Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. rinaldo ribeiro

    Como não gostar de uma fonte viva de dinheiro?

    Responda
  2. Juca Facchini

    Quem não dispensa atrações...em qualquer época do ano tem que vivenciar São Paulo. Viva São Paulo, a mais verdadeira das cidades brasileiras.

    Responda
  3. mario aquino

    Em Sampa quanto pior melhor, quanto mais esgoto mais chique (Marginal Pinheiro/Berrini)

    Responda
  4. sonia santana

    Pode ser interessante, mas é estressante ao extremo!São Paulo está desumana, com governos desumanos, que desprezam e maltratam sua população.Hoje o sonho do paulista é morar fora de S Paulo !No dia em que fiquei no transito por mais de 2 horas, chorei de desespero.E decidi mudar.Não quero ter um ataque de raiva e sair dando tiro a esmo.Vou mudar.São Paulo já me fez feliz. Hoje me dá medo e tristeza e sinto uma solidão enorme ao ver um mundo de arranhacéus , silhuetados na poluicão..

    Responda
  5. PHP

    No meu trabalho há diversas pessoas de outras cidades e até de outros estados que sempre criticam São Paulo, listando mil defeitos. Mas aqui tem uma coisa que não tem em suas terras natais: dinheiro!E essas pessoas, por mais que digam o contrário, dão mais valor ao dinheiro que a todo o resto, caso contrário não teriam trocado o conforto, a hospitalidade, a segurança, a beleza e a calma para vir morar aqui.

    Responda
    1. TARCISIO AP PAUKA

      Basta sair dos limites da cidade! Os moradores dos grandes centros populacionais tem manias de que somente dentro de suas fronteiras se vive. Cidades (mesmo de outros Estados) e povos interioranos não fazem parte da sua cultura; não vivem segundo as condições que estes grandes centros impõe, consequentemente taxados de culturalmente ignorantes. Tem muita gente trocando de endereço, mas somente mantendo, ainda, o emprego nestes presupostos grandes centros, como por exemplo São Paulo SP.

    2. TIC

      "caso contrário não teriam trocado o conforto, a hospitalidade, a segurança, a beleza e a calma para vir morar aqui." Gos taria de saber em que lugar no Brasil, tem tudo isso?!?

  6. Dewey

    Em época de aniversário as pessoas ficam um pouco emotivas, isso é normal. Todavia, usar superlativos como "a mais interessante", "a mais criativa", aí já é exagero. É lógico que a percepção da cidade varia de acordo com a pessoa. Se o sujeito acorda de manhã com carro e motorista particular esperando, ou chega ao trabalho de helicóptero, a cidade é uma maravilha. Já quem tem que pegar 3 ou 4 ônibus para chegar ao trabalho, aí a percepção é outra.

    Responda
  7. Ercilia Pelozo

    Como na parte da sinfonia paulistana de Billy Blanc (amanhecendo|) as pessoas em São Paulo não correm de, correm para São Paulo crescer, vambora, vambora, olha a hora vambora. Quando eu morava em Sampa (para os íntimos) , acordava todos os dias com esta música (Jovem Pan). Era ela que me chamava para a vida. Hoje morando longe, continuo amando esta cidade e morro de saudade de quando meu endereço finalizava como cidade: SÃO PAULO

    Responda
  8. Laureano

    Não sou paulistano, nem paulista, o que não me impede, contudo, de louvar São Paulo, com todos os seus problemas - comuns às megalópolis -, a grande metrópole nacional, a única megacidade do Brasil, a cidade cujo povo dá exemplos diários de organização e criatividade e trabalho duro em prol do país. São Paulo atrai os melhores cérebros do Brasil. O Brasil deve muito à grande Sampa, a terra que Adoniran Barbosa imortalizou.

    Responda
  9. Luis Nascimento

    São Paulo sofre com a sua grandeza. A cidade devido ao mal planejamento traz sérios problemas para a população, ou seja, trânsito caótico, violência, desemprego, poluição, enchentes...é necessário repensar São Paulo. Precisamos ter um olhar crítico e projetar a cidade para os próximos 10 anos, senão os problemas irão acumulando e ficando sem solução. São Paulo é a cidade mais importante do Brasil em termos econômicos, mas de que adianta se a população não consegue desfrutar des

    Responda
  10. Carlos Eduardo Alves da Silva

    Realmente SP é uma cidade maravilhosa. Basta você estar cheio de dinheiro para aproveitar o que a cidade tem de bom (como a gastronomia) e nunca perder tempo no trânsito. Ou seja, quase ninguém que mora aqui pode dizer que essa cidade presta. Nos estressa, e o que tem de bom, ou não temos tempo ou não temos dinheiro. E o que conseguimos usufruir, poderíamos encontrar em qualquer outra cidade razoável.

