Comentários para:

Rio: quem paga a conta?

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. maury peres

    Vamos deixar a hipocresia de lado! A preocupação não é quem paga a conta, e sim, se toda essa operação continuar, onde os "filhinhos de papai" vão conseguir seus baseados de todo os dias?

    Responda
    1. *

      NOTÍCIAS DO FRONT. O SENHOR ACABOU DE BOTAR O DEDO NA FERIDA. NÃO É SÓ FILHO E FILHA DE PAPAI, ARTISTAS DE EMISSORAS, POLÍTICOS, POLICIAIS, MAS SÃO "DEPENDENTES QUÍMICOS", FICA MAIS ELEGANTE. O SENHOR SABE POR ONDE ANDA O PREFEITO DO RIO? VIU ALGUM POLÍTICO DA MINHA CIDADE POR AI? VIU O "REPRESENTANTE POLÍTICO" DAS FORÇAS ARMADAS E POLICIAIS POR AI? AS FORÇAS ARMADAS, POLICIAIS SÃO CIDADÃOS BRASILEIROS NO CUMPRIMENTO DO DIGNO DEVER SEJA QUAL A CIDADE TODOS TEMOS D

  2. *

    NOTÍCIAS DO FRONT: 1) POR ONDE ANDA O PREFEITO DO RIO? 2) POR ONDE ANDA OS POLÍTICOS DO RIO? 3) NINGUEM FALA DOS CONSUMIDORES DE DROGAS DA CLASSE MÉDIA E ALTA? 4) AS FORÇAS ARMADAS E FORÇAS POLICIAIS PERTENCEM AO POVO BRASILEIRO, ESTÃO CUMPRINDO O DIGNO PAPEL QUE LHES CABE. 5) TEM POLÍTICO "REPRESENTANTE" DAS FORÇAS ARMADAS E POLICIAIS ESCONDIDO EM CASA, DEBAIXO DA CAMA E DE PIJAMA. 6) FORÇA SE COMBATE COM FORÇA. 7) DIREITOS HUMANOS SIM, MAS P

    Responda
  3. PROFETAELETRONICO

    ta ai mais uma das grandes oportunidades que alguem perdeu de CALAR A BOCA,o pior e que a foia de sum paulo deve pagar isso ne???

    Responda
  4. kimbo

    O foco do articulista está completamente desajustado.Falar em quem paga mais ou menos num assunto que envolve a todos?Ou será que acha que somente os favelados são afetados pela questão?Será que o articulista conhece uma favela?Será que ele acha que lá todos pagam água, luz, telefone e tv a cabo?O cara fica sentadinho no ar condicionado em BSB ou SP e quer deitar falação sobre o que não conhece!Venha para a planície.Conheça o mundo real.Aí sim talvez escreva algo que preste!

    Responda
  5. Jairo Pedretti

    Tava demorando para aparecer um palhaço do contra.A partir de colunas como esta virão questionamentos dos direitos humanos ,politicos de oposiçao , artistas que não vivem sem a mardita e por ai afora. Que estão fazendo a obrigação qualquer um sabe.Tem que ter oba-oba sim , afinal qual de nós acreditava que um dia isso aconteceria? Por que não tenta escrever algo mais util?

    Responda
  6. Sim, e daí?

    É como a dia a propaganda da própria F o l h a diz: "Um jornal pode falar grandes mentiras dizendo apenas e verdade". Eles devem saber do que estão falando.

    Responda
  7. vitnei

    Fernando parabens pelo brilhante e lucido artigo. Pena que tem analfabetos funcionais que acham que o seu artigo esta criticando a policia pelo que esta fazendo. A critica é pelo que deixou de fazer durante tanto tempo. A critica é: por que não fez antes? Mas eles não entendem e preciso desenhar...

    Responda
  8. Jorge

    Sr Fernando, o Estado tem sim que fazer o trem bala, construir pontes e também cuidar da segurança pública. Certamente o sr já criticou em alguma de suas reportagens anteriores a falta de segurança no RJ, daí qdo o governo toma iniciativa, o sr está preocupado qto isso vai custar? Talvez a sua linha de pensamento como jornalista é sempre criticar, sempre ser contrário a qualquer coisa. O sr é um jornalista premiado e não deveria estar falando estes absurdos.

