Comentários para:

Tortura não mais

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Caconti

    Prezada Eliana, Sinceramente, eu gostaria de ser tão otimista quanto você. Mas, num país cujo Estado foi erguido sobre a falta de caráter, a mentira, o jeitinho e o pra-inglês-ver, é difícil assinar embaixo daquilo que autoridades dizem em público. Seria preciso colocar câmeras e microfones em cada delegacia e gabinete deste país para que suas majestades agissem de acordo com o que dizem. Como isso nunca vai acontecer, prefiro acreditar na realidade a dar crédito ao blá-blá-blá oficia

    Responda
  2. eder barbosa

    É preciso denunciar a tortura psicológica que vivem milhões de brasileiros sem voz, em razão da morosidade do judiciário e das decisões ilegais, principalmente por liminares concedidas por Ministros, Desembargadores e juízes. Essa tortura dói tanto quanto as torturas f´´isicas e às vezes causam danos irreversiveis. TAMBÉ M VIVO INDGNADO. ALGUÉM PODE ME OUVIR?

    Responda
  3. Leandro Gomes

    Se tem uma coisa que não funcional no Brasil é o sistema carcerário. Se tem outra, é o penal.

    Responda
  4. Fernando

    As pessoas esquecem que não é o preso que pede para serpreso, somo nós que exigimos, então seu bem estar é nossa responsabilidade. Se defendemos que se cometa algum crime contra ele, perdemos o direito de exigir que ele seja preso, ou nós também teríamos que ser.Privação de liberdade foi a forma que escolhemos para nos proteger, poderia ser outra, até a tortura (a maioriacondenaria, vide o caso da iraniana), mas se escolhemos essa, e se defendemos a lei, é só o que podemos exigir

    Responda
  5. Guilherme Torres Godoy

    Tortura não mais...que o qual tortura? Os presos, vc refere-se a criminosos, hum...a eleição acabo, as enchentes pararam, e alem do salario minimo, não tem mais temas para publicar.. Favor..se se fala de tortura de presos, vamos pensar que existe outro tipo de tortura, ver nos jornais todos os dias as noticias dos politicos...esso é tortura, porque no podemos fazer nada.

    Responda
  6. DOURADO

    TODOS QUEREM AJUDAR A SALVAR O PLANETA,MAS....NINGUÉM QUER AJUDAR A MAMÃE A LAVAR A LOUÇA DO JANTAR !!! COMO DIZIA leão lobo : MILITARISMO DE VOLTA JÁ!!!

    Responda
  7. mauriciomesquita

    Olha a moça da massa cheirosa de volta ! Filha do Frias!! hahahaha

    Responda
  8. A verdade doi

    A Folh@ é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da "ditabranda"; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de "bom caráter", porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, emprestava carros de reportagem aos tortu

    Responda
  9. André Rato

    Se não fosse a ditadura militar seria a ditadura comunista. Com certeza seriam mais de um milhão de mortos.

    Responda
  10. Ferreira

    A césar o que é de césar, dessa vez a Eliane tá coberta de razão. Parabéns pela matéria.

    Responda
    1. Fernando

      Eu ia dizer isso, mas já foi dito. Corretíssima dessa vez a coluna.O Estado não pode ser o bandido, por pior que seja o crime que o condenado cometeu, é ele o criminoso, não somos nós, não o Estado democrático de direito. Não vejo circunstância em que se possa defender a tortura.

    2. kiwi mutante

      Assino embaixo. Nem parce aquela que disse outrora da "ditabranda"

  11. von kaio

    Brutal perda de energia ! Beccaria ensinou-nos que pena não é castigo,mas uma forma de reeducar o delinquen te.Conceito aplicavel talvez na Dinamarca,em Pindorama a única forma é não existirem os criminosos.Para tanto eles hão de ser intimidados,os cárceres mais pro- míscuos e precarios,objeto de divulgação permanente,irão fornecer a opção entre o não delinquir e a vida animal nas masmorras...

    Responda
  12. Henrique Küste

    Parabéns ao governo de Dilma Roussef por dar continuidade a essa política do Presidente Lula. De fato, a tortura deve ser suprimida do Estado brasileiro não apenas contra os presos políticos de ontem, como os presos comuns de hoje. Tortura nunca mais!

