Ambiente > Mudanças climáticas ajudaram queda do Império Romano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Júlio César

    Isso e o envenenamento por chumbo...

    Responda
  2. lallo

    Escasses de chuvas, reduziram as colhetas, e populaçoes inteiras começaram a vagar a procura de alimentos. Nao havia exercitos suficientes capazes de segurar ordas barbaras enormes.

    Responda
  3. VHS

    O Império Romano se alimentava das suas conquistas e de seus espólios de guerra. Quando atingiu o limite dessas conquistas territoriais aconteceu o primeiro passo para a decadência. Multiplos fatores subsequentes foram minando a força do Império, por fim as chamadas invasões bárbaras deram apenas o golpe de morte! Uma coisa interessante é o motivo pelo qual nós estudamos Roma: É por serem os romanos muito semelhantes a nossa civilizaçao atual.

    Responda
  4. sml

    Tem gente demais planeta, e recursos naturais de menos, muito menos.

    Responda
  5. caipira

    outro achologo dizendo abobrinha

    Responda
  6. fernanda lustosa

    a pressão dos hunos sobre os povos germânicos estabelecidos no norte da Europa teria sido provocada pela fuga de uma seca na Ãsia nessa mesma época, num efeito dominó. os chamados bárbaros não teriam conseguido penetrar as fronteiras entretanto, se a economia interna de roma já não estivesse bem deteriorada, com um exército enfraquecido e desfalcado.

    Responda
  7. zeca

    Há um ditado que diz: não há nada de novo debaixo do sol. Se antes os romanos não tinham muita influência na mudança climática, hoje os habitantes do planeta Terra têm, e muita. A natureza em si é mutável, mas com a destruição do meio-ambiente, com o excesso populacional, com as ocupações desenfreadas de áreas urbanas e em regiões de risco, além da perniciosa influência dos gases industriais e dos veículos, assistimos hoje a catástrofes cada vez mais mortais. Será que a lição vai ser aprendi

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.