Comentários para:

O lado lixo da internet

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ronin

    O lado lixo existe há muito mais tempo que o Sr. Rossi imagina. Em 1958, Sturgeon afirmou que 90% de qualquer coisa é lixo. Isto inclui internet, cinema, música, pintura, literatura, jornalismo etc. O que muda com a internet é o anonimato, o que permite que os internautas liberem covardemente o seu lado mais mesquinho, mais maldoso, mais brutal. Mas isto de certa forma já existia antigamente nos linchamentos quando o indivíduo se misturava à multidão e fazia justiça com as próprias mãos. /p

    Responda
  2. Verônica

    "Aliás, um dos problemas da internet é que você nunca sabe se este ouaquele blogueiro é apenas um legítimo interessado em participar dodebate público ou é financiado por alguém com objetivos propagandísticosou piores." Bem diferente da mídia golpista à qual vc pertence, onde os "objetivos propagandísticos" são sempre piores, e, sempre, disfarçados por uma inexistente neutralidade.

    Responda
  3. Roberto Meira

    Gente! Cada um puxa a braza para a sua sardinha! Seja lá quem for! Desde que o mundo é mundo o homem sempre quiz ser o melhor dentro todos! Jornalismo deve ser notícias e não opiniões!

    Responda
  4. carlos kfouri

    Eu gostaria muito de ver comentários desse teor em relação à grande imprensa.Só pra exemplificar: quem publicou uma ficha falsa da Dilma, dizendo te-la recebido da Justiça Militar ? Quantas vezes a publicação reiterou que a ficha era verdadeira ? Qual espaço dedicado ao tardio reconhecimento de te-la recebido de um anomino ? A mesma publicação que trata o regime ditatorial como ditabranda e que sempre apoiou a diadura. Há uma nítida campanha da grande mídia contra a internet, por medo de per

    Responda
  5. João Mayrink Veiga

    Esse é um dos preços da liberdade, caro Clóvis. O leitor pode sempre discordar ou mesmo ignorar o que lê... como faço com vários comentários que leio por estas bandas... ou nas próprias matérias da F0lha.com.

    Responda
  6. Pietro

    Caro Clovis, acompanho seus artigos desde seu tempo como correspondente em B. Aires e vez por outra nao concordo com o que voce escreve. O que e' normal. Com relacao ao "lixo na internet", eu vejo de uma forma diferente: E' como irmos 'a rua, virtual nesse caso. Ha' a gritaria, ruido de toda natureza, meio que uma feira-livre em plena 25 de Marco, e umas Brasilias/77 trafegando no meio. Nos da' uma boa visao de como anda a Educacao em nosso pais. Depois do que fiz

    Responda
  7. Paulo Bruno

    Só não concordo com uma coisa, esse lixo não está apenas em Blogs ou Sites, digamos, particulares. O lixo eletrônico está presente também na grande mídia, grandes jornais e revistas com publicações eletrônicas. De uma maneira um pouco diferente que os Blogs, a mídia convencional usou e abusou dos eleitores nessa última eleição presidencial. Existem muitos colunistas "su.jos" travestidos de jornalistas sérios.

    Responda
  8. ivanjotta

    Toda essa volta para no final atacar o alvo, os blogs. Estes fizeram algo, serviram como voz dissonante ao posicionamento de certos meios de comunicação hegemônicos. É muito cômodo simplesmente desqualificar o concorrente. Na internet podemos ver vozes dissonantes, ao contrário do q acontece nos grandes jornais, parecem um coral de igreja de tão bem ensaiadinhos, todos iguaisinhos, e na TV, a grande responsável pela alienação do povo brasileiro. Viva a internet on

