Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RMaidla

    Tempo atrás li na Folha que grande maioria de brasileiros não entende um simples texto de 10 linhas. É o que mostra o comentário de alguns aqui sobre este artículo de Clóvis Rossi. Em nenhum lugar diz que há uma campanha anti-brasileira em pleno século XXI. Se o distraído lesse esta e outras colunas, saberia que os argentinos nutrimos grande admiração pelo Brasil, em alguns casos injustificada, e que a rivalidade fica restrita ao futebol.

    Responda
    1. Panthera Albina

      O quê? Gatto na minha praia! GRRRAAAAUUUUUUURRRRRRRR!

  2. Midas

    Barbaridade, qt comentário de gente sem noção alguma de geopolítica!!!! 1 - Ta mais do q na hora de BR e ARG darem as mão, demorou! 2 - Obvio q o Clovis escreve mt mais sobre política internacional do q problemas nacionais, a coluna dele é para isso. Pelo amor de Deus qt gente pequena e mesquinha falando baboseira. Vai ler notícia do BBB e deixa a geopolítica pra quem tem o mínimo de noção.

    Responda
  3. Kézia Alves

    Não há estória e nem história de amor, a relação que há entre Brasil e Argentina é apenas política e econômica. E o que eles pensam não tem a mínima importância, já que eles representam para o Brasil apenas uma fatia de mercado para nossas exportações. A única coisa deles que nos interessa é que consumam bastante nossos produtos.

    Responda
  4. JeanNogueira

    Lembram daquele filme do rapaz da bolha? Pois é, este senhor é o Sr da Bolha. Vive num mundinho voltado pro q é internacional (e o q é argentino, com certeza). Como outros jornalistas, é tão colonizado q não consegue escrever sobre o próprio país. Só o q é externo. São preocupadíssimos com os problemas dos outros, na ilusão de q isso os torna os outros. Patético.

    Responda
  5. ghofnug

    Sou Argentino e somente conheci o termo "macaquitos" quando morei no Brasil ja que aqui NUNCA ouvi esta palavra. É mais, a palavra "macaco" em espanhol nao existe e se falar nas ruas poucos sabem o que é. O Brasileiro na Argentina é adorado, Argentino adora o Brasil e acha o maximo. Chega de pontuar discordancias que se limitam SOMENTE ao futebol. Abracos desde Buenos Aires

    Responda
    1. Camilo_Coelho

      Nunca fui ao teu país, mas desconfio que essa suposta rivalidade atualmente vem mais do lado de cá do que do lado de lá...

  6. Carolina F.

    Vou comentar os comentários: Nunca vi tantos comentários raivosos e sem sentido.

    Responda
  7. Betto

    Finalmente!!! Demorou um pouco, mas os argentinos reconheceram a sua condição animalesca.

    Responda
  8. rosalves

    interessante: quando o assunto é BRA e ARG o inteelctula mais influente é o Gal.vão Bu.eno kkkkkkk

    Responda
  9. Roseval Soares Petrechen

    Parabéns Clóvis. Belo artigo. É biblíco. Primeiro os meus depois os teus. Precisamos reforçar nossos laços com os hermanos. porque não. ai sim nos tornaremos fortes para discutir com o resto mundo. com certeza não é dando a mão para os americamos e europeus.

    Responda
  10. mduo

    isso que é decadencia... a Argentina já era!!!

    Responda
  11. Midas

    Fala sério André, essa visão já ta beeeeem ultrapassada. A fila anda. E andou. Os argentinos são "hermanos" agora. Não caimos mais nas políticas imperialistas que alimentavam uma rivalidade tola.

    Responda
  12. Clauber Lima

    Vivemos no século da integração e comunicação entre os países e Brasil e Argentina só têm a ganhar com o fortalecimento do Mercosul. É preciso que haja mais turismo e intercâmbio de pessoas para que de fato sejamos hermanos.

    Responda
  13. Zit

    Rapaz, falar em cordialidade e amizade entre brasileiros e argentinos foi considerado ANTI-BRASILEIRO por alguns leitores!!! Será que estou nos Estados Unidos dos anos 60, onde criticar a guerra do Vietnã ou elogiar a Rússia era considerado anti-americano?! Que tipo de i.d.i.o.t.a lê esta coluna?

    Responda
    1. Moises Lopes

      Ora! O tipo mais comum aqui no Brasil! O que lê e não entende lhufas do que leu e ainda acha que pode criticar...

  14. pronto: falei!

    Está mais do que na hora de acharmos que somos os maiorais no mundo e baixarmos a bola. A união com toda America Latina (exceto com os ditadores Venezuela e Cuba) só trará benefícios à TODOS. Acorda gente!

    Responda
  15. pronto: falei!

