Ciência > Brasil assina acordo para virar membro de observatório europeu Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Beto

    Na questão de tempo garantido o jornalista faz eco a criticas de setores minoritários da Astronomia Brasileira. Todo acesso a qualquer telescópio profissional é feito por decisões de mérito. Nos telescópios Gemini a presença brasileira está limitada pelo tamanho da cota, não pelo mérito das propostas. Nos telescópios do ESO brasileiros tem ganho tempo, bem antes de qualquer proposta de pertencer ao consórcio, unicamente com base no mérito das suas propostas. Não há, pois, porque ter medo. /

    Responda
  2. Júlio Dalcin

    A Terra está de parabéns por completar mais uma volta ao redor do Sol (Apsu).

    Responda
  3. kadrunko

    Analisando melhor a matéria, extrai dele um curto texto: ... " Trata-se de um investimento sem paralelo na história da astronomiabrasileira, mas há um risco envolvido. No ESO, todos os projetos depesquisa são aprovados com base no mérito, e não há tempo de observaçãogarantido para os países-membros " Isso no meu entendimento pode ser traduzido assim: Se o que for feito não for relevante, não garantirá o uso das instalações, correto ? I

    Responda
  4. Júlio Dalcin

    Vale a pena sim, só teremos desenvolvimento nesta área com investimentos e parcerias que incluam transferência de tecnologia.

    Responda
  5. Lourdes Bedoschi

    Acredito em nossos pesquisadores e cientistas, mesmo que ainda não estejam preparados, não duvido da capacidade do povo brasileiro (entre eles os cientistas) de rapidamente se destacarem, pela operatividade e inteligência criativa. A gente chega lá. Foi uma bela inciativa.

    Responda
  6. Teólogo Mario

    O Brasil bancará estudos estrangeiros, não há dúvida, aqueles estudos baseados em observações e teorias que não apresentam a menor possibilidade de provas, e acabam iludindo as pessoas leigas com conhecimentos infundados... é uma pena ver um país gastar tanto sem investir no seu povo.

    Responda
    1. Teólogo Mario

      parabéns, seu comentário merece elogio, muito bem elaborado.

    2. JL

      Téologo Mario, como teólogo vc é um poço de falta de reflexão!! Leia a reportagem pelo menos antes de falar besteira. O Brasil fará parte da empreitada, é diferente de financiar pura e simplesmente! E quem disse que não existe possiblidade de provas? Vc vive na idade média??

    3. johnantonyvivaldidasilva

      Não é correto culpar problemas com o povo por investir em tecnologia. Investir em tecnologia nos obriga a investir mais em educação. O problema do povo é de quem nós botamos no governo, que aprovam aumento de salários absurdos, e cortam o orçamento de educação.

  7. kadrunko

    Há muito de expectativa neste ambioso projeto. Agora cá entre nós, será que os nossos pesquisadores têm bala na agulha para fazer frente a esta expectativa ? Vamos aguardar os resultados !

    Responda
    1. JL

      Esse complexo de inferioridade é que mata qualquer um de raiva!! Por favor leia um pouco sobre o que dizem na Nature ou na Science sobre a ciencia brasileira e vc verá que não é uma questão de entrar no projeto inferiorizado! O Brasil já figura há algum tempo como um dos maiores motores da ciência mundial e não vai ser com esse tipo de postura que vamos avançar! "Cá entre nós" vc está precisando se atualizar como comentarista.

    2. kadrunko

      Sr João A. S. Amarante o tempo dirá !

    3. johnantonyvivaldidasilva

      Tem mais do que você pensa ou acredita...

  8. delei

    Falta o nosso VLS...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.