    Responda
    1. Ercilia Pelozo

      Talvez lhe falte um tiquinho de criatividade. Será que não é isto? A cidade oferece tanto, e não é preciso muito dinheiro para aproveitá-la.

  11. Nelson Brolese

    Uma música na cabeça, um instrumento na mão e a P. M. (Prefeitura Municipal e/ou Polícia Militar) no seu pé.

    Responda
  12. caio1945

    Vivi durante 20 anos em SPaulo. Concordo com o colunista. É excelente cidade. Em geral a cidade funciona bem. Pena que muitos dos que para ali foram, ou dos que ali vivem, tratem mal da cidade, fazendo sujeira, criando obras irregulares, poluindo o ambiente e usando mal os recursos públicos. Êsses "remadores para trás" deveriam ser bem identificados e deveriam receber "convite" para montar a cidade de que gostam em outro lugar. São Paulo merece gente educada como a que alí vivia nos anos 30!

    Responda
  13. Fábio Lima

    Sem dúvida, São Paulo tem milhões de defeitos como qualquer cidade do mundo. Quando não gostamos de algo, realmente precisamos criticar, mas sempre lembrar de não ser mal agradecido. São Paulo me dá um excelente emprego, um educação de primeiro mundo (mesmo que sendo paga) , a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo, os melhores museus da ámerica latina, enfim existem um monte de qualidades com o Gilberto apontou que realmente faz ser uma excelente cidade que leva o país nas costas.

    Responda
  14. Gaetano Piromalli

    Caro GD, são projetos que raramente se realizam. Aliás, a maioria deles vai pro bueiro a cada verão. São Paulo só é interessante para quem tem dinheiro e privilégios.

    Responda
    1. Ercilia Pelozo

      Eu lhe aconselho a morar em outro estado, aí verá projetos irem realmente não só para o bueiro, mas também para outros buracos.

  15. TIC

    "Só seremos universais se conhecermos e amarmos nossa aldeia." -- Tostoi

    Responda
    1. TIC

      -- Tostoi

  16. TIC

    Vejo os comentários falando mal da cidade, um exemplo no dia do aniversário do Rio de Janeiros os cariocas iram fazer vários elogios à cidade, como; a mais bela do mundo , o povo mais gentil e etc, ai eles conseguem se candidatar as olimpiadas, consegue final da copa além de muita fama já que sabem vender bem a cidade que tem tantos problemas ou mais que São Paulo. Por favor um olhar crítico universal (tanto lado bom quanto lado ruim)./ST

    Responda
  17. Eu Mesmo

    SÓ QUEM VIVE EM SÃO PAULO SABE COMO ESTA CIDADE É MARAVILHOSA DE SE VIVER, CLARO QUE TEM SEUS PROBLEMAS ASSIM COMO TODAS AS CIDADES DO BRASIL, MAS SÃO PAULO TEM UM ENCANTO PROPRIO, QUEM APRENDE E ACOSTUMA COM O RITMO DA CIDADE NÃO TROCA POR NADA. HOJE NÃO É TAO BOM QUANTO NA DECADA DE 80 E 90 MAS É UMA CIDADE FANTASTICA!!!!

    Responda
  18. Carlos Garibaldo

    Concluindo o que disse abaixo; ... mas apesar de tudo, acho a cidade muito legal. Adoro SP.

    Responda
  19. Carlos Garibaldo

    Explo maior de crescimento desordenado, SP reflete fielmente o crescimento do Brasil. Como cidade, é ótimo para passar tres ou quatro dias, mas insuportável para estabelecer como domicílio. O paulistano vai dizer que não, que é efervescente, criativa, o centro do país. Mas isso é porque estão acostumados a viverem mal. SP é péssima para se viver em função do trinômio trânsito, insegurança e feiúra (o centrão abandonado é de chorar) que geram um stress que, infelizmente, o paulistano se habit

    Responda
  20. Luiz Martin

    Acho que nã há o que comemorar. São Paulo tem os preços mais caros do mundo para comer fora. São Paulo tem um dos piores trânsitos do mundo. São Paulo tem alagamentos que se repetem todos os anos. São Paulo tem um dos piores índices de criminalidade do mundo. É quase impossivel estacionar em São Paulo. É só zona azul. Haja paciência para encontrar uma vaga sem zona azul. E vai por ai afora...