    Responda
  9. ivanjotta

    Por outro lado jornais de grande envergadura buscam desqualificar blogs ao acusá-los de receber dinheiro público. Jornais q por sinal deixam bem claro suas posições partidárias, principalmente em períodos eleitorais. Estes grandes meios de comunicação nunca criticam os dois lados em uma eleição, conceito básico do jornalismo, mas apenas o lado q eles consideram adversário de seu candidato no pleito em questão. Blogueiros tem direito de dizerem o q querem, afinal são blog

    Responda
  10. Toni

    Falando de lixo, a Internet e certos segmentos da grante imprensa são muito semelhantes com aquilo que assistimos no curta "Ilha das Flores": primeiro entram os por.cos, xafurdam, babujam nos rejeitos depositados na ilha lixão. Em seguida, saciados os suínos, abrem-se os portões para os seres com telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor!

    Responda
  11. GIOVANNI MICHELETTI

    Realmente, caríssimo Clóvis, há opiniões de internautas que nos embrulham o estômago. Muitas vezes a pessoa sequer entende o que acabou de ler e vai dando "paulada". Parabéns por colocar o dedo na ferida.

    Responda
  12. Chagas

    A WEB é hoje um espaço muito mais democrático que os jornais por exemplo. Milhares de pessoas podem manifestar suas opiniões e o contraditório se faz muito mais presente. Interesses sempre existirão, mas você pode confrontar idéias. Qual a diferença de eu me informar pela Foia, Estado, Veja, ou Globo. As opiniões são as mesmas. Defendem os mesmos interesses e candidatos. Se não se modernizarem e se democratizarem, vão se tornar objeto de estudo histórico para as futuras gerações.

    Responda
  13. Chagas

    Passamos a campanha inteira recebendo lixo preconceituoso sem que nenhum jornal ou TV sequer citasse o fato. Essa explicação poderia ser dada pelo, desde sempre excelente, Clóvis Rossi, . Mas tenho uma opinião diferente sobre a Internet. Ela incomoda o Status Quo. A mídia estava acostumada a pautar as eleições e influenciar seu resultado. Quanto a isso não tenho dúvida. Com a chegada da internet esse poder diminuiu. E isso incomoda os meios de comunicação tradicionais. (continua)

    Responda
  14. RONALDO GOMES FERREIRA

    O que a maioria dos missivistas parecem não entender é que o Clóvis Rossi informa apenas o entendimento da Editora que preferiu usar o argumento exposto do que reconhecer que pisou na bola. Logo em seguida o colunista reconhece a excelente qualidade literária do Xico. Por favor, procurem ler e entender o que está escrito antes de inundarem o site com tantos comentários sem sentido

    Responda
  15. MP

    Em certas ocasiões as pessoas liberam seu lado mais raivoso mesmo, em face as mazelas e as injustiças outros por pura ignorância mesmo, comentar é bom, eu gosto, ja escrevi bobeira e muita coisa boa na net, tem coisas que me arrependo de ter comentado, agora mais prudente, maduro, as pessoas amadurecem. Sempre leio a noticia e não desprezo nenhum comentário, um são engraçados outros coléricos e poucos inteligentes, a noticia sem o comentário não tem graça por mais absurdo que possa ser.

    Responda
  16. Sr

    Puxa, estava concordando com tudo - pra variar - até que chegou isso aqui: "...sem meter no meio outros fatores, comosimpatias políticas? Vale para os comentários a textos de colunistas eblogueiros." Conco rdo. Mas e quanto aos textos dos jornalistas? Você já foi nos blogs da Veja? O que dizer de um senhor de mais de 50 anos como Augusto Nunes que se comporta como um adolescente do Orkut? E do Reinaldo Azevedo? Do Diogo Mainardi nem vou falar porque a idade mental

    Responda
  17. Alcides Emanuelli

    A rede pode ter seu lado sujo, mas é liberdade e liberdade tem que ser respeitada. É claro que o respeito deve tambem vir com respeito e principalmente a verdades, mas como escrever querendo crer que a ética e verdades devem ser o unico meio da comunicação, se os proprios marqueiros, fazem seus produtos falarem mentiras, porque é o que faz a popularidade e o populismo dos candidatos e os lançam rumo ao poder. É dificil de entender se queremos ética como podemos aceitar a mentir

