Comentários para:

Bem-vindo o novo estilo

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. caitum

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  2. Tyno

    Parabéns pelo artigo! Todos nós brasileiros, que pagamos impostos e não vivemos de aplausos, esperamos da presidente empossada, deixe a politica de palanque e passe para a politica de verdade. Deixe de alimentar bolsas miséria e construa um Brasil forte e sustetável. Espero que a politica do oba oba, aplausos, choros, emoções...tenha ficado para trás. Senhora, Presidente, não permita que mensalões sejam construidos no seu governo. Embora eu considere que será dificil evita-lo.

    Responda
    1. Eduardo

      O mensalão do PT e toda corrupção é da dillma tambem, não dá pra jogar deibaixo do apete. Nada mudou. Ficou um pouco pior com Palloci, Miriam Belchior, J.Eduardo Cardoso... É o mesmo partido, continuam os esquemas na ANAC, Correios, Petrobras, ONGs, etc.

  3. Beth

    Parabéns, jornalista Eliane Para saudar a primeira presidente mulher do Brasil destacando as qualidades de pontual, correta, segura, "pé no chão" expressas no artigo Bem vindo o novo estilo, nada como colocar os "pontos nos iis" quanto à distinção entre programas sociais destinados à combater a fome - pseudos e verdadeiros - do governo anterior e do governo Lula e, certamente, desse que ora se inaugura: o governo sob a presidência de Dilma. Torçamos. Acreditemos. Atuemos.

    Responda
  4. Galo Velho

    Elogios tão rasgados podem te abrir as portas para um carguinho, quem sabe o de Tereza Cruviniel.

    Responda
  5. Bião

    O QUE ESSA COLUNISTA DEVERIA SE LEMBRAR TAMBÉM É QUE O BOLSA ESCOLA SURGIU NO DISTRITO FEDERAL, COM O ENTÃO GOVERNADOR CRISTOVAM BUARQUE, NA ÉPOCA LIGADO AOS QUADROS DO PT, E QUE O MODELO FOI INTELIGENTEMENTE COPIADO PELO GOVERNO FHC, PENA QUE O PROGRAMA NÃO ATENDIA DE MODO SUFICIENTE A POPULAÇÃO POIS O FMI IMPUNHA LIMITES PARA O BRASIL INVESTIR NA ÁREA SOCIAL.

    Responda
    1. Alys Riveri

      Faltou coragem para você dizer também como foi que o ex Ministro da Educação Cristovam Buarque "saiu" (foi expulso) do PT? Cite aí também quais são esses limites. Já que você possui tanto conhecimento, compartilhe conosco.

  6. Glauco

    Depois do baile que levaram do Lula, agora vao querer dizer que ele era o problema e que a Dilma eh cria do FHC. kkkkkkkkkk

    Responda
  7. Heron Candido

    A MUDANÇA CHEGOU . AGORA VAMOS TER 4 ANOS DE : " QUERIDAS BRASILEIRAS E QUERIDOS BRASILEIROS " , NÃO É O MÁXIMO ?

    Responda
  8. João Tavares

    Venha aqui debater Dona Castenhêde! A senhora está com medo do quê?

    Responda
    1. jose prado

      Debater ou apanhar? Cuidado, olha a Maria da Penha!

  9. Véio Otrebla

    Pela primeira vez pensei que essa mulher fosse fazer um comentário isento de preconceitos e partidarismos, mas não, no final ela deixa transparecer quem são seus patrões e seus padrões políticos. É comprensível que eleitores derrotados, que se comportam como torcedores de times de futebol tenham reações passionais, mas para uma jornalista deveria ser muito fácil de verificar as diferenças abissais entre um governo que privilegiou apenas as elites e outro que governou para a maioria.

    Responda
    1. jose prado

      E esse homem minusculo define como "isento" lamber botas?

  10. Hadriel ferreira

    Comenta de tudo mas esquece-se do hífen no Bem-vindo!!!!!!!!!!

    Responda
  11. Grego Troiano

    Essa colunista não passa de uma riquinha mimada de nariz empinado que um dia acordou e disse "mamãe, vou ser jornalista" Ora, o que esta senhora sabe de pobreza, não foi ela que um dia disse que "agora, a massa é limpinha e cheirosa"

    Responda
    1. Grego Troiano

      Nós não podemos achar ruim, pois fazemos a mesma coisa: criticamos os textos dela e depois vamos embora, sequer lembramos que ela existe depois.

