-
anderson carvalho
Gostei da matéria. Sou cristão católico e não acredito que um dia trocarei a minha fé pelo ateísmo. Essa disputa religião x ciência não deveria existir. A religiosidade do ser humano é algo real, e pode ser estudado de forma científica conforme a ex-freira o fez.Se Deus nos deu o intelecto é para o usarmos. O conhecimento sempre pode ser positivo. É válido que a ciência estude a religião, e o religioso conheça os argumentos científicos.
-
toninho
Mito é sempre o dos outros. Darwin e seus seguidores (cientistas) não tem a mínima idéia de como a vida surgiu, somente imaginam como poderia ser. Se explicações naturalistas sobre a vida não satisfazem ninguém, não é porque não concordemos simplesmente com elas, mas porque relamente elas podem não ser verdadeiras.
-
Júnior
Senhores ateus, mostrem que os senhores são melhores que os fanáticos religiosos. Se vocês acham que os religiosos são intolerantes, então provem que vocês são um exemplo de tolerância. Sejam melhores, paguem o mal com o bem, ofereçam a outra face, tolerem opiniões contrárias, amem o próximo. Comecem amando os inimigos e os fanáticos religiosos, pois é muito fácil amar quem me ama, amar quem concorda comigo. Provem através de atitudes concretas que os senhores são melhores que nós.
-
ap
Hélio, oportuna a reportagem "Uma Defesa de Deus". O que existe no Novo Testamento de claro sobre o que é Deus, para o apóstolo João, é que Deus é Amor. O Sr. L. Gibson, respondeu com Deuteronomio 20:16-18, portanto Antigo Testamento, com a idéia de Deus ordenando eliminar todos os fôlegos vivos, sem piedade, fortemente contrastante com a do Deus de Amor joanino. Me reporto a essas coisas lembrando o abismo essencial que divide a Bíblia nestes 2 segmentos e que não é apenas mera editoração.
-
Osmar F. P.
Vixi! O "ateu" está de férias, curtindo os feriados cristãos! Graças a Darwin!
-
SÓCRATES RETORNÁVEL
Deus = Fé +Razão. Fé e razão somam-se e unidas serão o futuro. Chico Xavier psicografou + de 400 livros. Sócrates(precursor do espiritismo) já tomou sua cicuta tranquilamente diante de seus discípulos e viveu a vida eterna. Voces estão atrasados em mais de 2.000 anos. Ser= não-Ser + Ser Nietzsche: Deus = não + morto
-
ap
Hélio, é impressionante a clareza do apóstolo João sobre o que é Deus. É bíblico (NT): I-Jo 4, 16, segundo o texto da Vulgata: "Deus cáritas est", ou seja: "Deus é Amor". O mais impressionante porém é como desde a primeira geração de cristãos, a dos próprios apóstolos, tal noção joanina foi sendo despachada para a periferia do cristianismo, em prol do Deus da Fé, por obra e graça do incipiente e posteriormente hegemônico clero romano. Assim Deus é a prática do bem. A Fé é ambígua. O bem, não
-
ap
(Continuação) Esta não é a idéia de Deus para Jesus de Nazaré. João, o discipulo mado é quem definitivamente mostra o que é Deus em I Jo 4,16
-
ap
Sr. L. Gibson, Deuteronomio 20:16-18, é um texto fortíssimo em que Deus se manifesta sem um pingo de amor: "nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida.
-
Juliano Daitx
Qual é a relação entre verdade e evidência? Lembremos que evidência é algo que supõem outras muitas coisas que não estão na experiência. Em qual sentido utilizas a palavra verdade? Como Adequatio, Aléthea? Qual? TRanscendental?
-
Andre
Fé não é ambigua. Fé é apenas sentir amor por uma hipótese a qual se acredita ser verdade. E isso dá a pessoa a sensação ilusória que sua fé é uma verdade . Mas a verdade é apenas aquilo que ja foi provado com evidências fisicas, e não as hipoteses que amamos .
-
-
Wilson Cohen
Hélio, sempre vejo D'us quando olho no espelho, mas mesmo assim, ainda é só uma imagem.
