-
RMaidla
Tempo atrás li na Folha que grande maioria de brasileiros não entende um simples texto de 10 linhas. É o que mostra o comentário de alguns aqui sobre este artículo de Clóvis Rossi. Em nenhum lugar diz que há uma campanha anti-brasileira em pleno século XXI. Se o distraído lesse esta e outras colunas, saberia que os argentinos nutrimos grande admiração pelo Brasil, em alguns casos injustificada, e que a rivalidade fica restrita ao futebol.
-
Panthera Albina
O quê? Gatto na minha praia! GRRRAAAAUUUUUUURRRRRRRR!
-
-
Midas
Barbaridade, qt comentário de gente sem noção alguma de geopolítica!!!! 1 - Ta mais do q na hora de BR e ARG darem as mão, demorou! 2 - Obvio q o Clovis escreve mt mais sobre política internacional do q problemas nacionais, a coluna dele é para isso. Pelo amor de Deus qt gente pequena e mesquinha falando baboseira. Vai ler notícia do BBB e deixa a geopolítica pra quem tem o mínimo de noção.
-
Kézia Alves
Não há estória e nem história de amor, a relação que há entre Brasil e Argentina é apenas política e econômica. E o que eles pensam não tem a mínima importância, já que eles representam para o Brasil apenas uma fatia de mercado para nossas exportações. A única coisa deles que nos interessa é que consumam bastante nossos produtos.
-
JeanNogueira
Lembram daquele filme do rapaz da bolha? Pois é, este senhor é o Sr da Bolha. Vive num mundinho voltado pro q é internacional (e o q é argentino, com certeza). Como outros jornalistas, é tão colonizado q não consegue escrever sobre o próprio país. Só o q é externo. São preocupadíssimos com os problemas dos outros, na ilusão de q isso os torna os outros. Patético.
-
ghofnug
Sou Argentino e somente conheci o termo "macaquitos" quando morei no Brasil ja que aqui NUNCA ouvi esta palavra. É mais, a palavra "macaco" em espanhol nao existe e se falar nas ruas poucos sabem o que é. O Brasileiro na Argentina é adorado, Argentino adora o Brasil e acha o maximo. Chega de pontuar discordancias que se limitam SOMENTE ao futebol. Abracos desde Buenos Aires
-
Camilo_Coelho
Nunca fui ao teu país, mas desconfio que essa suposta rivalidade atualmente vem mais do lado de cá do que do lado de lá...
-
-
Carolina F.
Vou comentar os comentários: Nunca vi tantos comentários raivosos e sem sentido.
-
Betto
Finalmente!!! Demorou um pouco, mas os argentinos reconheceram a sua condição animalesca.
-
rosalves
interessante: quando o assunto é BRA e ARG o inteelctula mais influente é o Gal.vão Bu.eno kkkkkkk
-
Roseval Soares Petrechen
Parabéns Clóvis. Belo artigo. É biblíco. Primeiro os meus depois os teus. Precisamos reforçar nossos laços com os hermanos. porque não. ai sim nos tornaremos fortes para discutir com o resto mundo. com certeza não é dando a mão para os americamos e europeus.
-
mduo
isso que é decadencia... a Argentina já era!!!
-
Midas
Fala sério André, essa visão já ta beeeeem ultrapassada. A fila anda. E andou. Os argentinos são "hermanos" agora. Não caimos mais nas políticas imperialistas que alimentavam uma rivalidade tola.
-
Clauber Lima
Vivemos no século da integração e comunicação entre os países e Brasil e Argentina só têm a ganhar com o fortalecimento do Mercosul. É preciso que haja mais turismo e intercâmbio de pessoas para que de fato sejamos hermanos.
-
Zit
Rapaz, falar em cordialidade e amizade entre brasileiros e argentinos foi considerado ANTI-BRASILEIRO por alguns leitores!!! Será que estou nos Estados Unidos dos anos 60, onde criticar a guerra do Vietnã ou elogiar a Rússia era considerado anti-americano?! Que tipo de i.d.i.o.t.a lê esta coluna?
-
Moises Lopes
Ora! O tipo mais comum aqui no Brasil! O que lê e não entende lhufas do que leu e ainda acha que pode criticar...
-
-
pronto: falei!
Está mais do que na hora de acharmos que somos os maiorais no mundo e baixarmos a bola. A união com toda America Latina (exceto com os ditadores Venezuela e Cuba) só trará benefícios à TODOS. Acorda gente!
-
pronto: falei!
