Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Velloso

    O Ministério Público-MP, sempre presto na defesa dos direitos fundamentais, dessa vez, parece, salvo engano, que não responsabilizou prefeitura alguma pela incúria, mesmo com as advertências do CREA-RJ que, há dois anos, avisara da possibilidade de ocorrer uma catástrofe por conta de construções impróprias (ilegais) nas encostas da região serrana do Rio de Janeiro.

    Responda
  2. prof 6565

    o que deixa o brasileiro mais indgnado e que com a carga tributaria que o brasileiro paga, numa tragedia dessa o estado ja deveria ter mandado toda a ajuda necessaria, para reajustar os seus salarios nao leva mais que 5 minutos, e tem gente que ainda defende essa cor ja, deveriamos ter maquinas e alimentos necessarios para um evento desse sempre a disposiçao ou o nosso dinheiro e so p mordomias dos po liticos????

    Responda
  3. R U I R U Z C A P U T I

    O poder publico ao cobrar impostos e taxas, ou asfaltar ruas, dar iluminação, coleta de lixo etc, destas áreas ditas de risco tacitamente aceitou e concordou com o status de moradia ali instalado, tornou-se conivente, cúmplice. e ainda incentivador dessas ocupações. Não há como os agentes de estado se isentarem desse genocídio declarado e esperado. A tragédia é gravíssima e tem sim que trazer consequencia penais para os gestores irresponsáveis que pactuaram com descaso e incompetência.

    Responda
  4. prof 6565

    minha pergunta que nao quer calar, alguem vai ser denunciado pelas moradias em areas de risco na regiao serrana do rio, a imprensa nao vai cobrar que eles devem ser indiciados e destituidos dos seus cargos ja que provaram que nao sao eficientes, se nao comerçarmos uma campanha agora o ano que vem tem mais, e que e um prato feito p imprensa sensacionalista, dinheiro liberado sem licitaçao e sem prestar contas de onde foi gasto, o que leva crer que o ano que vem cert/e teremos mais e so espera

    Responda
  5. Guilherme Torres Godoy

    Muito bom titulo para essa reportagem: A tragedia da irresponsabilidade, porem, irresponsabilidade da impresa que espera a tragedia acontecer para denunciar. Precisamos de Oliampiadas, não de Mundial de futebol, não, nops jogos olimpicos de Rio foram construidos sei la quantos apartamentos, ainda estão la ninguem mora ai. Dinhero de olimpiadas melhor para construir moraadias para essa gente que mora nas encostas. Jornalistas são igual U>R>U>BU que corre atras da carniça.&nbs

    Responda
  6. bastos

    A sociedade brasileira tem uma insuficiente percepção e valorização dos profissionais das áreas tecnológicas. Precisamos valorizar e bem utilizar a tecnologia e a engenharia como fatores determinantes para a melhoria e segurança da qualidade de vida do cidadão. Melhores técnicas de engenharia permitem uma convivência harmônica do homem com a natureza..As tragédias naturais são inevitáveis, mas é possível minimizá-las para limites aceitáveis.Conhecimento certo gera o resultado certo.

    Responda
  7. Fred095

    O que aconteceu na região serrana do Estado do Rio de Janeiro foi um verdadeiro dilúvio, agravado por ser a região cercada por montanhas, o que não se justifica a falta de planejamento, fato que ocorre em todo o Brasil, ocorre em São Paulo, em Minas, no sul, em todo o nordeste, o descaso ainda é maior em cidades como São Paolo, que não é cercada por montanhas e qualquer chuva paraliza e inviabiliza qual quer atividade, é total descaso, falta de prevenção e planejamento.

    Responda
  8. marcos pasquarelle

    Quando o MP irá se manifestar em buscar os responsáves pelas vidas perdidas por esta que é a maior mostra da incompetência de nossos agentes públicos. Sempre é assim: decretam dias de luto e contabilizam as perdas humanas e materiais. O fato estranho que vejo, é, porquê o governo não usa os estoques reguladores para atender - ao menos em parte - a população atingida por desastres. Porquê as empresas não participam, principalmente os grandes atacadistas e supermercados. Só o cidadão é chamado

    Responda
  9. Thocroadrizonaguvadones Beast

    Eu tenho nojo e vegonha de ser brasileiro. Quase 1000 mortos em várias cidades do país devido as enchentes, o tranca do país precisando de investimentos na saúde, educação, segurança, habitação, estradas de ferro, infra-estrutura e muita gente falando de Olimpiadas 2016, Copa 2014, Trem Bala, BBB 11, Carnaval 2011, etc... Tranca de país....

