Ciência > Governo brasileiro quer repatriar cientistas que atuam no exterior Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Demagogia! a realidade é a seguinte: "quanto menor o nÃvel econômico do entrevistado, mais ele declara achar que a ciência nacional é bastante avançada."
...e num paÃs com esse nÃvel de consciência os governantes podem promoter o céu e o inferno...e frequentemente o fazem!!
refiro-me à pesquisa da Folha "Brasileiro se interessa mais por ciência, mas desconhece instituições de pesquisa" que na verdade não reflete os dados principais encontrados na pesquisa. E embora os resultados me parecem já esperados, eles apontam um horizonte no mÃnimo duvidoso...Â
Se fosse colocado em prática, poderia ser um bom começo. Mas também seria necessário ouvir as principais queixas da classe. Neste ponto, vou tentar começar com algumas sugestões: - Que tal equiparar o salários dos cientistas doutores ao dos ministros do supremo, assim como são feitos para os cargos do legislativo e judiciário?
Confio na capacidade do nobre ministro e tenho certeza que fará um belo trabalho, pois percebo que sua visão sobre o tema está aberta e nem parte de um ponto de vista único. Aprendi que tudo na vida parte de um sonho e o que nos diferencia é que alguns conseguem realizá-los através do trabalho, outros por sua vez criticam e sabotam por serem pobres de princÃpios. "Pense no que pode fazer pelo paÃs e não o que o paÃs pode fazer por você" JFK. Essa é a hora de construirmos uma grande nação. /
hahaha....esse bom comediante!!! boa José...no PaÃs do ..."você tem que me ajudar a te ajudar!"
Pela análise dos comentários você já pode perceber o quão hercúleo será o trabalho do ministro, o nÃvel de alguns interessados e o quanto será importante o repatriamento desses cientistas para que nossa cultura possa evoluir. Valorizar nosso pais não é capacidade de todos os brasileiros e nem sempre a motivação de uma pessoa é dinheiro, ou o dificultador é segurança ou falta de infraestrutura. Quando se quer fazer as coisas os problemas são superados. Será que os EUA também não tem problemas
Caro, Você tem PhD em que área? Trabalha como cientista contratado? Porque eu trabalho e nossa realidade é péssima, os paÃses estrangeiros atraem pelos excelentes salários sim, além de possibilidade de crescimento profissional, Aqui a pessoas é pos-doutorado e passa como professor em uma Universidade federal para ganhar lÃquido R$5000,00 por mês e tem que dar aulas, conduzir pesquisas e publicar em revista internacional, sem maiores chances de crescimento. Muito ruim.
Sem plano de governo e sem propostas para ocupar cargo, cada um que assume uma pasta, fala tudo que sonha.
Mande passaporte diplomatico a estes cientistas
Em um paÃs onde o bolsa familia leva bilhões e o programa aeroespacial brasileiro sofre a anos com uma verba medÃocre não é supresa que cientistas locais tenham que ir buscar lá fora o que não existe aqui dentro: verba e reconhecimento!
Por fim, eu aqui como cientista que abandonou o Brasil, quero registrar o meu repúdio ao Estado Brasileiro, que nos faz de verdadeiros escravos... Mérito é crime, talento é motivo de ódio neste paÃs subdesenvolvido, com mentalidade tacanha e servil.. aos que não gostarem, saibam que tenho muitos motivos para tal... durante meu trabalho no Brasil tive que acionar o Estado, que foi condenado por crime de responsabilidade contra mim enquanto era cientista. Não posso fazer outra coisa que repudiar.
Mercadante, pra inÃcio de conversa, porque o Brasil até hoje, nunca ganhou um prêmio Nobel sequer?Não é só pelo europeucentrismo, asiocentrismo ou norteamericano centrismo, mas sim pela forma que os cientistas são tratados na sua formação profissionais.Vamos lá, são laboratórios sucateados, cortes de verba para investimento em pesquisa, salários pÃfios, falta de perspectiva profissional, dentre outras coisitas a mais.Isso tudo tem como raiz a educação deficitária no Brasil.Melhorando, melhor
Ministro, para ter de volta nossos "cérebros" o Sr. vai levar seu "mandato", só para consertar as porcarias feitas no passado e tentar criar condições para a "repatriação" real. Lá fora, as empresas financiam pesquisa de ponta e lucram com os resultados. E aqui, como será? O governo será o dono de tudo? Vocês podem pagar o custo da implantação de condições favoráveis e da repatriação?! Talvez com uma CPMF-especial, heim?!! Boa sorte para... bá, deixa para lá!
