-
Kaio Pessim
É Certo que houverammuitos avanços durante o governo do PT, não foi perfeito, masinovou, possibilitou a capacitação e graduação de professores, ainda há muito o que se fazer, mas tudo deve ter um começo, e foium começo aceitável. Quanto ao Enem, houveram problemas queatrapalham a sua credibilidade, mas esses problemas dizem respeito aestrutura de execução e não ao modelo adotado. O Modelo éatual, inovador, e em alguns anos resultará em um grande avanço paraEducação brasileir
-
Fabiano Costa
O ministro Fernando Haddad é mais uma vítima da politicagem brasileira, de um lado o governo com planos merabulates afim de conquistar votos, de outro lado a oposição fazendo tudo para que de errado para conquistar os seus votos também. E vez disso todos os brasileiros, todas as esferas do poder deveriam fazer da educação em todas as sua esferas a propriedade da nação.
-
alquimista
A atuação o ministro da Educação não deve ser feita tomando como base os problemas do ENEM. A gestão de Haddad é incomparavelmente melhor que a de PRS (pior ministro da Educação da História). Se focarmos apenas o ensino superior, a distância que separa os dois chega a anos-luz. O ENEM é melhor que os vestibulares, mas a logística e organização têm que ser melhoradas. E muito. A elaboração e impressão de provas do ENEM deve ficar a cargo de grandes universidades públicas: USP, UFMG, UFRJ, UNI
-
Lilly Souza
Fernando Haddad = meu ídolo!!!!
-
Turco
O sr Ministro Haddad mostra competência, seriedade e segurança. E é alheio a politicagem dentro do seu ministério. Por isso querem derrubá-lo. O Serra diz que foi o melhor ministro da saúde do "mundo". Pura mentira e propaganda. Sou médico e nunca vi a saúde tão mal quanto no período. Os tais "genéricos" não funcionam - o princípio ativo é reduzido. Nenhum paciente meu aceita receita de genérico. "porque não prestam", dizem.
-
Ricardo 77
E você, como médico consciente que é, não alerta seus pacientes que isso tudo não passa de boato. Parabéns, sr. médico! Você merece um troféu.
-
-
Elcabongy
eh eh eh...o IDH de educaçao do Brasil é igual ao do Zimbabwe e o gigante "expert" da eduacaçao, Dimenstein, acha que está bom. Os aplausos da pelegada nao contam, por motivos óbvios, mas aqueles que gostariam de ter um ensino de qualidade só podem lamentar.
-
EG
Para encerrar : O Ministro defende o ENEM como forma de melhorar a educação no país ???? Mas desde quando se melhora alguma coisa aplicando provas ? Se o Ministério se preocupasse menos em patrulhar e criar soluções para o Ensino Superior e trabalhasse com mão de ferro nos ensinos fundamental e médio, TODAS as Universidades melhorariam ! Mas quem na política está disposto a começar um trabalho cujo resultado vai aparecer em 20 anos ? Melhor fazer provas e indicadores que dão notícia.
-
EG
Para além das trapalhadas administrativas com o ENEM, o que este ministro fez ? Melhorou o "lado" das Federais ? Criou indicadores para medir o que os alunos já refletem : que a escola fundamental e média estão sucateadas ? Que nunca antes na história deste país tantos colégios tradicionais fecharam as portas ? Criar indicadores e estabelecer metas arrojadas (não cumpriu nem 10%) é um GRANDE TRABALHO de um Ministro da Educação ? Não se pode ser honesto e aprovar o trabalho deste senhor.
-
EG
O drama de um Ministro incompetente não é nada comparado ao drama da educação no país. Não sou pessedebista nem direitista nem nenhum outro "ista" e sei que o Ministério da Educação tem sido um poleiro de tecnocratas ideológico-partidários em seus mais profundos interstícios há duas décadas, independente da bandeira que o ministro da vez empunha. São capazes de ver os péssimos indicadores que refletem a educação do país ( IDH e PISA) e manter o cinismo de dizer que não são justos.
