Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Demetrio Zanin

    Olá, Acho essa questão tão subjetiva. Não vi a série mas me soa mais melancólico que engraçado, mas se isso é o seu jeito de achar as coisas engraçadas, tudo bem também, há espaço para todos, inclusive para o hilariante senso de humor inglês.

    Responda
  2. DOURADO

    Sua TV só tem esse canal? Você deixa seus filhos ficarem assistindo aREDE GLOBO DE TELEVISÃO justamente no horário do B.B.B. ? Fala Sériovai...SER ASSINANTE,PAGAR PRA VER O REALITY-SHOW E DEPOIS FICAR citicando É NO MÍNIMO DEMONSTRAR TODA IMBECILIDADE...TODO MUNDO QUER AJUDAR A SALVAR O PLANETA,MAS NINGUÉM QUER AJUDAR A MAMÃE A LAVAR A LOUÇA. Aliás,volte pra Londres aqui você está fazendo hora extra.

    Responda
  3. pina

    Pelo que me consta todos os aparelhos de tv tem um botãozinho que quando acionado fica on e quando acionado novamente fica off. O que mais proporciona audiência a esses programas são as pessoas que "dizem" que não assistem e que odeiam, mas sabem de todos os detalhes, quem é quem, quem faz o quê, a que horas ocorreu isto ou aquilo, o que foi que o apresentador comentou, etc etc etc. e falam que detestam e que não assistem ? e como sabem de tantos detalhes? oras... me poupem !

    Responda
    1. DOURADO

      Sua TV só tem esse canal? Você deixa seus filhos ficarem assistindo aREDE GLOBO DE TELEVISÃO justamente no horário do B.B.B. ? Fala Sériovai...SER ASSINANTE,PAGAR PRA VER O REALITY-SHOW E DEPOIS FICAR citicando É NO MÍNIMO DEMONSTRAR TODA IMBECILIDADE...TODO MUNDO QUER AJUDAR A SALVAR O PLANETA,MAS NINGUÉM QUER AJUDAR A MAMÃE A LAVAR A LOUÇA.

    2. Panthera Albina

      Clodoaldo, é a falta de opção ou o costume o responsável.

  4. sergei pesar

    Em minha opinião o programa criticado tem semelhança à cronicas de zoológico. Especula-se sobre romance entre girafa e rinoceronte. É estranhável que o jornal prestigie o que há de mais relapso na produção da "confrade" do Rio. E a marcação diária desse prestígio compromete o conforto dos leitores que se sentem confundidos com quem tem interesses difusos com esse zooerotismo.

    Responda
  5. Alex Albert

    Continuando... Eu nunca assisti o B. Bulshit B. mas so de ver a chamada eu pego correndo meu controle para mudar o canal, na verdade TV nacional ultimamente so tenho assistido o Jornal e Futebol para não ficar alienado do que acontece aqui, tenho que dizer que ate jornal ta dificil e nenhum se salva tenho dó de quem so assiste 1 jornal pois a manupulação de informação e grande ou tendenciosa!!! Nem preciso falar do rio neh, parece que so tem 1 cidade o Brasil, se não tivese tv a cabo

    Responda
  6. Alex Albert

    Olha não sou muito fã de humor britanico so series como The IT Crowd, Coupling e Monty Pyton. Mas o B. Bullshit B. realmente não da! O problema aki e que não e so o BBB e TODA a TV brasileira tirando alguns programas como CQC(deu uma decaida!) realmente e f.o.da! O problema e que isso não vai mudar tão cedo pois ja sabe p. sem intelecto gostam de assistir coisas que não façam o tico e teco trabalhar e é no mundo inteiro não so o Brasil mas a diferença ta na % dessa gente! E isso define a TV.

    Responda
  7. Os comentários são bons, mas é como disseram: nem todos querem ''aumentar QI'' assistindo a um programa de tv. Ah, dizer que BBB é um reality show é mentira porque quando se sabe que há uma câmera vigiando todos os movimentos isso faz com que eles lá possam dar uma mudada em seus verdadeiros comportamentos, não é algo 100% puro. Outra: dizer que os humorísticos ingleses são os melhores do mundo é forçar a barra também.

