responda
  15. Ze Arruda

    Pois é, Dimenstein O governador Eduardo Campos (PSB-PE) foi reeleito com o maior número de votos para governador no Brasil. Em nenhum momento de sua campanha falou que iria brigar pela volta da CPMF, como vem fazendo agora, logo depois das eleições. Um verdadeiro absurdo!

    Responda
  16. JOSE LUIZ SOARES LEITE

    PARABENIZO O ARTIGO E SEU AUTOR! ENQUANTO HOUVER "PATROCINIOS" VAI CONTINUAR ACONTENCENDO TUDO ISSO. FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA JÁ, TEM QUE SER A BANDEIRA DOS ÓRGÃOS DE CLASSE, PARA MORALIZAR O PAÍS!

    Responda
  17. Verônica

    Ilustre representante da grande imprensa golpista, Gilberto Dimenstein, joga números no texto, e não diz de onde os tirou. 8 bilhões, por dia, por mês, por ano? Oito bilhões de acrescimo na fo.lha de pagamento? Tem dó, Gilberto! Manipule os números como quiser, mas não zombe desse jeito da inteligência alheia. Tá bom que vc defenda o estado mínimo, mas não zombe desse jeito da inteligência alheia.

    Responda
  18. cotista ariano

    É, realmente essa história de aposentadoria de funcionário público é incompreensível em comparação com as aposentadorias de trabalhadores comuns: Tenho um cunhada, funcionária pública, que se aposentou com pouco mais de 4 mil reais e hoje, 15 anos depois, ganha cerca de 5 mil por mês. Um irmão meu trabalhou 35 anos em indústria automobilística, se aposentou com salário de 5 mil e recebe hoje 1200 de aposentadoria.

    Responda
    1. Verônica

      Os trabalhadores comuns, como vc os chama, pagam 8% sobre o teto da previdência, já os funcionários públicos pagam 11% sobre o total de seus salários.Muitos ganham menos que o teto da previdência e, ainda assim, pagam 11% sobre os seus salários, vc sabia Ivo?

  19. Luiz

    Pois é, nem bem acabaram as eleições e a classe política já começa a falar em aumento dos salários do prefeito e vereadores de S. Paulo, novas praças de pedágios no Rodoanel e retorno da CPMF! É impressionante como, nos 3 poderes (municipal, estadual e federal) parece existir uma conspiração doentia e premeditada contra o cidadão brasileiro, no sentido de se arrecadar cada vez mais!

    Responda
  20. Miro Junior

    Pelo menos dois preconceitos e poucas linhas de artigo: com os iletrados e com os funcionários públicos....Dizer que a elite do Brasil são os funcionários públicos é o primeiro passo para alimentar mais uma divisão na sociedade, e dar argumento para aqueles que odeiam os nordes.tinos dizerem que aqueles não passam de vaga.bundos...Outro desserviço que o Gilberto presta é não dizer quem e quanto. se paga com a CPMF e para quem vai o dinheiro arrecadado...Esta elite branca não se emenda mesmo.

    Responda
    1. VOX.

      Quem é o preconceituoso?

    2. cotista ariano

      Elite branca é marca de geladeira?

  21. claudiol

    Concordo quase tudo que o Gilberto dis, pois no brasil metade do dinheiro é gasto com o servidor público, nao q eu nao goste de servidor público, pois tambem sou, mas o problema que a muita burocracia, é um serviço caro, a maioria dos funcionários são desmotivados, não trabalham na area q se formou, chegam no serviço vão trabalhar meia hora depois ainda em marcha lenta, nao se preocupam c/a sociedade q pagam os impostos.