-
minalaura
GRANDE MINISTRO! NOVO,SÉRIO E COMPETENTE. MERECE CONTINUAR`NO MINISTÉRIO DA PRESIDENTE DILMA. OS AVANÇOS FORAM FANTÁSTICOS NA NOSSA EDUCAÇÃO. MAIS 4 ANOS,TENHO A CERTEZA DE QUE OS RESULTADOS MELHORARÃO MUITO. O EPISÓDIO "ENEM" FOI UM FATO QUE NÃO PODE OBSCURECER O TRABALHO D0 GRANDE HADDAD.
-
valéria fernandes
Eu apoio a continuidade do ministro, o único que nos deu acesso em via dupla.Parabéns Haddad torço para sua continuidade na educação que avançou muito. Os que falam mal, esses sim são incompetentes, votam contra a melhoria da educação, não querem ver o Brasil crescer como vc quis e fez para acontecer!
-
DeBobeira
Excelente. Excelente mesmo. O Dr. Haddad deve ser reconhecido pelos avanços e realizações. Estive em Brasília em um evento do PROUNI e pude perceber o quanto esse profissional é motivo de orgulho. Parabéns e continue firme e forte. Cabeça erguida e lembre-se, só não erra quem nada faz. Abraços.
-
isabel silva
Concordo com vc. Acho que o Enem incomoda muita gente de cursinhos regionais, de cartas marcadas, de questões batidas e decoradas. Mas há gente poderosa que faz tudo para dar errado. É a teoria de "quanto pior melhor". A prova é inteligente. Atinge a todos. É mais democrático o processo, e exige que seja o aluno leitor e critico, e talvez nossos jovens, a maioria, ñ estejam preparados para isso. Sou professora de E.Medio e a cada ano mais fracos chegam a nós esses alunos. Não acho Had
-
Gilberto Costa-Silva
O que passa o Doutor F. Haddad se encaixa naquela do homem que se envolve com um fato, e, que pelas circunstâncias da vida e responsabilização do cargo, sofre as penalidades que deveriam sofrer os verdadeiros responsáveis. Gestor do nível técnico, idoneidade ética, moral, e suas conquistas, em qualquer governo, concluiria sua missão com todos os louros e deveria ser reconvocado para assumir as mesmas missões no que viria, e isto deveria acontecer. Justiça. Prof.Dr. Gilberto
-
Rodrigo Gasparotto
Algum de vocês leu as questões do Enem? A prova, que pretende ser o substituto do vestibular, não premia os mais aptos, tampouco "mentes pensantes", ou o que quer que o valha. Premia aqueles que são razoáveis em conhecimentos gerais e se alinham ideologicamente aos lugares-comuns dos temas importantes dos nossos dias. Teve até questão sobre o que faz cada jogador de volley na quadra. É, parabéns Haddad!
-
Suzana Luz
O conjunto de sua obra não se reflete no ENEM... é bem pior. Reflete-se em escolas que não reprovam alunos, mesmo que eles não saibam ler. Reflete-se em violência contra professores, em salários de miséria. Reflete-se na impossibilidade de se perceber que o ENEM veio em um momento em que havia dúvidas quanto à saúde da Ministra Dilma, e era preciso "lançar" alguém aos olhos dos "pobres", no caso de precisarem de um "candidato de segunda mão". Este, o Haddad.
-
Lu
Este ano, fiz o ENEM, apenas para conhecer o processo da prova, pois é fácil criticar, o complicado é sentir o processo... e o que pude perceber neste processo é que com esse sistema de ingresso nas universidade, os cursinho perderam razão de existir, pois o que a prova pede é racicínio, há apenas algumas questões que exigem fórmulas, conceitos, mas mínimas... O ENEM foi uma forma de democratizar a entrada das pessoas nas sonhadas vagas de universidades públicas...