    Responda
  8. Quero lula preso!

    Concordo, o humor britânico é um dos melhores do planeta, adoro!! BBB? Não assisti nem o primeiro até o final. Mas entendo a irritação da colunista, porque a Globo coloca longas inserções dessa droga entre outros programas. E discordo de alguns que escreveram aqui sobre a suposta inocuidade de um programa sem "profundidade". Ocorre que grande parte da população brasileira não pode se dar o luxo de adquirir DVDs importados ou mesmo ter TV paga, e inteligência se treina, sim.

    Responda
  9. Paulo Cesar

    Acredite, a única forma de resolver uma coisa como essa seria acabando com a televisão comercial. ocorre que a Globo, no governo FHC, conseguiu uma lei misteriosa , pela qual uma concessão a título precário, como é o caso da TV, do Rádio, do Jonal, etc., virasse algo que não pode ser tirado do ar sem prévio processo judicial, ou seja, virou uma concessão a título precário definitiva, o que é uma coisa brasileia ,estilo BBB, na cabeça. Então, melhor ligar só a TV cultura, ou não ligar coisa a

    Responda
  10. Laercio Nascimento

    A futilidade do BBB também não me agrada. Sylvia, é interessante seu fascínio por DVDs importados e produções britânicas. Por acaso você tem alguma aversão ao que é brasileiro? Já pensou em escrever para um jornal britânico? Francamente, essa valorização das coisas gringas em contrapartida as nossas me irrita.

    Responda
    1. Socorro Medeiros

      Concordo com você, Laercio, além de que o tal texto em questão foi pessimamente escrito. Uma colunista escrever um texto narrando uma série (além de tudo estrangeira, ou seja, que quase ninguém vê) é ridículo.

    2. Tucano SP

      E essa aversão ao que é extrangeiro????? Qual o problema? O que importa é se é de boa qualidade. É tão complicado isso?????????

    3. ju macedo

      Laercio, acho que vc não entendeu bem a coluna, ou nem quer se esforçar p tanto, Sylvia aponta para uma crítica à qualidade da tv brasileira, de como ainda estamos mergulhados no vazio dos reality shows, e de como os britânicos que já passaram da fase de deslumbramento, fazem disso uma crítica costrutiva e bem humorada, além d inteligente. Os britânicos tb tem reality shows, mas ao mesmo tempo tem uma postura crítica, e nós, ao contrário, supervalorizamos o bobajol q nos é enfi

  11. kaffa

    eu achei o antídoto..e foi fácil...simplesmente não assisto....não debato....não falo.

    Responda
    1. Laercio Nascimento

      Você está falando sobre, oras. O BBB te incomoda por algum motivo. Talvez quisesse está lá.

  12. Fervi

    "Sylvia, também acho o BBB uma droga, e o Bial que para mim faz o papel de "cafetão", simplesmente ridículo, mas assistem quem quer, e só mudar de canal. Depois, o nível do povo brasileiro é este mesmo, assistir estas porcarias e ter enorme empatia com este tipo de programa.

    Responda
  13. Pouco Trabalho

    Uma pergunta aparentemente complicada de ser respondida. Por que a BBC produz bons programas e a nossa TV aberta não???? Simples. 1-os ingleses têm, com certeza, uma sistema educacional muito melhor do que o nosso, formando cidadões mais criticos e responsáveis. 2 - a BBC é pública, a TV aberta daqui é privada e precisa de anunciantes que vendem para uma população pobre e com baixíssimo nível educacional. Então, dane-se a qualidade intelectual das produções. Para mim isso sempre foi óbvio.

    Responda
    1. Panthera Albina

      Posso te rebater? Os ingleses devem estar com o sacho tão cheio da BBC quanto nos estamos do BBB e da Grobo! Proponho uma troca de conteúdo só para desanuviar. Tudo bem? Ele nos melhoram, ou nós os pioramos. O inverso também pode ser verdadeiro?

  14. Panthera Albina

    Já tenho o antídoto: P OWER OFF !