    Responda
  18. Alcides Emanuelli

    interessante suas criticas a quem escreve sua idéias e ideias, quem vivenciou a vida no Brasil por algumas decadas e fala a verdade que muitas vezes a imprensa não consegue ver. Eu escrevia nesses espaços, e simplesmente a folha seus censores não permitem mais que minhas escritas sejam publicadas, a pergunta que fica é com que direito eles usam desse autoritarismo para julgar minhas palavras!

    Responda
  19. Arimatéia

    Pensa que me engana, a sua única intenção foi falar mal do Reinaldo Azevedo, o maior blogueiro do Brasil.

    Responda
  20. Cabloco

    É compreensível a indignação da ombudsman com o lixo on-line, mas a omissão em relação ao impresso não o é . O que escreveria Suzana Singer depois de uma leitura da coluna de Mônica Bérgamo ? Saudações. Antônio Lima.

    Responda
  21. drpeixoto

    Você, ao defender o Frei Chico, camuflou Rossi. Seu texto pareceu um desses de blogs de amadores. Nessa, você dançou a "Valsinha".

    Responda
  22. sonia santana

    O que se viu nestas eleições, como ação do candidato derrotado, foi o uso dos TROLLS, pessoas contratadas para escrever nos blogs ,jornais etc.Escreviam sempre com letras maiusculas,pareciam histericos gritando... um horror !! Foram contratados pelo Indiano e a francine ( argh) para jogar lixo, baixaria na internet!! Ao custo 1 milhão de dolares!! Usaram e abusaram dos preconceitos, da xenofobia, usaram religião de uma maneira sordida. Rossi, cobre isto do

    Responda
  23. Carlos Silva

    Perfeito Clóvis, perfeito! Eu não apenas concordo com exatamente tudo o que você disse, como também estava já "coçando" pra escrever algo do tipo.

    Responda
  24. Carla Levon

    Como toda tecnologia (desde a invenção da pedra lascada, no paleolítico: a faca era usada para matar ou para esculpir um objeto de arte), a internet tem dupla aplicação: direcionada aos valores destrutivos (mentiras, acusações anônimas) ou construtivos (open source, ead) de uma sociedade. Cabe uma regulação urgente (!), pelas autoridades mundiais das aplicações de vindouras tecnol: nano, celulas tronco, etc.

    Responda
  25. crítico nato

    Prezado Clóvis, Nada mais adequado do que seu texto para ilustrar o lado lixo da rede. De certo que temos o poder de ler tudo o que quisermos, porém, a grande maioria não possui discernimento quanto o que de fato trata-se de uma verdade ou opinião ou simplesmente uma informação tendenciosa. Haverá aqueles que lhe criticarão pelo texto, mas DEMOCRACIA funciona assim mesmo - discordar, mas respeitar - divergir, porém, apresentar fundamento que o justifique, caso contrário,

    Responda
  26. Elcabongy

    Sr. Clóvis. O blogueiro Renato Azevedo fez comentários à essa sua matéria e NOMINALMENTE à V.Sa. Seria interessante para o debate (e para V.Sa) que houvesse uma resposta sua. Caso nao a faça, seria interessante que, no mínimo, V.Sa. respondesse a seguinte pergunta: por que uma obra que estava em segundo lugar em uma SUBCATEGORIA vence um concurso à frente de várias outras que estavam em primeiro nas subcategorias? Caso nao também nao responda, tente escrever sobre jardinagem.

    Responda
  27. Oliveira jr

    Alguns governos autoritários estão fazendo experimentos com propaganda ideológica e se tornarão muito ativos na internet. Se tornarão, não! A mídia inteira escondeu o Foro de SP durante décadas e só proliferou o marxismo. Isso vem ocorrendo há tempos. Agora o totalitarismo está batendo às portas, mas, se for de esquerda, não tem problema...