    Responda
    1. Izilda

      Cláudio Lopes está fazendo um "mea culpa" não é mesmo?Este deve ser o seu perfil. Além de tudo, ainda é traíra, tá parecendo o Serra, cuspindo no prato que come, lá na França.Se vc está fora da sua área, vá procurar um emprego em que se enquadre. Talvez a competência não permita, aí fica se escondendo pelos cantos para não trabalhar,conheço alguns de seu tipo no serviço público. Corre de seção em seção porque ninguem os quer nos seus setores.Como em todo trabalho, tem os que precisam de chic

    2. LAURO FARIA MATOS

      Sou funcionário público em MG, aposentado recentemente. Estou satisfeito com minha situação financeira, que não é ótima mas é acima do da maioria dos brasileiros, mas fiz muito por merecer. AGORA, concordo que em algumas repartições que trabalhei, tinha os "protegidos" com desvio de função, ou seja, tinha os CHEFES que nomeavam "aspones" e "chepones", e uma vasta assessoria que não tinha função específica e ganhavam mais do que eu que sou 3º grau, concursado, vários cursos de aperfeiçoamento

  22. Regi

    Tem dó né Francisco Ernesto? CPMF, qdo existia logo no começo foi dura e sistematicamente combatida, criticada polo PT-eu eu concordava-depois, já no governo, Lula tentou reeditá-lo 2 vezes, esqueceu? Agora, mal descansamos do feriadão, vem sua excelência o Deus Lula, junto com sua sombra e mais os governadores que convenientemente o apoiaram( Eduardo Campos de PE, dando show de oportunismo, nessa) quererem nos empurrar goela abaixo a famigerada contribuição? petralhismo deslavado.

    Responda
  23. hermes agnelli

    Você imagina o que é uma erva TIRIRICA? É nativa do Brasil, uma graminha fininha, baixinha, sem a menor importancia, surge do nada, rapidamente se alastra,se enraiza em inatingíveis profundidaes, sufoca e dá cabo das plantações, de preferência as alienígenas, invasoras. Preste bem atenção no nome do nosso deputado mais votado, e reze pro apelido não ser levado ao pé da letra, né?

    Responda
  24. Felipe Boaventura

    A CPMF é não menos que uma aberração tributária. Os tributos têm de incidir sobre a riqueza, sobre a renda gerada, valor agregado e não sobre movimentação financeira. Este assunto me causa arrepios: especialmente ao saber que até o Anastasia, em quem votei com tanta estima, apoia esta maluquice! Quanto à Dilma, bem, era de se esperar. Que comece o show!

    Responda
  25. observador

    Glberto! Apenas para complementar o e-mail anterior, é bom que se esclareça que o aumento a que se refere é para o Judiciário Federal comandado pelos Tribunais Federais. Venha conhecer a realidade dos servidores das justiças estaduais, a começar pelo seu estado e você poderá ponderar melhor seus comentários.

    Responda
  26. jorge

    devemos chamar o Tiririca já que disse que mostraria o que fazem os deputados, que não sabia também, agora sobre funcionário públicos já vimos esse filme antes, alguém disse que pegaria os marajás, e vendeu tudo e colocou no bolso e quem pagou o pato foi o funcionário publico, será que só os funcionário públicos são os que fazem o déficit publico, e os jornalista que se vende para ir contra os argumentos e aumento salário mínimo que deste de 1964 é a mesma novela.

    Responda
  27. Walter Menezes

    Ao amigo comentarista aí de baixo: não, o problema não é a cumpanheirada. Detesto o PT, mas acho que Gilberto está se referindo a um troço chamando corporativismo e esse mal não tem bandeira ideológica, não. A elite do funcionalismo público, leia-se vereadores, deputados estaduais, congressistas e membros do executivo, judiciário e MP sabem trabalhar bem unidos quando o assunto é grana. Muitos merecem cada centavo ou até mais, mas o que há de vagal descomprometido!! Não é, Tiririca?

    Responda
    1. jorge

      mas quem paga o pato são os funcionário humilde, será que vão vender o resto, um certo comentarias da Rede Globo quando estava voltando aos demitidos daquele que disse que pegaria os marajás disse que esse funcionários eram os culpados depois recebeu uma bolado pois foi expulso do Brasil na epoca dos militares por fazer badernas.

  28. Valaci

    É por essas e outras que o povo elegeu Tiririca. É por considerar a política uma palhaçada q resolveram colocar um palhaço lá. Seu texto é muito esclarecedor e oportuno. CPMF é um estupro . E fazer o povo de otáario e idioota!!!

