Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. pitico

    A todo momento, acontecem no Brasil crimes violentíssimos perpetrados por pessoas alcoolizadas. O dinheiro obtido pelos traficantes com a venda de maconha financia muitos crimes graves. A maconha, comprovadamente, não leva ninguém a praticar crimes, pelo contrário. A qual conclusão óbvia essas assertivas nos levam?

    Responda
    1. cjsantos

      O alcooal e a maconha, são portas abertas para o vício mais pesado. Não minta para si mesmo. A maconha leva SIM ao crime.

    2. von kaio

      Há um equívoco,a diamba sabidamente estimula no usuário os apetites carnais,tais como a fome e a libido,forçando-os a delinquir caso não tenham recursos para sa- ci-a-los,ao contrário do que acontece com o Agha Kan,casado com 20 mulheres,e possuidor de uma mesa farta...

    3. pedro garcia

      A experiencia da descriminalização tem se mostrado eficaz inclusive em países da america do sul,como a Argentina,por exemplo.   Sou usuário de maconha e não quero que a descriminalização banalize a substância,e assim como  a maioria dos ususarios,desejo apenas que eu não corra o risco de ser preso ou confundido com traficante só pelo motivo de consumir a erva.   Uma politica seria em relaçao a maconha acabaria com a erva de má qulidade e com o tráfico. Que a paz de Jah

  2. Telles

    Para refletir. "Existe um planeta chamado "Tudo de negativo", cuja porta de entrada tem um nome": -Álcool. Que tal se "Vossa insolencia o governador",fizesse uma campanha para a "legalização" do estudo público de qualidade?

    Responda
    1. caio1945

      Isso aí, Hermano! Tratemos os diferentes de acordo com suas diferenças. As pessoas são todas diferentes. Inclusive, quando forem rever a Carta de 88, seria bom mudar para "A lei é a mesma para todos." em vez de "Todos são iguais perante a lei", porque as pessoas não são iguais coisíssima nenhuma, nem perante lei nem perante qualquer coisa...

    2. hermano antunes

      Que tal uma campanha pelo fim da intolerância? Contra gyas, contra nergos, contra nordsetinos, contra pobres, contra os diferentes? Que tal aceitar as diferenças entre as pessoas? Que tal deixar cada um julgar o que é bom e o que é ruim para si mesmo? Lembrem-se: "ninguém seráconsiderado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

  3. ALEXANDRE HALFELD

    GILBERTO E QUANTO A SÃO PAULO E SUA MÍDIA? ASSISTINDO O " OBSERVATÓRIOS DA IMPRENSA" RECEBI INDIGNADO O COMENTÁRIO/NOTÍCIA QUE A MÍDIA DE SÃO PAULO ESCONDE A REALIDAE POLICIAL DA SOCIEDADE PAULISTA, AO INFORMAR SOMENTE 10% DESSE PROCESSO EM SEUS JORNAIS , REVISTAS ,ETC. SERIA UM COMPROMETIMENTO COM 16 ANOS DE PSDB NO ESTADO? SERIA CONIVÊNCIA ?

    Responda
  4. norsonbotrel

    Legalizar não vai resolver coisa alguma. Alguém aí acha que os traficantes vão arrumar emprego com carteira assinada ? Vão abrir lojas com CNPJ ? Faça-me o favor, Gilberto. Vamos debater o que pode resolver o problema como um todo, e não apenas liberar essa porcaria para para todo mundo.

    Responda
    1. norsonbotrel

      Hermano, se você não quer acreditar em extensa bibliografia científica mostrando os males do consumo de todas as drogas (incluindo tabaco e álcool), fica complicado argumentar racionalmente. Você não quer dar ouvidos aos fatos. Quanto aos traficantes, desde quando os criminosos precisam de recursos para cometer crimes ? Ele vão apenas mudar de ramo, passar do tráfico para fur.tos, se.questros, extorção... Daí termos uma legião de viciados "dentro da lei" e o crime não vai ser reduzido

    2. hermano antunes

      Não acredito que o produto seja ruim como você diz. Quanto aos traficantes, estes não terão mais o dinheiro do tráfico para financiar outros crimes.