    Responda
  15. Guinha

    Não sigo as críticas. Assisto o que acho bom e interessante para mim e pronto. O que seria da TV brasileira se todos gostassem de BBB's? Ainda bem que existem outros programas em outras emissoras que valem a pena ser assistidos. Não sigo a onda, só o meu coração.

    Responda
  16. Rafael Pinheiro

    Realmente não tenho problemas com o BBB. por mim poderia ter mais uns 10(eunão assisto e não assistiria) O grande problema é a importancia que o BBB tem no Brasil.

    Responda
  17. Juca Facchini

    Gosto não se discute...simplesmente não assisto estas baixarias na tv, procuro outros canais...

    Responda
  18. Chrystian Oliva

    Não se pode levar a ferro e fogo, pois na TV nada se cria e tudo que é copiado também é adaptado. Será que a nossa programação não é reflexo de nossa nação? - com o perdão da rima. Agora pontuar este ou aquele programa "enlatado" inglês parece tom de má fé no que tange a capacidade dessa massa de manobra (telespectadores). Existe tanta coisa trágica sendo noticiada que um pouco de banalização televisiva pode fazer bem até mesmo para aquelas pessoas que acham que ingleses têm bom ou melhor hu

    Responda
  19. Marcos

    O BBB é sucesso porque existe um público para ele. Não assisti nenhuma edição e não pretendo assistir. Mas devo ressaltar que os produtores destes programas buscam os instintos mais baixos das pessoas, que é demonstrar suas falhas e frustações em outras pessoas e escondendo seus defeitos, para obter o sucesso do programa. Assim as pessoas passam a prestrar atenção nas outras esquecendo de si mesmos.Criticamos a falta de cultura e educação, mas será que é isso mesmo que queremos ou o BBB? /p

    Responda
  20. felco

    Oque o pessoal que não entedeu a critica, não entende e que o BBB não é cultura e nem entretenimento, de fato. Por que? Por que em primeiro lugar, pra representar em algum nivel nossa sociedade o participantes teriam que ser em maior numero e arrisco dizer, mais variados... não sexualmente! Segundo lugar, o BBB e definitivamente um programa que incita a um FETICHE. Pode adimitir isso? Se sim, OK. Se não, você é que ta dando murro em ponta de faca. Quer ver o 'reality show'? Está lá fora da C

    Responda
    1. felco

      Comeca pelo seguinte... porque se participa do BBB? Essa pergunta tem mais de uma resposta, mas oque devemos dizer, segundo oque ele realmente é, e que as pessoas participam pelo premio final. Então, assim, o BBB é um jogo. E num jogo, ainda mais desse 'tipo', vc não vai ver a realidade, mas sim um jogo! É questional se as pessoas são verdadeiras ou não? Com certeza! Mas invariavelmente, as pessoas vão JOGAR! E a busca por fama? Esse programa é altamente questionavel...

  21. Daniele Delmondes

    Quem não gosta de BBB, ou de qualquer outro programa é só trocar de canal, ou desligar a TV. Na Tv há programações deste tipo porque há pessoas que gostam deste tipo de entretenimento, e no mínimo devemos respeitar a opinião de cada um. É aquela tal PLURALIDADE, APARTIDARIA, e tantas outras coisas...

    Responda
  22. AmandaAndrade

    O programa faz sucesso por montar o estilo novela, com vilões e mocinhos, sem necessariamente falas programadas. E por dar ao público o poder de escolher quem vence, premiar seus preferidos e punir aqueles que incomodam. O telespectador médio desses BBBs é o trabalhador, que passou o dia todo na rua, ganhando seu parco dinheiro, e quando chega em casa não quer pensar. Eu não assisto BBB, mas não condeno quem assiste. Nem sempre a gente está com pique de ver filmes cult; às vezes Hollywood se

    Responda
  23. Rafael Moreira

    AHAM que esta senhora está lendo NABOKOV e não está torcendo para Ariadna ficar.

