Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Andy Campos

    "legalizar a droga, para fiscalizá-la, não é uma solução desejável, mas provocaria menos danos do que sua proibição." Vai ser alienado assim na PQP

    Responda
  2. FFEVANGELISTA

    Finalmente alguem falando em fazer campanha contra o consumo das drogas! Essa campanha ja esta atrasada! Tinha que comecar agora, aproveitando a onda de sucesso das policias!

    Responda
  3. cilon Teixeira

    Não combater e proibir o uso do tabaco tem trazido que benéficio? Você ja perdeu algum ente querido? Que infatilidade dizer que a driscriminação trará beneficios. Se propaganda anti tabagista não ajuda quanto mais dizer que pode usar? Isso não é um incentivo?

    Responda
  4. Enocram

    "legalizar a droga, para fiscalizá-la, não é uma solução desejável, mas provocaria menos danos do que sua proibição." Não consegui entender seu ponto de vista Dimenstein: - Se os governos não conseguem fiscalizar sendo ilegal, porque conseguiriam sendo legal?

    Responda
    1. lucasfm

      A resposta: Pq não se fiscaliza nada que seja ilegal. Na espanha, por exemplo, é proibida a venda de ma.conha, mas é permitido o plantio para consumo pessoal. Ou seja, existem lojas que vendem sementes. Isso é possível fiscalizar. Não é possível fiscalizar uma carga de ma.conha que vem do Paraguai escondida num fundo falso.

  5. antonio augusto

    realmente como disseram alguns leitores o esporte é um excelente meio , contra as dro gas mas mesmo assim é preciso um acompanhamento pois ja vimos varios casos de esportistas que se envolvem com drogas, e as vezes pessoas que são vistas como idolos pelos jovens, sem contar com o mundo artistico onde tambem ha varios dro ga dos que tambem são vistos como idolos isso acaba sendo extremamente complicado

    Responda
  6. Paulo Passos

    Até que enfim alguém da mídia atacou o cerne do problema - como comentei em outra reportagem-, pois muitas das pessoas que reclamam da violência são os principais mantenedores desta balbúrdia social, inclusive globais, políticos, enfim, os formadores de opinião com seu discurso de PAZ e AMOR para o RIO e depois entopem seus nariz de todo tipo de porcaria. Logo, a curto prazo está ótimo esta atuação do Estado. Mas isto é a consequência. Devemos atacar a causa: o uso de drogas pela sociedade.

    Responda
  7. lucasfm

    Enquanto a mídia das massas (principalmente a Globo) tratar das drogas como trata, não haverá possibilidade de legalização. A legalização das drogas leves (ma.conha e ha.xixe) é SIM uma das grandes armas contra o tráfico, pois como muitos disseram, enquanto houver consumidor haverá tráfico e, acreditem, o consumo não vai acabar nunca, pois já existe há milhares de anos. Legalizem o plantio para consumo próprio e irão atingir os traficantes onde doi: o bolso!

    Responda
    1. lucasfm

      Não só pesquisei esse como muitos outros casos. Fiz um trabalho científico sobre a legalização das drogas e, inclusive, visitei Holanda, Espanha e Portugal. Países que tem práticas de permissão de uso que são muito bem sucedidas. Na Holanda, não há qualquer movimento no sentido de re-proibir. Inclusive a legalização da ma.conha é uma das maiores fontes de renda do país por conta do turismo que os coffeeshops atraem. Em Portugal, há 10 anos o uso é tolerado e lá não qualquer problema também.

    2. Sou Religioso

      Lucas, Lucas, tu és um fanfarrão.Vou dizer a você o que eudisse em "comments" das matérias sobre a visão de FHC e JulitaLemgruber que, como tu, defende a legalização ou liberação.Na Holanda,onde a mac.onha é liberada de 1976, não houve o resultado esperado ecoisa lá está feia.Nesse País-Baixo, as autoridades já esquematizam emcarater urgente a volta da proibição.Por isso, antes de usar frasesacademicistas de efeito, pesquise o que aconteceu lá e, também, naSuiça.Que tal, hein?