No Brasil, se você não é DOUTOR, não tem capacidade de pensar, e jamais pode contestar um sacrossanto doutor. Nos laboratórios do Brasil, você tem que ser muitas vezes escravo do orientador, em vez da sua pesquisa, para que ele use os seus resultados para publicar mais e mais... mas e os problemas reais do paÃs? Aqui nos EUA pesquisa é para resolver problemas.. ganhar dinheiro... Nesse paÃs subdesenvolvido, cientista ganhar dinheiro é pecado.. tem que ser pobre e coitado. Repúdio ao BRASIL!
No Brasil tÃtulo de Doutor significa um meio de distinção social. Visitem um evento, por exemplo da USP, e vejam que meia hora é só para ficar falando os tÃtulos: Professor Doutor tal, Chefe do laboratório tal, Professora Doutora tal, chefe do departamento tal... estilo tempo de D. Pedro II. Mas onde está a pesquisa? Onde está a solução dos problemas do paÃs? Onde está a geração de riqueza? Por isso, quem está fora, como eu, não quer voltar nunca para esse simulacro que é a ciência brasileir
Que tal iniciar o plano colocando um CIENTISTA no cargo de ministro da ciência? O demais é pura burocracia.
e de preferência um que esteja lá fora!!
James, parabéns, este foi o melhor comentário de todos!
o pt acabou com a embrapa quem lembra disso? a chefia lá ta na mao dos sindicalistas.agora imagina os phd na mao desses c.rapulas.
Hey ministro! Antes de repatriar, dê emprego para os cientistas que estão aqui no Brasil e que por muitas vezes não exercem a profissão por falta de incentivo!
E aos que voltaram acreditando em promessas falsas também!
Se o Ministro Mercadante pretende atrair cientistas é obvio que vai dar-lhes bons salários e investimento em infraestrutura,não se esquecendo de investir nas universidades brasileiras. Parabens Mercadante, pois a proposta é pioneira e tem tudo para dar certo, aproveitando a crise mundial.
vamos esperar ações concretas, porque as dificuldades são muitas.
No Brasil a pesquisa e desenvolvimento nunca tiveram prioridade. Sempre forma tratados como despesas. O proprio ministério nunca teve um plano definido e implantado para estruturar a tarefa no Brasil. Alias, o Mercadante esta ai por acaso, pois na proxima eleição para a prefeitura de SP ele cai fora e parte para a sua candidatura. Ciencia e Tecnologia precisa de ministro tecnico e não de aventureiro que recebeu o ministerio como premio de consolação por não ter sido elei
Os cientistas foram para o exterior por não terem apoio e financiamento aqui no Brasil.
Muito simples Mercadante, comece dando a esses cientistas a mesma atencao que seu governo da aos sindicalistas e membros do seu partido.
Esse Mercadante não sabe nada mesmo. O Brasil nunca valorizou seus cientistas e, além disso, praticamente não há pesquisas no paÃs, toda tecnologia vem de fora. Há muito pouco investimento e zero incentivo do governo. Por pior que esteja lá fora, os cientistas brasileiros não voltarão pois, mesmo em crise, o mundo desenvolvido é muito melhor, tem investimento maciço e Know-How.
Repatriar? Com quais condições, pesquisa cientifica, necessita de uma boa politica governamental, e um bom ministro da area, não um fanoche qq. se liga.
Tirei o Chapéu. Parece que o Governo Federal esta despentando para o que realmente interessa, que a produção de tecnologia. Mas as bolsas do CNPQ são uma vergo. nha. É preciso que seja criado centro estratégico de coordenação cientÃtica, para começar a se organizar a coisa. Parabéns Mercadante, está començando com o pé direito.
Esse aà tem agua de coco na cabeça.
Prezado Sr. Mercadante O Brasil possui ótimos pesquisadores. O Sr. não precisa buscar brasileiros lá fora. Basta nos dar condições que nós faremos nossa parte. Pare de demagogia barata, Pesquisador precisa ser bem remunerado em todos os campos da ciência.
A universidade brasileira é repudiante, um estrutura lenta, burocrática e burra, onde você é castigado por fazer pesquisa de verdade. Experimente inovar, e o o chefe de departamento te esmaga pelo risco de tomar o cargo dele... é um belo cabide de empregos, de polÃticos de voo curto apenas... a mediocridade é a marca da ciência brasileira, infelizmente. Todos os que estão no exterior, como eu, devem esquecer este paÃs e nunca mais voltar. O Brasil não nos merece!
