Ciência > Interior do Paraná recebia condenados do Brasil Império Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. César

    Grande parte da população do Sul e Sudeste é descendentes de Ãndias que se relacionaram com brancos. Isso na verdade em toda a américa até mesmo na américa do norte. Muitos brancos nos EUA tem sangue indígena e não sabem. Mais detalhes:ht tp://en.wikipedia.org/wiki/Gen etic_history_of_indigenous_peo ples_of_the_Americas

    Responda
  2. Guile

    Duzentos anos depois, ainda continuam a exportar os bandidões do Rio para o Paraná.

    Responda
  3. tintin

    Guarapuava foi palco de parte da história do Brasil. As primeiras expedições encontraram resistência por parte dos habitantes locais, mas pouco a pouco a dominação branca decretou quem era conquistador e quem era consquistado. É bom ter historiadores atentos, caso do Pontarolo, em revelar esse capítulo desconhecido para a imensa maioria dos guarapuavanos. Mas como bem lembrou alguém, a invencionice dos 200 anos de Guarapuava pelo coronelzão local ignorou "os condenados do Brasil Império". /

    Responda
  4. Anilton

    Belo trabalho do historiador Pontarolo, é necessário pesquisar e documentar tudo que se refira ao nosso povo, mas esquecer desse fato na comemoração de 200 anos de Guarapuava certamente foi de propósito, tenho um amigo nessa cidade, se ele ler estes comentários vai se lembrar de mim, imagine alguém descobrir que é descendente de um desses, meu amigo tenho certeza que não é, rsrsrsrs.

    Responda
  5. Augusto Alves Moreira

    Bom dia, Gostaria, apenas e tão somente no intuito de colaborar com esse respeitável jornal, questionar sobre possíveis erros de portugues, contidos na reportagem de hoje 30/12/2010 às 09:42hs, com o título: INTERIOR DO PARANà RECEBIA CONDENADOS DO BRASIL IMPÉRIO: No segundo parágrafo da reportagem, existem algumas palavras que, salvo melhor juízo, estão escritas erroneamente. atenciosa mente, Augusto

    Responda
    1. Anilton

      Augusto, bom dia, talvez o que precisa ser melhorado na reportagem é uma informação que a redação em referência, que está entre aspas, era a redação da época, colocar em itálico ou um (sic), coisa assim, para um leitor mediano isso é bem claro, é sua primeira "aparição" nos comentários?

  6. volodia

    A cidade de Jataí foi fundada por brasilindios: descendentes de degredados e índios. Mas também haviam muitos exilados: russos, poloneses, alemães, etc. que recebiam terras do govêrno para fixar residência na região. Muitos adoeciam e "pirulitavam". Conheço um siberiano, de alta estirpe russa, chinesa e gengiscânica que "pirulitou" de lá ao contrair maleita. As pesquisas devem ser aprofundadas.

    Responda
  7. Rafael Migliorini

    Cadê a qualidade dos textos da Folha?"perturbão o socego" já é demais...Uma revisão antes da publicação vai muito bem.

    Responda
    1. Cristiano Jory

      Rafael, lendo rapidamenteu eu também pensei que era erro, porém o texto está entre aspas, provavelmente referindo-se de como estava escrito em 1811.

    2. antonio alves

      Rafael, você é novo. No texto da época a grafia era mais livre.

    3. VOX.

      É uma transcrição fiel da ortografia da época. Informe-se antes de criticar.

    4. andre gustavo garcia

      O rapaz, o trecho está entre aspas!!! É como foi escrito naquele século. Ta certo que de vez em quando tem alguns erros nas reportagens, mas nesse caso você está equivocado..

    5. Anilton

      Rafael, talvez o que precisa ser melhorado na reportagem é uma informação que a redação em referência, que está entre aspas, era a redação da época, colocar em itálico ou um (sic), coisa assim, para um leitor mediano isso é bem claro, é sua segunda "aparição" nos comentários?

  8. LEITOR

    ORIGEM DO ALVARO DIAS

    Responda
    1. sml

      O senhor tem certeza disso? Que Ãlvaro Dias tem essa descendencia? Para dizer isso é preciso ter certeza e provas. O senhor as tem? Se não tem, perdeu uma ótima chance de ficar calado.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.