Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antoni Mendes

    Uma dica excelente é o blog Apuntes científi desde El MIT, de Pere Estupinya, que pode ser acessado em através do jornal El pais ou então procure no google el ladron de cerebros, vale a pena.

    Responda
  2. george campos

    É um estudo que precisa ser mais amplamente/globalmente divulgado. Os estoques de alimentos no mar. Taxa de reposição. Certamente que, algumas espécies que já foram "dizimadas" em alguns mares do planeta, fatalmente está a acontecer em outras partes, o que leva uma ameaça aos povos que "sobrevivem da pesca".

    Responda
  3. Pouco Trabalho

    Por milhões de anos a raça humana evoluiu comendo de tudo... TUDO! Estamos aqui senhores absolutos do planeta. Ao invés de ficarmos choramingando as condições q a produção industrial impõe aos animais q servirão de alimento p nós, ou chorar pelas árvores derrubadas p o plantio de grãos p nos alimentar; segue a minha sugestão : Diminuir a população mundial dos atuais 6 bi e qq coisa p algo como 2 bi no máx, ao longo deste século. Tenho certeza q todos os problemas ambientais acabarão.

    Responda
  4. Bruno

    O primeiro a subestimar o engenho humano no assunto comida foi o Malthus... Vai tudo dar certo e a produção de comida continuará aumentando, como sempre aconteceu.

    Responda
  5. josé Thenquini

    Dileto Marcelo. Surgiro que o Senhor e seus leitores assistam o documentário "A Carne é Fraca", bem como leiam a obra do Prof. Peter Singer "A ética na alimentação", pois, servirá como pontos para mudanças de paradigmas. Creio que será um adeus à Picanha e rabinhos e pés de porcos nos finais de semana.

    Responda
  6. Rubens Romano

    Vegetariano? Fala sério! Se todas as pastagens do mundo fossem substituidas por plantio de soja a área seria insuficiente para atender a demanda por proteínas da população. A solução: "Soylent Green" (Procurem o filme, muito bom por sinal) Exageros a parte, não existe fórmula para alimentar a todos com uma dieta exclusiva de vegetais.

    Responda
  7. João Marques

    O vegetarianismo é uma solução ética, biológica, econômica, saudável e natural.

    Responda
    1. João Marques

      Caro Moisés, realmente não costuma ser saborosa, mas isso se deve a, por um lado, vegetarianos por necessidade de dieta e vegetarianos que abominam o prazer da degustação como se fosse um mal contribuem para receitas pouco atrativas ao paladar, por outro se a imaginação coletiva que tem se esmerado na criação de pratos de carne deliciosos se dedicasse à criação de pratos vegetarianos estes acabavam sendo igualmente deliciosos. E no contexto ovolatovegetariano as possibilidades aumentam mais.

    2. Moises Lopes

      Só não é uma opção saborosa... hehehe!

  8. gusortiz

    Complicado o assunto, hein Marcelo? Conhece o selo ambiental MSC (Marine Stewardship Council)? É um selo que visa certificar pescarias avaliadas como "sustentáveis". Entretanto, existem diversas controvérsias na avaliação realizada pelos auditores do selo e, como você apontou muito bem, a pesca em escala global está longe de ser sustentável. Como poderia uma atividade de caça ser capaz de saciar a demanda mundial? Deveríamos sim pensar em um controle populacional em nossa socie

    Responda