-
Ringgo
É necessário, desejável mesmo, que surja um pensamento mais lógico mais racional, com o Iluminismo, que se oponha à Irracionalidade, e manipulação dos segmentos religiosos. Sim, a ciência se fazia e se faz necessária. E ao contrário do que muitos pensam, ela não é uma inimiga da religião. Ambas devem se completar para que a fé não seja cega, e a ciência não seja materialista. O homem não pode ser materialista. Como está provado, matéria não existe. Tudo é energia vibrando em vários níveis.
-
João Pedro
Permita-me discordar da generalização de que a fé é cega. Nem sempre. Quando uma pessoa mata outra em nome da fé, aí sim, além de cega, é desumana e cruel. Mas e quando uma pessoa, em nome de sua fé, vai trabalhar como voluntário num campo de desabrigados. Nem sempre a fé é cega.
-
Juliano Daitx
Tá, mas a anti-matéria, o que é? o que significa a palavra SER que você usa? Porque você acha que a verdade está vinculada as evidências? onde elas se correlacionam? O que é uma evidência? Como nós a obtemos? Essa maneira é a mais adequada? Esas perguntam vão comprometer tua noção de verdade. A não ser que você tenha a sua propria.....
-
Andre
Caro Armistrong. Vc não entendo a mec.quatantica. A materia e a energia são elementos materialistas. Não existe nada espiritual e toda forma de fé é cega. E a religião é inimiga na razão e da ciência .Fé é apenas sentir amor por uma hipótese a qual se acredita ser verdade. E isso dá a pessoa a sensação ilusória que sua fé é uma verdade . Mas a verdade é apenas aquilo que ja foi provado com evidências fisicas, e não as hipoteses que amamos .
-
-
Ringgo
Deus ainda está um "pouco" acima de nossa compreensão. Mas, não se angustiem. Chegará o tempo em que o compreenderemos. "Agora vejo em partes, mas, então, veremos face à face" (Carta de Paulo aos Coríntios). Sequer conseguimos nos apoderar de toda a filosofia do Cristo, e já estamos pensando em abarcar o Infinito. O poeta inglês William Blake diz: Veja o mundo num grão de areia, veja o céu em um campo florido, guarde o infinito na palma da mão, e a eternidade em uma hora
-
Ringgo
Li e tenho livros da Karen Armstrong. E não há a menor necessidade de exercícios práticos para o desenvolvimento de uma religiosidade. Se podemos dizer que há algo de prático, nesse aspecto, é o fazermos o bem, o máximo possível. Rituais e exercícios só nos garantem uma boa perda de tempo. Se a irmã Dulce estivesse empenhada nos rituais, e quaisquer espécies de exercícios não teria ajudado a centenas de pessoas, milhares para ser mais exato. O mesmo para madre Tereza. E o Chico Xavier?
-
Ricardo Marques
Interesses ideológicos criaram uma série de convenientes confusões. O resultado são distorções com aparência lógica, mas que não passam de sofismas. Entre essas confusões está o confundir Deus com "religião" (esta perdeu seu significado etimológico, tornando-se criação meramente humana). Sugiro a leitura de pensadores e cientistas modernos que discordam dessas distorções, como O Delírio de Dawkins, do biofísico Alister McGrath, e Cristianismo Puro e Simples, do ex-ateu C.S.Lewis, entre outro
-
Andre
Caro Ricardo são estes autores que citou que por Interesses ideológicos criaram uma série de convenientes confusões e promoveram distorções com aparência lógica (falácia), mas que não passam de sofismas. Tudo isso para manter suas ilusões na existência de deus .
-
-
Danrr53
Acreditar em Deus é ter fé, ver o milagre da vida no dia a dia e gostar disso. ponto final. Tenho certeza que o debate deve ser feito, mas sem radicalismos e acusações levianas. Deus existe. faço essa afirmação para mim. Temos que respeitar as opiniões contrarias.
-
leo
Entrar nessa polêmica milenar é só perda de tempo. Quem quer que queira chegar a uma conclusão definitiva sobre a existência de Deus está entrando num labirinto grego, sem saída. Perguntaram a um prêmio Nobel se ele acreditava de Deus. Ele respondeu que sim, inclusive em Jesus Cristo, pois esse sentir é universal entre todas as culturas, e, prescinde da lógica. Ah, em relação a esta, Curt Goedel provou que ela impõe limites ao conhecimento. Talvez certos ateus famosos não conheçam isso.