    Responda
  10. jaisson nascimento

    pela constituicao a marinha e responsavel pelos rios! e o brasil ta chorando e embaixo da agua pq nao nos preparamos pra chegada da chuva, destrui_mos os veios dos rios por onde estas aguas supostamente tinha de correr em busca do mar , mas entopimos os veios , estamos tendo um infarto.... so tyem uma solucao homens e mulheres arregacar as mangas e reconstruir nosso pais e nao esperaren por eles que nao sabemos quem sao eles e eles que sao eles nao sabem quem sao eles esperar por quem??? lul

    Responda
  11. jaisson nascimento

    se ler aqui os comentarios de quando a anos atraz santa catarina foi tomada e des_truida pela chuva era hora de acordar e ver que isso ia virar uma bola de neve como escrevi, depois aconteceu no sul de minas divisa com o rio de janeiro em 2003 dai pra ca so veio pio_rando, e a culpa e de quem ta no comando da federacao, nao se foi feito nada pra evitar este problema que o pais ta chorando por este acontecimento, se preocuparam com um lado e esqueceram este so quando vem a chuva que lembramos

    Responda
  12. Paulo Andrade

    Não foi por falta de alertas- O Rio teve duas tragédias em 2010, causadas pelas chuvas. Será que já se esqueceram das casas no aterro sanitário,em Niteroi, ou da Ilha Grande? (adoro aquele lugar). Construções em áreas de risco fazem parte da "paisagem" carioca. O importante, porém, é que logo teremos o carnaval e políticos importantes vão desfilar nas escolas de samba- Enquanto isso o reality show da tragédia concorre com o BBB.

    Responda
  13. tiziu

    ...áreas de risco nas regiões serranas...que politico vai permitir que mexão com o seu eleitorado...esta é a questão.

    Responda
  14. tekamg

    Enfim estão conseguindo: a inépcia da Justiça(Justiça e não sómente Leis), a ambição e corrupção dos Políticos(Falta de Ética,Desprendimento e Carater) e a falta de Saber(Educação para o Povo, Civilidade) para discenir o que é melhor para a População Brasileira como um Todo, enfim estão conseguindo destruir o Brasil.

    Responda
  15. wilson flores

    As tragedias tem sim muitos culpado , desde da sociedade que não respeita a natureza joga lixo nos rios nas represas nos bueiro e poderia reciclar mais, e as ocupações nas areas de risco que o poder público não fiscaliza e os politico usa o populismo para se beneficiar com as ismolas, poderia fazer projetos de contenção permanente não só num governo mas em varios dando sequencia a projetos para o futuro e não só imediato.

    Responda
  16. rui alves gomes

    Somos sempre ímpelidos a apontar culpados por danos e trajédias. O fato é que, já aconteceu. Temos agora de buscar soluções praticas para os desabrigados e o reestabelecimento dos serviços básicos com urgência. ONGs sérias, e forças armadas podem ser acionadas pelo governo federal.

    Responda
  17. Regina Martins

    Em Teresópolis e Friburgo, está havendo saques, a Polícia Militar e o pessoal da Defesa Civil estão se deslocando para fazer serviço de patrulhamento e deixando de socorrer pessoas em lugares inacessíveis, para levar alimentação e água, abrindo ruas em meio ao lamaçal, verificando casa por casa para haver se tem alguém ferido, resgatando corpos ou se há vazamento de gás. INADMISSÍVEL, CD O EXERCITO, A MARINHA E A AERONÁUTICA???? PRECISA MOS DA AJUDA DE TODA A FORÇA TAREFA DO BRASIL!!!!