Giovanni, faço minhas suas palavras. Mas nem acho que seja uma questão de nacionalismo, se o Brasil nos merece ou nâo; é apenas uma questão lógica, de bom senso. As Universidades brasileiras deveriam estar "correndo atrás" dos cientistas brasileiros no exterior que queiram voltar. E obviamente com uma proposta decente. Mas a realidade como vc descreveu é bem outra. Eu cometi o erro de retornar, pior! O fiz por duas vezes. E nas duas me arrependi amargamente! http://had riano66.blogspo
É interessante como tem gente que foi contaminado pela propaganda anti-americana patrocinada pelo ex-Pres.LULA. Eu não entendo como os Estados Unidos não presta ,mas existem milhares de Brasileiros ,Mexicanos ,Cubanos que largam a boa vida ,que levam em seus paÃses e tentar ingressar naquele paÃs horroroso, à s vezes com o sacrifÃcio da própria vida.
Concordo com Mercadante, temos que fazer algo para atrair mais 'cérebros" que produzem o saber cientÃfico para o Brasil (e se eles já sao brasileiros, melhor ainda). Pessoal qual é o problema? A China, os USA fazem isto e por que nao o faremos? Tá certo que tem a questao salarial (e tal fato tb precisa ser pensado); entretanto, ficamos tanto tempo desvalorizando o talento no Brasil que, hj, qq tentativa por aà já merece nosso crédito. Parabéns!
O hesitante mercenário mercadante volta a se manifestar de forma claudicante e irrevogável. Se manca mensaleiro mercadante, fia inerte e não se deixe percebe. Acomoda-te no lugar que te deram. Inerte mesmo. Vai que alguem pise em você e ai a sola ficará suja de .e.c.c... Que cheiro!!!fUI EU QUE PISEI..
Nunca fui fã do Mercadante. Mas aqui bato palmas para ele. É isso aÃ. Traga de volta nossos cérebros e que eles desenvolvam aqui a tão esperada tecnologia breasileira. É uma vergonha que tudo ou é importado ou se paga direitos de propriedade lá fora. Ao fim da guerra da Coréia ficou uma m. Hoje é uma das maiores potências tecnológicas do planeta. Não é preciso dizer pq. Investiram no saber. Valorizaram a inteligência. Parabéns Mercadante. 280 bi de dólares devem servir p alguma
Dá-lhe Mercadante. Traz de volta nossos gênios que se mandaram daqui no governo FHC por falta de emprego e oportunidade. Valeu!!! Viva o Brasil de Lula/Dilma !!!!!!!!!!!!
Acho pouco provavel isso acontecer, afinal são varios os fatores que levaram esses cientistas a deixarem o Brasil, condições de trabalho, salario, etc... Voltando eles teriam tudo isso aqui???
Mercadante devia contratar um professor de português, antes de qualquer coisa. É impressionante um professor de universidade pública pecar tanto na lingua do seu paÃs, isso é que é um desserviço!!!
Vejo muita gente com má vontade, mas é como o Mercadante disse: "abrir uma porta para aqueles que quiserem voltar" A idéia é facilitar para que volte quem quer. Não obrigar ninguém a voltar. A idéia é válida. A questão é como ele fará para que seja atrativo para tais cientistas.
O Canadá faz isso, além de buscar os Canadenses nativos, eles também incentivam a imigração de estrangeiros com alta escoladridade, com incentivos e tudo mais, com direito a cidadania inclusive. O imigrante já chega lá empregado e com diversas outras facilidades proporcionadas pelo governo. O governo daqui inclusive já está fazendo "o mesmo" (estou sendo irônico, é claro!), incentivando e "importando" pensadores como o Battisti, entre outros.
Repatriar? A idéia é ótima. No entanto, quer over é aqui oferecerem aos cientistas as mesmas condições de trabalho e remuneração equivalente. Se saÃram daqui, foi por não terem isso. Se o Brasil ofertasse aos cientistas as mesmas condições de trabalho e pesquisa que eles tem no exterior, por quê sairÃam daqui?
DETERMINADA OCASIÃO LI NUM ARTIGO SOBRE CIENCIA, OS VALORES QUE ERAM DESTINADOS SOMENTE À PESQUISA EM DIVERSAS UNIVERSIDADES AMERICANAS. ESSES VALORES SUPERAVAM EM MUITO A VERBA QUE O GOVERNO DE SÃO PAULO DESTINA À USP, CONSIDERADA A MELHOR UNIVERSIDADE DO PAÃS. NÃO VAI SER COM ESSE BLà BLà BLà QUE O PROBLEMA VAI SER RESOLVIDO.