    Responda
    1. caio1945

      Entre os brasileiros, sobra quem fala sem pensar e falta quem faz algo bem pensado. Se fôsse o contrário, palpiteiros das colunas dos jornais pensariam um minuto antes de soltar os dedos em desvario nos teclados dos pc's. E talvez a qualidade e a utilidade dos comentarios fosse melhor. Ou então, mesmo que nada escrevessem, para essas pessoas sería ato totalmente novo e benéfico êsse de pensar um minuto antes de soltar a língua (ou os dedos).

    2. caio1945

      Sr. Jorge, por favor, guarde sua faca! O Fernando está falando de distribuição da carga fiscal e emprêgo do $ público. Não está falando de preço de investimento em transportes! O Sr. acha mesmo que todo mundo teria que continuar escrevendo sobre operação Alemão? Alguem voltou a falar de coisa mais séria do que tra'phico, e o Sr. reclama disso? Pois sente ao seu PC e escreva matéria melhor do que a do Fernando, envie para a Pholha e peça para êles publicarem. Leremos com prazer!

  9. Francisco Souza

    Fernando, Não tenho comenbtários ao seu artigo!!!! Foi simplesmente perfeito e faz-nos ter uma visão ainda mais crítica e real do que acontece no Brasil. Isto sem ficar indo na mesma onda das bravatas que ouvimos da parte da imprensa muito menos preparada. Parabens!!!

    Responda
  10. Bruno

    Ora, o trem-bala vai gerar empregos que beneficiarão os pobres. É primário dizer que qualquer dinheiro aplicado não diretamente nos pobres é injusto.

    Responda
  11. artur pedro de lima neto

    É muito fácil exprimir um opinião boboca dessa estando fora do problema. É obvio que têm a mesma importância inundar de prgramas sociais essas comunidade, assim como proporcionaar-lhes a infra estrutura básica para uma melhor qualidade de vida. Uma dúvida dessa só poderia estar na sua cabeça, que NUNCA deve ter passado por situação semelhante a essa que essas comunidades tem sido obrigadas a viver. Talvez, você quizesse que tivesse havido um confronto maior, seria isso? Prá v. poder criticar

    Responda
  12. Ubirajara

    Este colunista deve ser dependente químico.

    Responda
  13. Paulo Karam

    O texto do Sr. Canzian é um bom exemplo de que sempre dá para dizer bobagem a respeito de qualquer coisa.Incrível!

    Responda
    1. caio1945

      Bom, se o Sr. entende que nossa carga fiscal é adequada, que a distribuição da carga está Ok e que o emprêgo do $ público é ilibado... então, ó Sr. Karam, tendes razão! Mas se essas coisas tôdas são um opróbrio, e o Sr. deve estar desconfiado disso, ainda bem que um jornalista voltou a chamar atenção para o ponto, ora. OU será que o Sr. é dos que estão se locupletando com essa situação injusta?

  14. vadinho

    Prezado Fernando.Seu comentário revela toda a inteligência e caráter do autêntico jornalismo que busca a justiça, a verdade, ações rarefeitas nas hostes do Estado.A demagogia imbecil e canalha de nossos governantes só fazem deteriorar, cada vez mais, nossa combalida sociedade.Que belo exemplo de jornalismo.

    Responda
  15. beto gomez

    Sempre tem um senhor de classe média alta na Folha, disposto a criticar ações acertadas, justamente para reverter o quadro que ele mesmo critica. Então, como nada estava sendo feito a favor dessas comunidades, deve se continuar não fazendo nada? Explique-se melhor aos seus leitores, Sr. Canzian. O senhor teve pena dos traficantes ou no seu subtexto sugere que existem outros culpados por isso? Qual é a solução que o senhor recomenda para o momento? A Folha de São Paulo anda me envergonhando.

    Responda
    1. Gabriel Seroa

      100% DE ACORDO, BETO! SOB ESSA PERGUNTA BESTA DE QUEM PAGA A CONTA, TEM É UMA CERTA DEMAGOGIA POPULISTA AÍ EMBUTIDA!

  16. Gabriel Seroa

    Rio: Quem paga a conta???? RESPOSTA P/ ESSA MATÉRIA E PERGUNTA TOSCA: Todos!...Com ou sem proporcionalidade, pois essa ¨conta¨ não pode ser analisada somente pelo lado financeiro.

