Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vital

    Acho interessante é a hipocrisia dos sociólogos, filósofosos e outros "pensadores". Quem vende a droga é criminoso, mas que consome é doente. Então quem compra produtos roubados não deveria ser tipificado como receptador. Ora, enquanto não criminalizar o consumo vamos ter que conviver com essa hipocrisia e ainda aceitar as distorsões como fato normal. Em verdade, nossa sociedade está completamente apodrecida e os valores morais completamente deturpados.

    Responda
  2. lugardetucanoénagaiola

    "O que pode ocorrer é o tráfico ficar mais sofisticado e, provavelmente, sem controle de territórios e tanta matança". Você não acha que isso já é um grande avanço? Esse é o principal objetivo. Acabar com o tráfico é importante mas não "O MAIS". Alguns críticos parecem esquecer-se de que há um enorme contingente de pessoas de bem vivendo subjugadas por traficantes sanguinários. Se essa ocupação for bem sucedida, serão centenas de milhares de pessoas libertadas dessa situ

    Responda
  3. Rato, o subversivo;)

    É Dimenstein, realmente o Dr. Beltrame queria acabar com um problema social e acabou arrumando outro, o MTSM, Movimento dos Traficantes Sem Morro, é um horror!

    Responda
    1. Claudemar Bombem

      eles ja vieram para SP, o governo aqui é conivente (vide cracolandia e PCC )

  4. Roberto

    Isso é o que eu chamo de colocar o guizo no pescoço do gato. Esse poderio bélico que os traficantes possuem veem do financiamento que a classe média alta proporciona, uma vez que vão buscar drogas nas favelas, pagando o valor que pedirem. É a mesma coisa que receptador de furto. Quem compra coisas roubadas, quase sempre é empresário que aparenta reputação ilibada, mas no fundo incentiva o crime.

    Responda
    1. caio1945

      Porque vc não recomenda que a classe alta mantenha sua própria produção da hierba? Assim os favelados não precisarão se incomodar com a zelyte e poderão daí em diante viver seus talentos inatos: fazer pesquisas científicas, produzir automóveis e aviões na favela, escrever obras que concorrerão para Prêmio Nobel etc. Afinal, se nós os deixarmos, os favelados superará o pessoal da UFRJ, USP, UFMG, MIT, CALTECH, Harvard, ... quanto talento desperdiçado nas favelas, não é? Pena...

  5. Schultz

    Parabens aos Governos Municipal (Rio), Estadual (Rio) e Federal, que deixaram as picuinhas e ranços politicos e partiram para a ação em defesa do povo.

    Responda
  6. Schultz

    Acho que o Senhor Gilberto é inteligente o suficiente para saber que o Governo Federal, Estadual (Rio de Janeiro) e Municipal (Rio de Janeiro), sabem muito bem o que tem de ser feito. A invasão foi uma medida de impacto, para desarmar os traficantes e parar com a onda de violência dos ultimos dias. Ademais São Paulo não é um bom exemplo em questões de combate a droga, quando alguem tiver uma ideia de verdade e não pitacos idi.otas, elas serão bem vindas e aceitas

    Responda
    1. caio1945

      Isso mesmo. Apoiado. Aqui é lugar de COMENTARIOS não de palpites e muito menos de palpites errados, né? Duas entrelinhas valem mais do que 10 linhas de bobagem escrita...

  7. Julinho Araujo

    Tenho que discordar, caro Gilberto. Sou morador do Rio e nascido e criado em favelas, e posso afirmar que o consumo cairá sim. O Complexo do Alemão, assim como outras favelas do Rio não só vendem, como também são zonas livres de consumo. Só para se ter uma idéia nos bailes nesta comunidade (cerca de 5 bailes por semana), metade dos frequentadores gostam de Funk, a outra metade frequenta apenas para consumir drogas. Na Vila Cruzeiro um único evento deste tem mais de 5 mil frequentadores.