-
ilma alves
Uma Defesa de Deus. "crença" e "fé" Cuidar dos afazeres cotidianos, construir ferramentas, controlar o ambiente, em suma, para garantir o pão nosso de cada dia. "crença" e "fé" Rituais, cânticos, danças ou mesmo de meditação e exercícios, como na ioga. "crença" e "fé" Surgiam assim as igrejas evangélicas que abusavam de cantorias, exorcismos, curas e combatiam a escravidão, o alcoolismo e defendiam o sufrágio para m
-
cla
a maior prova que DEUS existe e essa dicussao besta, se a ciencia tivesse resposta pra tudo e os ateus tivessem tanta certeza nao estariam perdendo tempo de convenser os outros.pensamos que sabemos tudomas estamos todos bucando ELE.feliz natal ou melhor para os ateus boas festas e muita paz para todos!
-
ap
Hélio, a noção hoje no Ocidente de um só Deus, espiritual, pessoal, criador, retribuidor ou atencioso a preces e invocações, evoluiu desde o Egito, quando este país ingressa na história, e registra a fé politeista. As religiões abrâmicas (Judaismo, cristianismo e islamismo) adotam posteriormente o monoteismo frustrado da revolução armaniana do faraó Akenaton; nasce a fé monoteista em Javé, no divino Pai Eterno e em Alá, respectivamente. 11/09/2001 é a data do fim da validade da fé religiosa.
-
Clauber Lima
A religião vista sob o ponto de vista científico é algo que merece estudo e atenção porque faz parte do meio-ambiente do ser humano e, desta forma não deve ser descartada, como não se pode deixar de lado o estudo da morte enquanto fenômeno natural que acontece a todos os seres vivos. O problema do ateísmo moderno é o de querer calar todas as formas de expressão que não sejam nihilistas e isto vale também para a poesia, que sem o mito fica despossuída de expressão.
-
Bolívar
Sendo a autora ex-freira, é fácil entender o condicionamento Deus-religião. Também é fácil entender por que o articulista se envereda na mesma trilha: para caminhar como que ao lado da autora, para, dessa perspectiva, tecer sua analise. Só que, ao fim e ao cabo, os leitores ficamos soterrados sob uma superposição de condicionamentos.
-
Cético
Eu procuro evidências, sem evidências ? Sem deus...
-
Ringgo
Nossa! Quem é você para querer evidências? Que obra da natureza você é capaz de reproduzir, exatamente, da mesma maneira que ela surgiu no planeta? Foi você quem, através de um processo que vem ocorrendo ao longo de bilhões de anos, organizou os sistemas planetários? Foi você quem permitiu o desenvolvimento do Universo, através de uma explosão, com todas as Leis Naturais nela inscritas? É você quem abarca todo o conhecimento da humanidade? Evidências? Prove que você existe, antes de tudo! /
-
-
Bolívar
[...]Pq Darwin concebeu a teoria da evolução das espécies, a turma corre hoje e a usa como contraposição ao Deus-criador: "ora, bolas! -- salivam por aí -- não veem q Darwin explica lá tudo direitinho!" Só q a mesma turma teria de mostrar a parte em q Darwin, ele mesmo, faz tal contraposição. Dito de outro modo: ninguém viu Darwin autorizar tal uso retórico. Até porque, retórica por retórica, a mesma teoria pode ser usada para respaldar quem crê -- o que (bingo!) faz o jogo ficar empatado.[]
-
Juliano Daitx
É muito comum observar que a grande maioria dos que aqui expressam suas opiniões, sejam contrárias ou não às religiões, não sabem que Deus e religião são coisas diferentes. Deus, como mostrou brilhantemente Immanuel Kant, pode ser(e é) um fato da razão. Mythos e Logos se confundem, sendo o logos o primeiro dos Mythos, senão o maior deles. Claro que a linguagem utilizada pelas religiões(e caberia aqui uma grande distinção entre elas, pois existem as sapienciais, as tribais, as proféticas etc.
