-
Ronin
O Wikileaks revelou documentos que comprovam fatos que a diplomacia norte-americana nega a muito tempo e isto não é novidade, Sr. Rossi?Como os jornais não fazem mais jornalismo investigativo, a não ser quando lhes é conveniente, o que o Wikileaks fez foi uma façanha notável. Jogou luz sobre o submundo da política internacional e os políticos e diplomatas passarão a ser vistos com outros olhos.
-
Ronin
Se a Folha tivesse divulgado em 1ª mão documentos como o wikileaks vazou faria o maior alarde, porém como foram outros que revelaram o Sr. Rossi faz pouco caso. O que não faz a inveja...
-
cynthia sanches
Nenhuma novidade? É, todo mundo já sabia...Apaga a luz, Clóvis.
-
Antonio Santos
Nenhuma novidade ? Posso presumir que o que saiu até agora já tinha sido publicado ? E que não existia dúvida de que era verdade ? Ou essas informações, algumas delas, podem estar cumprindo o serviço de terminar com dúvidas ? Ou negativas dos envolvidos ?
-
My Name Is Nobody
Não tem mais como fugir da verdade. Hoje temos Email, Youtube, SMS, Twitter, Celulares com câmeras. O que é bom a gente fala....o que é ruim o Wikileaks conta?
-
FarMais
Ao tentar desqualificar os vazametos do WikiLeaks dizendo que tudo já era conhecido , esse CLOVIS parece afinado e a serviço da ideologia apregoada pelos americanos e seus amigos. Como não é importante a revelação de que os EUA tem arsenal atômico escondido na Europa e Ásia? Está exposta e desmascarada a hipocrisia da diplomacia dos americanos. Certamente haverão reações as mais inusitadas pelo mundo a fora, principalmente na Europa!
-
Oliveira jr
Pouca coisa nova. Confirmou-se que existem terrorystas da Al Qaeda em solo brasileiro e que não há lei contra terrorysmo, que pode ameaçar o MST, p.ex. Coisa boba...Quebraram-se tabus mas criaram outros: terrorysmo é politicamente incorreto. Exceto quando a bomba cair no nosso quintal.
-
Toni
Falando de lixo, a Internet e certos segmentos da grante imprensa são muito semelhantes com aquilo que assistimos no curta"Ilha das Flores": primeiro entram os por.cos, xafurdam, babujam nosrejeitos depositados na ilha lixão. Em seguida, saciados os suínos,abrem-se os portões para os seres com telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor!
-
Fabsss
Caramba, até mesmo quando o artigo é sobre diplomacia americana e WikiLeaks tem PETETISTA aqui acusando o jornal de criticar o Lula... PETETISTAS, comprem um consolo de borracha escrito LULA e vão se satisfazer no quarto de vocês.. pelamordedeus.. que cambada de funcionário público que fica defendendo a companheirada das 9h as 5h
-
Oliveira jr
Fabricio, você errou no horário, desculpe a correção. Não é das 9h às 5h, é da zero-hora à meia-noite...Em se tratando de bobbagem, esse pessoal faz hora extra.
-
Oliveira jr
Fabricio, você errou no horário, desculpea correção. Não é das 9h às 5h, é da zero-hora à meia-noite...Em se tratando de bobbagem, esse pessoal faz hora extra.
-
-
ApelidoPraQ
De fato, poucas revelações mas ainda sim o que é visto na luz é melhor compreendido do que na penumbra. A investigação criminal é uma piada, já estão tentando destruir a vida dele.
-
Rui Granjinho
Confirmamos também que o ministro Jobim é fofoqueiro até em inglês, mas já todo mundo sabia.
-
Márcio Aurélio
O Wikileaks está mostrando coisas que a imprensa comum não publica. Então eu acho que dizer que não é nenhuma novidade é um equívoco por parte do jornalista que escreveu esta matéria.
-
Carol Castro
Eu não achei mais do mesmo o fato do Jobim almoçar com americanos e dizer que o Itamaraty "odeia" os Estados Unidos. Eu achei isso uma traição.