    Responda
  13. Kinob

    Que é errado torturas os presos todos sabemos, o que é bem questionável é o fato de o governo se preocupar tanto com eles e deixar de cuidar de quem trabalha honestamente e cumpre a lei. Por que aqueles que estão fora da cadeia, que não fizeram mal algum a nenhum ser humano, também não pode ter direito a toda essa ajuda que será destinada aos presos? É mais compreensível (embora não justificável) que alguém sinta raiva de um estuprador e torture ele do que a tortura contra inocentes.

    Responda
  14. Paulo Bruno

    Texto perfeito, civilizado e humanista. Parabéns!

    Responda
  15. Esperança

    Turtura nunca mais! Isto significa o fim dos artigos pífeos dessa decadente colunista Eliane Cantanhêde, pois não existira tortura pior do que lê-los.

    Responda
  16. jandira tukana

    Parece que a colonista fez auto-crítica e passou a ter piedade das massas mal-cheirosas. kkkkkkkkkkkkkkkkkk O mundo dá voltas.....kkkkkkkkkkkkk

    Responda
  17. claudio isola

    Cuidado dona Eliane, não se deixe levar por comentarios (a grande maioria) que misturam arroz com macarrão quando comentam seu texto. Temos sim penas irrisórias para crimes hediondos pois, para mim, matar uma pessoa para roubar um relógio é um crime hediondo mas, por outro lado, nossas prisões são produtoras de ódio e rancor. Como nosssas leis devem mudar, o tratamento daqueles que estão dentro das prisões devem mudar também se quisermos chegar a algum lugar nesse quesito.

    Responda
  18. marcos

    É dona eliana,isso me faz lembrar da DITABRANDA ! a senhora lembra????seu patrão sim.

    Responda
  19. Krüger

    Cara Eliane, Infeliz essa comissão, porque isto não é prioridade! Prioritário é colocar mais criminosos nas cadeias. Inclusive os de classe social alta, que pagam bons advogados para escapar das sentenças! Prioritário é impedir que pessoas na rua andem com medo de caminhar tarde da noite ou abrir seus vidros. Precisamos enterrar o velho discurso da esquerda que quer convencer que o marginal é vítima da sociedade. Quando as ruas estiverem seguras para os sol

    Responda
    1. Krüger

      Caro Roberto, não gosto, mas vai um chavão: "Direitos Humanos são para Humanos Direitos" É fato que uma massa não consegue exercer nem o direito de ir e vir, por causa desses que vc diz não deixarem de ser seres humanos! Prioridade é sim, restituir a paz, segurança e a tranquilidade ao cidadão honesto. Não tem santo na cadeia não. Falta é muita gente lá dentro!

    2. roberto evangelista teles

      Prioridade é entender que um ser humano não deixa de sê-lo mesmo tendo cometido o mais hediondo dos crimes. Prioridade é tornar a sociedade um lugar justo e igualitário capaz de antecipar crimes e tragédias.

    3. Alys Riveri

      "A lei é mais justa pra uns" Lamento, mas a lei é igual (e falha) para todos. Se o Dantas consegue dois HC pra tirar o dele da reta é por que a lei permite. E se está na lei, todos podem usar. O problema é ter conhecimento da lei (considerando que nossas leis são escritas para advogados entenderem). Outro ponto, pessoas como as que vc citou se valem da imunidade, amizade e memória curta do povo. Bastava não dar votos que figuras assim não seriam eleitas.

    4. Hélio Pereira

      Nosso maior problema é que os soltos,são os mais perigosos. Tem muito pai de família preso porque roubou um pedaço de pão,enquanto quem rou-ba milhões vive por ai,soltinho da silva,sendo tratado como Doutor,tudo porque pode pagar bons Advogados. Ladrões que desviam milhões de obras superfaturadas,acabam se elegendo ou elegendo os que vão defende lo,este pessoal se vale da imunidade e da amizade. Daniel Dantas é um belo exemplo,conseguindo dois HC em tempo recorde´ p

  20. Hélio Pereira

    Dona Eliane,todo tipo de tor-tu-ra tem de ser punido,mas não se pode querer usar as tor-tu-ras que ocorrem diariamente em Presídios e Delegacias,pra encobrir o que foi feito no passado. Da a impressão,que a "Massa Cheirosa",quer citar as tor-turas de hoje pra encobrir as de ontem. Tor-tu-ra-dor deve ser punido com rigor,principalmente os que recebem do Estado pra fazer cumprir a lei.Tor-tu-ra-dor do Estado,comete cri-me duplo,a tor-tu-ra e o desrespeito as leis.

