Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BaalMan

    como tem PTista por aqui. Porque não vão ler a Carta Capital? lá eles escrevem tudo que vcs gostam

    Responda
  2. André Van Bergen

    Puxa, quanta contradição e que visão romântica da realidade . Só no Brasil e em alguns setores do mundo civilizados acha-se que temos uma posição privilegiada no mundo para afetuar negociações, mediar, etc.. No caso do Brasil por pura ignorância , no caso do exterior por ignorância ou por ter interesse em divulgar essas notícias. A nossa reputação comercial é péssima. Se aspirávamos alguma relevância política , Lula e sua turma acabaram com ela, defendendo o idefensável...

    Responda
  3. Adei Louzada de Moura

    A expressão "No dia em que a Al Qaeda explodiu boeings contra as torres do WTC" demonstra a convicção de que foram fanáticos do Oriente Médio os que tomaram a iniciativa de explodir as torres gêmeas. Pergunto-me se essa convicção é mesmo verdadeira ou apenas conveniente? Pergunto-me se a iniciativa não terá sido tomada, digamos, no ventre do Sistema, do "Stablishment", para, a curto prazo, entrar em uma nova fase que levasse ao controle daquela Região, por motivos economicos e estrategicos?

    Responda
  4. Almira

    .....A diplomacia lulista jogou metade desse valor fora ao insistir até o fim apenas num terceiro-mundismo redutor, retrógrado e improdutivo. Este jornalista está totalmente equivocado, com lula saimos do comércio bilateral com o USA e da submissão aos interesses do mercado europeu...Abriu comercio com a Asia, principalmente c/ a China, atualmente nosso maior comprador..Com a Africa, assi o Merco sul que temo superavit com quase todos paises do Bloco. Isso nos livrou da crise do velho

    Responda
  5. Israel Justino Barros

    Concordo plenamente com o Sérgio, pois com sua "análise" agora entendo de onde surgiu o termo BRIC, a mente do Dr O'neil é irradiante e temos que agradecer a ele e ao Sachs como brasileiros, só não entendi muito porque trafegamos com desenvoltura no mundo dos ricos, dos emergentes e somos tolerantes e quando foi para citar nossa aproximação com o terceiro mundo e aí a "metade do valor"foi jogado fora, sinceramente não entendo, minha sorte é que tenho o O'neil ele sim nos elevou, pois somos BRIC!

    Responda
  6. Jose_SP

    E digo mais, qual a diferença entre as propostas das siglas partidárias que compõem a base governamental? Nenhuma! Poder e partilha sobre o orçamento é o que importam! Os babaquinhas dos torcedores eleitorais de tais partidos é que se estapeiam por umas migalhas do banquete do poder. Parem de agir como moleques de rua e pensem no país e nos menos afortunados. Os menos afortunados não querem bolsas-esmola; querem oportunidade real para atingir um bom padrão de vid

    Responda
  7. Jose_SP

    Quando e se o Brasil conseguir reformas que melhorem sua capacidade, naturalmente, o país tende a ser o segundo mais importante do mundo, atrás apenas da América; em ordem de importância, o real poderá ser a terceira mais importante moeda global, atrás do dólar e do euro. Falta a elite governamental parar de agir como pelegos atrás de interesses fisiológicos e pensar genuinamente no bem-estar brasileiro. A China quer internaciolizar sua moeda, como reserva de valor: para tolos.

    Responda
  8. Germano

    O primeiro mundo está dando oportunidade aos Brics de se destacarem no cenário mundial. Não pque são bonzinhos mas, pque suas economias passam por turbulências e ha uma grande incerteza quanto ao futuro. É uma oportunidade que não devemos perder , a China está fazendo sua parte, o Brasil precisa ser mais ágil, desburocratizar-se, deixando pra trás velhos e retrógrados conceitos políticos e paternalistas, modernizar-se, enfim ser um país mais sério em todos os sentidos.