  5. nilton

    Não temos estrutura nem de cuidar de nossos dependentes químicos,o que dirá de mais uma leva dos dependentes da maconha,temos de reforçar as bases do atendimento público de saúde,para cuidarmos daqueles que estão fisiologicamente enfermos na qual urge a intervenção médica,melhorarmos a qualidade da educação para inserirmos um mínimo de conhecimento(saber ler) para o indivíduo discernir o que é a maconha e poder optar ou não  sua utilização.

    Responda
    1. norsonbotrel

      Hermano, ele se refere à leva de NOVOS dependentes químicos que a liberação traria. Não finja que não entendeu o argumento do Nilton.

    2. hermano antunes

      Você por exemplo não sabe nada: "leva dos dependentes químicos"? Que visão mais conturbada da realidade.

  6. lucasfm

    Sem dúvida, essa é uma ação importantíssima no combate ao crime organizado. Não significa legalizar a venda, não significa incentivar o uso. Legalizar o plantio para consumo pessoal. Descriminalizar completamente o uso. Melhoria garantida para o sistema prisional; para o Estado, que ganha ao invés de gastar; para a saúde da população, que consumirá um produto 100% natural e de procedência garantida. Parabéns Sérgio Cabral por não se apegar ao preconceito da sociedade brasileira!

    Responda
    1. Ricardo

      No caso deste meu colega os filhos dele não fumam até fumaram qdo mais novos depois pararam. Pra fumar maconha precisa ter educação e não só vontade.

    2. caio1945

      Para começar, corta o atendimento de dependentes pelo SUS.

    3. hermano antunes

      Não é incentivo ao consumo, e sim redução de danos do consumo. Sua visão também não condiz com a realidade. Não vejo problemas em um pai de famíllia fumar na frente dos filhos, haja vista que a única crítica à maocnha é justamente sua proibição.

    4. Ricardo

      Não viaja vc a maconha nunca perde o efeito o problema é que existe outras drogas muito mais fortes e ai se o cara experimentar ele muda mas não são todas as pessoas eu conheço pessoas que fumam desde os 17 anos e hj tem 60 anos e nunca mudou para outra droga.O problema das drogas esta em pessoas com o emocional abalado normalmente eles usam drogas pesadas pra esquecer de coisas ruins da vida.

    5. Andy Campos

      TA maluko seu noia. Gostaria que um pai de familia ficasse cha.pado de mac.onha na frente da familia, ensinando seu filho q isso é bom? Depois quando o muleke já estivesse viciado e a ma.conha não produzisse mais efeito, ele partiria "por tabela" para as dro.gas mais pesadas. Vamos incentivar o consumo de dro.gas, pelo jeito o Brasil já ta perdido mesmo.

  7. dario marcio brito souza

    ta certo o cabral, devemos tirar o estigma  do usuario de culpado por toda a situação de violencia gerada pela venda ilegal.o estado deve liberar o uso e controlar a qualidade  e destribuição do produto....como ja fazem com drogas mais pesadas como o alcool e o tabaco.chega de hipocrisia  e vamos enfrentar o problema de cabeça erguida.......usuario não é bandido, é forçado a adquirir de quem tem......

    Responda
    1. norsonbotrel

      O usuário é a causa do problema, Dario. Sem consumo, não haveria venda.

  8. Iapetus

    Fumo maconha ah 35 anos, e está na hora da legalização. Trabalho desde os 12 , tenho uma firma , gero empregos, e trabalho muito. Sou dono de meu corpo e de minha mente , e quero me livrar do tráfico. Não quero ser tratado como marginal , não quero uma lei burra, não quero que me julguem , como num processo louco, por causa de um cigarro!! Nem incentivar o suborno policial.  

    Responda
    1. norsonbotrel

      Hermano, ele financiou o tráfico por 35 anos e acha isso um BOM EXEMPLO ? Por favor, esclareça o que seria um MAU exemplo.