    Responda
  18. Regina Martins

    Postos de arrecadação para as vítimas da região serrana do Rio de Janeiro (alimentos não perecíveis,roupas,material de higiene (todos): Minist.Público RJ (Mal.Camara,370-entre 10 e 17h),Shoppings Centers,Rede Pão de Açúcar,Metrô Rio,Palácio Guanabara (Pinheiro Machado s/nº),Cruz Verrmelha (Praça Cruz Vermelha, e Nova Iguaçu,Cel.Bernardino de Melo),Policia Rodoviária Federal (pedágio de Magé,Rio-Petrópolis e Presidente Dutra),Rod. Novo Rio e todos os Batalhões da Policia Militar.

    Responda
    1. Eduardo Houriet

      Regina, esa sua informação é, talvez, a melhor que temos aqui nos comentarios, parabéns!!

  19. Regina Martins

    Galerinha, o HEMORIO, situado na Rua Frei Caneca, Centro, Rio de Janeiro, está precisando urgentemente de DOADORES DE SANGUE; compareça entre 7 e 18h, INCLUSIVE SÁBADOS E DOMINGOS, NÃO precisa estar em jejum; leve um documento de identidade. OBRIGADA.

    Responda
  20. luiz lucio

    o colunista, um dos mais respeitados do pais, tem toda razão. é preciso politicas publicas como a de outros paises que sofrem com catrastrofes, mas o numeros de mortos sao bem menores pois sao mais organizados. tomara que não e peço realmente a DEUS que não aconteça, mas este filme é repetido.

    Responda
  21. Mario Fukushima

    O maior mal deste país e que atraza tudo e confunde as pessoas é a discussao ideológica que os esquerdistas impõe a todos os segmentos e organismos. Perde-se tempo demais com essas bobagens de esquerda e direita e não se discute ética e trabalho duro. Ideologia é para inúteis. A única ideologia aceitavel é o do trabalho duro e ética. O resto é canalhice.

    Responda
  22. marcos

    TODO ANO A MESMA HISTORIA RJ X SP UM É POUPADO OUTRO MALHADO !

    Responda
  23. kaffa

    o que seria de Londres, da Italia, da Alemanha, se lá fossem administradas por nossos adm. públicos.......e essa é a grande diferença...nos falta vergonha em todos os níveis......os adm. publicos não querem fazer....os que compra as terras erradas...não querem melhorar.....e os que invadem....apenas querem usar......não existe comunidades sociais aqui....existe apenas cidades, onde cada um estar por si e só pensa em si....e infelizmente são nessas horas que vemos que somente

    Responda
  24. Mario Fukushima

    Realmente existe a culpa de todos os mencionados. Mas o efeito cascata da irresponsabilidade e canalhice dos homens públicos é que é a principal causa de todas as mazelas deste nosso país. Começando do presidente da república que nada faz para melhorar os costumes ( na verdade faz ou fez o contrário )e pelo efeito cascata, tudo piora. Poucos jornalistas ousam criticar de modo veemente estes costumes e a maioria só bajulam ou se vendem aos poderosos. Que esperar desses costumes?

    Responda
  25. Sérgio Francesco

    "Construção de servidões perpendiculares ao deslocamento pluvial em ingrimes montes tendem a desintegrar: as servidões e os montes". Necessitamos de política "habitacional", a maioria dos que se "foram" são funcionários de baixa renda, que não usam a "Mata" Atlântica como "resort", são pedreiros, babás, assalariados em geral. Se não tem poder aquisitivo, você é "empurrado" para lugares não desejaveis, mas, necessários para a sobrevivência. Não são irresponsáveis. Dêem a

    Responda
    1. Adriano Trindade

      O problema da ocupação indevida vem de décadas. Faz décadas que ninguémfaz nada para resolver esse problema, e a população cresce feitofermento. E vão continuar sem fazer. No Rio, por exemplo, para desocupartodas as áreas de risco tem que reduzir a população da cidade em, nomínimo, um terço. Porque não tem espaço na cidade para abrigar o pessoal de baixo poder aquisitivo que sairia das áreas de risco. A imigração para os grandes centros tem que parar.