    2. João Tavares

      e o pior é que ela joga os textos no ar e desaparece... nunca vi ela por aqui debatendo com os comentaristas, nem sequer pra agradecer os poucos simpatizantes dela

  12. Rato, o subversivo;)

    O nível dos comentaristas e do editorial deste diário é de baixa qualidade técnica e até sensacionalista, o pior é que ainda não acordaram, isso não funciona mais no Brasil.

    Responda
    1. Rato, o subversivo;)

      Pô Ultra Man, voce não entendeu o comentário hein (comentarista = Eliane, Josias...)

    2. Trojan

      ...se você sair vai melhorar muito...

  13. Hadriel ferreira

    Esqueceu o hífen no BEM-VINDO.

    Responda
  14. Trojan

    ...mas a colunista se "esqueceu" de comentar a maneira messiânica como a presidenta eleita se referiu ao antecessor com aquele que realizou a "travessia para uma outra margem da história"...

    Responda
    1. Rato, o subversivo;)

      Lula ao terminar sua travessia para outra margem, simplesmente mostrou que Serra não sabe nadar.

  15. Nanô

    Eliane Interessante seu comentário. Que assim seja! Bom ano para nós!

    Responda
  16. Azulado H.

    Seria a LOBA em pele de CORDEIRO??.

    Responda
  17. Paulo Bruno

    Não vai funcionar essas pequenas e tímidas inserções sobre o governo anterior ao de Lula, ninguém se lembra do Bolsa Escola, todos conhecem o Bolsa Família. Quanto ao Fome Zera, o próprio governo admitiu que não funcionou. Portanto, o mito Lula não será destruído assim tão facilmente, o mesmo ocorrerá com FHC, nunca passará de um pai adotivo do Real (palavras de Itamar). Por mais que FHC se proclame semanalmente como o homem que mudou o Brasil, o povo jamais sentiu isso na pele, ficou

    Responda
  18. Fernando

    Como a Sra. é volúvel ... foi aqui mesmo que li, que a Sra. disse que a Dilma era uma INCÓGNITA e fui procurar nos arquivos anteriores e não está lá! Vejam gente, agora a Dilma não é mais uma incógnita!

    Responda
  19. marques

    COMO LULA E DILMA MUDARAM A CARA DESTE PAÍS, NADA MELHOR QUE OS JORNALISTAS TAMBÉM MUDEM,COMO PARECE ESTOU VENDO... AFINAL NUNCA É TARDE PARA SER FELIZ...!!

    Responda
    1. Carlos

      Tb percebi! Da. Eliane mudou o tom! Q passa?

  20. Elizabete Oliveira

    Ela não perde uma oportunidade de atacar os 87% da população que aprovaram Lula. É a viúva MOR de FHC e de Serra. Lula fez mais do que o Fome Zero. Ele proporcionou condições para os pobres comer e ter acesso aos bens de consumo. Lula criou as condições para o pobre se sentir um verdadeiro cidadão brasileiro. Lula foi muito além do Fome Zero dona jornalista. Deixe de se comportar como uma das viúvas do PSDB, pois esse partido já mor-reu.

    Responda
    1. jose prado

      Toda unanimidade é burra!!!

  21. Davitask

    Programas de Transferência Condicionada de Renda existemdesde o final do Século XIX, quando políticas compensatórias começaram a surgir em estados europeus. O relevante nesse tipo de programa é a escala, a gestão e acobertura. Nos três quesitos, o Bolsa Família é bem-sucedido. Esses programas têm que ser universais. Aplicá-los a 5% dos aptos a receber é - isso sim - demagogia emarketing, pois retrata o benefício como prebenda, não como um direito.

    Responda
  22. Luiz Henrique

    quem nao ganha um otimo salario para detur.par a verdade e des.denhar o melhor presidente q o br ja teve precisa de bolsa familia sim! A antiga e reaci.onaria elite esta inco.modada com o fato dos ex-po.bres estarem frequentando os points ante so dos bacanas, altos funcionarios dos meios de comuni.cacao! Mas pode ficar tranquila eliane, em breve nao havera mais po.bres e o bolsa familia vai acabar!