Apenas para continuar: O marcapasso cardíaco que muitos usam é invenção argentina... Com relação à política: eles são anos-luz à frente no que se diz respeito à cultura política do povo. O povo se manifesta nas ruas por qualquer motivo de desagravo. Aqui, os nosso governantes e políticos cag..m na nossa cabeça e ainda batemos palmas! Se o Lulla fosse argentino, o povo o teria escurraçado no episódio do mensalão...Acorda amigo! Está na hora de união dos povos para progredir.
-
pronto: falei!
Incrível a pequenez intelectual de alguns! Não sei o porquê do ranço do Sr. André com relação aos nossos vizinhos. Sempre que vou à Argentina, NUNCA fui maltratado ou discriminado. Aliás, eles nos tratam MUITO melhor que nós à eles. A rivalidade se resume apenas nos esportes. Como um leitor escreveu, a Argentina dá um banho em nós em muita coisa (educação, tecnologia nuclear, saúde, etc.). Eles tem prêmio Nobel há muito tempo (5 no total - 2 medicina, 2 paz e 1 química).
-
Tina Silva
O Brasil está mais rico a cada dia e só o povo brasileiro é que não percebeu isso ainda. É preciso reclamar junto aos governantes, de qualquer partido, que façam seu trabalho com responsabilidade. Estamos nadando em dinheiro faz tempo! Mas o povo ainda sofre, sem educação, saúde ou segurança.Lembram quando se dizia que era preciso esperar o bolo crescer? Pois é, já cresceu. Vamos repartir? Sendo o mais rico do pedaço é responsabilidade nossa torcer pelo desenvolvimento regional. Sem xenofobia.
-
jose zuchieri
O menen foi o color deles,os kirchiner foram os fh e serr deles, nós nos libertamos desse ciclo,avante Brasil,seremos a 5 economia.
-
carlos
os argentinos na area de fisica,matematica continuam dandoo banho no brasil.é so ver os premios que os argentinos a cociedade amaericana de fifi e matematica.tem maldacena,chaitin,luis cafarelli,alberto calderon,scuseria,carlos kenig...fora tres nobel tem aind mauricio kagel e baremboim em musica ainda estamos longe da intectualidade argentina é nao vamos considerar veloso,gil e chico como intelectuais grato pocobi motta
-
willy
total foram 5 premios nobel: 2 de paz: Lamas (1936) - Esquivel (1980) 2 de medicina: Houssay (1947) - Milstein (1984) 1 de quimica: Leloir (1970)
-
-
MarcosJR
Porém o Brasil não deve aceitar as imposições sem fundamentos q os Argentinos querem nós impor a todo momento para equilibrar a balança comercial, a economia e a indústria deles não tem o mesmo tamanho e competência da nossa, e não é boicotando nossas exportações q isso ira se resolver. O governo brasileiro não deve aceitar esse tipo de solução, pq muitas vezes fazem isso, o Brasil para de exportar para la e a China vem e toma o lugar dos nossos produtos, qual a vantagem disso para o
-
MarcosJR
O momento argentino em 2010 não foi melhor se tiveram uma inflação q beirou os 25% o crescimento q tiveram foi totalmente engolido. Porém não torço para q economicamente nem a Argentina nem qualquer outro país sul-americano vá mau financeiramente pois isso também não é bom para nós, se a economia deles vai bem significa q compraram mais de nós.
-
ms
O ódio à Argentina e aos argentinos demonstrado em alguns comentários aqui só mostra que desenvolvimento econômico não é garantia nenhuma de maturidade intelectual e emocional. O Brasil caminha a passos largos pra se tornar gigante econômico, e certos brasileiros insistem ferrenhamente na pequenez de espírito (influenciados por um certo ex-presidente igualmente tacanho, talvez?). Com isso, vcs só fazem dar razão aos comentários preconceituosos eventualmente feitos aos brasileiros.
-
José
Ótima e comovente notícia! Tomara que seja o princípio de relações culturais, econômicas e políticas todas marcadas pelo respeito mútuo entre os povos. É também uma boa oportunidade para os jornais sérios desestimularem comportamentos ordinários cheios de preconceitos e de ciúmes. Expressões de buteco. Viva a Argentina! Viva o Brasil! Viva a América Latina!
-
Moises Lopes
Há anos eu já pensava desta forma! Finalmente não me vejo mais só neste mundo!