-
wesley araujo
No que diz respeito aos conteúdos abordados nas questões do Enem, concordo que assuntos como Energia e sustentabilidade sejam fundamentais, mas o conteúdo do ensino médio não se resume a isso. Na tentativa de mostrar uma qualidade maior e mais interdisciplinar de questões, a prova acaba por banalizar o conteúdo. Antes da implementação do Enem, deveria ter ocorrido uma discussão sobre mudanças nos conteúdos programáticos, pois boa parte do que foi estudado ao longo do ensino médio não foi cob
-
wesley araujo
O Enem representa, sem dúvida alguma, um avanço na educação brasileira. Entretanto, alguns pontos precisam ser repensados. Não me parece lógico afirmar que ele está mais adequado à realidade do que os exames vestibulares tradicionais. É um erro afirmar que os vestibulares tradicionais se baseiam em "decorebas". É o uso de um argumento muito simplista para justificar o Enem. Desconheço alunos aprovados em vestibulares como FUVEST, Unicamp, UFMG, UFscar, entre outros, apenas com decoreba.
-
Verônica
Beira o cinismo o artigo. Todos sabemos que o veículo de comunicação para o qual trabalha esse sr. Gilberto, tenta, de todas as formas, derrubar o excelente ministro da educação. Talvez, movido pelo ódio do secretário de SPaulo, Paulo Renato, que, na condição de tukano convicto, a exemplo do chefe, FHC, não aceita que alguém possa ser melhor do que ele.
-
Helena
Em qualquer país minimamente sério o ministro estaria demitido. Para além dos erros e incompetência de logistica, o mais grave ainda está no conteúdo das provas. É um tratado ao emburrecimento da escola. Gilberto Dimenstein deveria ler pelo menos a prova de Linguagem e Código e suas tecnologias e prestar atenção nas questões com texto de horóscopo, sobre chat, com tds respostas erradas, com falsa dificuldade, na maioria delas com interpretação rasteira de textos e por aí vai a empulhação...
-
rinaldo ribeiro
Gilberto usa de ironia, para afetar a administração de Haddad. Certamente, sente-se incomodado com a própria incompetência e com o fato do ministro ter o respeito da grande maioria da população brasileira.
-
ivanjotta
2000 erros em um universo de 3,5 milhões de provas, até q ponto isso foi tão pesado?
-
Antonio
"O lamentável episódio do Enem não reflete o conjunto da sua obra." Reallmente o Ministro tem muitos feitos que se não fosse a sua birra em não atender ao que determina a decisão de se repetir um processo, que ele teima em defende a sua validade, mesmo eivado de erros que produz prejuizo de todo tipo, especialmente para as famílias e para os jovens que já não acreditam mais nas instituições e na seriedade que se exige de um processo como esse.
-
Miro Junior
Coorporativismo doentio do PT?.....Até quando acerta no atacado erra no varejo...O Gilberto dá para mostrar alguns exemplos de coorporativismo doentio do PT?
-
Delcio Fonseca
O ministro é... pet.ista! Sabia, Gilberto? Será ele um... como é mesmo... "corporativista doentio"? Se sim, por que os elogios?
-
Delcio Fonseca
Minhas postagens estão sendo censuradas pela FSP!! Para testar, copiei e colei uma frase de mensagem já publicada e, mesmo assim, veio a mensagem automática de que eu havia utilizado "palavras inadequadas ou ofensivas"... O que é isto??? Ultrapassou o que eu poderia imaginar.
-
eliseu de freitas pacheco cavalcanti
Tem muito urubu querendo o Enem.
-
Docallegari
O Ministro da Educação é uma das novidades do Governo Lula, cometeu erros e deve ser cobrado, mas foi superior aos ministros anteriores, inclusive do próprio Governo Lula. Aliás, só quem vivenciou o tratamento que o Ministro Paulo Renato dava às Universidades Federais, para mensurar a superioridade do atual ministro.