  8. raphaelperico

    Muita bobagem escrita por aqui. Quando leio que estão revendo a política de descriminalização na Holanda, sou obrigado a rir. As pessoas têm que parar de acreditar em tudo quanto é reportagem que lêem. Falem com holandeses e depois venham me dizer o que eles realmente acham, não o que acha um jornalistazinho com viés ideológico. Concordo com o autor do texto. A liberação deslocará o imenso dinheiro gasto com armas para a saúde, onde a questão das drogas deve ser tratada de fato.

    Responda
  9. Lisandro

    Otima lembrança Dimenstein. " Nova York se consome mais drogas que no Rio". Isto não é um problema do Rio somente. É um problema do mundo. Mas fico feliz pelo Rio de Janeiro. Amo o Rio de Janeiro. É um paraíso, só precisa ser um paraíso seguro. Sou otimista em acreditar que o Rio de Janeiro pode se tornar um lugar calmo e tranquilo. Quem olha para a história de cidades como Londres, Berlim, Madrid, Joanesburgo, Tóquio. Onde já houve guerras, hoje se busca a PAZ!

    Responda
  10. cilon Teixeira

    Não ouvi ninguem falar do culpado maior, o diabo, que tem apartado a humanidade de Deus. Se eu estou com a razão este problema não terá fim a não ser por meio do governante que a cristandade persiste em rejeitar. Humanos vocês são frageis e não percebem que o barco em que estão esta furado e não chegara a lugar nenhum a não ser o fundo. Por que rejeitar a provisão da parte de Deus?

    Responda
  11. antonio augusto

    continuando não é vendedor e tra fi cante o sr. precisa rever seus conceitos sejamos coerente nas comparações

    Responda
  12. Vandinha

    Engto não se investir pesado em EDUCAÇÂO,não teremos mudanças em nenhum setor...

    Responda
  13. Edilson Lopes

    "O esporte desempenha um papel tão importante no combate às drogas, que nenhuma outra atividade será capaz de fazer tão bem". O professor de Educação Física em BH, Emerson Silane, disse isso há tempos em uma matéria no "Estado de Minas", sobre um projeto articulado na Secretaria de Educação do Estado que pretendia acabar ou diminuir a Educação Física nas escolas, ou algo semelhante, não me lembro bem. E ele está razão. Aí, esporte é incrível. Mas, e a vontade política? E

    Responda
  14. Moringa da mamãe

    Os questinamentos do forum estão muito bons.Acho que foi dado o primeiro passo,falta agora definir a continuidade dessa ação.Tá aí uma boa oportunidade para o governo,que resgatou em parte seu valor, e asociedade civil organizada(Ongs) tomar conta dos morros.Explodiu uma bomba numa escola da zona Sula de São Paulo,talzez devêssemos pensar em uma ação aqui em SP. Obs.Pra mim polícia não deve entrar numa escola,não combina.entretanto...

    Responda
  15. antonio augusto

    o que o sr. Luciano Filgueiras quer? que o tra fic ante seja chamado de vendedor? como se fosse um vendedor de roupas, um vendedor de pastel na feira? dro gas são coisas extemamente nocivas a sociedade, veja-se os exemplos do que fazem alguns dro ga dos, o que fazem muitos para conseguir comprar as dro gas, pois é um vicio caro, ate considero o cigarro extremamente nocivo, mas não deixa a pessoa alterada como as outras dro gas aqui tratadas quem vende essas dro ga

    Responda
  16. Alexandre Canto

    Gilberto, só porque a operação está ocorrendo no Rio com a ajuda do governo federal, enquanto o governo paulista faz acordos de cumpadres com o pcc você vem dizer que a medida não funcionará como combate ao tráfico. Sua abordagem política é reducionista e inócua.Pare de falar da favela Heliópolis e vá conversar com seus colegas de profissão má conheiros e eles te dirão o quanto a droga vai encarecer devido à operação.

    Responda
  17. Giu

    Só ira diminuir quando liberar a plantação de pequenas quantidades em casa. Droga é uma questão de saúde pública, não de polícia!