    Responda
  28. Esperança

    Um exemplo gritante do lado lixo na internet, são os chorumes das metérias jornalisticas tendenciosas e ante Brasil, alimentadas por seus inescrupulosos comentaristas marionetes, desse jornaleco pífeo, decadente e sem ética do qual voce macula-se.

    Responda
  29. emerson de faria

    É bem verdade que a sociedade vem consumindo lixo há tanto tempo que talvez já não se dê mais conta disso. E esse lado trash encontra na internet seu maior forum de debates. Um santuário da mediocridade e da boçalidade.

    Responda
  30. Antunes

    Vários comentários sintetizaram a verdadeira crítica a premiação, que é exatamente o inverso do que foi defendido pelo colunista. O segundo colocado na categoria romance ganhou como melhor livro nacional! Claramente foi usado algum outro critério, que não o literário para laurear esse prêmio desonroso. O argumento em defesa das qualidades literárias de Chico também é sofrível. O colunista leu uma obra anterior e comprovou o talento do autor... Que argumentação! Enfim, vá dormir Rossi.

    Responda
  31. bibiku cesario

    A materia deveria chamar " o lado lixo da imprenssa " . Lamentavel esse tipo de materias . . .

    Responda
    1. ricardo jardim

      Pelo menos poderia escrever direito, que triste...o sr. avalizou o conteúdo da matéria em sua totalidade! IMPRENSSA = IMPRENSA

  32. CARLOS ROBERTO SILVA

    O pior que vejo nesses comentarios , é a falta de consistencia nos argumentos e nas críticas mal educadas e de baixo nivel, todavia, o acompanho há mais de vinte anos em sua coluna nesse jornal, e verifiquei que sua decepçao com Lula, tornou-se uma obscessão, [eu tambem me decepcionei , mas tive que me curvar aos seus bons resultados], o seu jornalismo ficou comprometido pelo seu patrulhamento[ nunca me filiei a qualquer partido] ,continuo lendoseu trabalho em respeito a sua história.

    Responda
  33. Marcio

    Caro Clóvis Rossi O Juca Kfouri tem um comentário ótimo sobre o assunto: a imensa maioria que não comenta é muito melhor do que a minoria que comenta. Tem razão. Mal comparando, é como julgar todo mundo que gosta de futebol a partir dos bárbaros das organizadas. Não temamos. A liberdade irrestrita da internet é ainda a melhor coisa. Os vândalos digitais não passarão, embora assustem. Mas são uns gatos pingados, como os "comentadores profissionais" destas eleições.

    Responda
  34. Molly

    A argumentação estava lógica e consistente, até a referência à premiação de Chico Buarque. Por que desqualificar a argumentação da Record de favorecimento político da premiação ? Chico é um escritor de qualidade, mas esse prêmio pode sim ter tido critérios políticos. O estranho foi trazer esse assunto para um tema tão importante como o lixo da internet. Não entendi....

    Responda
  35. ALEXANDRE LACERDA

    Gostaria te parabenizar Clóvis, pela brilhante forma como você escreve. Me acresenta muito os teus textos, e muita das vezes me disperta um senso crítico. Muito obrigado e mais uma vez tem os meus parabéns.....

    Responda
  36. carlo antonio

    ...na internet, meu camarada, é nadar no lixo. cada vez mais é assim. chico é precioso demais. o livro em questão é supremo. ...melhor deixar o resto pra lá, né? um abraço!

    Responda
  37. antonio brasil

    CONTINUANDO...O lixo tambem faz parte daquelas noticias publicadas diariamente em todas as mídias,não só do Brasil como tambem do mundo globalizado etc...

