Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. edsm

    Esse aviões da TAM são um lixo em termos de poltronas apertadas, principalmente esses A319, feitos pra nanicos. Deixam 10cm entre poltronas. Os da Boeing (Gol), velhos ou novos no pequeno 737, tem mais espaço. Já ví gente abandonar avião da TAM por ter passado mal (fobia) antes do vôo "lata de sardinha". É um absoluto desrespeito que o Procon não vê!

    Responda
  2. Guriatã

    eta povo otario, é só boicotar,eu por ex. não vou aos estados unidos há uns 10 anos,eles é que precisam da gente, estão falidos.só viajo de executiva qdo pago menos de us 1500,em viagens intercontinentais,na economica só vou na primeira fila.acorda povão se não der pra ir agra vá em outra ocasião.

    Responda
  3. Metralhas e Petralhas

    O negocio é fazer um regime para perder uns, digamos 15 quilos e depois comprar a passagem aérea. As empresas querem lucro máximo com o minimo de gastos, daqui a pouco irão cobrar até o ar que o passageiro respirar dentro da aeronave.

    Responda
  4. roberto

    Aqui em minha cidade há anuncio de Hotel que garante nada cobrar se o cliente dormir em pé.

    Responda
  5. helo

    "A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento." Já dizia o nosso Sérgio Porto o Stanislaw Ponte Preta.Aqui o que se fala não se considera, principalmente vindo de políticos que habitam a Ilha da Fantasia. É um absurdo que se permita esse tipo de coisa! Vão esperar pessoas morrerem de trombose, por exemplo? 

    Responda
  6. alexhideo

    A tam já faz isso, quem viaja em voo internacional pode pagar um adicional pela assento conforto, nada mais é do que a saída de emergência.

    Responda
  7. Leandro Cunha

    É simples escolha, voce paga mais para ter mais conforto (o que eu acho desnecessário para qualquer viagem nacional) ou troca o conforto pela economia. Eu prefiro pagar menos.

    Responda
  8. Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro

    ninguém fala que agora estão cobrando para quem quer sentar nas saídas de emergência!

    Responda
  9. liliane

    Prefiro pagar menos pelo voo e gastar mais na cidade para onde estou indo passear. Acho que a maioria das pessoas pensa assim. Dentro do Brasil uma viagem não dura mais que duas ou três horas, isso sem contar as paradas. Então é melhor economizar. Quando eu ganhar na Mega-Sena vou de executiva ou primeira classe, se tiver.

    Responda
  10. EVERTON Atual Yahoo

    Logo, logo removerão os bancos e iremos de pé.. hehehe

    Responda
  11. edsm

    De longe que os piores aviões, os mais apertados, são os da Airbus, principalmente esse novo A318. Parece incrível mas os Boeing tem maior espaço nas poltronas, nos novos, justamente pelas leis americanas, muito severas nesse item, onde nem pra exportação o permitem. Já os europeus, que se dane o passageiro, virando latas de sardinhas, muito enfeitadas e bonitas é claro, na beleza dos assentos. Mas o povo percebe o aperto. Caso de policia.

    Responda
    1. TARCISIO AP PAUKA

      Trolzão laranja!

  12. kaffa

    o mercado aéreo mundial é uma piada sem graça !!!! as cias. aéreas fazem de tudo para poder aplicar a pior solução aos seus problemas... o glamour de voar acabou-se a decádas.

    Responda
  13. Welcome_to_the_jungle

    E quem tem 1,90 metros como eu tem que pagar + caro né! Imagina os gordinhos então... logo logo vão ter que comprar 3 passagens para poder sentar.

    Responda
    1. edsm

      Esse negócio de pessoa magra, gorda, alta, baixa é das mais absurdas e preconceituosas classificações. Se tudo que se compra de vestimenta ou calçados tem o mesmo preço pra ambos (so 36 ao 48 ou mais), é porque um compensa o outro ficando-se na média (40-42). Nisso as empresas tem que adaptar poltronas pro espaço médio, mas põe só pra nanicos!