    Responda
    1. caio1945

      Excelente depoimento. Finalmente alguem fala com conhecimento de causa. Parabéns Julinho. Precisamos de gente de mente arejada, coragem e presença ativa para recolocar o país nos trilhos de onde tiraram em 1988.

  8. erasmo r ribeiro de carvalho

    Senhor Dimenstein, Educação e Saúde são prioridades sim, mas Segurança Pública deverá ser sempre Super Prioridade em qualquer lugar do Brasil e do Mundo, pois que sem Segurança você mesmo (Dimenstein) será incapaz de ao menos comer em paz ! E como diz o amigo Chico Lang: - "E assim caminha a mediocridade!"

    Responda
    1. caio1945

      Sr. Erasmo. Sem dúvida! Educação dada pelos pais e ensino dado pelo estado. Saúde ensinada nas escolas para o povo precisar de menos médico.

  9. nao tenho apelido

    Senhores legisladores, mudanças urgentes nas leis para enquadrar usuários, usuários e traficantes são socios, portanto, sem complacência, pau neles, sem dó nem piedade, chega de tratar usuários como se fosse um coitadinho, vítima, doente (pequena %), quantas cracolândia mais precisaremos ter para que algum "iluminado" tome uma atitude para acabar com esta tragédia, chega de governadores bananas coniventes com usuários!!!!

    Responda
    1. caio1945

      Hah! Não vão fazer mêêêêzmo! O comércio da hierba & polvo é um dos grandes complementos dos salários de muita gente no setor público. Político nenhum vai mexer nêsse pau de formiga. Perderá muitos votos!

  10. sidi

    Li um comentário e achei interessante, a mídia principalmente a grobo só mostra o que há de pior no rio, a impressão que tenho que essa porca-ria de tv tem algo contra o Rio,deve ser porque essa currióla de tv quer a financiamento públicodo estado de São Paulo . Alguma coisa tem!!

    Responda
    1. caio1945

      É inveja, viu?

  11. carlos

    E agora , o que fazer com os 800.000 viciados !? quando eles entrarem em crise de abistinencia.

    Responda
    1. decio reis

       Porém uma coisa ficou provada a moral daqueles maníacos está no lixo. Nunca na história existiu nenhum governante com coragem o suficiente para arrancar aquele bando lá de cima, sempre foram endeusados e agora?  Coragem apenas tiveram quando mataram o jornalista Tim Lopes, quando assaltaram e sequestraram pais de família. A grande jornada começa com um pequeno passo, ou será que era melhor deixar como estava? Mágica ninguém faz, lembram-se do cinto de segurança que ninguém usava? É s

    2. caio1945

      Skenta não. Tem problema não viu? Não se iluda. Pessoalzinho tem carro e pode buscar o material ali em Macaé, Niteroi etc. Sem stress, viu?

    3. Casimiro

      Pois é... especialmente quando os viciados em abstinência forem os "carinhas de bem" (ou seus filhotes e parentes) que ficaram na borda aplaudindo a ação. Sem falar naqueles que financiaram campanhas c/grana do pó... Alias, a ação policial era necessária mas a utilização das forças armadas é um precedente absolutamente lastimável. Qdo o tráfico corromper os militares, vão fazar o quê? Pedir tropas da ONU ou "colombizar" e deixar os americanos montarem uma base na Barra?

  12. Ronaldo Luis Gonçalves

    Lúcida análise, liberar é melhor que poribir.

    Responda
  13. Ricardo Jr

    Gilberto tem razão quanto ao consumo de drogas, no entanto, esta operação não foi para acabar com o narcotrafico. Foi uma guerra de redenção da sociedade do Rio de Janeiro, pois estava evidente que havia um poder paralelo que rivalizava com os poderes constituidos.Urgia fazer algo. E fizeram. Mesmo que com violência, foi retomada a ordem. Que esta operação seja o inicio de uma longa jornada rumo a normalização, a paz, pois a esperança perdida há muito, já está de volta aos corações.

