Ambiente > Casca de banana transformada em pó pode despoluir água Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Essa descoberta pode ser muito útil na capital do paÃs, onde a empresa que distribui a água de BrasÃlia, retirando a água do lago Paranoá, que recebe esgotos não tratados despejados pela mesma companhia e contaminada com metais pesados e hormônios, a vende para a população desavisada e obtém lucros astronômicos com isso. Se a técnica for empregada com sucesso, isso pode reduzir os Ãndices de câncer da população da capital, que bebe dessa água poluÃda e aumenta os lucros da empresa irresponsá
Toda pesquisa cientifica no Brasil é sempre desprezada, daqui a pouco um estrangeiro vem aqui rou.ba nossa tecnologia, faz patente e pronto: Foi lá que descobriram, isso que mais me deixa triste, no Brasil não se investe tanto em ciências. Vai esperando para ver no que dá....
Da maior importância esta pesquisa! Parabéns à pesquisadora pela simplicidade do trabalho e grande possibilidade de aplicação. Não faltam regiões no paÃs com cursos dágua contaminados constantemente por metais pesados, como por ex. a bacia do Rio dos Sinos, no RS. Um projeto bem feito pode envolver reciclagem de resÃduos orgânicos de indústrias de alimentos e resÃduos domiciliares, tal como é feito atualmente com o óleo de cozinha para fabricação de biodiesel...
Da maior importância a pesquisa da cientista! Principalmente pela simplicidade e facilidade de obtenção da matéria-prima que pode envolver também reciclagem de resÃduos orgânicos oriundos de indústrias alimentÃcias e domiciliares, tal como o óleo de cozinha usado na fabricação de biodiesel. O RS deveria se beneficiar desta descoberta, pois a Bacia do Rio dos Sinos é constantemente contaminada com resÃduos de curtumes e outras indústrias que utilizam metais pesados.
porque quem descobriu não arruma uma briga imensa com o senado, com a dilma, com a assembléia pra que seja orçados recursos urgentes pra q esse produto seja feito. Vamos fazer abaixo-assinado, por na globo, por o pau pra quebrar!!! e produzir isso logo.
O processo não está relacionado com a casca da banana em si, mas na capacidade eletrostática do resÃduo oriundo da queima da mesma, ou seja, carbono. A ligação no pó esta relacionada com a diferença de carga elétrica, assim aglutina. Por isso poderia ser usado qualquer outra coisa, além da casca da banana. Ps: 65% de purifacação não passa em nenhum processo industrial, o mÃnimo deveria ser 95%.
Olá Ronaldo, o processo não envolve a queima das cascas, acredito que ao ler no diagrama que o material é "torrado" tem-se uma impressão errônea, é bom deixar claro.Abraços, Milena.
Parabéns à pesquisadora! Grande! s´na era Lula mesmo para isso acontecer!
Parabens Dra. Boniolo, assim que se comeca uma descoberta. O Brasil esta precisando despoluir esses rios. Acredito que a nossa terra tem muito a oferecer em materia-prima...pena que as verbas sao tao dificieis...!
Recente ou não, a pesquisadora merece todos os cumprimentos pela descoberta. O Brasil pode dar uma lição ao mundo colocando em prática essa técnica. Agora, resta apenas criar um meio de evitar a praga da banana...
Parabéns Milena Boniolo, nos orgulhamos de seu trabalho.
Mais uma vez o "Jeitinho brasileiro" aparece para o Mundo. Enquanto Cientistas do Mundo inteiro deviam estar pensando em formas mirabolantes e gastando milhões para desenvolver uma tecnica de despoluição da água, vem uma cientista do 3º mundo, encontra uma solução barata, e aparentemente eficaz para o problema, de quebra ainda arruma utilidade para algo que quase não é aproveitado. Parabens. Piada: Agora coleta seletiva dos restaurantes ganhará uma Lata especial para as cascas
Encontrar soluções e aproveitamento naquilo que descartamos. Parabéns!
Interesante, em paÃs em que é tudo oito ou oitenta, é esperar para ver, é possÃvel que mesmo sendo ótima solução, seja deixada de lado, so para atender alguma industria quimica, seus cloros, e outros da espécie, justificativas não faltariam, até as absurdas, lucro, empregos, e até possÃblidades de gerarem lucroscom os atuais contaminantes. É esperar,..
Isso é ótimo. Mas acho que a notÃcia está atrasada em três anos. Em 2007 o Globo Reporter mostrou matérias sobre jovens ciientistas brasileiros. Lá estava essa moça explicando sobre suas descobertas. Redação, abre o olho.
Felizmente o Brasil não é apenas o paÃs das "belas buundas" como almeja a grande mÃdia. Pessoas como a Milena Boniolo que dedicam a vida a pesquisa, a coisas importantes e relevantes para todos, deveriam ser enaltecidas nacionalmente. Infelizmente neste paÃs os olhos da grande mÃdia e, consequentemente da massa desorientada, ainda estão voltados para um tropa de tolos Big Brothers que nada tem a apresentar de útil além de belos corpos e uma impulsividade natural à sexualidade e à materialida
Esse é Brasil que vivemos.Infelizmente cientista como a Boniolo não é reconhecida.
Podemos acessar o currÃculo da pesquisadora pela plataforma Lattes e lá verifica-se que ela já foi agraciada com 4 prêmios, sendo 2 internacionais. Infelizmente, no Brasil não há divulgação para esse tipo de feito, aliás mesmo quem trabalha com ciências se for questionado sobre o nome dos últimos ganhadores de Nobel, certamente não saberam dizer muitos nomes! BBB's inúteis ficam imortalizados popularmente e cientistas com descobertas fantásticas não!
Temos muita energia solar, muitas cas.cas de ba.na.na e muitos rios a serem despoluÃdos, um eufórico salva à pesquisadora Milena Boniolo por tão importante descoberta e desenvolvimento de pesquisa, é de gente com esta disposição e afinco no trabalho de descoberta e pesquisa que o Brasil precisa para efetivamente se tornar um paÃs melhor, mais uma vez: Parabéns Milena Boniolo.
Esse é um caminho excelente da pesquisa cientÃfica. Aumento da qualidade de vida com redução de desperdÃcio e preservação do meio ambiente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Casca de banana transformada em pó pode despoluir água Voltar
Comente este texto