    Responda
    1. jorge

      Nos somos obrigados a voltar por isso acontece isso.

  29. hermes agnelli

    Meu senhor, porque usar o nome do deputado mais votado em tom de galhofa? Espere ele assumir o cargo pra criticar, se ele fosse comediante do canal de tv, maior responsável pelo emburrecimento do pais, você não teria a audácia de trata-lo com esse desrespeito né? Iria procurar qualidades e virtudes para adular né?Por exemplo se ele fosse um dos trapalhões vc faria essa sa.canagem? Meta sua viola no saco seu tonto

    Responda
    1. rosimeire

      VOCE DEVE SER UM ELEITOR DO TIRIRICA NÃO É SEU TONTO? OU ENTÃO PARENTE.

  30. igor

    O aumento da CPMF faz parte do projeto de poder do PT. A CPMF é um imposto cobrado da classe média educada. É um imposto em cascata que incide muito mais sobre os produtos industrializados, e portanto sobre os que votam no PSDB, e dos estados mais ricos. Financiarão os funcionários públicos, enpreiteiros, maiores contribuintes das campanhas do partido, e benenficiários dos diversos bolsas, e habitantes do Nordeste. Primiero os interesses do PT, depois os da nação!

    Responda
    1. LAURO FARIA MATOS

      POIS É ! Vocês paulistanos forçaram a barra para não deixar o Aécio ser o candidato e fizeram nós mineiros engolirmos o SERRA - agora aguentem calados. LAURO/MG

  31. claudemir

    Só para complementar, falei nos cinco anos do autor da matéria contra quase vinte anos meus.

    Responda
  32. Guilherme

    nossa dimenstein é pt demais, estava esperando o oportunidade para falar mal do psdb, só porque o gov de MG falou bem (com reservas) da cpmf. o restante do psdb está inteiramente contra. dimenstein bem q tenta fazer um discursinho "isento", mas se atrapalha total, deveria tomar partido dilma vez e ponto

    Responda
  33. observador

    Gilberto! Sou servidor público e tenho muito orgulho disso. Fiz concurso. Você foi muito infeliz ao criticar os servidores em geral. Talvez seja pelo fato de você aos 53 anos não ter competência para ocupar um algo cargo público através de concurso. Depois dizem que a imprensa no Brasil é imparcial!

    Responda
  34. claudemir

    Eu sou funcionário público estadual. Se o senhor quiser, troco todos os meus direitos pelos seus, dos últimos cinco anos. Topa? Eu imagino que não, pois, a maioria dos jornalistas encontra um togado que ganha horrores e já generaliza para todos os servidores. Está faltando ao senhor imaginação, pois esta estorinha é velha, e bom jornalismo.

    Responda
  35. fcunhaneto

    Na verdade o governo e que nos faz de palhaços.

    Responda
  36. Izilda Brito

    Concordo com a essência da matéria , contudo discordo com duas coisas : 1) o cidadão tem baixa escolaridade não pq desconheça isso ou aquilo , mas sim o INVERSO , ou seja , DESCONHECE por não ter escolaridade : 2) GENERALIZAR o salário do servidor público é altamente INJUSTO! Eu tenho duas graduações conseguidas SOMENTE pelo meu esforço , aposentei no serviço público após 23 anos nele e mais 13 anos na iniciativa privada e NÃO GANHO 3 salários mínimos por mês,

    Responda
    1. Ernani Ciríaco de Miranda

      Num país com altíssima concentração de riqueza como é o nosso, talvez a maior do mundo, dizer que a elite são os funcionários públicos é muito estranho. Gostaria muito de saber os dados que justificam esta afirmação. Caso contrário acho que se trata de hipocrisia.

    2. paulo celio dell agnolo

      É moral, ético, o que é? 23 anos de serviços bem PRESTADOS, mais '13" e não entendeu o que o jornalista se referiu, olha ja ganha demais. qtos "13" precisa ainda pra entender ., e não se ofender......