    Responda
  24. Felipe

    Por que a tv britânica consegue produzir programas inteligentes? Muito simples. É porque as tvs britânicas são estatais. BBC e Channel 4 podem se dar ao luxo de arriscar programas como Extras, The Office ou The I.T. Crowd porque, se não funcionar, ainda vão ter como pagar as contas. Infelizmente, no Brasil, qualquer movimento à favor de uma TV estatal é visto como prenúncio de uma revolução bolchevique... E assim vai-se a TV Cultura e a TV Brasil para o lixo, sob aplausos da mídia his

    Responda
  25. MARIA APARECIDA VIEIRA

    O comentário de Sylvia Co lombo me incomodou muito, só que não consigo me expressar.Colocar que a TV brasileira não tem nada de bom e sim a inglesa ,é muito grave principalmente sendo ela a editora do journal.Eu não gosto do bbb e não assisto e pronto. A globobo deixa em aberto a votação para as pessoas votarem quanto quer, por tanto isto não é audiência

    Responda
  26. Paula Assumpcao

    Ela só esqueceu de comentar que o Big Brother é um programa da Endemol, criado na Holanda e produzido no mundo todo. Logo, não é um "lixo" brasileiro! Pra mim, imbecil ou não, o BBB reflete a nossa sociedade. Acho hipocrisia e falso moralismo critica-lo. Não gosta, Não assista! Mas o sucesso do programa é inquestionavel.

    Responda
    1. M1TO

      O BBB reflete a nossa sociedade? Porque? Você acha que os participantes tem a cara do povo brasileiro, é isso?

  27. James Franklin Cimin

    Sylvia, eu já achei meu antídoto. Chama-se Nintendo Wii! Acabou a novela, a gente liga o videogame e só desliga na hora de "Vale Tudo". Fica a dica...

    Responda
  28. Raphael Arduini

    Achei sua nota meio poluída pela erudição cultural, acredito que isso acontece com a pessoa que de tanto ler e conhecer sobre determinado assunto acha que o é bom é o que transmite conteúdo. Concordo com sua opinião a respeito da qualidade da TV aberta brasileira, mas como dizem não adianta jogar pérolas aos porcos. A indústria cultural achou no público brasileiro uma forma fácil e escrota de ganhar dinheiro, importando e adaptando formulas, porém é o que o povo gosta fazer o

    Responda
  29. patricia souza

    Engraçado que nessa mesma "" ilha" eles também têm essa babaquice de BBB e em um deles tinha uma paciente terminal de câncer que ficou tão famosa que resolveram fazer um "reality show" com ela e sua família, explorando seus últimos dias de vida. Mesmo as TV abertas no Brasil possuem programas inteligentes mas passam em horários quase impossíveis de serem acompanhados, como domingo as 7h30 da manha ou mesmo antes. E a vida da monarquia? Os escândalos explorados ao máximo? Aquilo é um r

    Responda
    1. M1TO

      Patrícia, pelo o que eu entendi a Sylvia não quis dizer que não existem programas toscos na Inglaterra. Pelo contrario, seu texto afirma que existem ruindades no mundo todo, porém lá ao contrario daqui ainda existem outras opções, programas que criticam inclusive as próprias tosquisses deles. Já no Brasil, parece que temos apenas a parte tosca, realmente não conheço aqui nenhum programa de humor do nível dos programas citados.

  30. Fernando Souza

    Os programas são criados para terem a maior audiência possível , para faturar mais , portanto , a TV brasileira só produzirá coisas de qualidade quando essa for a exigência de um mercado de qualidade , pessoas totalmente alfabetizadas , com preocupações como cidadania , meio ambiente , família , etc... A população do Brasil hj é igualzinha ao BBB , então...

    Responda
  31. Sr

    " show de horrores, baixarias e merchandising de quinta categoria" ??? Concordo plenamente. Mas a vossa Pholha não só apóia como coloca "pilha". Deve ser por tratar-se de interesse do público leitor, não? Mas tudo tem limite. Se ainda fosse no "O Globo" eu acharia normal.

    Responda
  32. Formol Arado

    Só não entendo como tanta gente que acredita que pensa e parece saber ler e escrever fica discutindo esse tipo de coisa. A programação da TV está aí para quem quizer assistir OU NÃO.