    Responda
  9. Krüger

    Caro Colunista, o Brasil ser protagonista em alguma coisa é "Sonho de Virgem Bêbada". Apesar da boa vontade do mundo cult, nossa pauta de exportações é baseada em 5 ou 6 commodities, não implantar novas usinas de aço, somos um dos mais lentos para abrir uma empresa, nossos bancos de fomento fomentam a concentração de empresas e as estatais, para ficar por aí! O Brasil ainda tem que crescer e aparecer. Claro que o Goldman vai sempre elogiar. Nunca ganharam tanto com nossos juros

    Responda
  10. abaixo a remessa de lucros

    China, falta de liberdade; Índia, caos urbano, Rússia, País entregue as máfias. Os problemas dos outros Brics conhecidos e debatidos. O maior dos nossos, a imprensa pouco fala: falta de autonomia as empresas é tudo filial ou subsidiária de multis econsequentemente uma imensa remessa de lucros que quando o País quer engatar a crescer logo vem problemas no front externo, pouco se fala mas no fundo é isso REMESSA DE LUCROS,

    Responda
  11. Rodrigo Évora

    Contraditório e ressentido, como sempre, o "colonista".. É PIG! É PIG! É PIG, É PIG, É PIG!

    Responda
  12. Evaldo

    Não concordo muito com o colunista, a unica força verdadeira nos BRICs é a China, os outros são meros coadjuvantes, ou fornecedores de commodities para a China, como é o caso do Brasil. Não fizemos nada alem disso, nenhuma mudança nas estruturas basicas do Pais, que resultem no nosso fortalecimento e nos traga beneficios futuros. Muito pelo contrario, a distancia tecnologica e educacional, aumenta em relação aos demais paises em desenvolvimento, que a 10 ou 15 anos atras eramos iguais.

    Responda
  13. Jeorge Lisboa

    Que coluna mais confusa, o Lula foi um dos que deu força ao BRIC, independente disso ser uma coisa boa ou não p/ o país. Essa mania de criticar por criticar só gera esse tipo de coluna tosca, análise surperficial, pseudo-ideológica e confusa. Ou seja, o Brasil seria a "salvação" a velha ordem mundial ao se unir contra os que estão tentando acabar com a velha ordem mundial, por que teria resquícios "bons" dessa velha ordem? Como é que você conseguiu virar colunista da Foglia?????

    Responda
  14. kaka

    "A história é feita por aqueles que quebram as regras." (Homens de Honra)...O Brasil na era LULA quebrou uma regra antiga, a de sempre se alinhar as visões Americanas sem expressar uma visão de independência frente aos assuntos internacionais. Hoje este novo paradigma forçou uma nova postura frente à opinião brasileira. Gostem ou não, democracia mundial é, em seu contexto conceitual das relações entre nações, exatamente esta postura afirmativa do Brasil.

    Responda
  15. Observer

    Caro senhor, em ingles tiljolo se escreve BRICK e nao bric como usou para sustentar o seu texto. Se vai utilizar um palavara de uma lingua estrangeira, melhor que seja fluente e que saiba escrever corretamente.

    Responda
  16. kaka

    Voces o estão elevando ao status de ANALISTA?? Jamais isto é á apenas umCOMENTARISTA, e como sempre acrescentado os "MAS" na opinião quando temque mencionar ao Ex-presidente. Afinal o editor chefe jamais publicariaalgo sem deixar clara a direção ideológica deste meio de comunicação.

    Responda
  17. giuseppebrasil

    concordo. e acho que o brasil poderia usar seu cacife para rapidizar a Unasul. vamos demorar dezenas de anos para formar a união da america do sul, sendo que uma liderança do brasil poderia antecipar as coisas( dificil de ser aceita pelos outros paises e' verdade...)

    Responda
  18. Hélio Pereira

    Esta é só mais uma opinião de um analista,que se julga o dono da verdade. Só o tempo dirá se esta certo,mas na opinião esta redondamente enganado. A Politica de Lula em minha opinião foi brilhante,nosso país cresceu porque saiu da órbita de dominio Norte Americano.