-
-
Silvana Ribeiro
"o momento argentino, ao menos em 2010, conseguiu ser melhor que o doBrasil: cresceu, segundo os cálculos preliminares, algo em torno de 8%,quando o Brasil, no seu melhor ano das eras Fernando Henrique/Lula, nãopassou de 7,5%, pouco mais ou menos." Desde quando "algo em torno de 8% e pouco mais ou menos de 7,5%" é um indice de crescimento diferente e o momento é melhor? Abobrinha....
-
Luiz_melo10
ão ão ão ronaldinho é do mengão, chuuuuuuuuuuuuuupa paulistada recalcada!!!!!!!!!!
-
CARLOS ANDRÉ BINDÁ PRAXEDES
Acabei de retornar de uma viagem de uma semanna à Buenos Aires . Aliás, foi a minha primeira viagem que fiz ao país vizinho, e confesso que voltei muito mal impressionado com a caractérsitica dos argentinos . Não quero ser injusto nos comentários, mas é uma gente, regra geral, desagradável e pernóstica . Voltei ao Brasil e fui ao Rio de Janeiro ( capital , Angra e Paraty ), e reencontrei meus compatriotas . Meu Deus do céu, que diferença ! Com educação, seremos o melhor país do mundo .
-
Moises Lopes
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uuuuuuita educação né?
-
-
CARLOS ANDRÉ BINDÁ PRAXEDES
Sinceramente, penso que o texto emana de uma opinião particular e sentimental do articulista . Obviamente, não existe relação de amor entre os dois países . A relação com os argetinos e os outros caudilhos da América do Sul é muito boa, porque o Brasil, na sua condição de lider natural da região, precisa manter a todo custo um clima político estável na região . Isso não significa, obviamente, a existência de um caso de amor entre os povos dos dois países . Explico .
-
André Filho
MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 9 Os EU não se submetem ao interesses dos vizinhos, nem a China, a Rússia ou a Índia - aliás nenhum país emergente, com tutano e vergonha na cara, se submete. País que quer ser potência e quer ser realmente independente jamais vai submeter aos interesses alheios. Brasil, pelo tamanho continental e população, além da cultura ímpar, nunca foi país regional. É país de nível mundial. Está inserido no mundo e não na América do Sul. De outra forma se sabota.
-
André Filho
MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 8 Logo um país que sempre rivalizou, praticou rar cis mo e tentou até mesmo destruir o Brasil (durante a 2ª Guerra Mundial, tinham planos com aos na zzistas de, se Hi. tler vencesse, dividir a América do Sul entre eles). É inacreditável que em pleno século 21 a gente veja tal tipo de campanha antibrasileira - na imprensa! Sim, é no fundo proselitismo antibrasileiro e até mesmo um rra.cis. mo latente, que acha que a brasileirada não pode se desenvol
-
ghofnug
Andre Filho esta bom de voce vir visitar Buenos Aires. Fala abertamente que é Brasileiro e vai perceber o enganado que voce esta. Argentino adora e admira Brasileiro.
-
-
Roger Alves
Hmmm...Desconfío que o autor desse texto está sendo irônico do começo ao fim...Hmmm...Maquiavélico!
-
alquimista
Concordo. Pelo conhecimento e bagagem do CR é muito provável que ele esteja usando a característica machadiana no artigo de hoje.
-
-
Costa
Sr. Clóvis Rossi, a Argentina desgringolou-se com a Guerra das Malvinas e nunca mais arribou-se. Suas cidades, inclusive as pomposas e belas Buenos Aires e Rosário, estão rodeadas de favelas, em seu interior o que mais se encontra são as cidadezinhas pobres, com ruas por alfaltar e com a população desdentada. E suas rodovias são bem vigiadas pela famigerada "Policia Camiñera" que nunca para de assaltar os brasileiros que lá entram com seus carros.
-
RMaidla
Tudo bem, mas precisariamos nos perguntar por que o IDH e a renda per cápita da Argentina, empobrecido país do cone sul, são sempre maiores que os do gigante pela própria natureza.
-
-
Leandro Gomes
Nota-se que tem um comentarista aqui que odeia a Argentina (não é o Clóvis Rossi). Os fatos são que o Brasil é uma economia muito maior que a Argentina (sempre foi) e a qualidade de vida é pior (sempre foi). Da mesma forma, o Canadá tem uma economia menor e qualidade de vida bem maior que os EUA. A diferença é que antes os argentinos queriam disputar com o Brasil quem era o mais forte do cone sul. Hoje eles baixaram a bola (mas continuam se achando uma raça superior). /
-
Moises Lopes
Acho que é o eterno complexo de Vira-Lata nosso mesmo! Todos acham que vivem no melhor lugar do mundo.
