Comentários para:

Os verdadeiros escravos

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. kaffa

    politicamente correto, já tá virando uma babaquice sem tamanho. daqui a pouco vão mudar até a história de cristo.

    Responda
  2. ivanjotta

    "Ofender algumas Minorias", vc acha q está falando de qual país? Da noruega? Suiça? No Brasil afro-descendentes não são "algumas minorias" Português

    Responda
    1. ivanjotta

      Esse portuguÊs deveria dar uma volta em Salvador ou no Rio, mas não nas áreas elitistas onde ele fica tomando vinho com seus colegas esnobes, mas no meio do povão pra ele ver a minoria! Talvez se ele prestasse atenção em quem costuma servir a taça dele aqui no Brasil, se é q ele pisa em solo latino americano, poderia ver o tamanho da "minoria"! Go HOME COUTINHO!!!

  3. Muaci Oliveira

    Daqui a pouco vão querer reescrever a república de platão pra mudar as passagens onde ele diz que a escravidão é natural! Vamos respeitar a história para não cometermos os mesmos erros!

    Responda
  4. Roberto Lanari

    Ler João Pereira Coutinho é sempre um prazer, e nisso contam as diferenças entre os nossos respectivos patoás, que trazem sabor e surpresas à leitura. Suponho, no entanto, que na transcrição desta coluna foram cometidos dois deslizes. Na primeira sentença do terceiro parágrafo: deixei de ficar de fora. Será isso mesmo? Depois, o nome do grande pintor de L'Origine du Monde é Courbet, não Courbert. Saudações, João, e obrigado por sua presença, que bem poderia ser mais frequente.

    Responda
  5. nickname

    O ponto é justamente este: como se conhecer a fundo uma sociedade que não existe mais senão através da sua arte e história. Se impormos os nossos preconceitos, então é melhor abolir os cursos de história nada mais fazer do que julgar tudo baseado em opinião - aliás é o que acontece nas escolas do Brasil mesmo. Cada obra é uma fatia daquela época, um registro para se reconstruir o passado de maneira mais acurada possível. Me custa a crer que há quem defenda esse tipo de coisa.

    Responda
  6. paulo rocha

    ignorância e selvageria, os colonizadores portugueses sabiam muito bem disso,  Sr. Pereira Coutinho, bando de ladrões e estupradores.

    Responda
    1. JB

      Acho que só estou vendo um ignorante e selvagem aqui.

    2. ivanjotta

      De estupro das "minorias" eles entendem.

    3. Eduardo Veríssimo

      Mais outro que não conhece história...

  7. Marcelo Sampaio

    E porque o colunista não citou as castrações que ocorreram com as estátuas do vaticano só para não ofender a moral cristã? Será que o cristianismo não está em pauta?

    Responda
    1. nickname

      Interessante o seu comentário. Nada pode ser criticado sem mencionar tudo o que aconteceu nos séculos anteriores - só porque vc é anti-religião ou sei lá, a favor de mudarem os livros, então só são válidos os argumentos de quem também o é. O autor nem mencionou tal coisa porque, imagino, simplesmente não é o que está em pauta. Em todo case não deixa de ser irônico, que muita gente justifique tais coisas hoje usando como pretexto o que a igreja fez ou deixou de fazer há 400 anos atrás.

    2. norsonbotrel

      Marcelo, até está em pauta sim. Sua lembrança foi importante, mas não acho justo acusar o Coutinho de omissão.

    3. caio1945

      Fechem a igreja católica e as evangélicas, e o país progredirá 200 anos em 2. Igreja (não me refiro nem a fé nem à religião em si, mas IGREJA, entendido?), pois é: igreja é business do ramo entretenimento. Tal como são conduzidas hoje, é crime lesa pátria porque estupidifica os pobres autóctones. O problema mencionado pelo colunista é real mas não passa de conseqüência - efeito - do mal maior que são as igrejas.

  8. Krüger

    Lembra o processo contra Galileu Galilei, que quase foi à fogueira por afirmar que a Terra se movia em torno do Sol. Hoje as heresias são outras, mas a forma é a mesma e livros são listados em indexes. A coisa tem evoluido a passos largos: Uma cantiga de roda, Atirei o pau no gato, já teve sua versão censurada e alterada em nome da ecologia e dos bons costumes. Infelizmente, vamos demorar até que alguem reaja a esta tendência. Até lá, resta-nos escutar a cançã

    Responda
    1. sml

      Mas a terra gira em torno do sol. Vc não se enganou amigo?

  9. Luiz Carlos Souza Santos

    Nem mesmo a cultura de massa para crianças escapa do crivo dos esquerditas politicamente corretos. Não faz muito tempo, nos EUA, editaram um episódio do desenho animado Tom & Jerry onde o gato Tom fumava um charuto com a justificativa de que incentivava crianças ao fumo. E olha que na maioria das vezes esse pessoal não consegue o que quer, se conseguissem sempre fazer valer suas proposições a criação de um orwelliano Ministério do Amor (Miniamo) seria mera formalidade.

    Responda