    Responda
    1. caio1945

      O Sr. Barbosa está se referindo ao Brasil? ... Doce ilusão.

  14. DSSCP

    Droga, não deve, mas usa quem quer. O que não pode é uma cambada de seres do mal comandarem as vidas das pessoas de bem. Pau neles!

    Responda
  15. Angelica Costa

    As leis existem, mas há enormes brechas e quase nenhuma fiscalização.Enquanto houver consumo, haverá tráfico sim, isso é fato.É provável que a Rocinha tenha um tráfico mais acentuado que o Alemão,mas o crime e a violência deste é mais estarrecedor.

    Responda
  16. policarpo

    Caro Dimenstein:Oxalá nossas autoridades tenham o mesmo descortino com relação ao tráfico e aos traficantes. Acabar com eles é algo a longuíssimo prazo, pois o poder de se refazer é imenso. Que se trabalhe as comunidades mais atingidas com políticas públicas eficientes e eficazes (sem politicagem). Unam-se as forças vivas da sociedade num grande mutirão de esforços.

    Responda
    1. caio1945

      Sr. Policarpo: que tal êles entrarem com exército e aeronáutica e marinha no congresso e nas repartições das prefeituras e ministérios para caçar corruptos? Acho que o prejuízo para o Brasil não está nos papelotes dos morros do Rio, mas na festa do setor público com nosso $. Ninguem está ligado nisso, ou essa parte interessa a todos porque estão todos ligados em alguma têtinha?

  17. Luiz Souza

    Nova York não tem mortes relacionadas a drogas????tbm não deve ter gangues, não há "noias", não há traficantes e a policia não é corrupta também, acho q vc deve ter ido ao mundo magico de OZ.

    Responda
  18. Gil Janu

    POR FAVOR NÃO SEJAMOS INGENUOS MAIS UMA VEZ O que Houve foi uma ação obrigatória do Governo pois as imagens de violência no Rio se espalharam para o mundo e todos começaram a questionar... este lugar é aonde vai acontecer a Olimpíadas de 2016? ... e a a Final da Copa de 2014?.... numa ação rápida e conjunta entraram em algumas favelas e até astearam bandeiras.... gente chorando dizendo que a volência nos morros acabaram...NÃO SEJAM INGÊNUOS.. ISTO TUDO É TEATRO...depois os tanq

    Responda
    1. caio1945

      Se é questionamento internacional, não sei, mas tánakara que é teatro para dar satisfação ao povo-ora-o-povo.

  19. Ricardo 77

    Ou estou muito enganado, ou essa ação não foi contra o tráfico em si, mas sim contra o crime organizado que dominava as áreas que foram alvo da ação.

    Responda
  20. Casimiro

    A ação foi midiática. Sem descambar para teorias conspiratórias, há de se considerar os líderes do tráfico fugiram todos. Apesar da barulheira, como com o PCC em Sampa, o morro foi "tomado" depois de negociação com os traficantes, fuga dos líderes e quase sem baixas em ambos os lados. Pergunto: da próxima vez o que o governo pretende usar? Tropas da ONU? Ou permitir bases americanas? A cúpula do tráfico são os narizes cheirantes e os financistas que giram o dinheiro da droga. E

    Responda
    1. caio1945

      Sei não. Aqui em S Paulo, quando o PCC veio, êle entrou, queimou, saiu e o paulista correu para debaixo da cama e se escondeu. E nada aconteceu. Podem especular o que tem atrás disso? Policia, PCC, tráphico, Cryme,... será que tudo não é farinha do mesmo sako?