-
Juliano Daitx
Mas eu ainda tenho muitas dúvidas sobre isto.....
-
Juliano Daitx
A idéias é quese esta. A razão para se sustentar precisa da fé. è a essa constatação a que o filósofo referido chega. Em seus limites, a razão não oferece conclusões, e o homem pensa sob a forma de sínteses, logo a deve haver algo para além do raciocinio. Imagine a idéia da causalidade, exemplo explorado por Kant. Se existe a causalidade Deve haver um ser criador que não foi criado! ou então o fato de sermos morais, ou o fato de sermos livres. Algumas idéias....
-
Bolívar
Seria, então, algo como: ter/ver a razão como legitimadora da fé... Ou (pq não?) vice-versa?
-
-
Bolívar
Ligar a ideia de Deus a religião é fácil, é o que vemos amiúde. Basta o cara ser avesso a religiões e pronto: é rotulado de ateu. Melhor seria nomeá-lo a-religioso ou algo assim. Estamos, aliás, num terreno minado, pleno de palavras desgastadas, prontas para nos trair -- a começar desta: "Deus". É puro condicionamento achar que é preciso estar ancorado nesta ou naquela religião para dizer-se crente (outra palavra chaaata!) na transcendentalidade, seja lá o q isto queira dizer.
-
Juliano Daitx
Concordo com você, Bolívar. A questão central já foi levantada anteriormente por Lutero. Não se precisa professar uma religião em específico para ser religioso. Não existe uma palavra para falar de Deus. Qualquer uma serve! Existem adesões à diversas religiões, mas isso só ressalta, ao meu ver, apenas um aspecto do humano, que é o de ser crente. a religião é a maneira como que se expressa a crença em Deus, não é Deus. Uma religião não pode limitar a fé. O homem é questionador, sobretudo...
-
-
Oziel Marian
Ciência e Religião nunca deveriam se separar, como bem afirmou Albert Einsten "A ciência sem a religião é aleijada; a religião sem ciência é cega".Seria interessante um debate também sobre a fé na ciência, pois segundo as evidências, é preciso mais fé para acreditar que o homem descende do macaco do que para acreditar na existência de Deus.
-
Jean de Oliveira Quevedo
De acordo com as palavras de Schwartsman, creio se tratar de uma obra diferente, elaborada com uma inteligência raramente vista na abordagem do assunto (existem pessoas esclarecidas, afinal). Belíssima coluna Scwartsman, apesar de alguns não a terem compreendido muito bem.
-
Carlos Garibaldo
O ateísmo requer urgentemente uma reflexão, pois ao que parece está repleto de "supostos seguidores" que não embasam sua crença na inexistência de Deus em fatos reais. Os ateus têm de provar por A + B que Deus não existe, afinal, baseiam-se nas ciências. Já os que crêem na existência de Deus não devem nem podem provar nada, pois sua experiência foge do campo científico. Bom ano a todos.
-
Felipe
Era uma vez um homem chamado de senhor A. Ele afirmou que num mundo desconhecido não muito distante existe uma mulher invisível e que essa existência foge ao campo científico. Outro homem, o senhor B, não acreditou na alegada existência da mulher invisível. O senhor A ficou furioso com a incredulidade do senhor B e lhe disse: prove, então, que a mulher invisível não existe! Se o senhor não conseguir provar, por A + B, a inexistência da mulher invisível, é porque ela existe.
-
Felipe
Era uma vez um homem chamado de senhor A. Ele afirmou que num mundo desconhecido não muito distante existe uma mulher invisível e que essa existência foge ao campo científico. Outro homem, o senhor B, não acreditou na alegada existência do homem invisível. O senhor A ficou furioso com a incredulidade do senhor B e lhe disse: prove, então, que a mulher invisível não existe! Se o senhor não conseguir provar, por A + B, a inexistência da mulher invisível, é porque ele existe.
-
-
ap
Hélio, paralela ao respectivo cruzamento de informações, a voragem caótica de conhecimentos trazida pela explosão das comunicações em curso, é muito superior à capacidade de assimilação e de aceitação das pessoas, e também superior a igual interesse da sociedade em aplicá-la. Um conhecimento nítido que já é possível depreender da mole cultural acima referida, e também possível de ser entendido, é o da inexistência de um Deus pessoal, criador, retribuidor ou atencioso a preces e invocações.