    Responda
  18. cilon Teixeira

    O uso do fumo é tão ruim quanto o uso da ma.conha. Trata-se de um plano que ja dura por séculos. Assim como este vicio maldito (cigarro) tem ceifado a vida de milhões, as vista e concentimento dos governos que nada fazem, assim também o implantador dessa idéia agora esta colocando na mente do go.verno a terrivel idéia de discriminar o uso das drogas. Será que não estão pensando no dinheiro que isso pode dar, do mesmo jeito que o cigarro?

    Responda
  19. Sou Religioso

    Dimenstein. Dimenstein, tu és um fanfarrão.Vou dizer a você o que eu disse em "comments" das matérias sobre a visão de FHC e Julita Lemgruber que, como tu, defende a legalização ou liberação.Na Holanda, onde a mac.onha é liberada de 1976, não houve o resultado esperado e coisa lá está feia.Nesse País-Baixo, as autoridades já esquematizam em carater urgente a volta da proibição.Por isso, antes de usar frases academicistas de efeito, pesquise o que aconteceu lá e, também, na Suiça.Que tal, hei

    Responda
  20. antonio augusto

    o trabalho desses jovens, no sentido de orientar sobre os males do alcool e das drogas, e de suma importancia , mas os tra fi cantes irão reagir, ameaçarão esses jovens para inibilos em seu trabalho , ai sera nessessario o apoio das autoridades em dar segurança a eles contra os trafi can tes. agora liberar as drogas acho que aqui não funciona acho que aqui no brasil, so com repressão, monitoramento, se liberar , ai vira zona

    Responda
  21. Rafael

    Você pode estar certo em muitos aspéctos, porém legalizar algo é assumir que é fraco e que não ama as pessoas. Legalizar algo nunca resolveu nada, imagine a situação: Hoje é crime roubar, amanhã legaliza pra não acontecer mais mortes por causa do roubo, agora roubo ficou certo por ter sido legalizado? Creio que suas concepções estão muito erradas. As questões verdadeuras são: Porque as pessoas usam drogas? Porque só algumas pessoas usam drogas? O que leva querer usar? Abraço

    Responda
  22. Rafael

    Você pode estar certo em muitos aspéctos, porém legalizar algo é assumir que é fraco e que não ama as pessoas.Legalizar algo nunca resolveu nada, imagine a situação: Hoje é crime roubar, amanhã legaliza pra não acontecer mais mortes por causa do roubo, agora roubo ficou certo por ter sido legalizado?Creio que suas concepções estão muito erradas.As questões que não querem calar são: Porque as pessoas usam drogas? Porque só algumas pessoas usam drogas? O que leva querer usar?Abraço

    Responda
  23. Felipe

    O consumo não vai acabar pois não é possível controlar os atos de cada indivíduo. É preciso repensar a proibição das drogas. A canabis por exemplo é tão prejudicial quanto o cigarro de nicotina. Por isso sou a favor da descriminalização das drogas. Sem isso, acho que a polícia está tentando vencer uma guerra que já começa perdida.

    Responda
  24. Bocó

    Olá Gilberto, você soube através de uma simples análise nos colocar mais uma vez com os pés no chão; parabéns! Apenas fico surpreso quando você chama vendedor de drogas de traficante, reproduzindo um erro, que nos parece proposital da mídia para confundir a opinião pública. As imagens que chegam ao meu televisor, só vejo drogas apreendidas e alguns soldados do tráfico, ne.gros e Po.bres presos ou desalojados dos seus "Quilombos Urbanos"...

    Responda
  25. cilon Teixeira

    A verdade é que a humanidade está mo.ribu.nda, do.ente terminal. Depois de experimentar toda forma de go.verno ela caminha a passos largos para um triste fim. Os males que afligem a todos irão piorar cada vez mais ate que o Rei ungido de Jeová venha e ex.termine os go.vernos humanos. DAN 2:44 e introduza um milênio de paz onde o cau.sador do mau sera pre.so para posterior des.truição. Tudo o que for diferente disso é ilu.são será que o tempo e a historia não mostrou isso?