-
Toni
De acordo com o colunista Haddad..."abriu as portas para empresários e empresas preocupadas em melhorar a educação pública". Possivelmente, estas mesmas empresas participaram do consórcio que elaborou e imprimiu as provas furadas do ENEM! O empresariado é fundamental na economia do país, mas seu objetivo é lucro e somente lucro em primeiro lugar! Se algo deu errado com a qualidade dos serviços prestados ao ME, a culpa é deste consórcio empresarial que presta um serviço sem controle de qualid
-
alves
Esse ministro deve ser "extirpado" da educação, assim com o presidente Lula disse em meu estado que o DEM deveria ser extirpado da política. Só que na região sul, a candidata do governo perdeu feio. A cara do ministra da educação é o reflexo desse governo inconsistente e cheio de falhas que só seus eleitores não conseguem enchergar.
-
Docallegari
Ora, o Lula comete inúmeros equívocos, mas falar que a família Bornhausen não presta não é nenhuma novidade. O pior e ele se aliar a outros coronéis....mas, coronelismo no Nordeste ou no Sul, para mim é atraso, mesmo em Santa Catarina. E outra, a presidente eleita obteve mais de 40% dos votos de Santa Catarina e 49% dos votos no RS....onde está a lavada????
-
-
tuxpango
O lamentável episódio do Enem não reflete o conjunto da sua obra. Qual o lamentável episódio - Existir uma falha em 2.000 provas aplicadas num total de quase 5 milhões?? Lamentável é novamente a imprensa brasileira querer cruzificar uma pessoa somente porque faz parte de um governo que ela não apóia.
-
Claudemar Bombem
o Haddad devedria continuar...............
-
cardoso
Felizmente o MEC não é área de interesse de "políticos"!Caberia à nova gestão da nação,ampliar ações deste ministério,com políticas públicas definidas junto com estados e municípios.Onde toda experiência e conhecimento de Haddad,iriam frutificar, com ações dirigidas e implementadas em todos níveis de governo. Afinal já estabilizamos a economia,quase 20 anos!Chegou a vez da educação.
-
ironman
continuando dimenstein, falhas existem em todos os lugares, vide a folha que noticiou a morte do senador Tuma, com ele vivinho da silva. outra coisa, o pentágono, é o lugar mais seguro do mundo, no entanto vazou para a imprensa a modesta quantia de 80.0000- repito oitenta mil documentos altamente secretos de guerra. o que voce me diz disso? e aproveitando o ensejo, desejo a presidente Dilma um excelente governo que se iniciará emprimeiro de janeiro de dois mil e onze. fui.
-
ironman
concordo em parte com voce pela primeira vêz, tirando que é de sua parte "corporativismo doentio do PT", o resto voce mandou bem. agora lhe pergunto, na f.oia não tem corporativismo? no seu partido digo no PIG, não tem corporativismo?, eu sou contra corporativismo, mas desde que o mundo é mundo meu caro, existe corporativismo em todas as organizações. mas o partido dos trabalhadores, está começando a mudar tudo isto, e daqui uns 50 anos estará bem melhor, aguarde.
-
João Pedro Strabelli
Transformar o ENEM de uma provinha para um exame nacional em tão pouco espaço de tempo (o equivalente americano tem mais de um século e ainda apresenta falhas) é algo que merece ser elogiado. Dar chance a um aluno de ensino médio noturno de participar (e sair bem), merece ser mais elogiado ainda. Querer acabar com o ENEM por uma falha de menos de 1% é parecido com querer acabar com a democracia por causa dos deputados ruins (que passam em muito de 1%).
-
zé
Sr. GILBERTO. Por favor, faça uma pesquisa com os alunos que fizeram o ENEM de escolas e cursinhos, vá direto na fonte, se inteire, pergunte aos estudantes diretamente se ouve problemas, pegue a matricula dele, nome, cpf, ou o caderno de questões deles e veja se houve confusão. POR FAVOR,F AÇA ISTO. Depois, opine com BASE na VERDADE. Eu fiz a prova, se alguem marcou a 1 na 46 precisa voltar ao primario e no segundo dia TAMBÉM NÃO houve problemas, LINS/SP.