    2. hermano antunes

      Infelizmente a sociedade não toma conhecimento de exemplos como este. Várias são as pessoas que utilizam a maocnha e não revelam pelo medo do PRECONCEITO. Eu conheço médicos, engenheiros, dentistas, taxistas, porteiros, enfim toda qualidade de pessoa, que utilizam e escondem. (escondem dos tolos apenas)

  9. Daniel Apoluceno

    É preciso tratar esse assunto com lucidez: existem exemplos de legalização no mundo, com resultados positivos. A Holanda liberou a droga, e como resultado houve, no início, um aumento de consumidores. Mas o consumo per capta e total diminui, e hoje o Governo - e não o tráfico - controla e lucra com a comercialização. A imagem negativa dessa droga vem exatamente por ser hoje proibida, já que em termos práticos, cientistas já provaram que é menos nociva e danosa que álcool e cigarro.

    Responda
  10. Marcelo Moreto

    Assim como qualquer droga, essa leva a outras. Deve-se pensar em legalizar ou proibir tudo.

    Responda
  11. Dayson Waldschmidt

    É utópico pensar que nossa sociedade conseguirá num futuro próximo erradicar o consumo de drogas (remédios,álcool,etc). O custo do tráfico para o estado é altíssimo e pouco se investe em campanhas educativas. A legalização é uma maneira de arrecadar impostos que podem ser revertidos em campanhas educativas e tratamento.Além disso,quebra a principal fonte de receita do crime organizado. O modelo de produção também pode ser desenvolvido:agricultura familiar e orgânica.

    Responda
  12. Marcelo

    Parabéns ao Gov. Sérgio Cabral. Droga é questão de Saúde e não de Polícia. Perceba que a proibição das drogas somente aumenta a corrupção e mesmo, de certa forma, "glamouriza" sua utilização. A hipocrisia interessa somente a duas categorias de pessoas, aos ingênuos e aos que lucram com o status quo.

    Responda
  13. Camilo_Coelho

    Não sei porquê a celeuma em cima da liberação da maconha.Já liberaram coisa pior: Álcool e Tabaco.

    Responda
    1. caio1945

      Oi Camilo, esqueceste de mencionar: álcool, tabaco e corrupção.

  14. pitico

    Continuando. A maconha totalmente proibida é uma enorme fonte de dinheiro pra os traficantes que o usam para praticar crimes violentos e piores pra sociedade do que fumar um "baseado" num fim de tarde numa praia isolada. Ela deve ser liberada de forma controlada, assim como ocorre na Holanda, por exemplo. E é uma falácia dizer que o brasileiro não tem "educação" para conviver com isso. Milhares de "pessoas de bem" usam a maconha assim como se toma um uísque no fim do dia. Obrigado.

    Responda
    1. Paulo Rocha

      Milhares de pessoas de bem como aqueles playboizinhos cheios de droga e alcool que espancaram inocentes na av paulista.

  15. Luiz

    Sr. Djalma, tente proibir o uso do tabaco e do alcool e veja o que acontece. Nos EEUu houve a Lei Seca e foi aquele desastre.

    Responda
  16. Elizeu

    Caros,Imaginem o baque que os traficantes levariam se não pudessem lucrar mais com a maconha. Só pelo volume das apreenssões o Rio nas ultimas semanas dá para ter uma idéia. Alem disso, muita pessoas que consomem maconha acabam tendo contato com traficantes que sempre oferecem drogas mais fortes, como o craque.Muitos politicos devem lucrar com esse comercio da erva e impedem a legalização. Chega de hipocrisia, quem fuma não faz mal a ninguem, dá dinheiro a traficante por q não é legalizado.Abçs.

    Responda
    1. pitico

      Concordo plenamente com vc. Essa é uma verdade que só pessoas muitopeconceituosas não querem enxergar. Valeu.