    Responda
  33. Xyko

    É bom lembrar que o BBB, não é invenção da GLOBO, ela comprou os direitos devido ao sucesso que tem praticamente em todos os países do mundo.

    Responda
  34. Xyko

    Partindo do princípio que quanto mais opção melhor, acho válido qualquer programa na TV, porque tem público para todo tipo de programa, agora com todo o respeito que os críticos merecem, faço questão de não assistir nada que a crítica aconselha e assistir o que ela desaprova, assim eu julgo o que realmente me agrada, não preciso que ninguém julgue por mim.

    Responda
  35. Eduardo De Faria

    A Globo, vez por outra, em meio a todas as porcarias que produz, faz alguma coisa decente, mini-séries, especiais e tal. Claro que, na média, a qualidade do que é transmitido pela televisão brasileira é baixíssima. Mas não se pense que o que é feito lá fora é muito diferente. Não. Na Europa ou nos Estados Unidos a coisa é tão ruim quanto no Brasil. Há aqui ou ali algo legal sendo feito mas, no geral, quase tudo na tv mundial é produzido para idi.otas. O que somos todos.O mundo é dos idi.otas

    Responda
  36. Guilherme

    Tão clichê e chato quanto BBB é falar mal do BBB. Se é tão ruim, pra que alimentar o assunto à exaustão?

    Responda
  37. Sean Gomes

    Acho engraçado como estes pseudo intelectuais jornalistas gostam tanto de criticar o BBB. 1.Como dizem aqui: Não gostou, mude de canal. Cultura? TV Cultura, Nacional Geogfrafic, Discovery, opções não faltam 2.Concordo em partes sobre BBB ser baixaria. O programa nada mais faz do que retratar uma realidade do nosso cotidiado em varias situações. Esperto é aquele que assiste e absorve. Falsa moral brasileira, critica pq tem ibope. 3.A colunista ganhou um trocado pra fazer

    Responda
    1. M1TO

      2- O BBB reflete o cotidiano? Piada, né. Seu cotidiano é daquele jeito? O meu não. Pessoas marombadas e artificiais, em busca de 15 minutos de fama, pessoas sem conteúdo e sem dignidade, mac.acos de circo numa jaula em exposição.

    2. M1TO

      1- não temos opção não. National Geografic é TV paga, assim como Discovery. TV Cultura passa o dia todo programa infantil, restam uns dois ou três programas adultos para se assistir, no fim da noite. Ou seja, faltam opções sim, por isso a critica é valida.

  38. Samuel Borelli

    Sylvia,Nao sou um grande fa da BBC - pago-lhes £10.27 (cerca de R$27) todo mes, assim como todo o residente do Reino Unido que possui um aparelho de TV a cores - e ocasionalmente assisto sua programacao, questao de gosto. E tempo. Questao de gosto tambem e' o brasileiro assistir BBB. Quem entende o publico brasileiro, seu gosto por humor tosco e sua inexoravel atracao pela bocalidade sao o Tiririca, Faustao, Mulher-fruta/legume e suas versoes mais ou menos elaboradas. Eu nao entendo...

    Responda
  39. Caio Csermak

    Ah, claro, por que DVDs importados, You Tube e séries estrangeiras realmente são uma opção acessível à maior parte da população brasileira. Acho incrível como a editora da Ilustrada não consegue descer do pedestal da alta cultura pra falar sobre qualquer coisa, nem sobre televisão. E quer saber por que assisto BBB? Gosto de baixaria e fofoca mesmo, tanto quanto de ver um belo filme do Monty Phyton.

    Responda
  40. Vivi

    É... existe público pra tudo, inclusive gente que gosta do humor inglês, como esse que escreveu tal matéria. Particularmente não gosto do Andy Millman, não só eu, mas assim como tantos outros que viram suas piadinhas ridículas e agressivas durante o Globo de Ouro... no mínimo sem graça e constrangedoras. Assim como seu humor nesta série.