  21. Alceu

    Claro que o consumo e o trafico não vão acabar, talvez nem diminuir a curto prazo, mas agora os bandidos terão que arriscar serem presos por qualquer "batida" policial, qualquer abordagem, seja de um ou dois ou mais policiais, não vão mais estar num território onde eram totalmente livres para cometer os crimes, que não tinham medo de serem presos, não tem mais um local seguro para fugir, se esconder, ou seja, não estão mais inatingíveis, vão ter que correr mais riscos e não terão a vida fác

    Responda
  22. caca

    orio VAI CONTINUAR CHEIRANDO E BRILHANDO ,,PORTANTO O TRAFICO VAI DESCER O MORRO ,,EAGORA TEREMOS MAIS PROBELEMAS POQ SERAO OS RICOS QUE IRAO COMANDAR O TRAFICO ,,,,,PORTANTO SEM PARA O CONSUMIDOR NAO CAIRA A VNEDA ALIAS , A COTAÇAO DA COCAJASUBIU VIROU UM OTIMO NEGOCIO PARA OS INVESTIDORES ,,,,,

    Responda
  23. mrgiller

    Já está mudando, a venda agora vai ser feita por jovens classe média que não moram em morros. vai ser uma tendência. NInguém vai querer parar de se chapar, cheirar etc, Os homens gostam de seus vinhos...

    Responda
  24. Paulo Bruno

    Esse tipo de coisa está ocorrendo em todas as mídias. Quem disse que o consumo de drogas vai diminuir com essa operação? Autoridade nenhuma afirmou isso, nem a polícia. Alguns jornalistas, na tentativa de tornar a operação menos importante, começam a analisar questãos que nada têm a ver com essa operação. A ação teve por objetivo diminuir o poder territorial e econômico do tráfico e, quem questiona isso é um cego ou um opositor do atual governo. Não misturem coisas, info

    Responda
  25. pandrade123

    ...e ninguém fala em legalização/descriminalização/ amparo. Vamos deixar de ser hipócritas galera!

    Responda
    1. Andy Campos

      Ta pensando q vai poder comprar sua marijuanazinha na farmacia seu nóia

  26. Adriano Trindade

    O morro é varejo. Sempre foi. O atacado é no asfalto. Sempre foi. O que acontecerá, provavelmente, é que os atacadistas do asfalto, vão achar laranjas para, dentro do asfalto mesmo, atenderem o varejo. Porque onde há procura, vão dar um jeito de providenciar a oferta. O que aconteceu, como coisa boa, é que o morro vai deixar de ser lugar de traficante, vai perder essa tipificação. Isso vai dignificar o morro. E os traficantes do asfalto adotarão métodos "nova-iorq

    Responda
    1. Izilda

      Voce está com a razão, Adriano. Que as pessoas que se beneficiam, de todas as formas, assumam também os riscos. Para o pessoal do morro sobra apenas a violência. Tem mesmo que descer para o asfalto, onde estão os que sustentam esse rendoso negócio. Assim, quando a barra pesar a resposta poderá vir mais rápido. Enquanto só morrerem os miseráveis, muito pouco será feito.

    2. caio1945

      Ei! Por favor, "dignificar o môrro"? Uma ocupação e uso de solo absolutamente ilegal, desde muitos anos, de forma insalubre, sem condições de saneamento básico e numa promiscuidade indizível, risco de deslizamentos etc. etc. e o Sr. vem com essa de "dignificar" aquilo? A solução é outra. Bem outra.

  27. luc

    O que combate o tráfico, de fato, são, em 1o. lugar, a educação familiar, e depois os programas de educação, emprego e saúde pública do Estado. So que a familia está falida! Engraçado como ninguem associa a "ausencia da responsabilidade familiar na educação dos filhos (futuros cidadãos), como umas das causas principais das mazelas sociais atuais! Alem de falida, a familia é bombardeada por todos os lados com exemplos de maus valores! Ou seja, os proprios pais estão corrompidos pelo si

    Responda
  28. Claudemar Bombem

    esta e´uma boa discussão, não vai diminuir o trafico, entretanto, os preços e os riscos devem aumentar.....enquanto tem quem paga, tem comercio. e´provavel que o consumo de alcool tambem aumente, da cachaça ao wisky pode haver uma transferencia momentanea dos habitos ate que o processo de distribuição se estabeleça..... cadê o KASSAB, GOLDMAN, ALCKIMIN que nao conseguem acabar com a CRACOLANDIA, jamais iriam chamar as forças armadas, a empafia os impede.

