Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. diex

    O Brasil sempre está perdendo o 'tempo' ou timing, para ser mais 'moderno'... Competir com a China é covardia... o Estado controla e manipula tudo... Mas acho que eles venceram e não creio que irão perder mercado por causa de qualidade... eles tem capital acumulado vendendo porcarias e agora podem investir em tecnologia para fazer produtos cada vez melhores... Acho que o melhor é se unir a eles e vender mais caro nosso mercado; forçar parcerias e trazer industrias e emprego para o Brasil. /

    Responda
  2. Dorian Carvalho

    Faltava era fazer imagem de "Pe. Cícero" e agora não falta mais. Já tem imagem "made in china".

    Responda
  3. igor

    Os povos de Davos só enxergam o Brasil como o fornecedor de matéria prima para a Ásia, uma espécie de província da China onde se produzem as matérias primas para o consumo chinês, e dos países ricos. Estão muito otimistas no curto prazo com o nosso petróleo, eles vão continuar mantendo o seu padrão de consumo, e nós importando o seu trabalho e a sua inteligência com os dólares que virão da compra de nosso subsolo. E quando o ferro e o petróleo acabarem?

    Responda
  4. Gaetano Piromalli

    Das lista dos emergentes o Brasil só consegue competir com a Rússia e o México. Não consegue nem mesmo chegar perto da Índia, e muito menos da China. O lugar do Brasil é o mesmo de 500 anos atrás: commodities agrícolas e mineriais e cérebros de galinha. Vamos todos sambar em cima do pretróleo até ele escorrer pro bueiro.

    Responda
  5. Antonio Carlos

    "Todos os gastos para passar em Davos os cinco dias que dura o encontroanual correm por conta dos convidados." , mesmo os da PETROBRAS? Acho que para esses nos estamos pagando a conta, nao?

    Responda
    1. alquimista

      A Petrobrás é uma empresa e economia mista, capital aberto e com ações negociadas na Bolsa. O controle acionário dela é do GF. A empresa, a direção dela e o controlador (GF) podem e devem ser criticados por muitas coisas. Mas o contexto para as críticas não é o Fórum de de Davos. Normal que haja representantes da maior empresa brasileira por lá.

  6. Alex

    O Brasil precisa cacarejar mais. A Cixi Changhe Villager Hat Factory, de Zhejiang, China, já fabrica sombreros (provavelmente entre várias outras fábricas). Não duvido que venda para o próprio México...

    Responda
  7. Krüger

    Interessante vai ser o dia em que o Brasil começar a pensar fora da caixa e começar a ser conhecido além de setores específicos como Mineração e Soja. Para isto, teríamos que pulverizar e expandir nossa indústria de bens de consumo e capital, agregadoras finais de valor às matárias-primas que o mundo vem comprar aqui.

    Responda
  8. Ronaldo Luis Gonçalves

    Quando se é rico, realmente a qualidade ganha um peso maior, mas quando se é pobre, como o Brasil o que a massa quer mesmo é preço. Quem é que não gostaria de um primoroso Rolls-Royce em troca de um baratinho Gol ?

    Responda
    1. Ninja_SP

      Para vc achar que o Gol é baratinho, vc deve ser um homem muito rico! A questão do preço é tenebrosa, porque ao comprar o veículo estamos pagando mais imposto e menos carro. Exemplo: um Corolla completo custa US$18.000,00 nos EUA, equivalente, na cotação de hoje, a R$30.060,00, o mesmo preço de um Gol "baratinho" básico, obviamente sem a mesma qualidade, conforto e segurança.