    Responda
  38. antonio brasil

    Tudo faz parte do jogo,do sistema e vc sabe disso. Lula sugere ´´lambida´´em carro feito com plastico de etanol;(besteirol); Lula propaga a extinção do DEM em comicio; Lula critica a imprensa etc... Claro que o presidente ,não concorda com a extinção de um partido democraticamente constituido; Polemizando e publicando seu besteirol apenas com a finalidade de desviar o foco dos verdadeiros problemas :Segurança e saúde pública por exemplo .Assaltos,sequestros,arrastões ,tráficos

    Responda
  39. Ana Carolina B. A

    A prinicipal crítica ao premio concedido ao Chico Buarque foi que o autor ficou em 2º na sua categoria, porém conquistou o premio de melhor livro nacional. Como pode o segundo melhor romance ser a melhor obra escrita em lingua portuguesa no ano?

    Responda
  40. Rui Granjinho

    Clovis tem razão quanto ao lado lixo internet, só que aqui qualquer um até eu posso escrever, o problema grave é que na imprensa que é mais seletiva também existe um lado lixo que aliás por vezes certamente inspira o lado lixo da internet. Acho melhor continuarmos com a poluição em nome da democracia.

    Responda
  41. Clécio Martins

    O Faustão falou uma vez que a internet é o "pinico do mundo", onde as pessoas jogam qualquer coisa, portanto, tem usuário para consumir e divulgar qualquer coisa. É um espaço sem limites, dando oportunidade para irresponsáveis e oportunistas.

    Responda
  42. Ian Pellegrini Montes

    Faltou lembrar os jornalões que manipulam e censuram informações de acordo com seus próprios interesses, e ainda se dizem democráticos. você também é pago para disseminar ideologias, ou como você mesmo disse "destilar veneno"

    Responda
  43. João

    Lendo os comentários da coluna, só resta uma conclusão: o artigo está correto, sem retoques!

    Responda
  44. Matheus Henrique Steinmeier

    A Rede não é, e nunca foi, anônima. O que existe é uma ilusão de anonimato. Quem conhece o funcionamento da internet e o sistema TCP/IP de protocolos sabe que TUDO é rastreável. Em certa medida, hoje é mais fácil achar um hacker do que um remetente de uma carta.

    Responda
  45. Tom

    Concordo com seu texto. Apenas acho que um jornal ou jornalista deveria sempre escrever um texto desqualificando as mentiras da internet quando ela se propagar demais. Por exemplo nas eleições deveriam ter desmentido que a Dilma tenha dito que nem Cristo tiraria a eleição dela ou que o Serra era do Opus Dei.

    Responda
  46. Taninha

    As crísticas ao Chico são provenientes de "viúvas do Serra". Passaram a odiar o Chico porque ele teve o bom senso de apoiar Dilma. O Chico é um gênio musical e literário, incontestável e sua premiação nada teve a ver com questões políticas. Ainda assim, a expressão popular, por meio de blogs e comentários na internet, deve ser preservada porque, caso contrário, a imprensa fala o que quer, mente quando quiser, e o povo não pode se expressar. A imprensa está morrendo de medo da internet!

    Responda
  47. ricardo jardim

    Prezado Alberto, uma dica: não leia mais esta coluna e nem esta mídia epronto. Seus problemas estão resolvidos! Não entendo o porquê de tantaceleuma. Eu não gosto da revista CARAS, portanto, não leio, pois ela nãome diz nada. Simples. Mas também não entro em teses moralistas nempolíticas sobre o conteúdo da revista. Muitas pessoas gostam, eu não.Apenas aceito que outros tenham suas opiniões. Sem ranço. Sem agressões.Tiro o que há de bom em tudo, o que não gosto, deixo de lado.

    Responda
    1. Alberto Lima

      Que bom! Faça isso!

    2. Alberto Lima

      Imagina os seus comentários a mim. (risos!) Saudações!

    3. ricardo jardim

      Perdoe-me sr. Alberto, eu estava tentando ajudá-lo a ver a "polêmica" sob outra ótica. Mas, vejo que você não precisa de ajuda e vou aceitar seu conselho. Um abraço.