    Responda
  29. Carambola Atômica

    Entendi! A "operação" é só para transferir o tráfico para as mãos de pessoas mais sérias e confiáveis... Muito bem! É por isso que eu gosto de ler os colunistas de direita. A gente fica mais informado, mesmo.

    Responda
  30. descrente

    Lugar de viciado é na cadeia. Ninguém obrigou a experimentar. Prende o viciado e acaba com isso.

    Responda
    1. caio1945

      Leva uns dêles pros palcos dos templos... êles falam tão bonito!.... Tão comovente....

  31. ricardo jardim

    Excelente a análise. Apenas acrescentaria a frase do escritor Carlos Amorim: "os chefes do tráfico de drogas e de armas, da pirataria e do contrabando, não moram em favelas e não serão presos". Creio que esta é a grande abordagem que se deve ter sobre o tema. Enquanto não se minar os verdadeiros interessados, os que financiam a criminalidade, este estado de coisas não vai mudar. E há ainda a o sistema judiciário que deveria ser mais dinâmico e mais efetivo.

    Responda
  32. Profissional Pleno

    Com todo o respeito, São Paulo hoje é refém do crack e é o estado que mais consome drogas no Brasil, por ser o estado com a maior população e com a organização mais poderosa(PCC), aí o colunista quer colocar São Paulo como exemplo de combate ao narcotráfico? A mesma São Paulo que sequer consegue acabar com um mera cracolândia no centro da cidade. Existe um bairrismo e um recalque muito forte na nossa imprensa, é aquela coisa que a solução tem que surgir do local de onde habito, lament

    Responda
    1. ApelidoPraQ

      Ora Renato, e seu comentário não é bairrista? A coluna fala do combate ao tabagismo. São Paulo certamente tem que tomar atitudes contra o tráfico. mas uma operação como a que ocorre no rio tem efeito no curto prazo, se não houver educação, conscientização e mais do q isso, oportunidades para as pessoas esta operação vai servir só para mudar como o tráfico opera. Me parece que em termos de oportunidades o Governo tem acertado, mas na educação está devendo.

    2. Paredao

      O Sr deve ser um carioca. Cariocas sempre se sentem inferiorizados. Tem baixíssima alta estima. Mas fique tranquilo. Não precisa sentir-se assim. Vc são mesmo inferiores. Assuma e relaxe.Quem sabe na próxima encarnaçnao voce tenha mais sorte. Não de ser paulista, mas de não ser carioca de novo.

    3. caio1945

      Ola Renato, tens razão. Bairrismo é traço do bicho-homem. Na indústria, à rejeição fóbica de soluções externas para problemas locais chamávamos SNIA: síndrome do não inventado aqui. SNIA grassa entre cientistas, professores, religiões e... jornalistas. Tem também o cabotino: êle se acha ô melhor. Temos que nos vigiar, porque a postura eficaz é a do eclético pragmático: "há sempre alguem fazendo melhor". E foi por serem ecl-prag que japoneses prosperaram, e que os chineses prosperam agora. /

    4. ana

      nao adianta ficar nervosinho porque comparam com Sao Paulo...Rio de Janeiro nao combate criminosos como Sao Paulo e isso è fato, veja se no Rio existe presìdio de segurança màxima de verdade como em Sao Paulo...nao tem porque polìtico carioca nao tem interesse em colocar amigo na cadeia!