  26. Adriano Trindade

    A reação do governo é sempre a mesma: gastar para consertar ao invés de gastar para prevenir. Se fizessem uma limpa em quem mora nas encostas para não morrerem em caso de deslizamento, duas coisas ocorreriam: teriam que monitorar para que elas não voltassem á ser ocupadas, e quem fosse removido do morro não gostaria do político que tomou essa medida, que fatalmente não se reelegeria. Mas o político que ajudou os refugiados? Esse sim se reelege com louvor! Por isso tudo vai cont

    Responda
  27. Carlos de Freitas Oliveira

    Sr. Gilberto, pperguntar não ofende: por que vocês do jornal não são imparciais, atacam e atacam os governos que envolvem o PT e não observam, por exemplo, governo do Rio deu 24 milhões de reais para a fundação roberto marinho? Me responde sr Gilberto D..

    Responda
  28. Sergio Villaça

    Com o dinheiro que será gasto no Trem Bala, na Copa do Mundo e nas Olimpiadas, o Brasil erradicaria todas as suas favelas. Mas a quem interessa isso ? Ao PT ? Ao PMDB ? Ao PSDB ? Certamente a nenhum deles, pois essas comunidades representam eternos mananciais de votos, conquistados através de propaganda enganosa, suja. Não somos um país sério. Será que a Dilma fará com o Rio de Janeiro o que Lula fez com Santa Catarina ??? Prometeu e nada fez.

    Responda
  29. Clauber Lima

    Gostaria de expressarmeus pêsames para as famílias das vítimas enlutadas e perguntar se não existe umaforma do CREA de cada Estado fazer um relatório das áreas de risco no país esubmetê-lo às Prefeituras como um subsídio para a equipe de Planejamento e Infraestrutura?Caso o relatório não seja observado alguém deveria responder por isso.

    Responda
  30. Miguelito

    O Kassab disse que a culpa é da chuva? podería ter ficado calado , porque é prefeito de uma cidade como São Paulo.Vejam que na Europa , nos Estados Unidos e outros paises , bem mais pobres que o Brasil ,existem muitos desastres da natureza, mas existem sistemas de alertas que se implementado no Brasil , evitariam todas essas quase 500 mortes , com certeza.O problema aquí é a cultura mesmo , dos poderosos.Pobres são um problema para esses caras , pelo menos , a maioria.É triste.

    Responda
  31. kaka

    É Gilberto, disto tudo já sabíamos e muito. Não é de agora, o uso de troca favores políticos, entre eleitores e eleitos, com o intuito de alcançar projetos pessoais. Esta prática usada pelos que agem, quando à frente do poder de decisão pública em todo e qualquer município brasileiro, que foram criando as condições geradoras destes estados de irregularidade e desrespeito a ocupação de solos. Resultado? A natureza cobra o que deve ser respeitado. Solução? rsrsr Tem-se sim, mas vão querer f

    Responda
  32. FlaMagnus

    Desocupar tudo é viagem. As prefeituras têm que manter limpo o que a natureza limpou. É só delimitar para não construir mais. Quando a natureza limpar de novo, cerca novamente e planta árvores. Um dia, os morros estarão livres de casas. E morro bom é morro reflorestado!

    Responda
    1. Adriano Trindade

      Falar é fácil, sem interesse político, não vai acontecer. E o interesse político é determinado pelo agrado aos eleitores. Politico só faz por voto, e remover famílias não dá voto.

  33. Evaldo

    É a imoralidade, a incompetencia, e a impunidade para crimes praticados pelo setor publico, no descaso para gerir a coisa publica. Infelizmente cada povo tem o governo que merece.

    Responda
  34. Moises Lopes

    Como diz o Kassab: "A culpa é da chuva!" Alguém discorda?

    Responda
  35. Ricardo

    A água passou levando tudo que encontrava pela frente. Um rio chegou a mudar de curso. Muitos mais mortes ainda surgirão. Remover os pobres e ricos de todas as áreas de risco é discurso delirante ou utópico,  de colunista oportunista. O correto, racional e possível é a implantação de um sistema de monitoramento das chuvas, que informe com antecedência a ocorrencia de chuvas que possam oferecer riscos. Assim sendo as pessoas são retiradas dos locais antes de possíveis desabamentos. 