    Responda
  26. darci delfino

    para acbar com otrafico tem que acabar com o consumido. dando ocupaçâo para os jòvens.e acabar com os corrupitos.dar trabalho para menor .como se fazia antigamente.nâo tinha tantas crianças nas ruas aprendendo o que nâo presta.

    Responda
  27. SemNick

    Tinha que libertar os morros/comunidades dos tra.ficantes. Fato.Os policiais estão de parabéns por arriscarem suas vidas e trabalharem em conjunto mas estão tb cumprindo seu dever. Se isso tudo chegou onde chegou...houve permissão.Muito ''tro.pa de elite'' essa cobertura televisa.Como diria o personagem Hamlet da obra do clássico e sempre sábio Shakeaspeare, na frase eternizada ao longo do tempo : '' Há algo po.dre no reino da Dinamarca''.Por que só ag

    Responda
    1. Aloma Silvia Lourel

      Mônica, concordo com você, e além de permissão acho que houve muita omissão dos governos anteriores. Por que só agora? Era necessário porque vai haver a Copa do Mundo e depois as Olimpíadas, e se não conseguirem segurar a barra agora, aí sim, estamos perdidos.

  28. Carlos Silva

    Tá na cara q isso não vai resolver. Tudo bem que eh importante impor um limite a essa ban.didagem. O esquema deles tava quase já um "estado soberano" dentro do Brasil. Isso não pode mesmo.Mas quando se trata de tráfico, a coisa é bem mais em baixo. O tráfico não apenas vai continuar, como os ataques contra a população podem tomar dimensões nunca antes vistas. Espero estar errado, mas algo me diz q isso pode não acabar bem. O Estado atrasou d+ em parar a escalada do poder dos traficantes. /p

    Responda
  29. jpgoergen

    Até pode diminuir, mas vai mudar aos poucos a forma de atuação, mas asfalto, menos armas e mais inteligencia, sempre tem isso.

    Responda
  30. George Bush

    Claro, não é, Dimenstein, se fosse no governo Serra aí sim, o tráfico iria acabar, a violência pararia, a paz reinaria, etc... Renda-se, e pare de desmoralizar o bom trabalho do governo.

    Responda
  31. Luiz

    Parabéns Dimenstein. Uma análise para abrir os olhos e refletirmos sobre o futuro que desejamos.Estou longe do Rio, mas sinto pelas pessoas comuns.

    Responda
  32. Luiz

    Perfeito Dimenstein.O circo que se formou para a "sanitarização" do Rio é notável?Parece que tudo é claro.De um lado os traficantes (bandidos) de outro o Estado (mocinho).Essa dicotomia nos leva a pensar que o cidadão comum não vê que o gestor de seu bem estar (o Estado), o trata como a um filho bastardo.Esse povo precisou sobreviver às duras penas.De uma hora pra outra,sem avisar, invade seus barrcos para higienizar a sua vida.Depois da Copa do Mundo e das Olimpíadas quem irá colar os caco

    Responda
  33. Tiago

    Realmente o tráfico não vai diminuir enquanto os filhinhos de papai de classe média e alta não pararem de consumir cocaína, que é a droga que realmente permite alta lucratividade no tráfico. Nenhum país do mundo acabou com a consumo de drogas ilegais. No entanto mais necessário que diminuir o consumo é livrar a população pobre e trabalhadora do domínio do traficantes e do crime organizado. Essas pessoas não podem ser vítimas da demanda. É preciso colocar o tráfico para fora das comunidades!!

    Responda
  34. russell silva

    O tráfico não vai diminuir, o que vai acontecer é que os traficantes vão ficar aindfa mais organizados e violentos. E vão cometer atentados terroristas verdadeiramente bárbaros contra a população. Esta ação ocorreu tarde demais, me desculpe SSP-RJ e exercito... vcs estão 40 ou 50 anos atrasados. Na verdade, o executivo e o legislativo tem mais culpa, por deixar o rio passar por esse processo de favelização induzida. A coisa nas olimpiadas e copa vai complicar com essa ação!!!