    Responda
  17. José Martins

    Os impostos da cesta básica, proporcionalmente muito mais utilizada pelo pobre do que pelo rico, é desonerada, logo paga menos imposto... A pergunta devia ser feita de forma diferente... QUEM FINANCIA O TRÁFICO? R: OS CONSUMIDORES, normalmente os das classes MÉDIA, MÉDIA-ALTA e ALTA... Não é mesmo, Fernado???

    Responda
    1. Sándor

      Fernando, Quem financia esses criminosos são principalmente a Classe A e B que tem ampla situação financeira para comprar drogas e andar com seus carros blindados nas ruas achando que os pobres que são culpados! Verifica a quantidades de atores da Globo, cantores, jogadores de futebol e tantos outros com os bolsos cheios de dinheiro financiando estes traficantes! Vamos ser realistas!

    2. Cicero Miguel

      O Colunista não está falando que foi atitude errada. Mas sim que nós (Pobres) não devemos estar agindo como se isso fosse uma favor que a policia está fazendo. Na verdade é uma obrigação que há muito tempo deveria ser cumprida. Viu só que era o Estado querer fazer que ele faria? Pois é, esperaram somente a confirmação da Copa e das Olimpíadas para fazerem isso. Acha que fariam isso pelo povo? Com certeza não. Se não fôssemos sediar estes eventos nada mudaria. E outra, nós que pagamos realmen

    3. *

      NOTÍCIAS DO FRONT. HÁ MUITOS FINANCIADORES, CONSUMIDORES DE DROGAS DA CLASSE MÉDIA E ALTA, ARTISTAS, INTELECTUAIS, ESPORTISTA, POLÍTICOS, E ISSO NÃO É NOVIDADE, NÃO SÃO TODOS, MAS SÃO MUITOS. HÁ ENVOLVIMENTO DE POLICIAIS. O ASSUNTO CONSUMO NÃO É, EM NENHUM MOMENTO COMENTADO PELAS EMISSORAS, PRINCIPALENTE QUANDO SABEMOS QUE É ASSUNTO "DELICADO" E DE CUNHO POLICIAL. IMAGINE A POLÍCIA INVADINDO UMA EMISSORA. PURA REALIDADE.

  18. Gabriel Seroa

    Daniela, não foi só o Brizola, mas o Darcy Ribeiro tb. Q insistia em dizer q favela não era problema, mas sim solução! Agora q o estado resolve tentar resolver, independente do q alguns ¨especialistas¨ aqui, digam a respeito, vem uns manés, q não conhecem nada do Rio, tentar descredenciar e levantar questões p/ lá de sem interesse, como essa de impostos de biscoito e cafezinho, só porque tem q escrever algo. Pois é pago p/ isso! ...Faça-me um favor!

    Responda
  19. Dani

    Canzian, vc é carioca? Não, né? Logo vi. Se a polícia não fazia a parte dela de combate ao tráfico, era porque havia, entre outras coisas, muita politicagem no meio. Vc sabe disso. Quando eu tinha uns 10 anos, o Brizola era governador. Criou muitas escolas, os CIEPs, etc, porém, PROÍBIA a polícia de entrar na favela para combater criminosos. Era o tal pensamento de esquerda levado às últimas consequencias - nada contra. Elegi Lula e Dilma - porém, como outros, se revelou um tremendo equívoco

    Responda
    1. Gabriel Seroa

      Pois é, Daniela. Alguns, agora de uma hora p/ outra, viraram cariocas, teóricos da conspiração, especialistas em segurança pública, Tributaristas e etc... Metade do q estão postando aqui sobre o Rio é de uma ignorância sem tamanho. Essa de menosprezar as ações, chamando-as invejosamente como ¨Oba-oba de herois¨ É p/ quem realmente não é daqui! Abraços!

  20. Gabriel Seroa

    A propósito. Vejam o q é um texto bem escrito, com começo, meio e fim. Com uma idéia bem configurada e sem demagogias na matéria: ¨João Pereira Coutinho - O caso Monteiro Lobato¨.

