Ciência > Ciência no Brasil vai bem, mas português é entrave, diz "The economist" Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Davide

    Parece piada! Pra qualquer coisa temos de saber inglês. Agora querem vir estudar, fazer pesquisas, conseguir trabalho aqui sem precisar aprender a nossa língua? Esse povo tem problema...

    Responda
  2. Sou Religioso

    Isso me parece discurso de preguiçoso, sabem porquê?Quando vamos morar em qualquer pais estrangeiro e não dorminarmos a lingua daquele país ficamos a ver navios e muitas vezes fica até insustentável.Os estrangeiros quando vem morar aqui, pelo que eu costumo ver tem muita resistência em querer aprender a lingua de Camões.Nem todo mundo é como o embaixador dos EUA no Brasil que faz das tripas coração p/ aperfeiçoar a fluência no Português.Afinal, tudo é uma questão de interesse e boa vontade.

    Responda
  3. Heitor Toshiaki Ribeiro Oiko

    Muito pretencioso o jornal "The economist", o entrave é o tempo e a propaganda. Esta na hora de defendermos o Tupi, o Ticuna e etc.

    Responda
    1. Heitor Toshiaki Ribeiro Oiko

      * Esta na hora de propagarmos o Tupi, Ticuna e etc.

  4. Fabio Azevedo

    Só falta agora mudarmos o nosso idioma para estarmos de acordo com a configuração estrangeira .... Deus meu , quanta bobagem esses gringos escrevem !!!!! Santa arrogância !!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  5. workdep

    A minha opinião é a seguinte, o português é uma lingua enrolada e dificil até para os que nascem aqui, tem gente saindo do ensino médio sem saber escrever e falar como deveria. na minha empresa eu pego gente de faculdade que não sabe escrever, mas eu acho que não é burrice dos caras, é o idioma mesmo que é muito ruim, levamos azar por ser colonizados por portugueses,se o brasil fosse colonizado pelos ingleses esse pais seria muito melhor que qualquer outro no mundo.

    Responda
    1. João Marques

      "LÃNGUA PORTUGUESA" Última flor do Lácio, inculta e bela,És, a um tempo, esplendor e sepultura:Ouro nativo, que na ganga impuraA bruta mina entre os cascalhos vela... .. .. Amo o teu viço agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te ó rude e doloroso idioma, .... Ola vo Bilac (1865-1918)

    2. João Marques

      "LÃNGUA PORTUGUESA" Última flor do Lácio, inculta e bela,És, a um tempo, esplendor e sepultura:Ouro nativo, que na ganga impuraA bruta mina entre os cascalhos vela...

  6. pocotó

    Uma vez na empresa onde trabalhava, atendí um telefonema dos EUA e por não entender bem, o cara disse pra mim: Por que você não aprende inglês para atender telefone?. Eu respondí: Por que você não aprende português antes de ligar para o Brasil?

    Responda
  7. Valdir wassmuth

    Brasil é Brasil e desejo que nosso idioma seja mais respeitado. Sinto-me mal quando vejo notícias em meios de comunicação os quais acredito esteja sediado no Brasil informando que a matéria está em inglês, absurdo. Acho que o Brasil é muito democrático.

    Responda
  8. Sem fe na humanidade

    Que estudem o portugues e geografia, pois já estou cansada de ver nos filmes que a capital do Brasil é Buenos Aires. Querem estudar e trabalhar no Brasil sem saber a nossa lingua? Conhecimento não ocupa espaço e o mundo não gira mais em torno dos EUA.

    Responda
  9. vehio

    Pergunto, e os brasileiros guando estudam em outros países, em que idioma terão que prestar os exames?. Tem de haver esforços daqueles que veem ou virão estudar no Brasil, no mínimo terão conhecimento de mais um idioma, agregando valor à suas especialidades.

    Responda
  10. Henrique Serra

    A diversidade é fundamental. Inclusive da língua, da cultura. Tornemo-nos interessantes e outros aprenderão português. Neste momento, tenho muitos amigos aprendendo mandarim. Se precisarem, estou certo que aprenderão português. Mit sprog er mit hjemland (Minha língua é minha pátria - em dinamarquês pelo Google).

    Responda
  11. Eduardo Veríssimo

    A questão é a concorrência com outros lugares do mundo que oferecem boas condições para pesquisadores e os conseguem atrair. Nesse caso, como concorrer com universidades indianas, onde as aulas são dadas em inglês? É esse o ponto principal da matéria, e não uma suposta preguiça nos pesquisadores estrangeiros de aprender português.

    Responda
  12. Ronaldo Luis Gonçalves

    Desculpa esfarrapada de gringo folgado, vá aprender português ora bolas...

    Responda
  13. Marcelo Alves

    Pelo que eu saiba no Brasil nao existe legislaçao alguma que impessa de extrangeiro estudar, aprender a falar nosso idioma... entao basta que eles façam com nos pois ate para um simples lazer no exterior temos que apreder a falar no minimo ingles. He he he he lembrando de outros fatos da politica internacional trata-se de reciprocidade natural dos fatos rs r sr sr sr sr s rs.

    Responda
    1. Silvio Coelho

      Não é "impessa de extrangeiro estudar" e sim "impeça estrangeiro estudar". Claramente, além de estrangeiros, estudar português é o que muito brasileiro também precisa fazer...

  14. Gaspar

    A lingua jamais será entrave para qualquer cientista, no máximo mais uma etapa da pesquisa. Idioma só é entrave para as pessoas que não tem condições financeiras para estudar e para preguiçosos.

    Responda
  15. Eduardo Aguiar

    Desculpe-me , mas essa matéria da FLSP que traduz e comenta essa matéria da Economist é muito ruim pois não comenta devidamente a questão que é muito mais ampla do que simplesmente de que as universidades no brasil não conseguem atrair bons pesquisadores apenas porque não sabem e se recusam a falar português. Saibam que o inglês é a lingua que é aceita em várias universidades de excelência pelo mundo onde a língua nativa do país não é o inglês.

    Responda
  16. Carlos

    Se não houvesse a proteção do concurso é bem capaz que eles já teriam conseguido tomar todas nossas universidades.

    Responda
    1. Alex M

      O que, aliás, seria excelente.

  17. jose prado

    è só estudar, ora bolas! A gente estuda inglês , espanhol, russo, até chinês porque eles não estudam português? Põe grana no bolsinho deles que eles estudam sim!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.