-
João Menezes
Eu li meses atrás o seguinte livro de Luc Ferry: "Aprender a Viver: Tratado de filosofia para uso das jovens gerações".O que é mais interessante nele é que ele passa pelas principais linhas filosóficas ocidentais, explicando a maneira de pensar de cada uma delas.E é mais ou menos o que o "The Case for God" quer nos passar, só lembrando que o Luc Ferry é ateu convicto, mas ele prega uma "religião" segundo uma filosogia pós-Nietzsche. Vale muito a pena lê-lo também. Abraços e feliz fest
-
Antonio
Sem comentários... Só quero desejar a você e todos os seus familiares, amigos e pessoas próxima uma feliz natal e um próspero ano novo. Feliz Natal!
-
Juan Rodrigues Penna da Costa
Bastante interessante o texto, apesar de discordar das opiniões do colunista e da citada autora de "The case for God", se foi realmente a opinião dela a demonstrada nesta coluna. Muito embora a riqueza histórica do texto, não se pode conceber o "logos" e o "Mythos" como esferas distintas de pensamento humano, elas são mais que complementares, são círcunferências secantes. O cristinanismo objetiva que essas circunferências tornem-se concêntricas, quando a vontade do homem se afi
-
Fabio Fernandes
Prezado Hélio, sou obrigado a discordar da sua afirmação que os antigos hebreus não interpretavam Genesis literalmente, afinal Moisés utiliza a palavra "yom" para se referir à "dia" ao descrever o relato da Criação. "Yom" quando seguido de um número significa literalmente um dia normal de 24hs.Caso se interesse por essa discussão e muitas outras, recomendo googar o site abaixo. Talvez os criacionistas não sejam tão ingenuos assim:Answers In GenesisUm abraço.Fábio
-
Osmar F. P.
E Deus lá precisa que alguém O defenda? Ele é Alfa e Omega, princípio e fim, independente de quem assim o deseje ou não. Essas Amebas "evoluídas" se acham... pobrezinhas...
-
Osmar F. P.
Hum-hum-ai-ai... O Ameba Transformer que mais escreve sobre religião, parece, foi tocado pelo "Espírito de Natal". Era só o que faltava no reino da hipocrisia. Será assim difícil para essas amebas evoluídas viverem esse famigerado ateismo e as fábulas "científicas" sem lembrar que existe Deus? O povinho pra gostar de sofrer e demonstrar ao mundo esse sofrimento! KYRIE ELEISON! FELIZ NATAL!
-
caio1945
"Famigerado ateísmo"? Porque o adjetivo? O Sr. cassou a liberdade para se acreditar no que a experiência própria recomenda? Porque a "sua" verdade é melhor do que a minha ou a do colunista? Olha, caro amigo: em que pese meu respeito pela diversidade de crenças (não necessàriamente pelas conseqüências de suas práticas) radicalismo é sintoma de fraqueza argumentos e até de caráter, além de pobreza de espírito. Quando o Sr. puder exibir suas credenciais de "dono da verdade", por favor,...
-
-
Norberto
Caro Hélio: apreciei muito o teu comentário. Não li o livro a que te referes, mas entendo que este tipo de literatura é bastante enriquecedor. Acho que a questão que precisa ser entendida não é se há ou não um Deus pessoal, mas como é que ele se manifesta na vida do ser humano. É impossível negar sua existência quando tantas pessoas se confortam com suas bênçãos. Talvez estejamos viciados com a visão da razão e queiramos admitir que, apenas o tangível (pelos sentidos) exista. Só isso.
-
Maurilio
Ao invés dessa discussão toda, a meu ver de uma tolice absoluta, não seria melhor cada pessoa respeitar as crenças e opiniões dos demais? Conheço duas pessoas com mais de 90 anos, uma católica e a outra atéia. Duas excelentes pessoas, por sinal, que nunca na vida fizeram mal a ninguém, e que, pelo contrário, procuram sempre ajudar quem necessita. Qual das duas é melhor? Para mim, as duas são as melhores pessoas do mundo.