    3. paulo celio dell agnolo

      É MORAL, ÉTICO, O QUE É?, SE APOSENTA AOS 23 ANOS DE SERVIÇOS BEM "PRESTADOS", MAIS "13" E NÃO ENTENDEU O QUE O JORNALISTA QUIS DIZER?, JÁ GANHA MUITO.

    4. enderecover

      Ele não disse todos os funcionários públicos. Ele disse elite "composta" por funcionários públicos. Onde está a generalização?

    5. Gulherme Gil

      Concordo com Dimenstein O PT era contra lá no início, depois foi contra o seu fim, e agora quer de volta. Ora! O que quer o PT? Bagunçar? A arrecadação de impostos no Brasil está explodindo recordes atrás de recordes, para mais um tributo? É sim uma falta de respeito com o povo brasileiro. Não vamos aceitar isso não, TEA PARTY já.

    6. Jorge Gama

      Vem ai a Dilma/taxa/imposto, nós merecemos mesmo, vamos usar a forma que aprovamos a ficha limpa e derrubar esta canalhice..

    7. alessandro apaza

      gilberto o mais triste e ver que tudo vai continuar como antes cpmf ou css pagamos pela incompetencia alheia um povo preguicoso merece um governo preguicoso

    8. Helvio Faria Barroso

      Concordo com vc. Izilda e o Gilberto esta sendo injusto generalizando que todo funcionario publico qdo aposenta é bem remunerado. Veja bem caro Gilberto, após 32 anos de serviço publico pelo Estado de Minas Gerais percebo de aposentadoria um pouco mais que l(um)salario minimo e se não me virar com "bicos" não consigo sustentar meus gastos e de minha familia. Ainda bem que minha esposa ajuda

    9. walsil

      O jornalista parece desconhecer a realidade do funcionalismo público, os que recebem grandes salários, são uma minoria. O que afirma o jornalista é puro preconceito ou desinformação.

    10. Morry

      Nossa, que dificuldade pra interpr.etar uma frase, hein minha senhora? O Dimenstein disse EXATAMENTE que, por ter pouca escolaridade, o brasileiro não sabe quanto paga de imposto...

  37. M.V Valvemark

    Dimenstein, Esta elite que você está se referindo é a formada pelos cumpanheiros p.etistas, pois afinal de contas a grande parte dos funcionários públicos é composta por eles, pelos sindicalistas e pelos apadrinhados politicos que estão entupindo as empresas estatais!! Na campanha nós míseros pagadores de impostos eramos denominados a Elite que apoiava o P.I.G - Partido da Imprensa Golpista!! Agora a Elite mudou de lado, pois já está eleita.

    Responda
    1. M.V Valvemark

      Não amigo, os cumpanheiros a quem me refiro são pessoas como você, que ganham dinheiro para ficar manipulando as pessoas através da internet!! Capiche ??

  38. MCJ

    .... a eleição foi decidida por quem? pelos leitores de jornal ou pelos usuários que limpam as partes com ele?

    Responda
  39. hans

    Parabéns disse tudo....continua a palhaçada...so quem trabalha sabe o q vc falou....

    Responda
    1. rosimeire

      ENTÃO MEU CONSUMO DE ENERGIA ELETRICA FOI DE $112,37 REAIS, SOMANDO OS TRIBUTOS FOI PARA $161,66. PARA PAGAR O POGRAMA DE LUZ PARA TODOS. QUER DIZER VAMOS CONTINUAR PAGANDO CADA VEZ MAIS IMPOSTOS , PORQUE ESTE POVO CONTINUA COLOCANDO FILHOS NO MUNDO SEM CONDIÇOES , PORQUE TEM BOLSA ESCOLA , FAMILIA , PRESIDIO, ENFIM... TODAS QUE NEM O NOME SEI DIREITO. E POR AI VAI. E ESSE IMPOSTO É SÓ O DA ENERGIA ELETRICA OK? E QUEREM MAIS UM. SABE PRA QUE? PRA AUMENTAR O SALARIO DELES.