    Apenas para continuar: O marcapasso cardíaco que muitos usam é invenção argentina... Com relação à política: eles são anos-luz à frente no que se diz respeito à cultura política do povo. O povo se manifesta nas ruas por qualquer motivo de desagravo. Aqui, os nosso governantes e políticos cag..m na nossa cabeça e ainda batemos palmas! Se o Lulla fosse argentino, o povo o teria escurraçado no episódio do mensalão...Acorda amigo! Está na hora de união dos povos para progredir.

    Responda
  16. pronto: falei!

    Incrível a pequenez intelectual de alguns! Não sei o porquê do ranço do Sr. André com relação aos nossos vizinhos. Sempre que vou à Argentina, NUNCA fui maltratado ou discriminado. Aliás, eles nos tratam MUITO melhor que nós à eles. A rivalidade se resume apenas nos esportes. Como um leitor escreveu, a Argentina dá um banho em nós em muita coisa (educação, tecnologia nuclear, saúde, etc.). Eles tem prêmio Nobel há muito tempo (5 no total - 2 medicina, 2 paz e 1 química).

    Responda
  17. Tina Silva

    O Brasil está mais rico a cada dia e só o povo brasileiro é que não percebeu isso ainda. É preciso reclamar junto aos governantes, de qualquer partido, que façam seu trabalho com responsabilidade. Estamos nadando em dinheiro faz tempo! Mas o povo ainda sofre, sem educação, saúde ou segurança.Lembram quando se dizia que era preciso esperar o bolo crescer? Pois é, já cresceu. Vamos repartir? Sendo o mais rico do pedaço é responsabilidade nossa torcer pelo desenvolvimento regional. Sem xenofobia.

    Responda
  18. jose zuchieri

    O menen foi o color deles,os kirchiner foram os fh e serr deles, nós nos libertamos desse ciclo,avante Brasil,seremos a 5 economia.

    Responda
  19. carlos

    os argentinos na area de fisica,matematica continuam dandoo banho no brasil.é so ver os premios que os argentinos a cociedade amaericana de fifi e matematica.tem maldacena,chaitin,luis cafarelli,alberto calderon,scuseria,carlos kenig...fora tres nobel tem aind mauricio kagel e baremboim em musica ainda estamos longe da intectualidade argentina é nao vamos considerar veloso,gil e chico como intelectuais grato pocobi motta

    Responda
    1. willy

      total foram 5 premios nobel: 2 de paz: Lamas (1936) - Esquivel (1980) 2 de medicina: Houssay (1947) - Milstein (1984) 1 de quimica: Leloir (1970)

  20. MarcosJR

    Porém o Brasil não deve aceitar as imposições sem fundamentos q os Argentinos querem nós impor a todo momento para equilibrar a balança comercial, a economia e a indústria deles não tem o mesmo tamanho e competência da nossa, e não é boicotando nossas exportações q isso ira se resolver. O governo brasileiro não deve aceitar esse tipo de solução, pq muitas vezes fazem isso, o Brasil para de exportar para la e a China vem e toma o lugar dos nossos produtos, qual a vantagem disso para o

    Responda
  21. MarcosJR

    O momento argentino em 2010 não foi melhor se tiveram uma inflação q beirou os 25% o crescimento q tiveram foi totalmente engolido. Porém não torço para q economicamente nem a Argentina nem qualquer outro país sul-americano vá mau financeiramente pois isso também não é bom para nós, se a economia deles vai bem significa q compraram mais de nós.

    Responda
  22. ms

    O ódio à Argentina e aos argentinos demonstrado em alguns comentários aqui só mostra que desenvolvimento econômico não é garantia nenhuma de maturidade intelectual e emocional. O Brasil caminha a passos largos pra se tornar gigante econômico, e certos brasileiros insistem ferrenhamente na pequenez de espírito (influenciados por um certo ex-presidente igualmente tacanho, talvez?). Com isso, vcs só fazem dar razão aos comentários preconceituosos eventualmente feitos aos brasileiros.

    Responda
  23. José

    Ótima e comovente notícia! Tomara que seja o princípio de relações culturais, econômicas e políticas todas marcadas pelo respeito mútuo entre os povos. É também uma boa oportunidade para os jornais sérios desestimularem comportamentos ordinários cheios de preconceitos e de ciúmes. Expressões de buteco. Viva a Argentina! Viva o Brasil! Viva a América Latina!

    Responda
    1. Moises Lopes

      Há anos eu já pensava desta forma! Finalmente não me vejo mais só neste mundo!

  24. Silvana Ribeiro

    "o momento argentino, ao menos em 2010, conseguiu ser melhor que o doBrasil: cresceu, segundo os cálculos preliminares, algo em torno de 8%,quando o Brasil, no seu melhor ano das eras Fernando Henrique/Lula, nãopassou de 7,5%, pouco mais ou menos." Desde quando "algo em torno de 8% e pouco mais ou menos de 7,5%" é um indice de crescimento diferente e o momento é melhor? Abobrinha....