  33. Antonio Andrade

    Concordo, continuando a demanda vai continuar a oferta, de uma forma ou outra. Mas temos que louvar essa ação que teve resultados excelentes e mostrou à população quem efetivamente manda. O triste é que não consigo saber, porque uma ação como essa não ocorreu há muito tempo? Minha esposa diz que proximidade das Olimpíadas, Copa do Mundo, nossa imagem indo cada vez mais para o lixo espantado faturamento nesses dois eventos. Doeu na imagem e bolso dos envolvidos e iso é o que interessa.

    Responda
  34. Joaquim Silvério dos

    A Análise é bastante superficial, infelizmente basta saber somar e subtrair para saber que o tráfico não foi vencido, ao contrário, foi apenas ensinado; de 600 criminosos importantes ao que parece apenas uns 5 foram detidos, o resto é "peixinho" que foi pego. Tudo dependerá do próximo governo do Rio de Janeiro para saber se o tráfico volta com força após as olimpíadas e a copa, e se voltar, infelizmente será muito mais difícil combatê-lo, já que não extirpou o mal pela raiz ou cortou a ca

    Responda
    1. caio1945

      Lógico! Um departamento da empresa nunca vai sabotar a força de vendas! Porque vc acha que a polícia quereria dizimar a sua rede comercial?

  35. tiziu

    ...até 2016 temos que mostrar para o mundo que somos civilizados...

    Responda
  36. Glaucio Soeiro

    Concordo que o tráfico não diminua. Mas o que tem que ser valorizada é a atuação da polícia e das forças armadas como um todo. Só o fato de que os moradores daquela favela não sejam mais reféns dos traficantes já é um ganho. O que vai ser difícil, aí sim, é manter a paz no Complexo.

    Responda
    1. caio1945

      Estamos começando a construir algumas células Haitianas e afganistanianans. Afinal religião também é psicotrópico, não?

  37. Cabeção gordo

    O consumo de drogas nunca irá acabar !!!!! O ser humano se droga desde os principio da humanidade !!! O que precisa acabar é o uso de armas !!!!! E isso só vai acabar quando desfavelizarem estes territórios, pois desta forma dificulta o acesso do Poder Público (policia) a estas comunidades !!!

    Responda
    1. caio1945

      Claro, Cabeção! O pessoal se droga de todo jeito que pode... Até biblia êles lêm!... Vê se pode!

  38. Luiz Gonzaga Lopes Costa

    Meus parabens, Gilberto. Até que enfim escreveu algo sensato. Continue.

    Responda
  39. Florentino

    Claro, o tráfico só vai diminuir quando alguma política pensada em São Paulo for aplicada nas favelas do Rio. Pra quê as UPPs , não é Dimenstein? Se as classes média e alta são as que mais consomem as drogas mais caras, as que dão mais lucro, não seria melhor implementar esse programa dos teóricos burocratas da USP e UNICAMP nas escolas particulares de São Paulo? Vamos parar de invejar nossos vizinhos cariocas.

    Responda
    1. caio1945

      Sim, estimular o "consumo responsável". Pode estar certo que algum intelectual vai cunhar este neologismo. Vão até fundar ONG's para administrar o processo e tungar o erário...

  40. Valeria O

    Discordo do trecho que diz que ¨legalizar a droga, para fiscalizá-la, não é uma solução desejável, mas provocaria menos danos do que sua proibição¨.Pois com a legalização das drogas conhecidas surgirão novas e isso nunca terá fim.Por outro lado pessoas com desvio de caráter que tem curiosidade de experimentar drogas mas ainda não o fizeram por medo de se envolver em algo ilegal, não terão mais barreiras que as impeçam. A legalização jamais seria uma solução e sim só aumentaria o problema. /

    Responda
  41. Valeria O

    Concordo que o tráfico não vai acabar enquanto as pessoas não se conscientizarem a não usar drogas. Porém acredito que já há informação suficiente nos dias de hoje para que as pessoas usem como desculpa que usam drogas por falta de informação. O usuário de drogas, o faz ou por ser fraco e usar as drogas como válvula de escape ou porque simplesmente não se importa com os malefícios que a droga causa para si próprio e para a sociedade. Em ambos os casos há um desvio de caráter do individuo. /