    Responda
    1. jose prado

      Lambe botas, ela se refere a Dilma. Lula já esta de bermuda e provavelmente tonto uma hora dessa!

  23. SUDANES BARBOSA PEREIRA

    Excelente artigo. Claro, sereno, e imparcial, como o jornalismo deve ser.

    Responda
    1. Luiz Henrique

      claro como o breu e imparcial como a foilha sempre foi na cobertura dos 8 anos de lula!

  24. Amaury Lima

    O Dona Eliana não vai mudar o estilo nunca. Continua frustrada com a popularidade do Lula e com os bons feitos de do Governo dele para o povo em geral.

    Responda
  25. jose prado

    Amém!!

    Responda
  26. Tulio Indelicato

    Caríssima Eliane, Muito triste a sua opinião, típica de uma articulista que não consegue separar suas tendências partidárias dos propósitos mais elevados e humanitários. Rotula se impiedosamente, que qualquer programa social,tal como o FOME ZERO, tem aspectos meramente assistencialistas e de marketing.Não consegue distinguir ou assimilar a boa fé das pessoas.Afinal temos que compreender que a senhora esteja totalmente contaminada e desiludida com a classe política do Brasil /p

    Responda
    1. Guila Sarmento

      O problema dela Tulio, não é de desilusão com a classe política, mas, sim, o seu apoio aos quadros políticos de um partido que não têm compromisso com os dependentes do Estado e tão pouco amam o seu país. Um partido que gostaria do fundo do coração, e realmente vivem isso, que o Brasil fosse um quintal exótico para a gringalhada da Europa e da América do Norte vir farrear no carnaval. Não é isso, senhora Eliane?

    2. jose prado

      Fome Zero existiu?

  27. Doutor Smith

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  28. Nelson Alves

    ...(Muito obrigado Presidente Dilma).Quem diria,precisamos chamar o Bispo de Guarulhos para encaminhar uma petição ao PAPA,para canonizar a STA :ELIANE CANTANHÊDE.

    Responda
  29. José Francisco Miranda

    Todos os programas de transferencia de renda tem a origem no mais respeitado e comba...tente senador EDUARDO MATARAZZO SUPLICY. Ainda está muito aquem do seu projeto mas, houve avanços e novos avanços virão.

    Responda
  30. E. Rodrigues

    Quem tem fome, a coisa mais importante é saciar essa fome. E Lula teve sensibilidade política para perceber isso. Como não perceber, logo ele que sentiu na pele, ou melhor, no estômago, esse problema. Agora é hora de pensar em políticas sociais mais consistentes. É o que se propõe a colocar em prática a presidente Dilma. Compare-se FHC com Menen (Argentina) e Lula com Kirchner e logo veremos a inutilidade dos dois primeiros. Os outros dois vão ser lembrados como grandes patriotas.

    Responda
    1. Eduardo Veríssimo

      Comparar Kirchner com Lula é dar a verdadeira dimensão de seu governo: desrespeito à ordem jurídica e menosprezo à constituição. Os frutos do governo de FHC estão aí por todos os cantos. Lula, um presidente com criatividade zero, apenas fez bem em dar continuidade às iniciativas daqueles que o antecederam.

    2. AlexandreNeto

      Lembrando muito bem que o dólar a R$3,70 àquele época foi uma manobra da equipe econômica pra tentar assustar o mercado com a "inviabilidade" da eleição do Sr. Luiz Inácio... A tal da "HERANÇA MALDITA" da qual falavam Palocci e sua turma no período de transição.

    3. jose prado

      Não senhor. Esses dados eram do Lula. Ele precisou abaixae as calças e fazer o que FHC determinou para não virar bagunça! E precisou eliminar o PT da proximidade do cofre senão ele sumia! Lembra-se do "Mensagem ao Povo Brasileiro"?

    4. Luiz Henrique

      no final da era fhc, a inflacao tava caminhando p 20%, dolar 3,70, desem.prego passando dos 20 %, risco br 2400 pontos, divi.da 60 % do pib. isso pq pegou o governo itamar com 0% de inflacao, desem.prego 12%, dolar R$ 1,00, divi.da 40% do PIB. os indices do lu.la eu nem vou colocar p nao ju.diar dos 4% de rea.cionarios!