    Responda
  25. Luiz_melo10

    ão ão ão ronaldinho é do mengão, chuuuuuuuuuuuuuupa paulistada recalcada!!!!!!!!!!

    Responda
    1. Aloma Silvia Lourel

      Luiza, me desculpe, mas o que tem a ver a Argentina com o fato do Ronaldinho ter ido para o Flamengo? Acho que você está no artigo errado.

    2. Chiquinho

      Luiza, porque vc não vai prá ponta da praia.

  26. CARLOS ANDRÉ BINDÁ PRAXEDES

    Acabei de retornar de uma viagem de uma semanna à Buenos Aires . Aliás, foi a minha primeira viagem que fiz ao país vizinho, e confesso que voltei muito mal impressionado com a caractérsitica dos argentinos . Não quero ser injusto nos comentários, mas é uma gente, regra geral, desagradável e pernóstica . Voltei ao Brasil e fui ao Rio de Janeiro ( capital , Angra e Paraty ), e reencontrei meus compatriotas . Meu Deus do céu, que diferença ! Com educação, seremos o melhor país do mundo .

    Responda
    1. Moises Lopes

      Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuita educação né?

  27. CARLOS ANDRÉ BINDÁ PRAXEDES

    Sinceramente, penso que o texto emana de uma opinião particular e sentimental do articulista . Obviamente, não existe relação de amor entre os dois países . A relação com os argetinos e os outros caudilhos da América do Sul é muito boa, porque o Brasil, na sua condição de lider natural da região, precisa manter a todo custo um clima político estável na região . Isso não significa, obviamente, a existência de um caso de amor entre os povos dos dois países . Explico .

    Responda
  28. André Filho

    MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 9 Os EU não se submetem ao interesses dos vizinhos, nem a China, a Rússia ou a Índia - aliás nenhum país emergente, com tutano e vergonha na cara, se submete. País que quer ser potência e quer ser realmente independente jamais vai submeter aos interesses alheios. Brasil, pelo tamanho continental e população, além da cultura ímpar, nunca foi país regional. É país de nível mundial. Está inserido no mundo e não na América do Sul. De outra forma se sabota.

    Responda
  29. André Filho

    MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 8 Logo um país que sempre rivalizou, praticou rar cis mo e tentou até mesmo destruir o Brasil (durante a 2ª Guerra Mundial, tinham planos com aos na zzistas de, se Hi. tler vencesse, dividir a América do Sul entre eles). É inacreditável que em pleno século 21 a gente veja tal tipo de campanha antibrasileira - na imprensa! Sim, é no fundo proselitismo antibrasileiro e até mesmo um rra.cis. mo latente, que acha que a brasileirada não pode se desenvol

    Responda
    1. ghofnug

      Andre Filho esta bom de voce vir visitar Buenos Aires. Fala abertamente que é Brasileiro e vai perceber o enganado que voce esta. Argentino adora e admira Brasileiro.

  30. Roger Alves

    Hmmm...Desconfío que o autor desse texto está sendo irônico do começo ao fim...Hmmm...Maquiavélico!

    Responda
    1. alquimista

      Concordo. Pelo conhecimento e bagagem do CR é muito provável que ele esteja usando a característica machadiana no artigo de hoje.

  31. Costa

    Sr. Clóvis Rossi, a Argentina desgringolou-se com a Guerra das Malvinas e nunca mais arribou-se. Suas cidades, inclusive as pomposas e belas Buenos Aires e Rosário, estão rodeadas de favelas, em seu interior o que mais se encontra são as cidadezinhas pobres, com ruas por alfaltar e com a população desdentada. E suas rodovias são bem vigiadas pela famigerada "Policia Camiñera" que nunca para de assaltar os brasileiros que lá entram com seus carros.

    Responda
    1. RMaidla

      Tudo bem, mas precisariamos nos perguntar por que o IDH e a renda per cápita da Argentina, empobrecido país do cone sul, são sempre maiores que os do gigante pela própria natureza.

  32. Leandro Gomes

    Nota-se que tem um comentarista aqui que odeia a Argentina (não é o Clóvis Rossi). Os fatos são que o Brasil é uma economia muito maior que a Argentina (sempre foi) e a qualidade de vida é pior (sempre foi). Da mesma forma, o Canadá tem uma economia menor e qualidade de vida bem maior que os EUA. A diferença é que antes os argentinos queriam disputar com o Brasil quem era o mais forte do cone sul. Hoje eles baixaram a bola (mas continuam se achando uma raça superior). /

    Responda
    1. Moises Lopes

      Acho que é o eterno complexo de Vira-Lata nosso mesmo! Todos acham que vivem no melhor lugar do mundo.

