Ciência > Pesquisadores criam vidro resistente como alumínio e aço Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Com materiais, é muito difÃcil conseguir dureza e força ao mesmo tempo; geralmente é um ou o outro".Provavelmente a tradução está errada. O termo força possivelmente deveria significar tenacidade, que é medida da energia gasta pelo material se deformando antes de fraturar.
Li o artigo original, dureza na realidade trata-se de tenacidade (toughness) e o termo força foi traduzido de forma literal, porém pelo contexto deu a entender que o autor se referiu a yield strength, que é a tensão limite de escoamento, ou talvez ainda ultimate tensile strength, que é a tensão limite de ruptura.
O vidro não é um óxido metálico? (fonte: wikipedia) Sou leigo mas imagino que já é uma proximidade aos metais. Agora se este material fosse translúcido e não opaco, possuisse boa condutividade elétrica (além de resistência mecânica), seria um grande avanço cientÃfico.
Um liquido de altissima viscosidade.
Edicarlos, o vidro é principalmente óxido de silÃcio, e o silÃcio é um semi-metal e não um metal. A principal diferença entre o vidro e os metais é que estes se organizam em cristais e aquele não. O ferro, por exemplo, forma cristais cúbicos (para fins de simplificação). Tecnicamente o vidro é um lÃquido.
Parabéns, pela matéria e aos comentaristas!
Este artigo apresenta uma série de erros técnicos, fato este que reflete a falta de revisão técnica por pessoas especializadas. Como aluno de engenharia mecânica lamento essa falta de rigor técnico.
Existem pesquisadores brasileiros trabalhando com fÃsica dos materiais e áreas correlatas. O trabalho deles deveria ser citado também...
Gostei da troca de comentários e cultura entre Rodrigo Marcato e Sérgio Pereira. Isto deve ser o objetivo e finalidade de todos nós que "palpitamos" ou "comentamos"  as notÃcia. Parabens pela educação e ensinamento de ambos. Não devemos seguir oque fazem muitos internautas que atacam os outros. Â
O aço não é um metal, e sim uma liga metálica de ferro (este sim, um metal), carbono e outros elementos quÃmicos. O alumÃnio, também um metal, é usualmente utilizado em combinação com outros elementos e não na sua forma pura.
A matéria diz que o aço é o mais resistente dos metais, o que não é verdade. O titânio possui propriedades mecânicas e quÃmicas superiores mas não encontra largo emprego em função de seu alto preço e processamento difÃcil.
Oi César, eu sou engenheiro mecânico graduado pela USP de São Carlos e trabalhei no laboratório do departamento de materiais exatamente com análise de curvas de resfriamento de aços. Também estudei bastante o Chiaverini, além do Colpaert e do Callister. Meio barra eu dar uma mancada dessas, rerere, foi mal. Abraço.
Rodrigo , sou formado pelo CEFET de Sampa e lecionei mecânica industrial por 30 anos ; estudei metalurgia pelos livros de Vicente Chiaverini , e o livro "Aços e Ligas Especiais" da Eletrometal (hoje Villares). Também trabalhei na Yanmar Motores Diesel em Indaiatuba Abraço
Sem contar que o aço não é um metal, mas uma liga (solução sólida) de ferro, carbono e outros "temperos".
César, diga-se de passagem que é legal ver que tem gente lendo e comentando matérias sobre ciência de materiais. Mas as ligas de titânio podem chegar a 900 MPA enquanto os aços estruturais do tipo ASTM A36 usados em construção civil chegam a 400 MPA como tensão de ruptura. Os aços que chegam a 2.5 GPa são usados para cordas de piano. Mar realmente a densidade é o ponto forte do titânio, da ordem de 4,5 g/cm3 contra 8,0 g/cm3 dos aços. Só de curiosidade, você é metalurgista?
hmm, verdade, foi mal...
Rodrigo , o aço é sim os mais resistente dos metais , chegando a 2 500 MPa de resistência à tração (255 kgf/ mm2). As melhores ligas de titânio atingem metade deste valôr ; o titânio puro (sem metais de liga) é ainda mais fraco.Na relação resistência/peso ai sim as ligas de titânio ganham dos aços !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Pesquisadores criam vidro resistente como alumínio e aço Voltar
Comente este texto