    Responda
  19. kimbo

    O inimigo do Brasil é o PT.Chafurda nas profundezas mais sinistras da vontade popular para faturar eleitoralmente.Transforma pobres em ignorantes, ignorantes em dependentes, dependentes em encabrestados, e encabrestados em eleitores.Assim fecha o cerco, ou circo, e tenta se perpetuar no poder à sombra de escândalos, falcatruas e corrupção deslavada.Para divertir a plebe escala um jogral, barbudo e boquirroto, e agora, finda a ceia, apresenta a faxineira para varrer a sujeira para sob o tapet

    Responda
  20. DAMBROSO

    Varamba adorei essa reportagem mesmo com fatos antigos 11 de Set. adorei a te meter-se na politicagem quanto começa a falar da diplomacia e de Lula. Por acaso os reportares dessa empresa sao PROIBIDOS de escreverem sem falar mal do gov ou de lula/dilma ou do pais???????????????

    Responda
  21. Camilo_Coelho

    "A diplomacia lu.lista jogou metade desse valor fora ao insistir até o fim apenas numterceiro-mundismo redutor, retrógrado e improdutivo" O Samba do crio.ulo-doido começou a ser escrito por esse parágrafo, que ficou boiando no meio da salada de idéias. A estreiteza de visão do analista impressiona. A diplomacia errou sim, mas acertou muito mais apostando no mundo em desenvolvimento ao invés de lam.ber botas das potências... Pura opinião, sem nenhuma fundamentação no texto... /

    Responda
  22. Camilo_Coelho

    "A diplomacia lu.lista jogou metade desse valor fora ao insistir até o fim apenas numterceiro-mundismo redutor, retrógrado e improdutivo" O Samba do crio.ulo-doido começou a ser escrito por esse parágrafo, que ficou boiando no meio da salada de idéias. A estreiteza de visão do analista impressiona. A diplomacia errou sim, mas acertou muito mais apostando no mundo em desenvolvimento ao invés de lamber botas das potências... Pura opinião, sem nenhuma fundamentação no texto...

    Responda
  23. Filipe Berger

    O Brasil só será um exemplo para o mundo quando for feita a reforma do Judiciário. Punir criminosos com severidade, punir o crime como deve ser punido. Enquanto nada for feito, esquece! Pode ser o quinto PIB do mundo, continuará o país mais injusto e desigual do mundo!

    Responda
  24. Valker

    Rrsrsrsr .esse jornal precisa rever seus conceitos e seus jornalistas

    Responda
  25. Renata Jager

    Caro SR Sergio... Como vc critica a imagem do Lula e sua forma de negociação externa? Antes ser igual o FHC, politica nao intervencionista, com fama de corrupta, leiga e indiferente??? Faz-me rir...nem precisa estudar relações internacionais para isso nao, é só ler JORNAL, vc como jornalista deveria se informar melhor antes de sair escrevendo essas porcarias!!!

    Responda
  26. johnny

    Prt.2 Sou de certa forma um especialista em assuntos geopolíticos e militares, mas como amador, pois não ganho dinheiro por isso. E, na qualidade de país ocidental, o Brasil é de vital para a sobrevivência do sistema Ocidental/capitalista, assim como os Estado Unidos são para a defesa desses valores e em caso de guerras, pois é possível que o mundo ainda se polarize em dois pólos destas vez com a China liderando a outra parte.

    Responda
  27. johnny

    Eu considero o Brasil inteiramente Ocidental, é fato.Critico a reportagem por fazer uma meia imagem do Brasil nesse quesito. A facilidade do país é do mérito de sua tolerância e jogo de cintura e não seguir dogmas Ocidental/Capitalista, o que não quer dizer que só seja meio ocidental como sugere a reportagem. O pensamento do jornalista é muito equivocado, todos nossos valores e democracias são iguais e semelhantes a todos os países ocidentais, ao mérito de que fomos colonizados por eles. /p

    Responda
  28. EFJ_09

    concordo com o colunista, poderiamos estar em uma situação melhor se não fosse a fixação lullista em apoiar paises como Irã, Cuba, etc.

    Responda
  29. BZJ

    Raciocínio brilhante. Parabéns!

    Responda
  30. Renata Jager

    Parei no "Al quaeda"... que salada de frutas hein...cade os argumentos? Aff...

