-
Krüger
Acho prioritaríssimo alfabetizar plenamente as pessoas para lerem e entenderem os textos. Poucas personagens ganharam o afeto que temos por Tia Anastácia, e quem nos induz a isto é o texto em sua plenitude. Pegar expressões isoladas de um texto e dar-lhe proporção e colocação desproporcionais é como trabalhar uma foto com Fotoshop. Ademais, alegar racismo significa rotulação e esgotamento de argumentos. Isto é perigoso! Revisões histórico-ideológicas são muito mais perigosas.
-
Aloma Silvia Lourel
Se for assim, daqui a pouco teremos que queimar todos os clássicos. Cabe aos pais e aos professores explicarem que os livros foram escritos há muito tempo, e é hipocrisia querer tapar o sol com a peneira. Acho que é uma maneira de estimular o debate nas escolas, e promover até um maior diálogo dentro de casa. Mas, por favor, o que não é possível é proibir um autor da estirpe de Monteiro Lobato.
-
Mariangela Barreto
Concordo plenamente com o texto... é um absurdo querer analisar ideologicamente clássicos da literatura como o Monteiro lobato com um olhar de inquisidor...!!
-
Jaqueline Barbosa
Acredito que o colunista não entendeu a intenção do CNE. Em tendências/debates, do dia 25/11, este mesmo jornal publicou um artigo entitulado "A questão étnico-racial na educação do país", escrito por pessoas do CNE, que pode ajudar na compreensão do parecer elaborado por eles. Sobre o tema, pesquisem na internet "Não é sobre você que devemos falar", escrito por Ana Maria Gonçalves, que tira a questão do "para mim foi assim" e abre um leque maior de possibilidades de visão do tema.
-
maria riber
Não publiquem este também. Por essas e outras cancelei minha assinatura nesse jornal despido de ética.
-
maria riber
Dê palpite em seu país. Não é novidade nenhuma que aos brancos, como você, não incomoda o racismo de lobato. A dor é do negros, não pertence a você, e o preconceito latente nas crianças é estimulado por esse tipo de leitura.
-
osmarsan
João, Aplaudo sua argumentação, muito rica e balanceada. Minha cultura é ligada à area economico-financeira . No Brasil virou moda dar razão às minorias...Sob o ponto de vista cultural acho um retrocesso incomensurável. Sob o ponto de vista da grana é mais um jeito de criar dificuldades para vender facilidades. Sempre existe um pregador vendendo apicultura celeste e outros pagando mas o produto nunca é entregue.
-
maria riber
Português, dê palpite no seu país. Não é novidade nenhuma que aos brancos, como você, não incomoda o racismo de lobato. A dor é do negros, não pertence a você, e o preconceito latente nas crianças é estimulado por esse tipo de leitura.
-
Krüger
É uma ótima oportunidade para discutir O QUE É RACISMO. Opiniões, livros, comentários, não deveriam ser considerados como tal. O que é Racismo é privação de acesso a determinada raça; é política pública sectarista, quotista, segregacionista. O MEC é que é o Racista, ao estabelecer quotas e ao exigir classificação racial em escolas. Hitler fazia exatamente a mesma coisa. No caso de Lobato, o afeto que nos deu por Tia Anastacia compensou qualquer frase que possa ser tomada isolad
-
Andy Campos
Os argumentos dos conservadores de hoje são os mesmos dos escravocratas da época da Abolição: eles consideram um erro o Brasil adotar ações reparatórias, compensatórias e afirmativas que beneficiem o povo ne.gro.Discordamos dessa argumentação. Para nós o que alimenta o conflito entre brancos e ne.gros é manter o "status quo", tal como queriam os escravocratas. Tal como querem os conservadores. (Paulo Paim)
-
Andy Campos
COmo eu disse, só tem alienado dando opiniãoPor isso, aos que nos questionam por que somos autores do Estatuto, respondemos: para, de uma vez por todas, coibir práticas raci.stas; fazer justiça para com os injustiçados; melhorar a vidados neg.ros. Foi para isso que o Estatuto da Igualdade Racial foi pensado e construído.Sabíamos que ao defender essa bandeira, muitos seriam contrários. Afinal, como dissemos, o preconceito está arraigado em nossa sociedade. (Paulo Paim)
-
-
Andy Campos
Se alguem aqui tiver um pingo de boa vontade, leia o estatuto da igualdade racial de Paulo Paim, que entrou em vigor esse mes e saiba pq os livros do Monteiro Lobato "só agora" estão passando por um crivo mais rigoroso acerca dos estereótipos usados por ML para justificar seu desprezo pelos ne.gros.
