Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Weimar Figueiredo

    Pra não se dizer que tenho birra com o Krugman: desta vez gostei do título da sua coluna. Tem certa graça. E não são muitas as colunas nos jornais de hoje em que alguma coisa, ainda que mínima, se salva. Lidos o título e uma ou duas frases iniciais, pode-se parar. Nas academias, hoje só se salvam os cursos das chamadas ciências "exatas". Mesma coisa com o Prêmio Nobel, que hoje se distribui como o nosso Jabuti.

    Responda
  2. joao leite

    Pois eu digo: basta levar o FHC pra presidente da Chica, que ele resolve tudo na hora. E ficamos livre dele

    Responda
  3. Valmor Lopes

    O sr. Krugman está falando como diplomata americano que espera ansiosamente que a China valorize o Yuan para que o seu país, os EUA, volte a ser competitivo.

    Responda
  4. Dewey

    Em qualquer regime comunista, os dados estatísticos possuem pouca credibilidade, pois frequentemente são maquiados para não desagradar o Partido. A China não foge dessa regra e os dados sôbre a inflação certamente não refletem a realidade.

    Responda
  5. Weimar Figueiredo

    É o jeito Krugman de análise: certa está sempre sua gente. Seu protegido pode imprimir dinheiro à vontade, e os outros ñ podem reclamar. Crimes acontecem em Tucson, Az, vários, no mesmo local, seguidamente, em ato público, sem q um único policial estivesse lá p/ evitar o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto tiro, e o delegado falastrão, na visão de Krugman, ñ é responsável. Ele antes culpa seus mais conhecidos críticos, ainda q estivessem estes a milhares de km do local. Krugman é uma p

    Responda
  6. Weimar Figueiredo

    O que é óbvio para quem está no governo ñ é óbvio pra quem está fora dele. Krugman ñ está no governo chinês, então o óbvio pra ele ñ é óbvio pra Hu Jintao. Pra Krugman, q está longe de ser um analista isento, o governo Obama está sempre certo, e errado estão todos os outros. É seu jeito de distorcer a realidade. Esse Krugman é uma peça! Melhor acreditar em Papai Noel. Só numa coisa está ele certo, mas ñ o diz claramente: os governos sempre erram muito; e os analistas, também.

    Responda
  7. EFJ_09

    1) "controlar a inflação elevando as taxas de juros e restringindo o crédito" parece um país que eu conheço bem...2) "controle de preços": eufemismo para congelamento de preços, a gente sabe muito bem que também não funciona...xiiiiii.........

    Responda
    1. Almira

      A elevação da taxa de juros e restrição ao consumo é sem dúvida a melhor medida a curto prazo, pelo menos até que governo e empresários façam a sua parte e assim possam aumentar a oferta de bens, produtos e serviços.

  8. jaderdavila

    o EUA acha que se deixar o yuan flutuar, vai se salvar. mas nao vai. o mercado mede eficiencia, custo mais baixo. o yuan livre vai é fazer o dolar desaparecer. qualquer calculo de custo que nao é feito em yuan nao é real. o governo quase gratis da china mostrou que o governo americano leva 90 centavos de cada dolar que o americano ganha.

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Seu post é uma das coisas mais absurdas e desconexas da realidade que eu já li aqui.... E olhe que já vi várias.

  9. jaderdavila

    a china gostou da parte do capitalismo que fica rico. mas tambem tem a parte que moeda flutua. o chineizinho que trabalha 12 horas por dia por dois pratos de comida agora quer uma parte da riqueza que ele ajudou a fazer. se o patrao paga mais pro empregado, tem que cobrar mais pelo produto. alguma inflaçao pra eles é inevitavel. como eles sao novos na jogada, vao todas as trapaiadas que o capitalismo véio ja fez.

    Responda