  14. Júlio Mei

    Não adianta discutir esta questão. Aviões nunca serão ambientes confortáveis, exceto 1º Classe. Mas, temos que admitir que no Brasil os preços baixaram e muito, por estas e outras razões! É muito melhor fazer uma viagem curta ou longa de avião, do que fazê-la de onibus. Sou a favor da implantação destas "cadeiras semi-em pé" para voos curtos, desde que reduzam o preço, na mesma proporção que aumentem a ocupação das aeronaves.

    Responda
  15. Adriana MM

    É um absurdo ter que pagar taxa por um "tiquinho" a mais de conforto...eles é que façam poltronas iguais para todos...com conforto é claro!

    Responda
    1. Barbara Pires

      Aposto que você voa há muitos anos, né? Certamente não faz parte do boom de passageiros recentes.

  16. silvio

    alguem já notou que o sabonete fabricado hoje em dia se derrete muito mais depressa que antigamente ? que o furo do tubo de pasta dental ,tm um diâmetro enorme? assine a tv a cabo X por apenas $$$$ , porem por seis messes . etc e etc. Logo logo vamos ter beliche nos vôos e nos Onibus. O capitalismo ta passando dos limites , Só se pensa em lucros ,lucros e lucros . Sou capitalista ,gosto do sistema, mas já ta paasndo da conta. uma ora esse negócio implode.

    Responda
    1. Barbara Pires

      Basta usar sabonete líquido.

  17. pretinho

    A culpa dos espaços das poltronas não é das empresas aéreas e sim dos fabricantes. As empresas compram o que tem no mercado. É o mesmo caso na compra de carros. Portanto, é uma situação mundial. Será que o governo brasileiro exige da embraer a fabricação de aeronaves com a distancia entre acentos acima dos noventa centímetros?

    Responda
    1. edsm

      Falou M... seu desinformado: o fabricante vende a carcaça completa e as poltronas (tamanho e quantidade) são do miserável comprador que determina!

    2. anakin

      Não fala besteira... os fabricantes entregam as aeronaves completamente de acordo com as especificações e exigências da empresa aérea que a encomenda. Vc acha que um avião grande encomendado por particulares (muito ricos) vem cheio de cadeirinhas apertadas em seu interior? Se informe antes de falar coisas tão ridículas.

  18. sisi

    Isso tudo è um absurdo....respeitem os seus clientes....sò isso e basta!

    Responda
  19. Delmar

    Trem bala neles.....rs rs rs

    Responda
  20. mrbrown

    Na verdade a ANAC nunca resolveu nem vai resolver nada. As cias mandam e desmandam em todo mundo por lá. Tudo não passa de jogo de cena. A Tam teve um dos mairos lucros . Cobrar pela poltrona de emergência é caso de policia.Gostaria muito devêr um site com o nome das cias e a distância entre poltronas.

    Responda
  21. Emerson dio Santos

    Cara vocês imaginam , uma pessoa bem acima do peso ,a classe economica e para uma pessoa de 1.70 alt e 60 kg ou seja uma pessoa raquítica. só falta levar um crocodilo dentro da mala, este mesmo escapar e provocar a queda do avião.

    Responda
  22. mene

    Outra possibilidade é desacordar os passageiros e empilhá-los, só acordando-os ao final da viagem. Decerto economizariam muito mais.

    Responda
  23. mene

    Proponho, em nome da lucratividade das companhias aéreas, que os passageiros sejam dispostos em cabides. E eu que quando criança achava que viajar de avião era chique.

    Responda
  24. Stela Ter Sarkissoff

    Esse eh apenas um dos desconfortos que uma companhia aerea pode nos proporcionar.Reclame por qualquer outro direito pra ver o que acontece.

    Responda
  25. Giu

    A solução pra este problema é incentivar a concorrencia,voei recentemente pela Azul,constatei que os aviões são mais modernos,tarifa menor,mais espaço entre as poltronas,serviço de bordo muito melhor que as concorrentes. Precisamo s dar um basta na reserva de mercado no setor aéreo,hoje dominado pelas empresas TAM E GOL.