-
Felipe Carvalho
Caro Coutinho,Sou jornalista, ator e conterrâneo de Monteiro Lobato. Tal como você, cresci ouvindo as histórias de Dona Benta e da amável "preta" Tia Anastácia. Também não me conformo com o assassinato de nossa cultura literária. Monteiro Lobato é um dos - senão o maior - gênio dos livros infantis. Suas mensagens são atuais até hoje! Fico penalizado com o absurdo que se propaga sobre suas obras. Ele mostrou o povo negro brasileiro em suas obras. Melhor seria se tivesse ocultado? Um abraço
-
norsonbotrel
Todos aqui recomendam usar o texto como fonte de debate. É tão incrivelmente óbvio que não será feito. É ineretente á politica lullista a supressão do debate, não seu incentivo. Meio tarde para abrir os olhos agora, não é ? Fico satisfeito de continar "fazendo parte dos 3%".
-
ilsenir mara soares
Sou professora e leio os livros de Monteiro Lobato para meus alunos. Eles adoram e se encantam, tal como eu me encantei aos 8 anos quando descobri a maravilhosa obra do referido autor. Há passagens que poderiam ser consideradas racistas ou preconceituosas? Como bem disse o articulista, tudo à sua época!! Qualquer obra deve ser lida levando-se em consideração o contexto histórico. Não fosse assim, o primeiro livro a ir para a fogueira deveria ser a Bíblia. Parabéns, João, por se
-
DISANCTIS
Fico com o argumento do bom senso, igual o seu, João Pereira: o preconceito sobre o preconceito ou coisa próxima silencia a cultura e a liberdade de pensamento. Censurar por baixo quando a arte é alta é coisa ignorante e burguesa. Sóbrio texto. Parabéns.
-
Frank
Estava aqui pensando: tirando Monteiro Lobato sobra o quê? Perguntei para o pessoal aqui no trabalho e ninguém conhece nenhum outro de cabeça.
-
Frank
Anderson Campos: o certo e o errado não existem neste contexto. Seexiste segregação e preconceito nas salas de aula, certamente não é porculpa de Monteiro Lobato. Mas já que baniram Monteiro Lobato podemosdeixar de ensinar sobre a escravidão, sobre os quilombolas, sobre oholocausto e etc. São temas muito complexos para tratar em sala de aula.São coisas que nunca existiram.
-
Andy Campos
Isso é ensinado como fato histórico para educar a criança sobre o nosso passado. Quando um professor de portugues dá livros ML para crianças lerem, elas acham q isso é natural, até mesmo justificavel. Agora se vc quer dar uma cartilha escravista para educar seu filho, pode esperar dele um futuro nazista.
-
-
Thom Dias
nao se pode colocar o link aqui, mas ha um artigo interessante sobre o caso, em que a autora ana maria goncalves pergunta: "Se você não é parte do problema, nem como negro nem como racista, por que se colocar no centro da discussão?". basta colocar num site de busca a expressão "não é sobre você que devemos falar".
-
Andy Campos
Esse é o problema da sociedade moderna, a falta de empatia com o próximo como se isso não fosse "problema dele" e fica defendendo absurdos com uma régua completamente alienada.