    4. ricardo jardim

      Sra Lúcia, eu não impus absolutamente nada ao sr. Alberto. Se você observar bem, eu escrevi UMA DICA, não UMA ORDEM. Seria contraditório querer impor algo a alguém, não acha? É que eu vejo as pessoas tão inflamadas com tão pouco que não posso deixar de me surpreender. A internet está cheia de lixo, mas também apresenta muito conteúdo interessante e que é realmente relevante. Aproveito para responder ao sr. Alberto: o seu comentário mordaz não me diz nada, apenas reforça minha teoria!

    5. Alberto Lima

      Sr. Ricardo, vamos fazer do jeito mais fácil: Não leia os meus comentários! (risos!)

    6. Lucia Helena

      Pois então, Sr. Ricardo: o senhor foi educado e polido para impor ao Sr.Alberto Lima a sua "dica" ,leia-se "verdade";o quê não deixa de lhe confrontar para a contradição observada naquilo estampado em seu comentário inicial. Como o senhor notará, existe uma vontade infinita das pessoas excluirem umas às outras diante da menor divergência. A polidez sem dúvida é bem-vinda mas a retórica desacompanhada da coerência, seja NA INTERNET TANTO QUANTO NA VIDA REAL não costuma surtir

  48. ricardo jardim

    Olha, acho que falta às pessoas a consciência do princípio básico de escolha. Não gostou da matéria, não sinta-se ofendido ou contrariado: não leia e mude de mídia ou de articulista. Você é dono de sua vontade! Mas, se achar que deve e pode dar a sua opinião, faça-o com educação, escreva corretamente para que todos possam entender, coloque a sua posição e, acima de tudo, aceite que o mundo é multifacetado, que as pessoas pensam diferente e isso é ótimo. Mas não agrida ou seja mal-educado. /

    Responda
    1. ricardo jardim

      Ao contrário sr. Alberto. Eu não disse que não leio apenas o que me agrada, eu apenas respeito opiniões contraditórias e filtro, sem me tornar prepotente e nem indelicado. Mas com certeza eu procuro ler aquilo que se relaciona mais com meus posicionamentos quando se fala em cultura. No campo político, gosto de ouvir e de ler o que é falado sobre os dois lados da moeda. A Utopia é um literatura, não é a vida. E eu não gosto de sopa. Você gosta?

    2. Alberto Lima

      Vamos ser sinceros Sr. Ricardo. O senhor apenas quer ler o que lhe agrada, certo? Esqueça! Não vai ser assim!

  49. Alberto Lima

    Sr. Clóvis, cada vez mais eu percebo o quanto esse seu jornal é parcial! Dizer uma coisa que todo mundo sabe é aceitável! Agora, se fazer de vítima é incompreensivo! O que os senhores querem? Ser o único veículo de comuniação realmente com crédito? Esqueçam! Não vão conseguir! Não gosto do Reinaldo Azevedo como colunista, mas pelo menos ele não finge o que diz! Ou seja, ninguém precisa ficar com medo! Já os senhores!?

    Responda
    1. Tom

      Realmente o Reinaldo não finge -ele é realmente um dirieitista linha dura que vive para falar mal do PT. o que incomoda é a revista veja dita imparcial conseguir encontra mais uns cinco com o mesmo perfil e pagar para eles escreverem as mesmas coisa em uma revista que não deveria ter um lado.

  50. Lucia Helena

    Clóvis: A rede jogada na rede ,revela, entre outros, um "algo mais" que merece referência: 1)a dificuldade da maioria, na correta interpretação de textos; 2) os erros de português cometidos aos milhões; 3) o emprego do anonimato à serviço do pior particularizado em índole . Pois são esses os covardes mesmos ,que transitam entre nós, pelas calçadas ,escritórios  e bares da VIDA REAL; agindo sorrateiramente com a normalidade máx

    Responda