Ciência > Brasil deveria extrair lições da trajetória sul-coreana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Caio Faiad

    Os artigos estão relacionados com a produção cientifica enquanto que as patentes tem como alvo a aplicação do conhecimento científico, ou seja, está relacionado com a produção tecnológica. Nos últimos anos foram investidos um montante na formação de pesquisadores, e em projetos de pesquisa. Temos um programa de Pós-Graduação de excelência. Recentemene foi ampliado as SPTec para várias cidades do Estado de São Paulo, onde já existente grupo de pesquisa. Estamos no caminho mais l

    Responda
  2. barreto

    A ciência não pode ficar refém do capitilismo. Afinal, quem pode dizer do resultado prático que uma pesquisa pode ter daqui a 20/30 anos????

    Responda
  3. JL

    A visão do Marcelo Leite está no mínimo limitada, espero que seja por uma questão de espaço somente. A idéia de se produzir patentes de tudo não têm a ver com qualidade de ciência produzida, têm a ver com voracidade do capitalismo. Será que mirar na Coréia é uma boa? Pergunte aos coreanos se eles gostam da ciência que fazem? Na Coréia a pressão é tão forte por gerar resultados "patenteáveis" que é muito comum casos de dados inventados e acusações de plágio! É isso que queremos para nós? Duvi

    Responda
    1. aldir sousa

      Concordo plenamente com vc Julio. Pra início de conversa, esse Marcelo devia nos fornecer sua formação, para podermos saber o que ele sabe sobre ciência. Dizer que saber biologia básica seria suficiente para desacreditar uma pesquisa capa da Nature é no mínimo ridículo. As patentes são importantes, mas estão no fim da cadeia científica. O fato de não se ter patente não significa que não se faça ciência, nem muito menos o fato de só se ter patentes se faça ciência de qualidade.

  4. Tiago トロコリ

    A cultura coreana privilegia o estudo, a disciplina e o trabalho. O brasileiro valoriza a malandragem, individualismo e enganação como forma de ascenção social.Aqui, maladros e espertos é um modelo a ser seguido.

    Responda
  5. kadrunko

    Este caso é bastante parecido com o dos nossos "políticos", que gastam sem medida o dinheiro que não é deles apenas para dizer: eu tenho o poder de decisão ! Lamentável !

    Responda
  6. ale

    O ESPERTEZA DOS BRASILEIROS NÃO DEIXA.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.