-
Marcos
Eu acho interessante o debate que sobre o fanatismo religioso que vc aborda. Sou cristão espiritualista, mas entendo o modo que cada um tem de refletir sobre a vida e sobre o após vida. Acho normal o modo de pensar de todos e sou contra aqueles que se dizem donos da verdade e recriminam quem não pensa igual. Por causa disso muitos foram para a fogueira a séculos atrás e para campos de concentração no século XX. Por causa disso as torres gêmeas foram derrubadas e guerras foram deflagradas. /
-
Pólux
Acho pouco provável que um debate entre fantasia e realidade possa ser possível. Não quando se quer colocar as duas em pé de igualdade.
-
Camerucho
Ao ler os comentários abaixo, me parece que passou despercebido o ponto central do pensamento do colunista. Ficou claro o pragmatismo da autora no que se refere ao papel desempenhado pela religião, independentemente da existência ou não de um Deus pessoal. O pragmatismo aqui não dá lugar algum ao relativismo, mas cria um ponto de convergência entre os extremos, através da recionalização tanto da religião quanto do ateísmo.
-
Mimosa Hostilis
Eu sempre defendi como professora e como mae uma disciplina no ensino básico que tratasse das religioes, como : historia das religioes, ao invés desta proposta em vigor , religiao, que sempre é dada por religiosos, geralmente católicos. Penso que iria ajudar a dinmuir essa onda de fundamentalismo, e essa exploraçao da fé que fazem esses mercadores que se dizem pastores, padres, bispos, etc.
-
Franz Schäfer
Seguindo um pouco o raciocínio de Schwartsman, eu sou um ateu decríticas um pouco mais violentas e virulentas, provavelmente reação àtoda opressão religiosa que já vivi. Mas acredito que, talvez, o caminhopara um mundo melhor passe pela racionalização da religião e um poucode humanização ( pois as religiões trazem conforto, apesar da dominação )dos ateus mais radicais.
-
M.V Valvemark
Esta é a coluna aonde os ateus virulentos se manifestam!! Ignorância religiosa por parte dos crentes, e a falta de educação por parte dos ateus são a semelhança existente entre os adeptos de ambas as convicções.
-
Angélica
Hélio: Excelente crônica, parabéns por abordar um assunto positivo (seja falso ou verdadeiro) e também pelo senso de oportunidade do tema: o fim de ano, simbolicamente tempo de reflexões em todos os níveis. Boas férias, e retorne próximo ano com suas observações sempre tão bem fundamentadas. Uma dica para reflexão: qual o papel de um formador de opinião na mídia? Qual o seu nível de responsabilidade pessoal e social? Grande abraço e até a próxima!
-
Ângela Bonacci
O texto vem reforçar uma tese reiterada na minha observação dos seres humanos no decorrer da existência. "Deus é necessário". Seja como santos, como anjos, como Jesus,como santos de candomblé,Tupã, Orixás etc.
-
Berchol
Já disse aqui uma vez e repito: Não tenho fé suficiente para ser ateu.
-
Juliano Daitx
Quem acredita em Deus não é ateu, não é possivel que ainda não compreendestes isso. Pegue um dicionário e procure o verbete ateu. Se alguém acredita em Deus, não é um ateu. Agora, existem várias religiões. Mas religião e Deus são coisas distintas...
-
Juliano Daitx
Caro André, Quem acredita em Deus não é ateu. Só para lembrar.
-
Andre
Caro Ronaldo. Não é preciso fé para ser ateu. O que é preciso para se ateu é pensar. Afinal vc tambem é ateu,mas em relação ao deus dos outros.Os ateus só não acreditam em um deus a mais que vc.
-
Felipe
Se você acredita em todos os deuses (e deusas), será preciso ter um pouco mais de fé para um dia ser um ateu 100%. Mas se você crê em um só deus, é porque já teve fé suficiente para ser ateu em relação a todos os outros deuses. Agora ficou fácil. Feliz Natal!