-
Paulo Bruno
Haddad costuma ser competente, tranquilo e transparente, mas realmente os episódios do ENEM poderiam ser evitados. Já começo a lamentar sua provável saída do governo. Após ser muito criticado pela pela mídia, agora recebe algum reconhecimento, tarde demais, já o derrubaram. Fazer oposição é legítimo e saudável para a democracia, mas no Brasil isso acontece (sempre aconteceu) de forma errada.
-
Bruno
O Haddad, quando ainda não era ministro, perpetrou um projeto expropriando as universidades privadas, que seriam dirigidas por um tal de conselho com "preocupações sociais". Ministro, lançou muitas provas, que confirmam o que já se sabia. Não ousou (ou não quis) tocar na metodologia de ensino de leitura, que dá prioridade ao proselitismo político sobre simplesmente ensinar a ler. Um ideólogo incompetente. Os problemas do Enem (que acontecem pela 2ª vez) não são algo fortuito, são um retrato.
-
diogo
A Oposição (ou setores da oposição) faz uma oposição mesquinha. Tenta fazer uma tempestade com um pingo d'agua. Agindo assim vai permanecer ainda muito tempo na oposição.
-
Ana
É isso aí, Dimenstein! Que bom poder voltar a concordar com você. Demorou, mas sua análise sobre o ENEM é lúcida e ponderada.
-
Luiz R
Para o bem da verdade, o lamentável episódio do EnemFAZ PARTEDO CONJUNTO DA SUA OBRA.
-
Cidão
Hadad é vítima dos interesses de donos de cursinhos e das faculdades que ganham muito dinheiro com vestibulares fajutos. também é vitíma deste jornal que é proprietário da gráfica onde vazou a prova do enem no ano passado.
-
José Francisco Miranda
O episodio do ENEM, onde menos de 0,1% de fato foram prejudicados, somados a outros no maximo 5% de inconformados pelas suas proprias fraquezas, so foi um vexame por conta da imprensa. O desenrolar do mal estar, mostrou mais uma vez a capacidade de gerenciamento do ministro Haddad. Se nao continuar, pode ser que perca a educacao. Ou nao, porque tem muita gente boa, capaz de se comparar a sua competencia.
-
Guilherme
Interessante as pessoas defenderem o Haddad ao invés de cobrarem resultados, enquanto isso os estudantes estão na pior
-
claudio isola
Parabéns Dimenstein! Sou critico do jornal na maioria das vezes por não concordar com posições interesseiras e interessadas do veículo mas, quando vejo uma opinião abalizada e tranquila como a tua, dirigida a um lutador como o Ministro da Educação fico feliz. Por isso o parabenizo.
-
Elizabete Oliveira
Como professora, considero o Haddad o melhor ministro da educação da história do Brasil. Ele trabalhou pela profunda transformação da educação sem fazer publicidade. O ENEM é um exemplo da grande obra de Haddad. Os pequenos erros do ENEM acontecem em qualquer concurso. Ele merece os parabéns.
-
Maurí Luiz Bessegatto
Parabéns Gilberto por expor a proficuidade e prolificuidade da gestão Haddad para a educação brasileira.
-
Célio Rodrigues
É realmente tocante o fato de que uma pessoa com tantos projetos e ideais direcionados para a educacao seja prejudicado por uma falta de desorganização acometida por outrem (nas provas do Enem). Os seus projetos avançaram bastante o sistema educacional brasileiro. Se formos comparar a períodos anteriores veremos que a educação hoje está evoluindo de forma proveitosa. E isso não seria possível sem os projetos realizados pelo Haddad. O novo Enem trará diversas melhorias à educação brasileira.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.