    Responda
  21. Gabriel Seroa

    E quem defende esse texto tosco é tão mané qnto quem escreveu! Pois Eu sou classe média. Pago R$200/Luz, PagoR$1,400/Aluguel,, Pago R$300/Net e etc...O pobre, favelado a q esse senhor está se referindo q vive de biscoito, Tem gatonet, tem gato de luz, paga 200/300 reais de aluguel, (qndo paga) e etc... Essa carga tributária não afeta só o ¨favelado desdentado¨ a que esse cara se refere, mas a todos nós! ...Esse texto, confuso e mal escrito só faz sentido p/ quem adora demagogia!

    Responda
    1. artur pedro de lima neto

      Gabriel, Concordo quanto a demagogia do escriba, a sua analise não tem nada de demagógica e sim eivada de preconceitos e desinformação. Como v. mesmo diz, na favela tem gatonet, gatoeletricidade, pagam só R$ 200,00/300,00 (quando pagam). Quer trocar de vida com algum deles? Exponha essa vontade e terá milhares de candidatos que toparão a troca na hora !!!

    2. Gabriel Seroa

      Proporcionalmente, tb um cidadão de classe média consome mais, compra mais e conseqüentemente, paga muito mais impostos até pelo volume de consumo q no pobre é menor! ...Mas a questão não é essa! Não é isso q estou falando. Quis dizer q não se analisa essa questão (favelados - segurança), somente por essa questão econômica. Pois pagamos muitos impostos tb e vivemos reféns, enjaulados, gastando uma grana com itens de segurança q tb q não temos! ...É nisso é q vejo o tom demagógico! /p

    3. Gabriel Seroa

      O q estou dizendo e vc NÃO ENTENDE É Q TODOS, SEM EXCEÇÕES, estamos sujeitos a essa carga tributária absurda! ...Não só o pobre e não estou questionando a proporcionalidade! Mas sim as associações demagógicas desse colunista idiot@, sobre: (Favelado - Impostos - Segurança). Essa de dizer q o favelado paga mais proporcionalmente pela segurança é uma associação vazia. Pois é mais seguro um favelado circular na sua favela do q a classe média do Rio andar nos seus próprios bairros! ...Seg

    4. Pedro Coelho

      Que impostos indiretos ñ discriminam níveis sociais ñ é conversinha demagógica, é fato econômico. Um rico paga imposto bruto maior que um pobre, mas paga um imposto-por-renda muito menor. O q importa é proporcionalid/e, quem paga mais é quem ganha menos. Aí vc contesta "nós pagamos coisas que eles ñ!". É claro q paga! Pq se eles tivessem q pagar o q vc paga, NÃO PAGARIAM. ELES NÃO TÊM COMO. Você exige ou q eles paguem R$200 de luz qndo ñ ganham nem R$540, ou que vivam no escuro. Isso é justi

    5. Gabriel Seroa

      ...As UPPs tem como objetivo também, abrir frente p/ urbanizações, antes impossíveis em áreas dominadas pelo trafico, pois a prefeitura, q não é boba nem nada, quer exatamente isso. Levar luz (legal), água (Legal), e vários outros itens, q só poderão ser cobrados se urbanizar. Esse discurso de impostos é p/ quem, como vc, não conhece o Rio! É comum aqui em favelas do Rio, casas terem 3 ar-condicionados, mais de uma geladeira e etc. Diferente de favelas de SP, q algumas são de papelão!

    6. Gabriel Seroa

      Pobre vc Pedro! Q cai nessa conversinha demagogica de alguém q, te garanto não entende nada do Rio ou da pobreza e insegurança q vivemos e principalmente por concordar com esse texto idiot@! O q quis dizer é q aqui no Rio o pobre tem algumas maneiras de ¨driblar¨ uma série de itens, q a classe média do asfalto não tem! Vai medir o consumo de energia em subestações de áreas de comunidades? É maior do q consumo de bairros urbanizados! Quem paga esse consumo extra, somos nós!...Segue.