-
-
BAZZO
Com meus 61 anos concluí que toda pessoa que mencione ou que inclua o nome de Deus em seus escritos é um descarado e um crápula. Não perco mais meu tempo com esses histerismos e quando quero ler alguma coisa verdadeiramente ateísta releio meus próprios escritos. Att. Ezio Flavio Bazzo
-
Marcio
Alguém acredita que o mundo foi criado em 6 dias e no sétimo Deus descansou? Que o homem veio do barro e a mulher de uma costela de Adão? Que Noé recolheu um casal de cada animal e salvou-os do dilúvio construindo uma arca? Que trucidou o povo do Egito apenas para convencer o Faraó a libertar seu povo? Que fez o mar se abrir para seu povo passar e afogou os egípcios? Assim, o Deus Javé (hebreu) é assassino, vingativo, coloca a mulher como ser inferior e discrimina os não primogênitos.
-
Juliano Daitx
Marcio, Você está fazendo um mal uso das escrituras que condena. Nenhum religioso a pensa da mesma forma que você. A maior parte das narrativas tem a pretensão de introduzir valores morais por meio de parábolas. AS escrituras tem uma linguagem mítica, não cientifica. Não há uma só linha que incite a violência no novo testamento. Se você pensa que é possivel apreender o sentido verdadeiro daquilo que lê, no caso das escrituras, deveria prestar atenção ao que escreve Gadamer, por exemplo.
-
-
EulerSantiago
As pessoas, na sua vasta maioria, vêem o que querem ver, ouvem o que querem ouvir e entendem o que querem entender. Inclusive cientistas.
-
caio1945
Certo! O Cientista só acha o que procura. Antes da certeza, êle(a) já acreditava que estava lá; conseguiu até $ para financiar sua viagem de busca. Nesta área, parece que a diferença cientista x religioso é a responsabilidade do primeiro em oposição ao descomprometimento do segundo! Com os elementos da matéria, o exemplo da religiosa mencionada pelo colunista parece confirmar isso. O cientista tem que ouvir "bingo", já o religioso empaca no "Tenha fé" e ameaça com o fôgo eterno os descrentes
-
-
Ricardo 77
Dawkins tem razão. Ninguém ma.ta em nome do heliocentrismo, mas milhares ma.tam em nome de um mito im.becil inexistente. Vivo perfeitamente sem qualquer deus, assim como vivo sem drogas alucinógenas.
-
Juliano Daitx
Justamente porque o heliocentrismo não oferece uma razão para viver. Também não acho certo pessoas matarem pela religião. Se for cristão, está sendo incoerente com a mensagem de cristã, que é de amor, esperança, etc...Não se pode cair na falácia da parte pelo todo, ou seja, só porque alguns fizeram todos fazem. Cuidado....Alías, também não concordo coma dicotomia fé e ciência. As duas tratam de coisas diferentes. Só um ignorante para misturá-las. Ou um razo, que lê pouco e compreende idem....
-
caio1945
É, lá "foram assassinados simplesmente por serem cristãos." Aqui no Brasil, com a imensa maioria de cristãos, milhões são assassinados simplesmente ponto.
-
Velhinha de Taubaté
Da mesma forma, a Santa Madre Igreja Católica matou, com requintes de crueldade, milhares e milhares de pessoas simplesmente por NÃO serem cristãs. Não dou muito Ibope para Deus. Porém, acredito sinceramente que Ele limitou a inteligência do homem, mas não a burrice.
-
-
Marcellus Alkmim
Gostei do texto, achei muito eloquente, mas acho que seria necessário mencionar que a Idade Média não foi igual aos outros períodos da História. Os "mythos" passaram a frente do "lógos" e passaram a ser a Verdade, com "V" maiúsculo. Ninguém podia negar os "mythos", quem negasse era executado. Este detalhe deveria constar do texto. Acho que isso ajudou a confundir o "mythos" com o "lógos" e fez com que Isaac Newton e William Paley se apressaram em introduzir Deus no reino do "lógos".
-
caio1945
Ah, Sr. Pedro Castro, sei não. Considerando a prosperidade do negócio de igrejas no Brasil, me parece que não estão perdendo assim tanta capacidade de serem instrumentos de poder e lucro, pois não? Lembra-se do papel e do impacto dos evangélicos na última eleição? O será que me equivoco?