    Responda
  31. lauro silva

    Reporcagem!! Quanta bobagem... poderia ser um pouco mais profundo. Quando falou do Lula e suas conexões com o mundo em desenvolvimento errou feio! Graças a estas conexões que o Brasil está se inserindo de maneira soberana no mundo. O chamado primeiro mundo está acabando. Agora é a nossa vez, e Lula teve muita responsabilidade nesse novo patamar alcançado pelo Brasil! Articulista tentando agradar os donos do jornal da nisso!

    Responda
  32. Célio Alves Neto

    Vc deve se decidir de que lado esta. Como afirmar que já temos uma base sólida e que o lulismo foi ruim...sem sentido... quem potencializou essa base? quem se fez aparecer para o mundo? apesar de todos os erros Lula é respeitado em todo o mundo e com certeza pagaram uma fortuna por uma palestra dele... Concordo que a base é boa, assim como o momento, cabendo a Dilma fechar bons acordos internacionais, se impor perante o mundo (sem populismo), e investir fortemente em nossa infra estrutura...

    Responda
    1. REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

      lula diz que o petista sério é militante, fanático pelo pt. isso é verdade. em politica isto é muito perigoso. somos uma democracia ocidental e imagino nao queremos nada parecido com chavismo ou o sistema russo. todos precisamos aceitar a divergencia de idéias e nao ficar militando eternamente. goste ou nao aceite pois sempre haverá algo a aprender.

    2. Ninja_SP

      O Brasil não começou em 2002, como querem nos fazer acreditar. A sorte grande do Lula foi justamente assumir o Brasil numa época muito favorável, com bases sólidas e um rumo definido. A não ser que tenhamos complexo de inferioridade, mas acredito que se fosse eu, o Sr., ou qualquer outro ser ocupando a presidência, teria acontecido exatamente a mesma coisa com o Brasil. Foi uma época em que o mundo estava carente de alimentos e de matéria prima, produtos que temos em abundância

  33. Luiz Henrique

    O grande inimigo do BR é o //P.I-G//, se lermos a foilha todos os dias passaremos a acreditar q o BR esta fa lido e a cada dia pior. Mas quando vemos q o BR comecou como o 4 bric e agora ja somos o 2, so atras da china, passamos a desacreditar no q a Foilha diz todos os dias.

    Responda
    1. Rodrigo Comentador

      É! Bom mesmo é impresa que baixa as calças para o governo e não apontanenhuma falha, ser amigo de seu país é não pensar em suas falhas eaceitar que ele é perfeito, mesmo que isso esteja totalmente fora darealidade.

    2. Rodrigo Comentador

      É! Bom mesmo é empresa que baixa as calças para o governo e não aponta nenhuma falha, ser amigo de seu país é não pensar em suas falhas e aceitar que ele é perfeito, mesmo que isso esteja totalmente fora da realidade.

  34. joaquim da silva xavier

    concordo com a sua tese, mas precisamos repensar nossa política externa parando de apoiar os ditadores. nossa relação com a chna precisa melhorar na área comercial, por exemplo, mas isso não significa endossar o regime chinês.

    Responda
  35. Tarcisio Tavares

    Falta de ter o quê escrever dá nisso: texto sem sentido e mal articulado. Perdi tempo ao ler esta porcaria!

    Responda
  36. paulo lima

    Até poucos dias atrás vc. nos considerava como colônia. Tudo que se fazia para tentar mostrar um Brasil independente, era alvo de críticas ácidas. O que houve? Tal mudança é hilária.

    Responda
  37. Bruno Schwartz

    Essa posição brasileira é única e valiosa. A diplomacia lulista jogoumetade desse valor fora ao insistir até o fim apenas numterceiro-mundismo redutor, retrógrado e improdutivo. Que afirmação equivocada. A opinião do jornalista não coaduna com a realidade, mero sofisma.

    Responda
    1. Luiz Henrique

      Eles nao perdem a oportunidade de tentar ma.cular a imagem de Lu.la p q ele nao tenha tanta for.ca para pedir vo.tos nas proximas ele.icoes! Mas o feitico pode virar contra o feitioceiro!

  38. C

    Trip muito loka essa a tua, não?

    Responda