    7. Pedro Coelho

      Adoro o jeito como você fala, parece até que o governo que ordenou que você tenha que pagar todas essas contas. Pobre vc com sua máquina de lavar roupa e louça, computador, TVs, A.C, pobrezinho desses privilégios. Impostos, no entanto, são obrigatórios e quem ganha menos dinheiro paga proporcionalm/e mais de seu salário em impostos (R$5 de imposto são 0,1% do salário de quem ganha R$5.000, mas 1% de quem ganha R$500). E mesmo assim são pior cuidados pelo Estado que vc. Essa é a idéia

  22. Gabriel Seroa

    Tô de saco cheio disso! ...Prá q estádio p/ copa? ..Se tem tanta gente passando fome? Prá q Trem Bala, se poderíamos construir casas populares, pra q isso, pra q aquilo... Não discordo q temos prioridades, mas não faz um estádio e ainda continuaram com fome! ...Não faça o trem e ainda continuaremos sem as casas populares! Não é criticando o q está sendo proposto q seimplesmente num toque de mágica receberemos o q precisamos1 Isso é de uma ingenuidade tremenda! ...Segue!

    Responda
    1. Gabriel Seroa

      100% DE ACORDO!

    2. caio1945

      Sr. Gabriel. De fato. Mas acho que mais indústrias privadas e menos programas sociais, mais escolas e menos igrejas com isenção fiscal, mais gente competente menos coçador de saco nas esquinas e nos botecos, é com essas coisas que se faz prosperidade. Não é com programas sociais que se faz prosperidade, mas com produção de qualidade e custo baixo (fóra do mundo faz de conta, "quem não trabalha morre de fome" e quem trabalha sério SEMPRE vai achar quem compre seu serviço.

  23. Yosef Mola

    Aff, sem comentários! Um excelente texto, só que infelizmente existem pessoas que não sabem ler corretamente e entendem o que querem entender ao invés do que realmente foi dito pelo jornalista! Não defendo nem "desdefendo" ele, mas apenas leia o texto antes de fazer comentários infelizes, como os de alguns que eu vi abaixo dizendo que ele(o jornalista) está mais preocupado com quem vai pagar a conta do que com a segurança do Estado. Por favor querido, presta atenção vai! Abraços

    Responda
  24. Gabriel Seroa

    ...Eu não entendo vcs. Alguns criticam a relação da policia com a população, mas qndo crianças cantam felizez a presença da policia lhes garantindo segurança, vcs criticam! A gente sempre criticou a falta de policiamento nessas comunidades, qndo a policia enfrenta mais de 600homens em bunkers, armados com AR-15, AK-47 e etc. A ação é menozprezada como um ¨oba oba heroico¨ ? ...Ah... é facil p/ esse sujeito falar no seu escritorio com ar condicionado!...Segue

    Responda
  25. Gabriel Seroa

    Infelizmente, não só o título da matéria, como o texto se mostra totalmente confuso. Esse ¨Oba, oba¨ a qual o Sr. Fern Canzian se refere de forma tão despeitada e debochada é típico de quem vive em bairros bacanas...Com conforto e q só sente a pobreza pela tv e internet. Vá sentir o q as populações estão sentindo, com a tão esperada presença do Estado? Eu mesmo hj consigo andar com + tranquilidade no Bairro q moro. Posso fazer o q nunca fiz a anos, q é passear com o dog depois das 23h

    Responda
    1. rodrigo

      2h10m - Hospital de Bonsucesso - 06/09/7X. Mas pouco importa. Do lugar a gente muda.

    2. Gabriel Seroa

      Se vc não é do Rio, não te interessa!

    3. rodrigo

      Onde?

  26. Da Silva

    O Fernando para o terceiro mundo voce tem que desenhar, pois, palavras ou melhor, em bom portugues eles nao entendem. Voce se esquecem que esse go-ver-no, nao investe em edu-ca-cao e nem nunca vai, porque so assim mantem a an-ta no ca-bres-to.

    Responda
  27. Vagner Abreu

    Todos nós brasileiros vamos pagar essa conta. O problema será se essa equação voltar a ficar melhor para quem comete crimes e pior para quem depende do Estado. Não existe apenas o fato do "financiador" do tráfico ser aquele que consome, mas também aquele que é omisso ou simpatizante do crime organizado, como se os mesmos podem salvar o mundo ou ajuda-los, ou ignorá-los. Depois da invasão das favelas, poderiam aproveitar e invadir a política brasileira também, prendendo criminos

    Responda
  28. alberto vieira machado

    Quanto às ações no Rio, só elogios e torcer que quando isso acabar, passe a haver permanente PRESENÇA do Estado, cuja ausência é a origem de tudo e que acabe a hipocrisia de alisar a cabeça do viciado, que é quem sustenta o sistema do tráfico.