-
Lerish
O que se está fazendo é fantástico. A sociedade tem condições de ver e escrever sua história fundamentada em documentos e não apenas em conjecturas de como o sistema funciona. Além de ser excelente material para estudo de estratégias políticas nacionais e internacionais. Acho que seu ponto de vista foi de um jornalista ávido por notícias bombásticas de efeito imediato. Talvez não tenha sido o caso, ou talvez tenha, basta trabalhar um pouco e juntar peças para se ter algo novo e bem maior. /
-
Tercio Cembranelli
Por enquanto o WikiLeaks "só" denunciou 250 mil documentos. Esperemos o resto! Espero que não sejam tão desinteressantes como disse o Clóvis.Agora, curioso mesmo estou para saber do que se se passa nos porões no Congresso Nacional. O Tiririca prometeu-nos contar TUDO! Tiririca men'leak
-
Breno Bacci
Na verdade quase q vc acertou na sua análise, Tercio. 250 mil é o total que será divulgado nos próximos meses. Nos dois primeiros dias, foram divulgados só 278 - cerca de 5 ou 6 vindos de embaixadas brasileiras (há > 3mil). Outros 5 ou 6 vindos de outras embaixadas também mencionaram o Brasil. Todos tratam de combate ao terrorismo e não nos interessam (e eles sabem). Agora, quando começar a aparecer comunicações de 1964, 1985, 1989... O bicho vai pegar. Matemática, Clovis. Tenha paciência.
-
-
armhf
Este episóddio revella uma nnova tenddência munndial quantto a qualqquer tippo de infformação, que vai muddar o compportamento pollítico, acho eu. Nenhum seggredo é seccreto por muito tempo, tudo ccai na rrede, tudo é revvelado. A mennos que consigam controllar a Intternet isto trará o mundo para um novo patamar nas relações políticas e sociais: É enúttil minttiir ao púbblico e a verdade é revelada não pelos cannais traddicionais de infformação mas pelos sittes, blogggs e E-maillls.
-
Marcelo Silvestre
No matter what the merits of the case against Zelaya, his forced removal by the military was clearly illegal, and Micheletti's ascendance as "interim president" was totally illegitimate.
-
Marcelo Silvestre
E o que os documentos dizem sobre Honduras? "There is no doubt that Roberto Micheletti's accession to power was illegitimate but having consulted various experts on Honduras law, it cannot be said that Zelaya has violated any law or that he will attempt to stay in power through constitutional reform, as stated by the authors of the coup,"
-
Oliveira jr
Dependendo de quem disse isso, se for do partido Democrata (Liberals), tem o mesmo valor que a garantia de um pettista sobre não saber nada do mensalão. Basta ler a Constituição Hondurenha para ver que não houve golpe, exceto a tentativa de golpe dada por Zé-da-mesma-laia.
-
-
claudio isola
Caro Clóvis, eu apenas gostaria de deixar claro que eu não consegui achar nos textos em ingles o que este jornal publicou sobre a Dilma dizendo que ela não levou ao Congresso a proposta da lei antiterror. Como todos sabem que este veículo não morre de amores pela presidente eleita muito pelo contrario, achei que uma colocação dessa ainda mais sendo levada ao ar pelo braço televisivo deste veículo, deixa claro que existe um interesse grande de desestabilizar o governo antes que ele tome posse
-
ja1.000
Acho que a maior revelação deste vazamento foi a reação que os EUA tiveram com a Wikileaks. Estou falando da liberdade de imprensa que os EUA tanto "defendem". Por que abrir uma investigação criminal contra a Wikileaks? A Reuters quando acobertava matanças no Iraque não deveria ser incriminada? A liberdade de imprensa americana parece que nunca exitiu!
-
Ronin
Marcelo, a única coisa que o wikileaks revelou foi a hipocrisia dos Estados Unidos. Agora se você acha que isto significa colocar em risco a segurança norte-americana...
-
Marcelo
Jamil: divulgar informações confidenciais que comprometam a segurança nacional é crime nos EUA de acordo como o "Espionage Act". A Suprema Corte , de forma ambígua, tem tradicionalmente sustentado a constitucionalidade dessa lei baseado no teste de "clear and present danger". Entretanto, nenhum jornal jamais foi processado sob o "Espionage Act" e o Departamento de Justiça já declarou que a investigação em curso não se estende a jornais. Até porque levantaria questões constitucionais delicada
-
-
Jose_SP
Este pessoal do Wikileaks deve ter a saúde muito boa. Peitar a banca hegemônica, com desfaçatez. Espero estar errado. Talvez eu seja muito malicioso e inexperiente.
-
Juan Viacava
Tem coisa muito constrangedora nos vazamentos. Exemplos: 1- EUA reconhece internamente que houve um golpe e uma ilegalidade em Honduras, mas resolve fazer vista grossa. 2- Em 2007 a CIA assassina um cidadão alemão por engano, mas ameaça a Alemanha para que ela não processe criminalmente os agentes, dizendo que isso pode deteriorar profundamente as relações entre os dois países.