    5. greatsphinx

      Menem foi o presidente argentino que levou a sério a derrubada da inflação galopante do governo Alfonsín. Infelizmente, a política econômica não foi tão sólida e desaguou tempos depois. FHC foi o presidente brasileiro que matou a inflação depois das tentativas frustradas dos governos Sarney e Collor, após ter sido ministro da Fazenda do governo Itamar e ter implantado o Plano Real. Triste do país que tem o povo ignorante. Sem FHC e o Real, o Brasil hoje poderia ser ainda o da hiperinflação.

  31. regis albuquerque

    Retiro o que disse anteriormente. O bolsa escola foi criado pelo prefeito de Campinas, do PSDB, em 1994, utilizado por Cristóvam em seu governo do DF, a partir de 1995, e implementado nacionalmente por FHC em 2001.

    Responda
    1. Luiz Henrique

      É verdade, foi criado por Magalhaes Teixeira!

    2. Davitask

      Bobagem. Programas de Transferência Condicionada de Renda existem desde o final do Século XIX, quando começaram a ser implementados como política compensatória em alguns estados européus. O que é relevante nesse tipo de programa é a escala, a gestão e o seu grau de cobertura. Nos três quesitos, o Bolsa Família é um tremendo sucesso. Criar um programa de transferência condicionada e aplicá-lo a 5% do total de pessoas aptas a receber, como fez FHC é - isso sim - demagogia e marke

  32. Fabinho

    So para lembrar a esta sra cantanhede, ninguem quer opinião dela ok

    Responda
    1. greatsphinx

      Eu também quero!!!!!!

    2. Victor Fajardo

      Eu quero a opinião dela, sim. Aliás, ninguém quer saber é a SUA opinião, Fábio Dias! Caso não tenha notado, a opinião da sra. Castenhede não é um pop-up que abre sem pedir permissão na sua tela e que não se fecha até que você tenha lido todo o texto.

    3. danilobc

      Bom.... você leu a opinião dela. Logo alguém quis ler.Se não leu, não tem nem porque criticar.

    4. jose prado

      Quero sim! A sua é que não interessa, Ninguem!

  33. Sr

    Que bom. Aguardo também um novo estilo da colunista. Quem sabe já começou? Mas vou aguardar.

    Responda
    1. Dinho

      Bom dia a colunista,sempre imparcial,realmente o povo precisa disto tudo que ela relatou e mais um pouco,ainda há diferenças sociais enormes no Brasil, e não falo apenas de falta de moradias,de segurança e saúde,assistencia médica. Falo das diferenças trabalhistas,pois quem trabalha como eu como prestador de serviços em uma grande empresa,tenho menos direito em tudo que os funcionários da empresa contratante.Mesmo que eu esteja exposto a áreas de produtos químicos e confinamento off-shore.

    2. Sandro Brunelescchi

      Oigres, não se deixe enganar!!!! A colunista é co.bra criada...É da escola do BATE E ACARICIA...Não engana ninguem!!!! Quem viver verá!!!! Vai perseguir a Dilma da mesma maneira que fez com o Lula. É pre.conceituosa, elitis.ta, ARENIS.TA da gema!!!

    3. José Lopes

      Também aguardo um estilo menos biliar e mais cordial da colunista. Afinal, bílis de mais, faz mal à saúde.

  34. regis albuquerque

    Só para completar, Dona Eliana: o bolsa escola foi criado por Cristóvam Buarque.

    Responda
    1. Carlos Moreira

      Não, ele foi aproveitado e melhorado pelo Cristovam... Mas, não foi criado por ele...

    2. julio

      errado!José Roberto Magalhães Teixeira instituiu o boslsa escola em Campinas em 1994.

    3. Roberto

      Prezado Regis Ela está certa. O programa nasceu no interior de SP em uma administração tucana e foi aplicado em Brasília por Cristovão Buarque. Tão bem aplicado e divulgado que para muitos parece que foi criação dele, não desmercendo seus méritos por ter aproveitado excelente ideia e ter sido o responsável pela sua propagação. Posteriormente, foi adotado por FHC e finalmente ganhou a roupagem atual de "bolsa família" adotada pelo Presidente Lula. Parabens a todos eles.

    4. Luiz Henrique

      Magalhaes Teixeira!