Ciência > Americanos tentam desenvolver teste mais preciso de câncer na próstata Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FANTASMA

    Irão desenvolver a doença aqueles que possuem o PSA abaixo de 2,5? Não seria justamente o contrário, isto é, irão desenvolver a doença aqueles que possuem PSA acima de 2,5? A propósito, PSA 2,5, dependendo da idade é normal, pode ser até baixo. Francamente, essa reportagem não está informando, está desinformando, aliás, está provocando tumulto, prestando um desserviço a população.

    Responda
    1. Radoico

      Concordo com o Luiz Carlos!Creio que o texto deve estar querendo dizer algo como "pessoas com PSA maior que 10 podem não desenvolver a doença, enquanto que alguma pessoas com PSA abaixo 2,5 podem desenvolver". Como isso vai contra o conhecimento atual, de que PSA baixo é certeza de NÃO ter câncer de próstata e PSA alto é QUASE certeza de que existe um tumor em desenvolvimento (normalmente a ser confirmado com outros testes), essa descoberta é preocupante e um teste melhor seria necessário.

    2. José Nelson Macluf

      Entre os que tem PSA acima de 10 ng/ml em cerca de 30% é certo que não vão ter cancer. E mesmo quem tem PSA abaixo de 2.5 ng/ml não é certo que não tem cancer de prostata. Ou seja: Só PSA não quer dizer muita coisa. Eu tinha PSA 2 ng/ml e estava com a doença. O que indicou, felizmente, foi o toque retal, que nem sempre é eficaz, dependendo da localização de um nódulo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.