-
Velhinha de Taubaté
Ótima estréia a sua, Marcellus. Finalmente os "mythos" estão pouco a pouco perdendo crédito e assim as religiões vão perdendo sua capacidade de serem instrumentos de poder e lucro; pelo menos no mundo ocidental.
-
-
norsonbotrel
Só quero discordar de um ponto. Não tem como haver diálogo entre religião e ciência, na medida em que a primeira se baseia em mentiras e a segunda busca a verdade.
-
Juliano Daitx
Como você é capaz de uma afirmação destas? Comoprovas a falsidade da teologia? O que esperava dela para que possas afirmar tal coisa? Como sabe disso tudo? Como sabe que a metafisica é isso que dizes? Por acaso sabes o que é metafisica, e se sabes, fala de qual: aristotélica, platônica, hegeliana?qual?
-
Juliano Daitx
Que tipo de prova você espera de um teólogo? O que queres dizer com prova? Prova empírica? Ora meu caro, leia Kuhn antes de querer falar em prova! Pressupõe que tudo o que é verdadeiro pode ser provado, estipula que o tipo de prova se baseia na experiência empirica. Por acaso não te destes conta de que há muita pressuposição nas tuas proposições? Quanto dogmatismo! Atitude agnóstica? De que cientista estás falando? ou por acaso existe um corpus cientifico absoluto? Você mistura as coisas...
-
Ringgo
Se isso não é o comentário de um radical, e se não for um dos comentários mais preconceituosos, e desprovido de todo e qualquer traço de racionalidade, fundamento, e bom senso, eu não sei o que dizer.
-
Juliano Daitx
Essa é boa.....Já tinha ouvido esse exemplo do gato. Agora, experimente viver sem metafísica, consegues? Você não conseguiria desenvolver um juizo sequer soibre qualquer coisa sem usar de metafisica. Pense bem.....Não confunda teologia barata com metafisica......
-
Andre
A Teologia não tem nenhuma verdade. Tudo que afirma é apenas ilusão. Esse nengócio de querer colocar conceitos distintos não passa de uma forma de mentir.Só existe a verdade verificada pelas evidências fisica.A Teologia não traz esperança ,traz é ilusões.A Teologia Joanina ,biblia e religião são mentiras.Um metafisico é alguem num quarto escuro,sem janelas,procurando um gato preto,que não esta lá.Um Teologo é a mesma coisa ,só que segura um ursinho de pelucia,afirmando ter encontrado
-
Norberto
Caro Sr. André Luiz: buscar a verdade não me parece "ter a verdade". Na Teologia Bíblia, especialmente a joanina, o conceito de verdade não coincide com prova de algum elemento, mas com a presença de uma esperança. São conceitos bem distintos e por isso é complexo fazer leituras analíticas de uma área de conhecimento sobre outra. É fundamental conhecer a gama de conceitos sobre a qual cada área se move. A verdade da ciência da natureza é distinda da verdade da área da Teologia.
-
Andre
Desculpe Norberto Mas que fez afirmações sem conhecimento é vc. Pois a verdade é tudo que foi provado como sendo verdade. E a religião só afirma ter a verdade,mas não prova ser a verdade. A ciência sim busca a verdade ,corrigindo seus erros e não seguindo dogmas. E a cada correção esta mais proxima da verdade. A ciência não prova tudo e a religião não prova nada .
-
Andre
Caro Fernando . A Ciência não nega tudo. Só toma uma atitude agnóstica,em relação a afirmações sem provas,como a religião faz. Ou seja o que a religião afirma não é verdade, pois não foi provado.
-
Norberto
Desculpe Norson, mas afirmar que a religião é baseada em mentidas não seria uma posição simplista para não querer se aprofundar? Não seria mais coerente buscarmos os fundamentos conceiturais de "verdade" ou de "mentira"? Como admitir simplismente que a ciência se baseia em "verdades" se a cada novo momento ela é ultrapassada por novas descobertas e novas afirmações? O que teria dito antes era "verdade" ou era "mentira"? Quem sabe o indicado não seria uma reflexão mais consistente?
-
ferjr
Desde quando "negar tudo" é buscar a verdade?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.