-
-
Daniel D
"...Avaliar a cultura passada com as lentes ideológicas do nosso tempo não é apenas um grosseiro erro de anacronismo. É vandalizar esse passado pela destruição do mundo que ele expressa; é, no limite, uma privação cultural..." Só o paragrafo acima já resume toda a ignorância do nosso MEC. Temos que lamentar que nossos estudantes terão, pelo menos, mais 4 naos dessa ignorância. Mais fácil proíbir do que explicar para as crianças. Parabéns pelo texto, João.
-
Camila Toledo
Mais uma coisa... São livros escritos há quase 100 anos!!! 100 anos!!! E só agora alguém resolve achar chifre na cabeça de cavalo...rsc, tsc, tsc... Ah... vamos proibir a Turma da Mônica também... São casos clássicos de violência e bullying... A parte do Piteco pode ofender alguns criacionistas... e temos que destruir a Turma do Penadinho, porque ofende quem não crê em vida após a morte... Tenham dó...
-
Camila Toledo
É a preguiça da Educação em explicar e contextualizar essas e outras obras dentro da história. Os valores eram outros na época em que os livros foram escritos e julgá-los sob a ótica de segregação não ajuda em nada. Melhor seria explicar as razões históricas e sociais do preconceito do que tentar varrer para debaixo do tapete.
-
Andy Campos
Vamos publicar literatura nazista e explicar q naquela época era certo. Afffffff
-
-
GALO FORTE
Comprei o livro para o meu filho. Não quero que, no futuro, o livro venha com uma marca dizendo que ele é racista. Sou eu e a escola que devem orientá-lo sobre o conteúdo da leitura e não um estado hipócrita como esse. Li o livro e num determinado momento, o Monteiro Lobato faz uma crítica aos órgão de governo que são criados para empregar pessoas "encostadas". Deve ser por isso que eles queriam proibir a divulgação do livro. A censura está retornando. Com outro formato e bem sorrateiramente
-
GALO FORTE
O estado dizendo o que e como o indivíduo deve ler, ver ou escrever para mim é censura. E censura é sinônimo de ditadura.
-
Andy Campos
Quando a população é omissa em suas obrigações, o estado tem o dever de intervir. Se fosse tão facil livrar o ranço racista da nossa juventude, não teriam tantos pais pregando a segregação aos seus filhos por meio de piadas "inocentes", fazendo as crianças acreditarem q nasceram melhores que seus coleguinhas "de outra cor". É por causa desse descaso que a criança crescendo achando q ne.gro é pior, dificultand oportunidades de emprego quando tiverem esse poder e criando novos soldados do traf
-
-
Remy
Cultura não é estática, nem pessoas, nem pensamentos ou conhecimentos. E, no Sítio do Picapau Amarelo, da TV, a Emília não chama a tia Anastácia de macaca carvão. No livro, chama. Se a TV adaptou, por que não as editoras, as escolas, os professores? Essa coisa de dizer que não adianta fazer nada porque o racismo existe é aviltante e medíocre! Toda sociedade e quem trabalha com Educação, principalmente, tem o dever de respeitar a diversidade e não insuflar ou legitimar o racismo ! Ora!!!
-
J Morsoletto
Falar que Monteiro Lobato é racista é de uma insensibilidade absurda. Acredito que existam pessoas que, por desocupação ou por qualquer outro vício derivado da ociosidade, ficam procurando "manchas" em lugares sagrados. Para mim, qualquer obra do Monteiro Lobato é uma obra sagrada, pois, tivesse ele nascido em qualquer país com alguma cultura literária madura, seria reconhecido com a idolatria merecida.
-
maria riber
Sagrado para os humanos deveria ser evitar sofrimento às vítimas de preconceito.
-
-
Sady Ibrahim
Poderiam aproveitar o texto de Lobato para discutirem o preconceito e não proibi-lo.
-
Andy Campos
O preconc.eito está disfarçado sistematicamente na nossa sociedade mais existe, graças a livros como os de Monteiro Lobato que perpetuam esteriotipos. É esse preconceito que cria soldados do tráfico, que alimenta a miséria no nosso país.
