Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antoni Mendes

    Uma dica excelente é o blog Apuntes científi desde El MIT, de Pere Estupinya, que pode ser acessado em através do jornal El pais ou então procure no google el ladron de cerebros, vale a pena.

    Responda
  2. Green light

    Poderíamos desejar que o Nosso país fizesse sua parte, sim a China e a Indía são os grandes vilões junto com os EUA e a Rússia, mas é difícil debater ações mundiais se aqui coisas horríveis acontecem, por exemplo, a ocupação dos mananciais, o descarte de lixo tóxico sem fiscalização, desmatamento da serra do mar( o que restou dela), falta de tratamento de esgoto e etc...não quero parecer inconveniente mas sabemos que debates mundiais não consideram nossos problemas, não temos representividade.

    Responda
  3. du

    Posso estar sendo simplista, mas um imposto internacional do Carbono em que todos os países coletassem um % de toda produção de CO2 e repassasse esse valor integralmente para iniciativas que reduzam ou recolham CO2 poderia contribuir, mais ou menos como poderia funcionar o crédito de Carbono, porém mandatório. e proporcional, isso aumentaria o valor da Gasolina em relação ao Alcool e viabilizaria carros eletricos, usinas eolicas, etc. Sem intromissão nas divisas dos países.

    Responda
  4. tiziu

    André, No ciclo do carbono... qual é porcentagem antrópica e qual é a natural Vamos manter fixos fatores como, órbita planetária, Radiação Solar... e a única variável será o CO2 antrópico ? Já temos tecnologia para sermos tão precisos em relação ao clima global... As variações climáticas do passado, como explica-las?

    Responda
    1. Oliveira jr

      Variações climáticas do passado (Idade Média, p.ex), boa questão. Há o ciclo natural com base nas explosões solares. Com a chuva de íons aquece-se o núcleo de ferro da terra. O oceano se aquece e libera CO2. Qdo esfria, absorve-o. Não temos controle sobre isso. Há poucos meses houve radiação solar intensa. Podemos esperar aumentos de temperatura entre 5 e 15 anos. Agora mudaram, não é mais aquecimento global, mas mudanças climáticas. Isso ocorre onde moro várias vezes ao ano...

  5. Matsumoto .

    Então vamos colocar o Clima no ministério da saúde da dilma... quem sabe acontece alguma coisa diferente.

    Responda
  6. tiziu

    Bom dia Marcelo, Pelo segundo ano consecutivo vemos a neve chegando antes da hora na europa. Prenuncio de mais um inverno daqueles, como foi o ano passado. Estamos devastando os mananciais hidricos, não sabemos aonde colocar o lixo gerado, as terras agricultáveis estão ficando escassas...agora tranformar tudo em CO2 antrópico !!!...será que conhecemos, bem, o ciclo do carbono terretre ? e o Clima, conhecemos bem ? e a saúde...melhorando o saneamento...também melhora...

    Responda
    1. Oliveira jr

      André, faça o seguinte: compre um termômetro de máximas e mínimas numa casa agrícola. Anote diariamente os resultados e compare ano a ano. Já fizemos isso e não há mudança alguma. Existem variações, claro, mas umas compensam as outras. Se fosse algo realmente global, em qualquer lugar seria o mesmo: aumento de temperatura média anual. Não é. Faça o teste e descubra você mesmo, sem depender destes cientistas de araque, que recebem fortunas para mentir quando convém.

    2. Andre

      Caro Adriano .Caso não saiba a neve chegando mais cego estava prevista nos modelos climaticos do aquecimento global. Inclusive os invernos mais rigorosos. O aquecimento global não implica em invernos amenos. Mas que a média anual de temperaturas ficam maiores.É o valo médio de temperatura que vc tem que reparar e não os minimos. Uma coisa é certa ,as grandes oligarquias do petroleo querem que muitas pessoas duvidem do Aq.Glob.Antrop. e que o CO2 é resposavel para manter seus lucros de