    Responda
  26. Zé Povão

    Salve a modernização dos cumpanheros.

    Responda
  27. Lisandra Borges

    ué, se quer espaço é só voar na classe executiva...

    Responda
    1. sml

      Ou de primeira classe.

    2. sml

      Ou de primeira classe.

  28. Cabunga

    Alguém lembra que o nosso ministro da defesa disse que iria obrigar as empresas aéreas a aumentar o espaço das poltronas? Dr. Jobim agora só viaja de primeira classe e esqueceu o prometido, mesmo porque não tinha como obrigar ninguém.

    Responda
    1. SBTS

      É bom lembrar que a Dilma mandou ele embora, mas quem entrou no lugar também não se moveu. Daqui uns dias, vamos ter de viajar segurando o cano, igual nos ônibus.

  29. Mauricio Moura

    Podiam colocar prateleiras e os passageiros da classe economica vão deitados. Ou então, cabides ou ganchos e os ditos vão pendurados. Se conforto não conta mesmo para as companhias, tanto faz.

    Responda
    1. Lisandra Borges

      hahahahaha pau de arara voador hahahahaha

  30. Vitor Hugo

    Logo logo o Brasil terá uma nova companhia aérea a "Pau de Arará Linhas Aéreas."

    Responda
  31. Jorge Carmo

    A intenção da reportagem foi boa, mas destaco falhas: não é galeria, mas sim cozinha (galley); o Boeing 777 tem 5,64m de largura interna em grande extensão da cabine; enquanto o A330 tem 5,35 m, e curiosamente aparece bem mais largo. Faltou ampliar essa figura diametralmente com o cursor do mouse, quando da ação "copy - paste".

    Responda
  32. fabio

    Deveriam criar voos para magros e para gordos! Os gordos têm que pagar mais caro. Incomodam o assentante do lado e ainda aumenta o peso da aeronave. o magro não tem nada com isso!...

    Responda
    1. Lisandra Borges

      vc chamou um monte de gordo pra briga agora hahahaha mas concordo com vc!

  33. Helena Reis

    Que absurdo! Temos de protestar por esse e outros descalabros.

    Responda
  34. J.Mazzio

    Não sei o que eles estão considerando na hora de vender essas passagens em saídas de emergencias... Mas se há a comercialização, entenda-se que qualquer que possa pagar irá opcupar o assento... Aconselho a vc´s que tem parentes idosos ou com alguma deficiência a pagar por este assento "especial" e se a companhia recusar a vender ou vender e não deixar a pessoa usar o assento... Metam um processo na companhia, é só assim que as coisas funcionam neste país!

    Responda
  35. Luiz Felipe

    O pior é que faz sentido essa reportagem... as empresas de táxi aéreo estão afinando cada vez mais os locais dos assentos. É um absurdo.

    Responda
  36. du

    Isso é lei de mercado, se as pessoas estiverem dispostas a pagar mais pelo espaço ocupado, as empresas colocarão mais espaço entre as poltronas, mas as pessoas de modo geral preferem pagar menos e viajar apertado. A Azul tem lugares com maior espaço onde se paga mais por isso, se estes lugares forem mais procurados do que os lugares apertados e baratos, a tendencia é que a empresa coloque mais assentos com espaço e as concorrentes copiem, mas se as pessoas preferirem a GOL o espaço di

    Responda
  37. discutindo com nível

    Olha, aqui nos EUA é bem pior que no Brasil... por enquanto! Mas nesse aspécto, tenho certeza que o Brasil já já alcança os EUA e até supera, espremendo muito mais pessoas dentro de um avião.

    Responda
  38. Jose Antonio Pereira

    É o fim!

    Responda
  39. Jersão

    Realmente são todos os países a diferença é que nós pagamos mais que o dobro que eles pagam para viajar desse jeito...

    Responda
  40. adri

    Só esse pais não, todos.

    Responda
  41. Marcus Henrique Paiva

    Ri.dí.cu.lo esse país...

    Responda
  42. Antonio Carlos

    Logo logo teremos que amputar as pernas para pagar umapassagem área.

    Responda