-
Andy Campos
É facil falar q uma coisa não existe quando se tem uma visão seletiva do que se quer ver. Quando um policial trata com mais dureza um neg.ro numa ba.tida, é pq na cabeça dele ele já pensa que essa pessoa com certeza é ban.dido. Qaundo um empregador pega dois curriculos para escolher e um é de uma pessoa branca e outra de um ne.gro, se essa pessoa tiver preconc ela vai pensar: Esse negr.o provavelmente é problema, bur.roe é incapaz de cumprir as tarefas q lhe forem passadas. Ai a vaga é do br
-
carlinhos
Esta história de preconceito inexiste na sociedade brasileira. O que há são grosserias provenientes da falta de educação do povo Brasileiro. Essa falta de educação não significa falta de escolaridade, mas sim falta de educação mesmo, literalmente falando. Já andei pelo Brasil inteiro e nunca presenciei nenhum caso de preconceito, deste que alguns letrados brasileiros gostam de expor na TV e mídia do Brasil. Como já expus anteriormente, nada de cotas. Cada pessoa, pobre ou rica, têem que estu
-
carlinhos
fala-se tanto em minorias, inclusive que as pessos negras são um minoria. O colunista também fala que os negros são uma minoria. E eu pergunto: que minoria? pois é sabido que a população negra no Brasil é maior do que a Branca. Alguma coisa não está batendo bem. Deram cotas para os negros nas universidades públicas brasileiras. Uma verdadeira aberração em pleno século XXI, pois hoje só não estuda quem não quer. Negros, mestiços, índios, amarelos, brancos são todos seres humanos. Abaixo as cotas.
-
Andy Campos
Consegue o esca.mbau, não me vem com essa hipocrisia. Sofri muito de bullying quando criança pq havia estes estereotipos mascarados de literatura e as professoras eram simplesmente omissas, apenas davam risadinhas tipo "É coisa de criança".Esses livros ma.lditos só alimentam a cabeça vazia da molekada e formam os futuros raci.stas profissionais, portanto proibir esse lixo é mais do que necessário
-
cla
consegue sim, sou professora! se ela nao conseguir nao sera uma simples lei que conseguira.
-
cla
consegue sim, sou professora!
-
Camila Toledo
O preconceito existe em diversas formas e contra muitas outras coisas que não só a raça. É só mais um fator.
-
Andy Campos
FAla isso pra uma criança ne.gra apelidada de "ma.caca de carvão" pelos seus "coleguinha". Veja se uma professora consegue enfiar na cabeça de 50 alunos que isso era certo e agora ´e errado?
-
-
Torreal
É simples vencer esse desafio.Os textos de Monteiro Lobato ou qualquer escritor podem ser usados como incentivos para o debate de tais questões. É uma opção melhor do que ignorar temas tão pertinentes.O que me preocupa é esse policiamento do politicamente correto, que na verdade não nos faz pensar, simplesmente temos de agir como numa cartilha.O homem sempre terá defeitos, dificuldades, precisamos então assumir nossa característica imperfeita e debater sobre os rumos da sociedade.
-
Gabriel Seroa
Texto excelente! ...Mas é um dilema isso. Pois como passar esses valores tão ¨politicamente incorretos¨ sobre assuntos pelos quais lutamos tanto p/ extinguir da sociedade a crianças ainda em formação moral? ...Realmente um desafio!
-
weepingwillow
uma coisa de cada vez, gabriel - acho que antes de se preocupar em não transmitir "esses valores tão ¨politicamente incorretos¨" é preciso ensinar as crianças a ENTENDER o que leem... esse é o grande desafio.
-
-
LPM
Acho que vc não deve saber que o ensino público no país está caindo aos pedaços literalmente: prédios arrasados, professores mal pagos e agredidos frequentemente por alunos. O anafabetismo funcional atinge cerca de 70% dos brasileiros. Mas ao invés de tentar mudar essa realidade, o Conselho tenta mudar algo que era (e ainda é) uma realidade: o racismo e a discriminação da pobreza. A diferença é que naquela época tinhamos mais cultura e eramos menos hipócritas!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.