    Responda
    1. SemNick

      É né. Ma s mudar curso de rio e ampliar locais com aval de certos engenheiros pode, certo? Enquanto alguns engenheiros e especialistas em solo e recursos hídricos acusa q não. P orém é obra q dá voto e isso conta + a curto prazo. E nas grandes cidades onde o rio é ''tampado'' prá dar mais espaço a mais carros? Com aval de especialistas.... STRON

    2. Bruno L. SOA

      NA MOSCA Não existe solução para a remoção de todas famílias de áreas de risco. A solução é não terem ocupado há 20 ou 30 anos (ou mais) Falar nas remoções é a mesma coisa que os arquitetos que falam em trocar a marginal tietê de lugar... 1km pros lados... o custo total gira em torno da metade do valor do PIB nacional (levando em conta obras, desapropriações, elevação de custo de imóvel etc)... utopia pura.

  36. Aloma Silvia Lourel

    Precisamos aprender a respeitar a natureza e deixar de ser um povo passivo, que aceita tudo sem reclamar. VAMOS COBRAR!!!!

    Responda
    1. Aloma Silvia Lourel

      Adriano, concordo com você que existe muita tranqueira no poder, mas já que estão lá, que façam um trabalho de prevenção e no caso agora de correção da omissão de décadas. Se fosse em outro país, as pessoas já estariam na rua gritando a sua revolta, e não ficariam achando que tudo foi porque Deus quis assim.

    2. Adriano Trindade

      Cobrar o quê? Que o povo Brasileiro não sabe em quem votar? Isso! Vamos cobrar do povo que ignore tudo o que dizem na campanha eleitoral e vamos analisar o passado do político, para ver com o quê ele se importa de verdade.

  37. Lisandro

    Construir num morro, nao tem custo de metro quadrado algum. Morar a 60km do centro do Rio, onde o m2 é um dos mais caros do mundo, faz as pessoas sucumbirem pela ganância. Aliás, morar dependurado, nos reporta as origens do ser humano, quando vivíamos dependurados em árvores. Hoje vivemos dependurados em morros. Esses morros vão voltar a ser ocupados. Assumem esse risco, negligenciando a morte, que vem faceira para levá-los aos montes. E lá vão eles morro abaixo ou acima?

    Responda
  38. mduo

    PAC neles!!!

    Responda
  39. fabio mendonça

    Gostaria que o senhor incluisse a irresponsabilidade da massa crítica que lê o jornal, ou seja de nós mesmos...Irresponsabilidade por continuarmos o modelo de consumo exagerado, de rasgarmos dinheiro nos shoppings em supérfluos.Não adianta culparmos o poder público, se não mudarmos a causa que é o AQUECIMENTO GLOBAL.E a preservação do meio ambiente é piada, um vez que a classe dominante brasileira prefere conhecer a Europa do que a Amazonia. Desculpe, mas o modelo de consumo é o principal vi

    Responda
  40. cilon Teixeira

    Só uma perguntinha. Se houver vontade politica a salução é possivel?

    Responda
    1. Bruno L. SOA

      Quase certo que... NÃO !!! Habitação é um buraco sem fundo colega !!!

  41. manotasso

    teste

    Responda
  42. vasco

    Senhor Gilberto - concordo que faltam às prefeituras locais a percepção da importancia do assunto e qualificar especialistas buscando os onde estiverem - porem, comunidades locais, suas associações representativas, vereadores, deputados locais MAIS DO QUE NENHUM OUTRO deveriam estar atentos a esses riscos e COBRAR recursos (financeiros ou capacitação profissional) O senhor quer ver? Ano que vem, locais hoje nao atingidos estarão capacitados para essa desgraças?/p

    Responda
  43. Paulo Raiol

    Dimenstein, o problema foi passado de governo para governo tipo "deixa para o próximo que ele resolve", isso reflete total irresponsabilidade dos governantes ao permitirem esse tipo de ocupação não só no Rio e no momento atual isso desperta interesses pelo tamanho do problema e a geração de recursos envolvidos para solucionar. Não há fato novo mais a tragédia é enorme e atual. A dor será esquecida?? Quantas vezes mais?? E o futuro...