As Comadres não se conformam e querem 3 turno. Não adianta o Lula e a Dilma é que nem massa de bolo, quanto mais voces batem , mais eles crescem. Se o Brasil é tão ruim assim vão pros Estados Unidos e Europa e deixem o Brasilo para os verdadeiros brasileiros que trabalham e não são vira latas como voces.
Comentário tÃpicamente vazio do patriotismo obtuso! Não tem nada haver com daonde vem ou pra onde vai o sujeito, é uma questão lógica; é capital humano valioso que se perde, perde é a sociedade deste lugar chamado Brasil. Mas lógica e ciência não parecem ser o forto do Sr., visto que vira-latas são de fato geneticamente enriquecidos pela mistura e melhor equipados do que cães de raça, da mesma forma são os cientistas vira-latas que se expuseram a experiências que não podes imaginar.
Calma Roberto, a gente entende que pessoas intelectualizadas incomodam vocês mas não precisa baixar o nÃvel. Aproveita o crédito e compra uma passagem para os Estados Unidos e depois vem falar do que conhece.
ENQUANTO UM PESQUISADOR OU UM PROFESSOR UNIVERSITÃRIO, AMBOS COM MESTRADO E DOUTORADO (CONDIÇÃO BÃSICA PARA PRESTAR O CONCURSO DE INGRESSO AO CARGO), GANHAM EM MÉDIA DE R$ 4.000,00 A 8.000,00/MES, TEM SINDICALISTA DE MONTE ENFIADO EM CARGOS, PRINCIPALMENTE NO SISTEMA "S", GANHANDO MAIS DE R$ 20.000,00/MES. SE PRETENDER ACABAR COM A EVASÃO DE CIENTISTAS DÊ CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO E SALÃRIOS CONDIZENTES, QUE NINGUEM VAI EMBORA DAQUI.
Jose Tarcisio, o desinformado é vc, li várias vezes sobre isso, se não é o seu caso ...mas é o de muitos!
Então você leu várias vezes os termos de bolsa de instituições como Fapesp e Cnpq? Existe uma cláusulq aue te obriga a voltar ao Brasil por no mÃnimo o mesmo tempo que passou fora do paÃs com financiamento deles. E outra, a Capes acabou com as bolsas de doutorado integral no exterior justamente pra evitar que os estudantes não voltassem mais. Agora só a opção sandwich pra quem estiver interessado. Há processos correndo contra pesquisadores que desrespeitaram o cláusula e não vo
Depende de como o pesquisador financiou os seus estudos. Se foi por conta própria, não tem por que repatriar. Agora, se fez pós-graduação com bolsa do governo brasileiro, tem que trabalhar aqui na marra...
Doutor Smith, Eu sou exatamente o caso que o Sr. descreveu, totalmente pago pelo governo brasileiro. Voltei! Voltei sim, duas vezes. Meu conselho pra quem está lá fora? Não voltem...a menos que mudanças excepcionais ocorram! http://hadrian o66.blogspot.com/2011/03/ue-ca de-universidade-federal-do-par ana.html Alguns números, histórias e opiniões a respeito. Att. H adriano
Isso se chama: "Tapar o sol com peneira". O Brasil tem ótimos cientistas aqui mesmo, mas produzem pouco devido às péssimas condições de infra estrutura e ganhando salários de R$ 1.500,00 por mês. Não precisa trazer de fora, basta melhorar o que tem "dentro de casa".
Esta é a razão pela qual os brasileiros ainda se preparam no exterior; ou seja "melhorar o que tem dentro de casa". Se realmente há cientistas bons no Brasil, e eu entendo que estejamos supondo uma percentagem significativa destes; porque as nossas Universidades ocupam uma péssima posição no ranking mundial das mesmas? É uma questão de escola, que ainda não aprendemos. http://hadr iano66.blogspot.com/2011/03/ue -cade-universidade-federal-do- parana.html
Excellente idei a do ministro, ao contrario dos 3% de pessimos brasileiros como os que escreveram abaixo, acredito que muitos desses cérebros gostariam de trabalhar pelo seu pais. Acho que devemos prover berbas e recurso que ao menos igualem os beneficios que eles tem por lá que eles voltam.Precisamos de universidades de primeiro mundo, só a quantidade de brasileiros que estudam e Havard já daria para fechar a cota de alunos.
as coisas nao funcionam assim. as pessoas saem do pais porque aqui nao existem condicoes, e esta gente NAO criara estas condicoes.
A idéia é boa..., o problema é o autor! Como levar a sério o "irrevogável"? Confiar nesse "pelego"? Muito difÃcil!