    Responda
  21. Luiz Rodrigues

    Com uma justiça que NÃO consegue condenar sequer um RÉU CONFESSO,como o jornalista que assas sinou a namorada. Dois tir0s pelas costas!!!! O réu confesso,ainda está solto!!! AntonioMarcos Pimenta Neves,63 anos,assas sinou a jornalista Sandra Gomide,em agosto 2000. Seis anos depois foi condenado a 19 anos de prisão. Adivinhe em qual presídio o homem está preso? NENHUM!!Está em liberdade... Logo,a maior prioridade é REFORMAR AS LEIS/u

    Responda
  22. Murdok Khol

    Mas senhora jornalista, a senhora não acha que temos que esclarecer o passado para vivermos o presente e ir em busca do futuro? Mas o passado não está esclarecido, certo. A tortura da ditadura, que esse jornal ai diz que foi ditabranda, ainda não está esclarecida, certo. Que tal uma critica da senhora em relação a tortura no tempo da ditadura, tempos inclusive que esse jornal apoiou sob todos os aspectos?

    Responda
    1. Alys Riveri

      Muito mais gente do que você pensa não tem o mínimo interesse em ver toda a história da ditadura ser revelada. Ou você acha mesmo que as Forças Armadas não abrem os arquivos só porque os militares não querem?

  23. Afonso Luiz da Costa Muniz

    Só a super lotação das prisões aqui em Niteroi onde moro e em São Gonçalo (cidade vizinha) já é uma amostra de que a tortura ainda está presente e é  muito forte no Brasil, os Demóstenes Torres, Demetrio Magnoli e Ali Kamel da vida vivem alardeando que não há racismo no Brasil, mas 98% desses torturados diáriamente são negros. 

    Responda
  24. Dimas Souza Oliveira

    Já fiz o comentário mas não saiu, mas pelo que vi dos outros comentários, a maioria já percebeu o oportunismo, no mal sentido, dessa jornalista. Ela abraçar essa causa como bandeira,minimizando a corrupção diária promovida por esse governo, com sua política de favorecimento e aliciamento, é querer ser simpática à bonequinha eleita, uma forma de se oferecer despudoradamente para ser um canal de propagação da mentira, e esse oferecimento cai como mel ao gosto dela. jornalistas simpáticas e ser

    Responda
  25. Velloso

    De pleno acordo com a manifestação da jornalista Eliane Castanhêde. A tortura é coisa de brutamontes, covardes-medrosos, só fustigam homens nas amarras-, desnecessários a uma sociedade civilizada. Para os torturadores, a lei!

    Responda
  26. edson pupo

    Muito bonito e as vitímas dos criminosos como ficam ? esperando a boa vontade da justiça !

    Responda
    1. Alys Riveri

      Depois pesquise como está hoje a referida mulher presa entre homens no Pará.

  27. kimbo

    Quando é que vão começar a se preocupar, inclusive a douta jornalista, com a tortura à qual os cidadãos honestos e pagadores de impostos são submetidos diariamente pelo Estado inepto, nesse triste e lamentável país?

    Responda
  28. NEY

    Que tal investigar a tortura que sofremos c/a carga de impostos,taxas e contribuições em todas as esferas, que tal investigar os salários dos políticos e suas mordomias, que tal investigar famintos,nos baixos de viadutos,E pontes, que tal investigar o tráfico de drogas, o nepotismo, que tal investigar invasões do MST.,que tal inv.o mensalão, o SENADO e suas nomeações, a tabela do IRRF.,que permanece inalterada.ÊSSES QUE TAIS TAMBÉM SÃO SUPER IMPORTANTES!