-
Juan Viacava
Continuação:3- Agentes anti-drogas avisam o governo Americano que o vice-presidente do Afeganistão chega aos Emirados Árabes com 52 milhões de dólares. O governo ordena aos agentes que não o incomodem. Sabendo que o Afeganistão é um dos maiores produtores de heroína... e que a denúncia saiu de de agentes anti-drogas, podemos especular que os EUA acobertaram um traficante lavando dinheiro no exterior.4- Espionagem na cara dura contra o Secretário Geral da ONU.Enfim... se isso não é nada... /
-
-
Carlos Silva
Tudo bem Clóvis, mas há uma diferença entre o vulgo "disso todo mundo sabia", do verdadeiro fato documentado e provado. Agora por exemplo, não é possível mais negar que a Arábia Saudita financia a Al Qaeda, e pressionou os EUA a atacarem o Irã (rival numero 1 no mercado de oleo) e e isto nos permite, com maior precisão, conectar as peças de um quebra-cabeça do cenário geo-político. Este é só um dos exemplos de que muito do que era possível negar plausivelmente antes, agora não o é mai
-
Carlos Silva
Sim sim, Ronaldo, eu quis deixar essa questão de religiao de fora, mas vc estah certo, a segregação dentro do proprio islamismo tambem promove estes complôs. Porém, a disputa do óleo é ainda mais forte do que a religiosa, isso eu posso te garantir pois leio muitos cana.is de midia alternativos pela net, não brasileiros. Existe o cartel da OPEP sim , e este roda afinado nos interesses COMUNS de todos os exportadores. Porém, cada peixe quer se destacar mais ainda no cenário, como os Sau
-
Ronaldo Alves
CARLOS SILVA, pode escrever, mas antes, estude um pouco. A briga de Arábia Saudita e Irã não é ligada à questão petrolífera como você coloca, já que ambos antes através do cartel OPEP. São aliados nesse assunto. A disputa é religiosa. O Irã é xiita e os sauditas são sunitas. Um Irã forte na região significaria opressão xiita sobre os sunitas. Aí sim, viriam problemas econômicos, pois os xiitas dominariam a economia. O Brasil vai começar a exportar óleo. Viramos inimigos do Irã?
-
-
Ronaldo Luis Gonçalves
Agora o pessoal, vai pensar duas vezes a respeito das reais atividades de embaixadas dos EUA mundo afora.
-
GERVASIO RODRIGUES MARTINS
O mais importante aí, é que "oficializou-se" o que as embaixadas sempre negaram. Negaram por muito tempo: até alguns patriotas norte-americanos vieram à fala, como John Perkins, Michel Mooore e outros e agora a Wikileaks. Não há como negar que aquele Estado do norte - governantes e forças armadas - está a serviço de lobbies (por que não dizer máfias?) como do petróleo, indústria de armas, laboratórios e outras corporações poderosas. Assistimos a corporatocracia qu
-
Marcelo
Comparado às revelações anteriores sobre o Afeganistão e Iraque, os documentos vazados agora têm pouco interesse. Limitam-se a comunicações particulares de diplomatas americanos, incluindo opiniões pessoais "francas" sobre alguns líderes mundiais que, naturalmente, são constrangedoras, mas não têm nada de novo ou explosivo. Chama a atenção, porém, que, em mais de 250 mil cabos, haja tão poucas referências ao Brasil. Isso ilustra como o Brasil é pouco relevante para a diplomacia americana. /
-
Marcelo
Outro detalhe: no atual debate sobre "responsabilidade da imprensa", vale a pena ler os editoriais do "New York Times" (EUA) e do "The Guardian" (Inglaterra), defendendo sua decisão de publicar os cabos vazados pelo site WikiLeaks. Nota: Os dois jornais supracitados, juntamente com o "El País" (Espanha), "Le Monde" (França) e "Der Spiegel" (Alemanha), estão entre os veículos de imprensa que tiveram acesso antecipado aos vazamentos.
-
-
Marco Silva
Discordo do título e principalmente do trecho "Alguém aí tinha alguma dúvida de que é assim que funcionam as embaixadas dos Estados Unidos?", pois uma coisa é "somente" suspeitar, outra cosa após esse vazamento, é ver confirmado. Há uma grande diferença nisso, sim senhor!
-
André Vinícius
Claro essas informações não são importantes, mas deixe sair alguma notícia sobre a Dilma ou o Lula para ver se esse jornal não cansará de alardear diariamente as notícias.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.