Prezado Douglas, em nenhum momento eu me referi ao Serra, ou a qualquer outra pessoa..., ou Economista. Foco apenas na nota, cujo sujeito é o (sic) ministro. Um cara pelego, sim. Ficou 8 anos pelegando. O irrevogável. O bebe chorão (chorou no plenário do Senado, quando o publicitário Duda Mendonça - aquele "galista célebre" - confessou ter recebido $$ no exterior, referente às campanhas do antigo presidente e do próprio para o Senado). Ficou lá soluçando, g
Resumindo, ele pode ter qualquer idéia, por mais brilhante que seja, ele não poderá ser elogiado pois sempre será chamado de "pelego"? A sei, bom mesmo seria se ele fosse "economista" igual o Serra.
Mercadante esta corretissimo. O Brasil ate 2050 será a quarta economia mundial,ate 2018 teremos ultrapassado a Itália e a França,temos um vasto campo tecnológico a desenvolver,portanto a lógica é priorizar cientistas Brasileiros que estão no exterior. Mas se eles preferirem não vir,não teremos problema existem milhares de cientistas de outros paÃses que adorariam vir pro Brasil,tudo vai depender das condições que lhes forem oferecidas.
Sr. Mercadante, ofereçam a êles salarios e privilégios como os dos congressitas brasileiros e um pouco de segurança que êles voltam, temos certeza. Outra coisa, equipamentos e ambiente adequado de trabalho tambem são importantes.
Torço, e muito, para que esta idéia se torne realidade. Concordo que há muitos Ãtens, como segurança, que vão pesar na balança, mas creio firmemente, que muitos deles vão pensar seriamente em viver na pátria amada se forem valorizados à altura de seus conhecimentos. Quem vai ganhar com isso é o Brasil, porque tem muita gente séria, lúcida e competente vivendo em outros paÃses por pura falta de oportunidade aqui.
Mercadante vc e seu vice presidente nascidos em santos e não fizeram nada pelo porto e uma vergonha que ja viajou de cruzeiro espero que tenha notado a estrutura do porto um fiasco navios da MSC ja mudaram seus roteiros pra outro paises e os aeroportos melhor nem falar...... nunca fizeram nada pela baixada ao qual o P...t..... foi banido....
Logo se nota que esse tal de Mercadante não tem competência mesmo. Muito amadorismo. Para repatriar não só cientistas, mas qualquer brasileiro, é preciso muita coisa, e para essas muitas coisas, é preciso começar investindo tudo e mais um pouco em EDUCAÇÃO, e através disso, construir um povo educacional, cultural e moralmente forte, para então construir uma nação em condições de reter os melhores cérebros.
Pois é, foram lá fora estudar às custas do governo e depois esquecem, como acontece com os emprestimos p/ estudar e pagar depoi de formados, e necas; aqui deve ter um montão deles, principalmente aqueles que gostam de julgar o governo, p/ aliviar a própria conciência. Que tal , gostaram de serem julgados?
Julgar é uma coisa. Dizer bobagens é bem outra.
Antes de sair falando sem saber, é melhor você se informar! quando você sai pra estudar à s custas do governo você é obrigado a voltar! Eu estou fazendo meu doutorado na França com blsa da União Europeia, não recebo nada do Brasil e, na situação atual, não tenho a menor intenção de voltar! Mas acho digno o Mercadante pelo menos pensar nisso! Quem sabe esse paÃs de mentalidade tacanha comece a dar à ciência o seu real valor!
tenho um sobrinho que e ph.d. na universidade de connecticut a 15 anos ele esta de visita no brasil e falou que pensa seriamente em retornar, pois nos eua as coisas nao sao mais como dez anos atraz eles estao com dificuldades em manter esses profissionais pois os salarios sao altos perante o momento dificil do pais.
Não é que coube no derrotério o Mercabesta Irrevogável? Sem capacidade para nada, agora solta exemplos do seu raso pensamento envergonhando a comunidade cientÃfica brasileira. Como eu morro de peninha dos abestalhados sem capacidade darei uma consultoria grátis para a equipe dessa suma-nulidade: Resolva a burocracia da importação de insumos de pesquisa. Só isso. Será que dá?
Só isso não resolveria o problema, somente aumentaria os gastos, visto que 99% da pesquisa, especialmente a publicada no Brasil e outros newbies in ciência, é totalmente irrelevante. Poderia ter sido feita no kindergarten. De fato, agora me lembro de que a minha breve passagem pela mundo acadêmico no Brasil me deixou esse after taste; crianças tios e tias brincando de ciência. http://hadrian o66.blogspot.com/2011/03/ue-ca de-universidade-federal-do-par ana.html
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Governo brasileiro quer repatriar cientistas que atuam no exterior Voltar
Comente este texto