  17. pitico

    Caro Dimenstein, muito lúcido e corajoso o seu comentário. E totalmente míope os comentários dos leitores que são contra. É evidente que o álcool, em particular a pinga, é responsável por inúmeros crimes (agressões, assassinatos etc.) praticados diariamente em todo o Brasil. No entanto, qualquer moleque compra um litro de pinga em qualquer boteco. É tb evidente que a maconha não estimula nenhum ato violento, pelo contrário. Só o preconceito explica esse "medo" da liberação.&nbsp

    Responda
  18. Victor Ruiz

    A bebida alcoolica é a verdadeira porta de entrada para as drogas, sexo sem proteção, acidente de transito. Quem bebe fica corajoso e não pensa nas consequências.Agora no Brasil é bonito beber, e compra quem quiser.Quem pensa ao contrário visite uma sessão do AA, ou veja as estátisticas de acidentes de trânsito.

    Responda
    1. caio1945

      SUSpende o atendimento pelo SUS dos dependentes...

  19. stefanini

    Ha, agora entendi porque o Sergio Cabral invadiu os morros para pegar os traficantes, se legalizar a maconha, com certeza ele ja deve ter uma fabrica de cigarros de maconha pronta para funcionar e não está querendo concorrentes.Ta explicado.

    Responda
  20. dico001

    A erva eh droga pois tem o THC ,e como tal deve ser combatida, so ha uma saida tolerancia zero,para usuarios e traficantes,uma vez que os primeiros sustentam os segundos..>>>

    Responda
    1. pandrade123

      Se discute a legalização justamente porque as políticas de tolerância zero não funcionam. E qual seria a definição de funcionar? Trazer menos impacto social e economico. É preciso se informar meu caro, não seja hipócrita que eu sei que vc tomou uma gelada ontem durante a rodada do brasileirão.

    2. Victor Ruiz

      Se tolerância zero funcionasse o EUA não seria o maior consumidor de Co caína do mundo.

  21. José Teixeira

    acho legal, ja fumei e gostei, hoje fumo somente cigarro comum, a maconha nao faz mal igual ao cigarro, aprenas te deixa zeeenn! sem ligar pro mundo, larguei justamente por que na hora de comprar tinha que ir atras de bandido, ai nao dava, mas se legalizar vou poder comprar na tabacaria e fumar em casa! depois tirar uma soneca!

    Responda
  22. Nepente

    A maioria dos que combatem a saída racional da legalização costuma tomar suas doses cavalares de álcool e mais umas e outras antes de pegar o carro e arriscar vidas por aí. É gente hipócrita. É óbvio que do atual quadro não sairá nada de bom. Ou se muda a legislação ou se continua com essa situação indesejável. Aliás, para os que dizem que o consumo aumentará: por acaso as pessoas que não gostam de álcool ou tabaco e os têm à disposição, usam essas drogas simplesmente porque não são proibida

    Responda
    1. caio1945

      Ok, Gesiel. Então, como é que deveria ser a "legislação"? Olha, com os atuais legisferadores e advogados e OABistas, que fazem suas leis para aumentar o mercado de seus serviços, e para acobertar marakutayas dos políticos, funcionários e seus terceirizados, mudar as "leis" pode vir a ser como "trocar 6 por meia dúzia". Ou não?

    2. hermano antunes

      Paulo, você pode não acreditar, mas minha história é idêntica à sua. O que matou meu pai foi a combinação bebida e cigarro. Mas o mais inusitado da história é que ele era seu homônimo. Coincidência.

    3. pitico

      Meu pai (como os pais de milhões de brasileiros) era alcoólatra e tenho certeza que se ele fumasse um baseadinho antes de voltar pra casa, ao invés de vários copos de pinga, eu e minha família teríamos sido felizes e ele não teria morrido do auto-envenenamento gradativo (e liberado) que ele se impôs.