    Responda
  29. alberto vieira machado

    O momento é de desgastes, mas cabe, sim, levantar questões como a do "trem bala", absurdo, mesmo, assim como são delírios hipócritas trazer para o Brasil tanto a copa, quanto as olimpíadas...No final, nem "somos", nem "temos". Estamos querendo "parecer que temos" para o mundo...A fifa, por exemplo, que não entra com nada, faturou US$ 3,9 bilhões na África e planeja US$ 8bilhões aqui !! Para quê??para provar o quê?? e as olimpíadas??? Os panamericanos custaram DEZ vezes o que foi orçado!!!!

    Responda
  30. Naomi Kikuchi Bernstein

    Quando você tem uma doença que causa muito desconforto, prefere cura-la mesmo que o remédio seja amargo ou apenas amenizar os sintomas? Com a nossa sociedade é a mesma coisa, o trafico de drogas, a violência, as favelas e até a alta carga tributaria são sintomas desagradaveis causados pela vergonhosa desigualdade social desse país. Em que pode uma cidade rica como o Rio de Janeiro é circundada por um cinturão de desespero e miséria.

    Responda
  31. LPM

    O jornalista não foi tão feliz na exposição, entendi que é obrigação do Estado e que ele nada + fez do que seu trabalho. Ninguém precisa agradecer, como um feito excepcional. Mas, no nosso país é tão raro ver o Estado organizado e coeso, que merece destaque. Prova que qdo há interesses, a coisa anda. Vem ai Copa, Olímpiadas, etc. A conta, realmente será paga dobrado ( + uma x) pelos mais pobres, não só pelo prejuízo material, como por tudo! Mas parece que desta vez todo mundo paga feliz! /p

    Responda
  32. LEAO

    Acho que a polícia deveria investigar quem está falando mal dessa operação. Pois uma pessoa de bem, certamente não faria tal coisa.

    Responda
    1. rodrigo

      Não adianta, já tentei. Ele saiu voando. O menino aprendeu cedo a desdenhar a ignorância.

    2. caio1945

      Jogue pela janela, uai!

    3. rodrigo

      Eu aceito. Só aqui em casa eles terão que subir cinco andares. E aqueles tanques ainda não conseguem a proeza de andar a 90º. Obs: tenho um filho de 4 anos que eles não aguentam nem 5 minutos.

  33. jose prado

    erguntinha de um bobo do interior: a classe dita média esta disposta a abrir mão da sua ciclovia, ou do pagar um pouquinho mais de imposto para desonerar o pobrezinho da favela? Não!!!! então, biquinho calado, hipocritas!

    Responda
  34. Hércules

    Excelente o conteúdo deste texto. A pergunta que deveria ser respondida, por quem de "obrigação", é : por que demoraram tanto ? Quando se quer, se faz...pricipalmente o Estado, que todos nós financiamos.

    Responda
  35. Mariana Alcover

    Discordo totalmente de que é lamentável o ôba ôba que foi feito em cima da ação da polícia. O Rio vêm sendo sufocado há anos com um péssimo governo.Governos esses que eram coniventes com o tráfico. O atual secretário têm feito um trabalho brilhante.A única coisa boa que saiu de tudo isso foi a população ter retomado a confiança na polícia. O que ele chama de ôba ôba, nós cariocas chamamos de esperança. E não acho tenha sido fácil desmantelar o crime organizado do Rio. Pois aind

    Responda
  36. rodrigo

    Eu proponho que aqueles que não entenderam o texto devem pagar mais impostos. Parabéns ao Colunista. Crítica de médio e longo prazo, por isso, tão dificil de entender para os mais afoitos, tal como a operação no RJ.

    Responda
    1. rodrigo

      Concordo. Mas o meu medo chama "Estado". Hobbes foi profeta do óbvio.

    2. rodrigo

      Concordo. Mas o meu medo chama "Estado". Hobbes foi profeta do óbvio.

    3. rodrigo

      Concordo. Mas o meu medo chama "Estado". Hobbes foi profeta do óbvio.

    4. rodrigo

      Concordo. Mas o meu medo chama "Estado". Hobbes foi profeta do óbvio.

    5. rodrigo

      Concordo. Mas o meu medo chama "Estado". Hobbes foi profeta do óbvio.