-
-
André Filho
MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 7 Eles só faltam dizer: o Brasil só pode se desenvolver se desenvolver a Argentina também, senão a caboclada tem que permanecer pobre, pois um país "europeu" como a Argentina não pode ser humilhado por essa nossa "macaquitada". Afinal é assim que pensa a Argentina. Como os mafiosos que exigem "proteção" do comércio nas redondezas eles aplicam um "pedágio" inadmissível ao tolo Brasil no Mercosul como se os brasileiros devessem alguma dívida obrigação pr
-
André Filho
MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 6 O (des)governo foi um sonho pra Argentina, pois totalmente |d|otizado pela lábia daquele país, a ponto de sacrificar os interesses do povo brasileiro em nome de uma integração vendida, que prejudica e fere a soberania da nação. O Brasil deixou de exportar mais pra atender as deficiências do Mercosul. Com o pronto e imoral apoio destes invertidos que sonham com um Brasil subjugado aos interesses da Argentina.
-
André Filho
MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 5 Aliás toda vez que vêm com esse tatibitate de "irmão", "irmão maior"... pura tentativa de aliciar o Brasil através de frases feitas e palavras líricas. Este senhor não é brasileiro, é argentino de alma, e como tal, vê o Brasil como um deles, ou seja, um país trouxa a ser aliciado, "gerenciado", um quintal, do qual eles possam explorar e entrar aqui e fazer o que bem entenderem.
-
Moises Lopes
Deus nos proteja de vc como político!
-
-
André Filho
MERA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA 4 A Argentina rouba o Brasil desde a época da Carmen Miranda, - quando vendia o samba e o português como "down argentine way" (o nome real do filme Serenata Tropical). O Mercosul é o maior golpe que eles já aplicaram no tolão Brasil. Este "jornalista" - ou propagandista de latino, pois a maioria das colunas dele são proselitismos camuflados de análises desinteressadas - quer na verdade que o Brasil se "adapte" e sirva, como ele, ao bem estar dos
-
Moises Lopes
Ai ai ai que B_-_-_-_!!! Dá zero para ele! Vc não entendeu nada!!!
-
-
André Filho
PATÉTICA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA PARTE 3 É famosa aquele falsa ideia de que eles eram "desenvolvidos" antigamente. Conversa pra tolo acreditar. Simplesmente eles faziam de conta que a maioria mestiça de índio não era gente, só a elite mais branca. Lá fora essa mentira colou durante muito tempo, até que a estereotipante imprensa internacional descobriu que o mulato Brasil sim é que era a potência emergente de fato.
-
Carolina F.
Nossa, nunca vi alguém comentar tão ensandecidamente.
-
-
André Filho
É famosa aquele falsa ideia de que eles eram "desenvolvidos" antigamente. Conversa pra tolo acreditar. Simplesmente eles faziam de conta que a maioria mestiça de índio não era gente, só a elite mais branca. Lá fora essa mentira colou durante muito tempo, até que a estereotipante imprensa internacional descobriu que o mulato Brasil sim é que era a potência emergente de fato.
-
Moises Lopes
Contra fatos não há argumentos! A Argentina tem escolas de Engenharia mais de um século antes do Brasil.
-
Aloma Silvia Lourel
É verdade, André, a população descendente de europeus fica só em Buenos Aires, o restante da Argentina é índio, assim como a Bolívia e o Peru, mas eles sempre esconderam isso do resto do mundo, fazendo de conta que tinham educação européia, e desdenhando do Brasil.
-
-
André Filho
PATÉTICA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA PARTE 2 Faz um descarado proselitismo em favor daquele país, daquela cultura escancaradamente fascista e marqueteira, e que nunca aceitou a maior energia e pujança do país misturado - ou "macaquito" -, uma grave ofensa ao delírio racista "europeu" local. A Argentina sempre falsificou a própria situação e história, pra enganar a comunidade interncional e se vender como "mais desenvolvida" na América do Sul (ao mesmo tempo que difamava o acaboclado B
-
Camilo_Coelho
Senta a pua! tá atacada! E ainda positivaram isso?!?! Ajuda aí gente...
-
-
André Filho
PATÉTICA PROPAGANDA ARGENTINÓFILA PARTE 1 É triste e ao mesmo tempo asqueroso se ver um jornalista de tal idade ser servil, como agente infiltrado de país estrangeiro - ainda mais dum de inveja tão intestina como a Argentina -, como este Clovis Rossi. Não é por acaso que ele foi correspondente lá... Todo esse artigo não passa de propaganda lírica e desonesta da Argentina.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.