    Responda
  35. Fábio Moon

    Ué, você não indicou o Beltrame como a personalidade do ano até sexta passada?A sua análise de hoje, ao afirmar que o tráfico não vai diminuir, choca-se com qualquer afirmação de sucesso nas ações ocorridas no Rio nos últimos dias.De que adianta uma mega operação contra traficantes se o tráfico não é interrompido ou diminuído? Quantos bandidos foram presos ontem? 20? Fala sério...Se as ações do Beltrame não foram bem sucedidas, então ele nunca poderia ter sido indicado como personalidade do ano.

    Responda
  36. Renato

    Eu só acho que temos que tomar muito cuidado para não cairmos APENAS no discurso do "tropa de elite", de que o tráfico e o crime organizado no RJ são "financiados" pelo consumo dos jovens/adultos de classe média-alta. Há de se colocar também nesse meio artistas, atores, advogados, empresários, diretores, policiais corruptos, etc. Não sejamos hipócritas igual a mídia, que gosta de esconder o pessoal "graúdo" que curte sua droguinha no fim de semana também. E gostam MUITO, diga-se de passagem.

    Responda
  37. Bolívar

    Tráfico é business, ho meu! Portanto, vale a lógica de mercado a que qualquer business tem de se submeter: Isso é uma coisa. Outra, é não bastar para os protagonistas desse segmento faturar a dinheirama que faturam só em drogas: o caso é que eles não resistem à tentação de exibir poder e submeter todo mundo (a polícia no meio) a seus interesses. Ficassem eles lá na sua ocupação principal e deixassem a sociedade levar a sua vidinha e tudo seria diferente (melhor) para todos.

    Responda
  38. cilon Teixeira

    Se o go.verno discriminar o uso das drogas isso acabara com o tra.fico? Até pode ser se o governo plantar e doar, mas como são avidos de impostos talvez eles irão vender por um preço módico para atender a classe pobre. Tai uma boa ideia, que tal criar a bolsa ma.conha? Outra ideia é negociar com os tra.ficantes para que eles possam vender só ma.conha. Tai o fim do tra.fico, da violência que ele gera. Papai Noel não existe?

    Responda
  39. ALCB

    Muito boa análise. Poderíamos dizer que o repensar da sociedade atual, com relação aos valores da família seriam cruciais na querra contra o tráfico. O mercantilismo, que leva ao consumismo desenfreado, fazem com que pais e mães abandonem a educação dos seu filhos e releguem a família a um segundo plano. A ausência dos pais é fatal no cotidiano das famílias.

    Responda
  40. aquiles figueiredo leal

    Gilberto, o aconselhamento familiar teoricamente está dentro das questões de educação e saúde, entretanto, acredito que a orientação em relação ao planejamento familiar e educação dos filhos não é tratada da forma que deveria ser dentro das casas e nas escolas. Sem isto acredito que os benefícos de uma escola melhor e atendimento médico melhor não terão um impacto significativo na questão do consumo de drogas.

    Responda
  41. Aloma Silvia Lourel

    Mas era necessário que algo fosse feito. Não era mais possível uma população inteira ficar refém de uns poucos traficantes que controlavam suas vidas. E outra coisa, as pessoas estão confiantes e esperançosas, só isso já valeu a pena. Depois sim, é preciso uma política voltada para a educação. Só espero que não venham para São Paulo, porque aqui a gente já está bem servido em matéria de traficantes.

    Responda
  42. Sábado diminuiu, quase acabou, ". DOMINGO diminuiu, quase acabou, " hoje, segunda, diminuiu, ou quase acabou, . É FATO, contra fato não há argumentos. Não se vê mais pessoas armadas ; não se vê bailes com pessoas armados com fuzis CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. Depois, se o Rio de janeiro não continuar tomar conta, tudo volta.....

    Responda
  43. flavio santana

    Deve haver punição para quem consome!Não adianta falar em educação. A maioria dos consumidores são formadores de opinião, universitários, empresários, artistas e muitos aqueles que fazem passeatas pela Paz no Rio.Os consumidores devem ser punidos ou libera logo isso! Pelo menos vamos arrecaradar mais impostos com a venda! certo?