    6. rodrigo

      Concordo. Mas o meu medo chama "Estado". Hobbes foi profeta do óbvio.

    7. rodrigo

      Concordo. Mas o meu medo chama "Estado". Hobbes foi profeta do óbvio.

    8. caio1945

      Não foi afoita. A operação se chama: "Dar satisfação à sociedade". É apenas busca de publicidade do setor público. Políticos e funcionários devem estar maquinando alguma coisa contra o seu, o nosso bolso. Fique de ôlho, que vem aí kacetada! Pode ser também a técnica do bode.

    9. rodrigo

      Sim. Operação que causará o problema existente em Nova Iorque. Localidades vizinhas, tal como Nova Jersey, hoje sofrem hoje, com a chamada "tolerância zero" de ontem. Agir com prudência é militar com ação, visão e o principal, segurança das instituições que ainda não padeceram. Mas agora está tudo ótimo. A população voltou a confiar na polícia. O Estado subiu o morro. E neste momento, revistando casas. Mas pobres, são como podres e todos sabem como se tratam os pretos.

    10. LEAO

      a operação foi afoita? me parece que no Brasil muitas pessoas são ligadas ao tráfico.

  37. Marco Paulista

    Os traficantes nao perderam motocicletas. Elas eram roubadas.

    Responda
  38. juliano melo

    espanta ver como tem gente que nao sabe ler.

    Responda
    1. LEAO

      me espanta também ver pessoas que sabem ler mas não sabe contextualizar a notícia

  39. Cybelle Freitas

    ANALFABETISMO FUNCIONAL atinge mais de 70% da populacao. Sao os brasileiros que reconhecem as palavras e nao conseguem interpretar um texto. Estou triste em ver que a maioria nao entendeu o texto, provavelmente classe media, muitos devem ter diplomas universitarios... este eh o nosso pais...esta eh a educacao do brasileiro, extremamente falha...e lamentavel...

    Responda
  40. SergioP

    Quando o cérebro humano atrofia,é difícil para alguns reverter o processo, o que o colunista quis dizer é que o Estado não faz nada mais que a sua obrigação em combater a violência nos morros cariocas,e que quando o estado quer ele resolve,o que acaba com aquela desculpa de certos governos para não fazer nada.Outra coisa,quando ele diz que o pobre paga mais imposto,é óbvio que paga, mas esse mesmo pobre não tem a estrutura do estado que o rico tem para usar.Foi isso que ele quis dizer,acorde

    Responda
    1. caio1945

      Verdade, não adianta explicar. O caso aí é de fé, não de raciocínio. Muita biblia e pouca escola de verdade! E não tem consêrto! Koitado! Êsse já pulou para a categora y-menos com one-way-ticket.

    2. juliano melo

      não adianta tentar explicar.

    3. LEAO

      rapaz, não moro no Rio, no estado onde moro não tem favelas. Mas penso que você não deve ser um morador delas. "toda ação é benvinda e retrógrada" de onde saiu esta frase? foi de algum livro i.d.i.o.t.a que você leu?

    4. Pascoal Rabelo

      Sérgio, a maioria entendeu a mensagem e sabe da obrigação do Estad0 não apenas com relação a este tema, a violencia, como a saúde, educação e outros. Ocorre que o colunista, como formador de opnião, insinuar que esta aperação custará mais ainda aos pobre do que aos ricos. Pior ainda, é o colunista ser inerte, quando, na verdade, como formador de opnião, deveria ser atuante na defesa de um imposto unico, democrático, de forma que os todos (ricos e pobres) pagassem conf. s

    5. LEAO

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  41. Carlos Sassone

    Quem compra a droga .. financia o tráfico; paga a corrupção; sustenta a guerrilha urbana; "emprega" a violência; capitaliza o terror e promove a desgraça urbana. Como podemos verificar o consumidor tem grande parcela de responsabilidade pela consequência de seu ato. Nada justifica o vício principalmente se ele for o alicerce do crime!

    Responda
  42. Rodrigues

    Mais uma vez um formador de opinião brasileiro praticando o que sabe fazer de melhor: discutir questões secundárias dos problemas, entrar em detalhes irrelevantes do ponto central, muitas vezes atrapalhando o foco da solução.