    Responda
  41. Alexandre Zanotti Pinto

    E facil, é so ignorar essa porcaria de BBB, e o imbecil do Bial q antes se jugalva ¨jornalista elite¨q o estinto muro o perdoe. A grana fala mais alto sempre eu mudo de canal simplesmente, como fiz ontem e vi uma interessante e instrutiva entrevista c Jaime Lernner no Roda viva, as pessoas tem opçao, nao precisam dessa ¨coisa¨basta mudar de canal.

    Responda
  42. alex caporalli

    INDICO: O SHOW DE TRUMAN

    Responda
  43. Fis

    Sylvia, muito boa sua matéria. Parabéns! Fiquei curioso para conhecer a série da BBC. Quanto ao humor no Brasil, concordo que em geral ainda está muito relacionado ao trash e em ridicularizar determinados estereótipos mas, embora em alguns casos, demonstre uma capacidade de "rirmos de nós mesmos", o que me parece uma grande virtude, a fórmula realmente continua grosseira e pouco inteligente. Pelo menos é o que se vê nos programas dedicados ao assunto. Falta direção e ousadia! Um abraço, Feli

    Responda
  44. Ivan Candido de Souza

    Concordo com as críticas direcionadas ao BBB. E também com o fato  de existir poucas opções para fugirmos deste "mal". Mas não posso deixar de me manifestar em relação ao presente post.   Tenha dó né pessoal, a Folha é um dos maiores jornais da América Latina. Não pode publicar textos escritos de maneira tão medíocre. Palavras repetidas na mesma frase, falta de ligação entre os tópicos.   Assim fica difícil.

    Responda
  45. J. M

    "É verdade que a má qualidade, com raríssimas exceções, da nossa TV aberta não ajuda muito a oferecer opções. Mas graças aos novos tempos, é possível recorrer a outras opções disponíveis na rede ou via DVDs importados."DVD importado???? HELLOOOOO... você pensa que estamos onde? Na Bélgica? Dinamarca? Suécia? Uma grande parcela da população do Brasil é analfabeto funcional como quer que tenham o discernimento de procurar algo em rede e dvds IMPORTADOS, porque nacional não dá né?

    Responda
  46. Leonardo Williams

    Mais inútil que o BBB é esta matéria, não estou interessado em sinopse de programa de tv britânico, mais bizarro que a globo veicular o bbb, é este jornal dar espaço para uma crítica como essa tão profunda quanto deve ser um recipente de alimentar gato.

    Responda
  47. barrosfilho

    Sinceramente, esses enlatados como você mesmo cita, se referindo a programação brasileira(o que não discordo...), com raríssimas exceções, são péssimos! De um mal gosto incomparável! Mas é bom que se acentue: A crítica,essencialmente, é pessoal. Por vezes, tráz em sua tradução ranços, preconceitos, discriminação e características comportamentais elitistas...

    Responda
  48. kantucco

    Quem não gosta que não assista. Televisão é isso, é variedade na programação, agrada-se alguns desagrada-se outros e aí vai.........Não aguento mais a repetição das programações da tv paga, que raramente oferece alguma coisa inédita. Ficar criticando a globo por causa da programação mostra que ninguém consegue ficar sem assisti-la.

    Responda
  49. barrosfilho

    Sílvia, você critica o BBB elogiando programa humorístico inglês, inclusive, citando alguns programas humorísticos brasileiros, que, segundo a sua crítica, são inteligentes(?), entretanto, não se comparando a qualidade do primeiro. Bem, depois de chico Anísio, que me lembre, não foi produzido nenhum outro programa de humor que possa merecer uma crítica positiva de humor inteligente.Será que você está se referindo a Zorra Total? Casseta&Planeta?A Praça é nossa?A Turma do Didi?

    Responda
  50. Nunes

    Pela 1ª vez euvejo um colunista criticar o BBB e a globo, cuidado sylvia tu podes perder o serviço. BBB é ruim? É, mas tem muita gente assistindo e como comentado antes ja tem bb's em edicoes 12. Tem programas para todos os gostos, por mais que eles sejam ruims. Bju mi liga

    Responda