    Responda
    1. M.V Valvemark

      Quem faz a cidade somos nós, para quem tem amor na vida, é positivo em suas atitudes não existem problemas e sim soluções!! Tambem amo São Paulo e sei que tambem depende de mim tornar esta metrópole uma cidade mais humana. Aos que só reclamam, gostaria de afirmar que não existem portas em São Paulo!! Parabéns São Paulo, você e seu povo merecem tudo de bom!!

  21. marco silva

    O Articulista começa o artigo já TENDENCIOSO é mania ou IMPOSIÇÃO ? (a cidade ... ninguem duvida para quem conhece São Paulo que a mesma tem um milhão de atrativos, mas é uma coisa subjetiva ou mesmo relativa o que ela possue ,pode não ser para mim ou outros,aquilo que te agrada ,se esta bem para voce ótimo,para mim talvez ...

    Responda
  22. Jeorge Lisboa

    Nasci e morei em SP. Desde então nada mudou: cidade suja, fétida, desorganizada. A periferia nada mais é que um grande cinturão favelado. E o Centro abriga gente preconceituosa e arrogante, com ares de superioridade apesar de não terem como justificar. Olhando-se no Google Maps, parace um imenso tumor se espalhando pelo chão afora...

    Responda
    1. Ercilia Pelozo

      Será que não estaria na hora de você rever sua vida, e mudar de cidade?

  23. kimbo

    ÉÉÉÉ.....tem gosto para tudo!!!!

    Responda
  24. Chico Sal

    São Paulo é uma das piores cidades do mundo, ficar elogiando só piora a situação.

    Responda
    1. norsonbotrel

      Francisco, passa Gelol (no cotovelo) que passa !

    2. Buko

      Por que tanto ódio por São Paulo? Pra afirmar que é uma das piores do mundo, provavelmente você nunca leu sobre o que é viver em cidades de outros lugares do mundo (África, Ásia, América Latina), pois aí tenho certeza que mudaria de opinião.

  25. WHITEMAN

    Amo SP e me orgulho de ter nascido aqui, uma cidade que abriga tudo e a todos. Adoro quando vejo estrangeiros e brasileiros de outros Estados declararem amor e gratidão por SP. Mas, infelizmente, muitos sujam no prato que comem em tachar SP e os paulistas de frescos e horríveis. Vale lembrar que quem estragou SP não foram nós paulistas, mas muitos de fora que não souberam ser educados e respeitarem o nosso pedaço. Parabéns SAMPA! DIMENSTEIN, obrigado! Jeová abençoe sempre SP de todo o mundo!

    Responda
  26. Renata Jager

    Gilberto, e o senhor já foi para quais cidades, ou já morou para tirar esta conclusao? O engraçado é que muitos bairristas culpam o povo de fora pelos problemas de sao paulo, mas nao param de fazer propaganda da cidade...

    Responda
    1. Renata Jager

      Um jornalista sim, o caso de comparação, vc tem ao menos que visitar as cidades, já que os dados, estudos, etc mostram o contrário do que ele falou... Cade os argumentos? Falar é fácil, agora ir contra os dados estatisticos de pessima qualidade de vida, de ar, de transporte, de hospitais, etc é outra questao.

    2. Ana Luisa Mendanha Mendes

      Agora é preciso morar em todas as cidades para que se possa escrever sobre uma?

  27. ouropretano

    Amo São Paulo! Apesar de ser mineiro eu digo que foram ótimos os anos vividos na megalópole cosmopolita. Os inúmeros amigos que fiz, e que os tenho até hoje, do trabalho e dos embalos, nada é monótono na cidade de todo mundo. Parabéns para São Paulo e para todos aqueles que fazem dessa cidade a grandeza do Brasil.

    Responda
  28. FacCardoso

    Caro Gilberto, admiro seu trabalho e conhecimento, mas ao publicar esta, você já se colocou na defensiva! Isto quer dizer que há controvérsias né? E há, com certeza absoluta! Aliás, se parassem com esse esforço absurdo de querer impor SP como a meca sem excessões, talvez espontaneamente a tornasse, não acha? Grande abraço!

    Responda
  29. antonio freitas

    Gilberto, esta efervescência à que se refere também é encontrada em nossas outras metrópolis, pois são as necessidades inerentes à elas que provocam nas pessoas a terem mais criatividade, mais ousadia para poderem enfrentar, a palavra é esta mesmo, enfrentar um cotidiano tão desumano.

    Responda