  33. André Filho

    MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 7 Eles só faltam dizer: o Brasil só pode se desenvolver se desenvolver a Argentina também, senão a caboclada tem que permanecer pobre, pois um país "europeu" como a Argentina não pode ser humilhado por essa nossa "macaquitada". Afinal é assim que pensa a Argentina. Como os mafiosos que exigem "proteção" do comércio nas redondezas eles aplicam um "pedágio" inadmissível ao tolo Brasil no Mercosul como se os brasileiros devessem alguma dívida obrigação pr

    Responda
  34. André Filho

    MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 6 O (des)governo foi um sonho pra Argentina, pois totalmente |d|otizado pela lábia daquele país, a ponto de sacrificar os interesses do povo brasileiro em nome de uma integração vendida, que prejudica e fere a soberania da nação. O Brasil deixou de exportar mais pra atender as deficiências do Mercosul. Com o pronto e imoral apoio destes invertidos que sonham com um Brasil subjugado aos interesses da Argentina.

    Responda
  35. André Filho

    MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 5 Aliás toda vez que vêm com esse tatibitate de "irmão", "irmão maior"... pura tentativa de aliciar o Brasil através de frases feitas e palavras líricas. Este senhor não é brasileiro, é argentino de alma, e como tal, vê o Brasil como um deles, ou seja, um país trouxa a ser aliciado, "gerenciado", um quintal, do qual eles possam explorar e entrar aqui e fazer o que bem entenderem.

    Responda
    1. Moises Lopes

      Deus nos proteja de vc como político!

  36. André Filho

    MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 4 A Argentina rouba o Brasil desde a época da Carmen Miranda, - quando vendia o samba e o português como "down argentine way" (o nome real do filme Serenata Tropical). O Mercosul é o maior golpe que eles já aplicaram no tolão Brasil. Este "jornalista" - ou propagandista de latino, pois a maioria das colunas dele são proselitismos camuflados de análises desinteressadas - quer na verdade que o Brasil se "adapte" e sirva, como ele, ao bem estar dos

    Responda
    1. Moises Lopes

      Ai ai ai que B_-_-_-_!!! Dá zero para ele! Vc não entendeu nada!!!

  37. André Filho

    PATÉTICA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA PARTE 3 É famosa aquele falsa ideia de que eles eram "desenvolvidos" antigamente. Conversa pra tolo acreditar. Simplesmente eles faziam de conta que a maioria mestiça de índio não era gente, só a elite mais branca. Lá fora essa mentira colou durante muito tempo, até que a estereotipante imprensa internacional descobriu que o mulato Brasil sim é que era a potência emergente de fato.

    Responda
    1. Carolina F.

      Nossa, nunca vi alguém comentar tão ensandecidamente.

  38. André Filho

    É famosa aquele falsa ideia de que eles eram "desenvolvidos" antigamente. Conversa pra tolo acreditar. Simplesmente eles faziam de conta que a maioria mestiça de índio não era gente, só a elite mais branca. Lá fora essa mentira colou durante muito tempo, até que a estereotipante imprensa internacional descobriu que o mulato Brasil sim é que era a potência emergente de fato.

    Responda
    1. Moises Lopes

      Contra fatos não há argumentos! A Argentina tem escolas de Engenharia mais de um século antes do Brasil.

    2. Aloma Silvia Lourel

      É verdade, André, a população descendente de europeus fica só em Buenos Aires, o restante da Argentina é índio, assim como a Bolívia e o Peru, mas eles sempre esconderam isso do resto do mundo, fazendo de conta que tinham educação européia, e desdenhando do Brasil.

  39. André Filho

    PATÉTICA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA PARTE 2 Faz um descarado proselitismo em favor daquele país, daquela cultura escancaradamente fascista e marqueteira, e que nunca aceitou a maior energia e pujança do país misturado - ou "macaquito" -, uma grave ofensa ao delírio racista "europeu" local. A Argentina sempre falsificou a própria situação e história, pra enganar a comunidade interncional e se vender como "mais desenvolvida" na América do Sul (ao mesmo tempo que difamava o acaboclado B

    Responda
    1. Camilo_Coelho

      Senta a pua! tá atacada! E ainda positivaram isso?!?! Ajuda aí gente...

  40. André Filho

    PATÉTICA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA PARTE 1 É triste e ao mesmo tempo asqueroso se ver um jornalista de tal idade ser servil, como agente infiltrado de país estrangeiro - ainda mais dum de inveja tão intestina como a Argentina -, como este Clovis Rossi. Não é por acaso que ele foi correspondente lá... Todo esse artigo não passa de propaganda lírica e desonesta da Argentina.

    Responda