    Responda
  43. LEAO

    Não é hora de dizer quem está pagando a conta. O benefício que a população dessas favelas terão com essa operação é algo que não pode ser comparado com o dinheiro gasto. Caro Canzian quando não tiver reportagem para comentar o melhor é ficar calado. No tempo oportuno deve-se sim falar sobre a carga tributária, mas agora não. CALA A BOCA CANZIN

    Responda
  44. Fábio Souza

    É incrível a falta de INTERPRETAÇÃO de um texto. Onde o autor coloca de forma implícita a realidade do nosso Estado ( país).

    Responda
  45. Claudio Goldman

    Desculpe puxar a sardinha, mas vejam 3 das últimas atitudes do meu pai, o Gov.AlbertoGoldman,como Canzian recomenda: 1)O Estado não vai por um centavo de dinheiro público em estádio para a Copa do Mundo (vai investir em Metrô, avenidas, coisas que realmente favoreçam a população);2)O Estado não vai construir o trem-bala SP-Rio que é caríssimo e desnecessário - prefere trens normais para os aeroportos;3)O Estado está investindo 750milhões de reais na melhoria do saneamento e tratamento de esg

    Responda
  46. SemNick

    Bravo!Bravíssimo! Até que enfim alguém põe o dedo nessa ferida! Tá tudo muito bom, tudo muito clima tropa de elite, mas além da questão óbvia dos impostos que são pagos direta ou indiretamente, desejando que existe o retorno adequado, estamos vendo cenas e enfâse a situações como se fosse tudo um ato ''heroíco'', brilhante, único. Péra aí, péra aí, péra aí: mas pq não fizeram isso antes? Pq deixaram chegar ao cúmulo que chegou? Como diz o autor : não fazem mais que a obr

    Responda
  47. mark wnk

    Muito interesante a colocação. Sobretudo no fato que os impostos em cascata são cobrados de todos, diferente do imposto de renda, quie só afeta quem trabalha e produz. Acho que ele só esqueceu de mencionar que a classe média que irá a São Paulo de trem trabalhar (pois é o que se faz em São Paulo) é quem gera os empregos da classe baixa. Nem todo mundo vive para bater tambor e esperar na fila do bolsa família.

    Responda
    1. Pedro Coelho

      Nada mais reconfortante à classe média que a idéia que a classe pobre vive uma vida de luxo e lazer sustentada por ela. O pobre trabalhador que vai à São Paulo com emprego alto nível nunca em circunstância alguma aceitaria o emprego que se oferece à classe baixa, caso fique desempregado. Preferiria esperar em casa assistindo Telecine do que se submeter às indignidades que acometem quem recebe salário mínimo, enquanto a empregada "tamborinista" lava a cueca cag.ada do seu filho. Hipócrita noj

  48. cristina gomes

    A fo-lha , com sua pratica anti-dem ocratica,cen sura os comentarios. Votei em dois que estao na primeira pagina junto com a noticia, mas nao entraram meus votos. Sobem em primeiro lugar comentarios menos votados mas que sao contra o artigo. Isso é manip ulacao do direito a livre opiniao.Reconheco que pelo menos é melhor que o globo e esta dao, que nem publicam diretamente, mas passam por um "filtro-cens ura".Mas se abrem pra comentarios diretos e imediatos,deveriam deixar a votacao livre ta

    Responda
  49. Intrépido

    Tem muita gente preocupada com a ação do governo do Estado do Rio de Janeiro, mormente aqueles que consomem os "produtos" do tráfico. A questão neste momento não é quem paga, e sim como é que vai ficar daqui prá frente. Certa elite que se incomoda tanto com programas sociais do governo, deve entender que a presença do estado é mais que fundamental para as comunidades carentes, é vital! Está certo o prefeito do Rio. Agora é preciso uma segunda invasão: a de serviços públicos!

    Responda
  50. tmansur

    É impressionante como a maioria das pessoas não sabem interpretar um texto. Quanto o autor diz "quem paga a conta?" ele está defendendo sim a ação da polícia e justificando que os mais pobres já mereciam essa ação, afinal, proporcionalmente, eles pagam mais impostos que os ricos e sempre foram ignorados pelo Estado. Ele aborda as prioridades de investimento do governo, que deveria fazer mais justiça social e investir pesado em políticas sociais nas favelas. 

    Responda