Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antoni Mendes

    Uma dica excelente é o blog Apuntes científi desde El MIT, de Pere Estupinya, que pode ser acessado em através do jornal El pais ou então procure no google el ladron de cerebros, vale a pena.

    Responda
  2. AMOR de DEUS

    A Palavra de Deus é inexorável ou seja não volta atráz ; portanto nenhum homem da face da terra mudará êste decreto de Deus..."certamente morrerás" (Gênesis 2:17) . Acessem o blog : misericordiadosenhor.blogspot. com ; e verás porque o homem é mortal .

    Responda
  3. tersiog

    Isto tudo nos leva a repensar a teoria de muitos agnósticos ou ateus de que tudo o que existe surgiu por mero acaso. Temos aqui claramente uma inteligência (a humana) interferindo na criação de novas moléculas e eventualmente no futuro, alguma forma de vida. Porém, para essa mesma inteligência é impossível tirar algo do nada absoluto (ela apenas transforma uma coisa em outra). O acaso poderia fazer isso?

    Responda
  4. Dr. X

    Artigo interessante. Sem dúvida mais um avanço da biologia molecular e um passo para uma melhor compreensão da origem e evolução da vida aqui e no universo.

    Responda
  5. André Fascina

    Posso estar enganado mas acredito que DNA não é sinônimo de genes. O DNA é a molécula inteira, com açucares, fosfatos e as bases. A sequência dessas bases é que nos dá a informação genética, a instrução... Mas sempre fiquei em dúvida se genoma diz respeito ao conjunto total de cromossomos ou de genes. "Cada molécula de DNA está compactada num cromossomo separado e a informação genética total armazenada nos cromossomos de um organismo constitui o seu genoma"

    Responda
    1. Diorge Souza

      Pra mim um genoma inclui todo material genético na forma de DNA de um organismo, portanto em relação a sua pergunta a resposta seria "cromossomos". Pense nisso: se um genoma fossem só os genes, isso excluiria o material não envolvido na regulação da expressão gênica ou que não é transcrito, não produzindo RNA nenhum (particularmente abundante em eucariotos). Isso também faz parte do genoma.

    2. Leila Cruz

      Olá André, Me parece que o conjunto inteiro de genes, mas também alguns segmentos da fita de DNA não-codificantes, é o Genoma, e o conjunto de cromossomos é o cariótipo. Abraç os

    3. Lucas Cavalcante

      dna nao é sinonimo de genes, muito longe disso. muito do dna de uma celula tem "funcoes" diferentes dos genes. e nao é simplesmente a sequencia de bases que da a "informacao". e genoma diz respeito ao conjunto de genes, como o proprio nome indica. abs

  6. tersiog

    Transformar e montar coisas é beincar de Deus? Isso pra mim é brincar de engenheiro apenas. Quero ver alguém tirar algo do nada sem ser um mágico!

    Responda
    1. Andre

      Caro Tersio . O que a ciência vem demosntrando é que nunca aconteceu uma criação. Nunca aconteceu de tudo vir do nada.O Universo não precisa de um criador para existir.

    2. mrfukaya

      Concordo contigo. No conceito mais "correto", Deus (pelo menos o Deus cristão) é quem criou absolutamente tudo do nada, dessa forma Deus criou a matéria. Se Deus apenas pegou a matéria que já existia e fez a vida, então Deus é inferior à matéria e então Ele não pode ser considerado o criador do Universo. Enfim, é uma discussão que não agrega nada e não leva a nada, só para corrigir a comparação errada que alguns cientistas fazem. Mas o resultado do trabalho é maravilhoso.