Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo

    A medicina não sabe se cura mas vende remédios. Por outro lado as técnicas alternativas de combate a dor e a depressão, muitas com resultados excelentes, são ignoradas ou bombardeadas pela mídia. Jamais sofri com dores e depressão. Há décadas faço exercícios diariamente e práticas de meditação e respiração e, quando o trabalho não me agrada mudo de lugar. O importante para a medicina alopática não é a cura das pessoas. O importante é venda de remédios. Doeu ???

    Responda
  2. ilma alves

    Dor nas costas e depressão são males relacionados. Eu acho que tem tudo haver, conheço pessoas acometidas por essa doença; quem passa por um episódio grave de depressão perde tantos referenciais íntimos, pessoais, de sua vida afetiva, conjugal, sexual, amor próprio, auto-estima etc. É preciso dar condições para que as pessoas que tenham esses sintomas possam fazer um tratamento digno e melhorar sua vida.

    Responda
  3. vinicius

    O trabalho também gera sofrimento psiquico. Se o trabalho for potencializador/desencadeador da depressão ele deve ser considerado sim o responsável pelo adoecimento e o empregador deve pagar indenização. Para isso basta uma anamnese ocupacional detalhada. Procurar respostas somente nos neurotransmissores é regressar 20 anos na medicina ocupacional, quando a culpada por todas as doenças psíquicas dos trabalhadores era a relação com a mãe.

    Responda
  4. magnum

    Dor nas costas não tem nada a ver com dor ciática , que ´doi nos altos da nádega (esquerda ou direita) às vezes descendo por uma das pernas (a que corresponde ao lado que dói) Tenho experiência pois estou passando pela segunda crise em 7 anos !!!!

    Responda
  5. elisa cristina

    Concordo:dor nas costas e depressão tem relação entre si.A partir do último ano, passei a sentir muita dor na nuca, ombros e costas.Consultei neurologista e ortopedista que chegaram à mesma conclusão:sAs dores são de origem postural e tensional (do último ano para cá enfrento problemas familiares e pessoais) Tomo um antidepressivo, faço RPG e fisioterapia. As dores praticamente desapareceram.A solução dos problemas familiares não depende de mim mas me sinto em condições físicas para enfrentá

    Responda
    1. Dennis Marcos

      Elisa, o que você escreveu é o replay do meu último ano. A única diferença é que no meu caso não senti dores diretamente na nuca, ombros ou costas, e, sim, nas mãos como uma tendinite, mas, através de ressonância, descobri compresão dos discos crevicais. Logo, demorei para identificar o que seria a mais do que uma simples tendinite ou tenossinovite. E, igual à você, a fisioterapia, o RPG e o anti-depressivo me restabeleceram minhas condições fisicas. Um conselho: não despreze atividad

  6. marcélia Reis

    Estamos sempre perguntando:- O que surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? Quem já passou pelo problema depressivo, não desejará isso nem para o seu pior inimigo, se o tiver. Há muitas dificuldades há serem estudadas sobre o ser humano. Os doutores, devem estar abertos a informações de todos os setores da vida do mesmo. Ver apenas o órgão que se apresenta doente e tratá-lo, pode não levar a cural real. A dor é aviso, que algo ou alguma coisa não está bem. Pare para se olhar!!!!!!

    Responda
  7. Meunome (não trenho)

    Mesmo não sendo médico seria capaz de apoiar a brilhante iniciativa do articulista. Transmitir maior segurança a quantos se indagam sobre os males de que padecem. Já não sou tão novo e conto uma dúvida de quase meio século, minha mãe falava de uma dor de cabeça. Certo dia caiu no banheiro, levada o hopital de lá não voltou. Década de sessenta meu sogro teve o primeiro AVC e outros se sucederam até que o levaram. Sempre ficará a dúvida! sobre minha mãe sobre meu sogro. Qual foi a verdadeira c

    Responda