    Responda
  29. Eliane Gonçalves

    Torturados é o cidadão brasileiro trabalhadore, honesto, cumpridor de suas obrigações que não tem respeitado seu direito a segurança, saúde, educação, estradas decentes, etc. Na minha opinião pessoal : b.a.n.d.i.d.o bom é b.a.n.d.i.d.o m.o.r.t.o! e não me venham com essa balela de direitos humanos porque os nossos direitos humanos nunca são respeitados. Alguém já viu alguma pastoral ir até a casa de uma família cujo pai ou mãe foi m.o.r.t.o por um b.a.n.d.i.d.o para ro-u-bar alguns trocados?

    Responda
  30. Ricardo

    Para se acabar com toda e qualquer modalidade de tortura no Brasil se faz necessário passar a história a limpo. Abrir os arquivos do período da ditadura militar e punir os torturadores. Caso contrário, a tortura continuará em diferentes modalidades. A imprensa também é responsável em parte por torturas. A colunista foi responsável pela morte de pessoas ao espalhar, de forma criminosa e leviana através da imprensa, boato de epidemia de febre amarela.

    Responda
  31. Tom

    Que tal aumentar o "auxílio-reclusão" de 800 para 1600 reais? Para estu.pradores, seqües.tradores e assas.sinos, comissões, ONGs, bolsas e visitas íntimas. Para os honestos, 40% de carga tributária (roubo), desarmamento e a impossibilidade de se defender. Isso aí, esse é o caminho da "justissa çosial".

    Responda
  32. John John Doe

    Lá vem mais um tiro no pé: vai ficar patente que a democracia tortura mais do que a ditadura. Depois, para compensar o tiro no pé, criarão o bolsa tortura democrática popular e até eu terei direito! Vivaaaaa!!!!

    Responda
    1. alquimista

      Saia do pseudônimo, cara! Ou se o teu é esse, está na cara os interesses que defende. Queria ver ser escrecerias essas besteiras se tivesses um parente torturado e morto pelo regime. E não me engano com a colunista; ela tá fazendo média. Mas teu comentário tem que melhorar muito para chegar ao nível do esgoto.

  33. bira

    Existem inúmeras faces da tortura: psicológica, física, econômica etc. Que tal investigarmos também a tortura de um pai de família com dois filhos vivendo com o salario minimo proposto pelo nosso governo? Que tal investigarmos a tortura de viver trancafiado na própria casa pela falta de segurança? Que tal investigarmos os trabalhos escravos? Investigar os feitos de terroristas? etc etc.

    Responda
  34. Dorneles

    Francamente. Não consigo entender certas pessoas. Uns dias falam de uma massa cheirosa outro dia fala em direitos humanos para presidiário, pessoas que por estarem lá tem um compromisso com pagar a branda pena deste nosso judiciário, que sequer sente na pele o ódio destes assassinos e não refletem em pena, aquilo que representa a perda dos nossos familiares. Direitos humanos SIM, mas para os humanos , estamos fartos de acreditar que as pessoas comuns tem o estado

    Responda
  35. Roberto Paula

    HÁ TEMPOS A INPRENSA CHAPA BRANCA VEM SENDO A PORTA VOZ DA DELINQUENCIA.

    Responda
  36. Roberto Paula

    SE HOUVER TORTURA EM ESCOLAS OU EMPRESAS, ONDE AS PESSOAS VÃO PARA ESTUDAR E TRABALHAR, EU ACHO MESMO UM HORROR, MAS O QUE AS PESSOAS VÃO FAZER EM PRISÕES E CADEIAS? QUE TIPO DE PESSOAS VÃO PARAR EM PRISÕES E CADEIAS? PERDE-SE MUITO TEMPO DFENDENDO DIREITOS DE SESOCUPADOS ENQUANTO O CIDADÃO HONESTO E PAGADOR DE IMOSTOS É DESRESPEITADO COM NOTICIAS COMO ESTA.

    Responda
  37. Sérgio Henrique

    Eu acho, que ao invés de simplesmente avaliarem as torturas, poderiam propor uma forma, desses delinquentes realizarem alguma atividade, como artesanal, ou bem pesada (sei lá, quebrar pedra). Imagino, que deveriam haver fazenda-presídios, onde tudo o que fosse gerado, seria revertido a própria prisão.

    Responda