    Responda
    1. Adriano Trindade

      hahahahaha, esse problema começou no tempo do Império e vem até hoje sem solução, não é agora que vão resolver. Vamos convidar os moradores do morro á desocupá-los para seu próprio bem. Como se houvesse lugar para todo mundo na cidade. Quem mora no morro é porque não tem como morar em outro lugar, simples assim.

  44. Michelini

    Copa do mundo 2014 Olimpiada 2016 Trem bala, obras contratadas sem cumprimento da Lei de Licitações. Mais de 880 milhoes em dividas perdoadas. Brasil fez US$ 67 milhões em doações humanitárias internacionais, chegou a mais de US$ 354 milhões. Mae Dilma cobra do paim LULA essa dinheirama toda jogada no lixo e ta fazenfo falta aqui pra nois.....

    Responda
  45. Fred095

    Alguns leitores estão aproveitando este momento difícil para criticar o Estado do Rio de Janeiro, está certo que temos de cobrar dos governantes soluções, agora eles esquecem que estas tragédias não são exclusivas do Rio, acontecem em todos os estados brasileiros, na região serrana do Rio temos o agravante dos deslizamentos, agora na cidade de São Paulo, que é plana, não tem desculpa, é pura incompetência dos governantes e total falta de infraestrutura.

    Responda
    1. mario aquino

      Rio de Janeiro e Espirito Santo, só acontecem desgraças, gente que só enxerga o que a vida tem de bom, e só faz por merecer.

  46. Fred095

    Todo ano as cenas se repetem, as tragédias se multiplicam por todo o Brasil, no Rio, em São Paulo, em Minas, no sul, em todo o nordeste, os governos federal, estaduais e municipais têm que ter políticas de prevenção e controle das áreas de risco, remoção das famílias dessas áreas. O pior é que as verbas do Ministério da Integração Regional, em 2010, foram utilizadas de forma eleitoreira, o Estado do Rio só recebeu 0.6% do total, enquanto a Bahia, estado dos dois últimos moinistros, recebeu 5

    Responda
    1. Adriano Trindade

      Impedir a ocupação de encostas não pega bem para o político na hora dele se reeleger. Auxiliar os desabrigados, sim. Quem mora em morro e encosta é porque não tem alternativa.

    2. paulo

      mas impedir a ocupaçao de encostas, por ricos e pobres, planejamento depende apenas do municipio , que não quer fazer o planejamenento atual visa apenas o crescimento da cidade, pois quanto maior fica, mais impostos são arrecadados e que ela tenha um minimo de funcionamento para o show não parar em são paulo o planejamento seria pra a cidade parar de crescer e o pior é que não dá para a grande são paulo crescer pois os problemas são iguais ou piores tem que descentraliza

  47. Marcelo Andrade

    concordo plenamento com Gilberto.ficamos o ano todo pensando em coisas menores e o governo se esquece de fazer obras e açoes necessarias que infelizmente nao dao voto. por exemplo: segurança publica, saneamento, saude etc, agora acontecem as tragedias, que sao mais que previstas e todo mundo quer por a mao na cabeça. ja era previsivel o que aconteceu... a populaçao tambem nao colabora construindo em lugares inseguros...

    Responda
  48. emmanuel nazareno

    depois de ler o livro 1808, de laurentino gomes, compreendi, de fato, que as raízes da corrupção, do descaso com os mais pobres, da letargia social dos brasileiros, estão,gostem ou não, fincadas lá atrás, desde o descobrimento, atravessando o período colonial e se estendo feito praga até os dias de hoje.

    Responda
  49. gioclerce rodrigues

    Parabéns! Está na hora de serem encontradas as soluções para os entraves nacionais com competência e vontade de realmente trabalhar.

    Responda
  50. paulo

    fora as que morrem de imediato. as forças armadas tem que ser acionadas de imediato, isso é claro se estiverem preparadas ridiculo anunciar que não da para chegar em algum local, temos helicopteros para isso.o que pode ocorrer é que devido a instabilidade do terreno é impossivel trabalhar, o que outra coisa.

    Responda