    Responda
  42. vgarcia

    Se foi tão fácil por que não aconteceu antes? Se os traficantes queriam repercussão, eles conseguiram. Eles esqueceram que o governo do rio e o federal não deixariam por menos.Serem desmoralizados sendo a cidade que irá sediar a copa e a olimpíadas? Seria impensável.Esse foi o erro de avaliação do trafico.Maior que o tráfico é o consumo.A maioria das pessoas omitem convenientemente essa questão crucial.O que o governo tem feito para enfrentar essa epidemia?O tráfico é uma triste consequência

    Responda
  43. Bocó

    O papel da mídia é confundir. Emquanto chamar Vendedor de Traficante, ficará difícil para população compreender a causa do probema. Mas isso aqui escrito é apenas o manifesto de um passarinho cuspindo para apagar um incendio nas águas do mar.

    Responda
  44. cilon Teixeira

    Será que multas tem ajudado a diminuir a violência no transito? Sera que prender alguem tem ajudado? Pare para pensar. Deve existir uma solução melhor.

    Responda
  45. mendag

    Solução: Punir usuários sem dó, sem esse papo de que vício é doença. Dificilmente alguém te obriga a se d.rogar. No colégio (particular), a maioria dos meus amigos fumava ma.conha e usava lança-perfume, eu convivi com isso e nunca usei, sem ser taxada de careta. Os pais precisam ensinar os filhos a ter personalidade. Modelo de punição: Multa (alta, bem cara), se for pego com qualquer quantidade que não configue tráfico. Após a segunda reincidência, a multa dobra, na terceira, c.adeia

    Responda
  46. cilon Teixeira

    A solução por meio do Reino de Deus é a melhor e única. Bem que Jesus disse que em nossos dias a fé seria quase escassa. Acreditam em tudo, até em papai noel menos no que a biblía realmente ensina. A religião da cristandade é a principal culpada desta cegueira espiritual. Será que alguem pode parar para pensar?

    Responda
  47. ALEXANDRE HALFELD

    GILBERTO, SOLICITO QUE ´PROCURE UMA REPÓRTAGEM QUE SAIU HÁ PELO MENOS 11ANOS NO CANAL 24 ( FRANÇA), NO BRASIL SAIU COM O TÍTULO " QUEM TIRA PROVEITO DA COACAINA" ONDE EX AGENTES DA CIA, DEA, AFIRMAM QUE PESSOAS DO TIPO REAGAN, BUSH/PAI, E TODAS AS DITADURAS MILITARES SUL AMERICANAS DAS DÉCADAS 60/70/1980, DE FORMA OU DE OUTRA SE SERVIRAM DO TRÁFICO PARA SE CAPITALIZAREM. PORTANTO ESSE COMPLEXO COMBATE TEM QUE SER EM PARCERIA COM O GOV. FEDERAL, MESMO QUE POLÍTICOS TENHAM QUE ENGOLIR SEUS CIU

    Responda
  48. cilon Teixeira

    Que legal dizer que a opção e optar pelo mal menor. A sociedade esta perdida. Vê-se isso por meio do que os go.vernantes estão em sinal de desespero e por meio dos comentarios aqui postados. Este problema não tem solução pois trata-se de um mau que ja mais de 6.OOO anos. Por que não ler a bíblia e considerar o que ela diz?

    Responda
  49. cacilda bazoni

    Conta outra, o que falta mesmo é vergonha na cara, de quem trafica e de quem consome; a educação está sim precária, mas "essa" educação e orientação tem que vir do berço!

    Responda
  50. Andy Campos

    Tem q ter penas mais duras pra quem consome. Essa conversa de "doente" não cola mais.

    Responda