    Responda
  44. Luiz Henrique

    Essa acao da policia e forcas armadas nao foi contra o trafico, a acao foi contra o crime organizado! O trafico de drogas é apenas mais um negocio lucrativo do crime organizado, como o sao tambem o trafico de armas, tv a cabo, energia eletrica, comercio de gás, venda de generos alimenticios, seguranca, entre outras atividades lucrativas. Quem esperava um acordo com o crime organizado, nos moldes do ocorrido entre Marcola e Zé serra, caiu do cavalo! Sergio Cabral presiden

    Responda
    1. francisco biella

      Luiz Henrique, concordo com sua analise. Também sou contrario que governo negocie com bandidos. As leis e a ordem tem que ser preservada a qualquer custo. Só não aprovo quando você apresenta o governador do RJ como candidato para presidente em 2018. Entendo que ele juntamente com o governo do PT, também tenha uma boa parcela de culpa nesse caos que o RJ se apresenta.

    2. Renato

      Totalmente de acordo. Há de se analisar o que acontecerá de benéfico ao RJ após a ação da polícia. Na minha opinião, a grande virtude será a reconquista da moral do povo carioca. Isso não tem preço que pague. Enfim, um governante carioca meteu o dedo na ferida. Antes tarde do que nunca, é lógico! E é claro que há outros interesses nisso, como "blindar" a cidade para 2014 (Copa) e 2016 (Olimpíadas), mas temos que parabenizar as ações, sem dúvidas.

  45. Marcelo Nicolósi

    O domínio de território de traficantes subjugando a população deve acabar. Não se fez isso antes porque não interessava ao Poder. Ou porque havia algum interesse no tráfico ou por ter alto custo expulsá-lo. Agora, a Copa e as Olimpíadas mudaram isso. Quem leu Arte da Guerra sabe o que se fez: deixou-se rota de fuga para o inimigo. Resulta em menos baixas. Mas os 600 do Rio vão migrar e o que será das cidades que não terão eventos? Veremos...

    Responda
  46. Jorge

    Tudo tem que ter um começo. Acabar com os redutos que os faziam sentir protegidos, além de servirem como armazém de dro.gas e ar.mas é apenas o começo. Agora eles sabem que o Estado detem o poder de dissipar as qua.drilhas. Alguns se entregaram outros fugiram mas serão encontrados. As comunidades estão delatando. Pode não diminuir o tráfico, mas vai ficar mais aberto e desprotegido. A idéia, creio, é enfraquecer e dissipar, não acabar, o que seria muita pretensão no momento.

    Responda
  47. VOX.

    Existe ainda um outro angulo de visão. Se existe procura é porque o produto existe, e quanto maior a oferta mais barato fica, conforme as leis do mercado. Suprima-se o fornecimento aos distribuidores e a falta encarecerá o produto até torna-lo proibitivo para a maioria. Alem disso, sabidamente drogas e armas passam com facilidade pelo queijo suiço de nossas fronteiras. Aí sim, seria necessário um efetivo de guerra para conter essa entrada.

    Responda
    1. GALO FORTE

      Se a dro,ga ficar cara, o número de assaltos, furtos e outros delitos aumentará. O usuário quer é se dro,gar e para isso fará de tudo para conseguir dinheiro para comprá-las, já que trabalho honesto não é a praia dos usuários.

  48. sergio

    Corretíssima a abordagem

    Responda
  49. Toni

    A maior demanda, agora, é investir nos consumidores. Educá-los, reprimi-los ou cr.iminalizá-los? Qual o caminho. O problema que a maioria dos filhos de nossa classe média e alta são alienados políticos e sociais, preocupados somente com seu umbigo, seu carrão, sua roupa de marca e dinheiro no bolso para drogar-se de alguma maneira.

    Responda
  50. Emilia Paiva

    Que bom ver alguém abordar o problema do tráfico numa perspectiva mais ampla -- de oferta e demanda. A segurança pública é mais um dos temas que são tratados sistematicamente de forma superficial aqui no Brasil (saúde, educação, reforma tributária, quer mais?). Enquanto a sociedade não encarar os problemas em toda sua complexidade, as soluções terão sempre curta duração. Mas quem é que está disposto a escancarar a discussão de que o usuário é cúmplice da violência?

    Responda