-
Júlio Dalcin
Ambos os lados deveriam procurar saber quem são os Anunnaki que os Sumérios conheciam e os Nefilim citados na Bíblia, após isso com certeza dividiriam a terra e viveriam em paz.
-
deminha
Enquanto os dois paises não se afastarem das posições extremadas, nada se conseguirá. è preciso assumir que existe um Estado( o de Israel) e que existe um povo que merece um Estado (os palestinos). Um não deve excluir o outro. Podem e devem coexistir. Os problemas dos palestinos é que êles não tem o apoio dos paises árabes, por causa dos grupos beligerantes que não aceitam a existencia de Israel. Dialogar com quem? Não existe uma lideança única.
-
Camerucho
Muito lúcida e verdadeira a versão do colunista. Infelizmente os Palestinos não querem negociar.
-
loupdemer
Antiga ou recente, a versão da história que nos conta João Pereira Coutinho é convincente. Fato é que, em poucas linhas ele deu uma idéia (ou uma visão) do que REALMENTE estaria a acontecer na Palestina, coisa que muitos articulistas e historiadores não conseguem. Fiquei, por ora, satisfeito com o que eu li. Quem tiver outra versão e possa descrevê-la de forma suscinta, tal como o fez o João, que se apresente, neste ou em qualquer espaço, mas por favor me avise para que eu a confira.
-
Gustavo
Ainda bem que não existe Sabra e Chatila,milhões de refugiados,Ariel Sharon,colônias na Cisjordânia, Jerusalém unificada. Aliás Yitzhak Rabin foi morto também por um palestino.
-
norsonbotrel
A cada dia fico mais fã do Coutinho. Lembro-me que depois da eleição do Hamas, já houveram diversos conflitos ENTRE palestinos. Parece ser da natureza deles ele gosto pelo conflito. Separar o território em uma área exclusiva para eles, é como criar um ringue de boxe. Daí sim, Israel passaria a ter direito de cuidar da sua área como bem quisesse.
-
João Marques
Faltou referir algo fundamental para esclarecer por que Arafat recusou (e os palestinos têm recusado) o acordo, mesmo com os israelesnes parecendo ter feito tantas concessões: porque o governo israelense não concordou com o retorno dos palestinos exilados. Foi essa clausula que bloqueou os acordos e não um simples desinteresse ou má vontade de Arafat. O retorno de todos os palestinos exilados anularia os esforços de Israel para manter algum equilíbrio demográfico na região.
-
Pedro Werneck
Que sentido havia em permitir o retorno de "palestinos exilados" para Israel se haveria um estado palestino? Se era essa a questão, então por que o Arafat não apresentou uma contra-proposta na hora? Por que ele apareceu com essa desculpa um ano depois? Por que ninguém fala na compensação aos refugiados judeus de países árabes, em número até maior do que a população inicial de refugiados árabes?
-
-
ROBERTO CARLOS ADELINO DE OLIVEIRA
Parabéns ao Sr. João Pereira Coutinho! Perfeito o seu comentário! Afinal em poucas palavras foi dito a verdade sobre o conflito israelenses x palestinos, o qual, sem a intransigência dos líderes e fanáticos, há muito já deveria ter acabado e se constituído um estado onde o povo árabe palestino poderia viver em paz. O maior problema palestino, será como conciliar as diversas lideranças e facções que brigam pelo poder usando o povo como massa de manobra! Lutam por seus objetivos e não os do po
-
Agnaldo Di Jesus
Verdade seja dita. E foi dita. Também com a divisão existente entre Hammas e Fatah que disputam entre si o domínio do território palestino, percebemos que eles não se entendem nem entre si. Nunca aceitarão qualquer acordo que contemplem de igual modo ambas as partes e nunca vão reconhecer o estado de Israel. Ou seja, nunca levarão nada a lugar nenhum. E Brasil e agora a Argentina reconhecem o estado palestino. Mas eu pergunto: Qual estado palestino reconhecem? O governado pelo Hamas
-
Olavo Leite Bastos Cafunga
Como pode vir a existir um Estado sem coesão, com povo esfacelado, sem lideranças políticas legitimadas, repleto de facções subservientes à ditaduras religiosas e pessoais. O povo palestino não pode confiar em nada e nem ter esperança, pois o que se apresenta no processo histórico é uma ordem estabelecida pelo caos.
-
pitbuls
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
-
engedi
Excelente a matéria de João P. Coutinho, uma visão ampla dos problemas Palestino- Israel, pena que o Lula tem uma visão distorcida do assunto, se ouve, lê, mas não concorda, creio que a sua opinião não reflete a opinião do povo brasileiro, devendo levar-se em conta que os palestinos não estão interessados em um estado, mas sim na eliminação do povo judeu como nação, como poderão serem reconhecidos como estado, se não reconhecem o estado judeu. Só o Lula mesmo, pra mais u
-
hussein hussein
aqueles que vao criticar o presidente,sao contra paz naquele regiao.temos que apoiar esse atitude para chegar em paz na oreinte medio
-
hussein hussein
parabems senhor presidente,voce e um heroi...acho que o brasil e especialemnte presidente lula deve ser o mediador na conflito na oriente medio.
-
hussein hussein
parabems presidente por sua coragem.Os traidores sao aqueles que nao querem paz.eu nao entendo oque a comunidade judaica quer...guerra...ela deveria apoiar atitude do presidente..mas parece eles querem guerra.senhor presidente nao e primeira vez vc mostra que vc um heroi.vc e um exemplo ate para alguns nossos lideres nas nossos paises.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.