  23. Chico Castro

    Este articulista já manifestou em diversas oportunidades seu apoio a legalização da maconha, penso que diante do quadro que vemos no RJ ou ele muda sua opinião ou deixa de apologia a liberação. Vejamos o quadro internacional: em plebicito a população da Califórnia rejeitou a liberação na consulta das eleições passadas. Somente quem vive fora de uma realidade maioria das cidades do país e que pode ter esta visão liberacionista. A maconha é sim a porta de entrada para o uso de outras drogas. Chega

    Responda
  24. E. Rodrigues

    Uma vez liberada a venda, o con.sumo, a ma.co.nha iria vi.ci.ar um meio mundo de pessoas curiosas para ver como é que é. Não pode ser lega.lizada.

    Responda
    1. pitico

      Existem dois tipos de dependência: a química (cocaína, álcool e tabaco) e a psicológica (maconha). A questão é que a busca por algum tipo de droga, de êxtase, sempre existirá em qualquer agrupamento humano. As pessoas também matam e roubam em nome da religião, do futebol e outras "drogas". Tenham certeza de que muitos trabalhadores responsáveis usam maconha, da mesma forma que se toma uma cerveja depois do expediente. Vamos usar a razão e a lógica, e não a emoção e o preconceito.

    2. norsonbotrel

      Machonha vicia sim, Erik. Dar escândalo e ofender o Rodrigues não vai mudar os fatos.

    3. Erik Simões

      Ela não vicia seu bur.ro !

    4. pandrade123

      Está provado que a maconha é menos viciante que alcool e/ou tabaco, e é tão viciante quanto café.Quantas pessoas vc vê poraí tendo crise de abstinência de café ou roubando para comprá-lo.É preciso se informar.

  25. fpavanelli

    Realmente Sérgio Cabral tem muita coragem! Mas...Você já imaginou as pessoas chapadas..."avoadas"... devaneando...andando por ai... com seus carros, suas motos, seus filhos, no trabalho... o CAOS que isso ficaria?Até concordo que existem seus efeitos terapeuticos e que se fossem usados com cautela até justificaria seu uso restrito, mas fora isso, eu acredito que esta liberação simbolizaria o ínicio de uma forte apologia as drogas!

    Responda
    1. hermano antunes

      Totalmente descabido seu comentário. Afinal as pessoas têm o álcool à disposição e nem por isso temos um CAOS provocado por motoristas chapados. Que tal um baseado no happy hour?

    2. Alexandre Stuber

      Que besteira Flávio. O álcool é legalizado.. você vê alguém indo trabalhar doidão todo dia? Não, pois se for será despedido. Do mesmo jeito que o álcool as pessoas devem saber quando usar e quando não usar.

    3. Davi Medrade

      Não acho que faça muito sentido esse argumento. Se a pessoa dirigir bêbada ela é multada. Se a pessoa trabalhar bêbada ela é demitida por justa causa. Por que com a maconha seria diferente?Há que se fazer um estudo sério para comparar os efeitos da maconha aos do cigarro. Se é verdade que a maconha faz menos mal, temos que parar com a hipocrisia e, das duas uma: ou legaliza-se a maconha, ou proíbe-se o tabaco.

  26. Jorge Fülber Jr

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. hermano antunes

      Acredito muito na educação do povo brasileiro. Na maioria pelo menos. Pelo jeito você se considera melhor que os sem educação, não é isto? "Deixa que EU escolho o que é bom para ELE". Parabéns pela humildade.

  27. Thiago Campbell

    Muito difícil alguém comentar de assunto tão polêmico, sem hipocrisia e com argumentos palusíveis. A não "deturpação" da imagem à maconha, é fundamental, para a discriminalização e a consciência andarem juntas, e por fim, o preconceito.    

    Responda
  28. De

    Sinto muito, Dimenstein. Faz tempo que você não dá uma dentro. Esta é uma visão maniqueísta do assunto. Pergunte aos pais cujos filhos usam maconha...

    Responda
    1. hermano antunes

      Em tempo: morreu vítima da combinação álcool + cigarro, aos 47 anos de idade.

    2. hermano antunes

      Denise: meu pai já morreu, mas se quiser o telefone da minha mãe...

    3. pitico

      Pergunte aos filhos, cujos pais bebem e atormentam a família, o que eles acham da cachaça ser totalmente liberada.